Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Temperatura após mudar a junta da colaça

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Temperatura após mudar a junta da colaça

    Boas pessoal,

    Mudei hoje a junta da colaça no meu 106 XR pois estava com uma fuga enorme de oleo.

    Levou liquido de refrigeração novo e tudo mais. (O nivel está acima do minimo com o carro frio).

    A diferença que notei é que o carro me aquece muito mais depressa. Não chegou necessariamente ao vermelho, mas entre o risco do meio e o que está abaixo do vermelho, a temperatura oscila muito. E se entrar numa via rápida ela dispara logo para o risco anterior ao vermelho. (quadrante para referencia)

    3491875332-quadrante-peugeot-106-1-4-9613755280-km-h-253576.jpg

    Anteriormente era preciso puxar bem mais pelo carro, e mesmo assim o ponteiro não ficava alinhado com o risco anterior ao vermelho. Ela agora sobe bastante rápido mesmo em condução citadina.

    É normal isso acontecer após mudar a junta? Uma oscilação tão grande...

    #2
    não é nada normal ... só se o termostato colou ...
    se não colou , ficou mal reparado ...

    Comentário


      #3
      Algo não está bem, seguramente. Mudaram o termostato? Sangraram o sistema de refrigeração?

      Comentário


        #4
        Achas que terá colado? É que ele mede bem do frio ao quente, dispara a ventoinha...

        Simplesmente entre este 2 riscos:

        3491875332-quadrante-peugeot-106-1-4-9613755280-km-h-253576.jpg

        Varia bastante. Se puxo mt sobe, se deixo de acelerar vai baixando até ao normal..

        Queres ver que reparei a fuga do oleo e ganhei um problema na temperatura??

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
          Algo não está bem, seguramente. Mudaram o termostato? Sangraram o sistema de refrigeração?
          Sim, disseram que sangraram..

          O termostato não foi mudado, o unico problema era a fuga de oleo que vertia rios de oleo. Acho que nem chegou a misturar com a água.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por comydrome Ver Post
            Sim, disseram que sangraram..

            O termostato não foi mudado, o unico problema era a fuga de oleo que vertia rios de oleo. Acho que nem chegou a misturar com a água.
            Pode ter ficado mal sangrado. Como é que está o radiador? Essas oscilações não são normais e tenho ideia que, nesse carro, a temperatura não deve passar do meio, na maioria das situações.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
              Pode ter ficado mal sangrado. Como é que está o radiador? Essas oscilações não são normais e tenho ideia que, nesse carro, a temperatura não deve passar do meio, na maioria das situações.
              Ele já passava, na autoestrada por exemplo, ou talvez no para arranca em filas.

              Mas agora acho essa variação mt estranha.

              Como posso saber se foi mal sangrado?
              O radiador acho que nunca deu problemas..

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por comydrome Ver Post
                Ele já passava, na autoestrada por exemplo, ou talvez no para arranca em filas.

                Mas agora acho essa variação mt estranha.

                Como posso saber se foi mal sangrado?
                O radiador acho que nunca deu problemas..
                Com essas variações, os primeiros suspeitos são o termostato e o sensor da temperatura. Eu começava por aqui.

                Comentário


                  #9
                  Só me acontece M**** !

                  Só este mês já fodi 600€ no carro!

                  Estou-me a passar com isto.. Como raio o carro estava bem e agora tem isto??

                  Se ele foi mudar a junta, como é que isso interferiu com o termostato e o sensor da temperatura??

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por comydrome Ver Post
                    Só me acontece M**** !

                    Só este mês já fodi 600€ no carro!

                    Estou-me a passar com isto.. Como raio o carro estava bem e agora tem isto??

                    Se ele foi mudar a junta, como é que isso interferiu com o termostato e o sensor da temperatura??
                    Eu só numa avaria gastei 1000€ por isso há pior!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por comydrome Ver Post
                      Só me acontece M**** !

                      Só este mês já fodi 600€ no carro!

                      Estou-me a passar com isto.. Como raio o carro estava bem e agora tem isto??

                      Se ele foi mudar a junta, como é que isso interferiu com o termostato e o sensor da temperatura??

                      amigo , calma !!!
                      o serviço tem garantia , certo ?
                      não te gastes mais , leva lá o carro e quem o arranjou que o veja ...
                      600 paus é muita guita para o mecânico assobiar para o lado ...

                      Comentário


                        #12
                        Nisto foram 335..

                        O resto foi na suspensão, casquilhos e outras merdices..

                        Só queria mesmo entender o que raio se passa !

                        Se o ponteiro sobe e desce, a ventoinha dispara, etc, como será o termostato ou o sensor de temperatura?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por comydrome Ver Post
                          Só me acontece M**** !

                          Só este mês já fodi 600€ no carro!

                          Estou-me a passar com isto.. Como raio o carro estava bem e agora tem isto??

                          Se ele foi mudar a junta, como é que isso interferiu com o termostato e o sensor da temperatura??
                          Eu não disse isso. Aliás tu próprio referes a oscilação antes da reparação.

                          O termostato pode estar preguiçoso e adapta-se muito lentamente às variações do anticongelante. Outra opção, como te disse, pode ser ar no sistema ou até o radiador não estar nas melhores condições devido à idade. Há muita coisa para ver, mas como é uma situação que pode ter consequências graves. Volta ao mecânico e fala-lhe nestes sintomas.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                            Eu não disse isso. Aliás tu próprio referes a oscilação antes da reparação.

                            O termostato pode estar preguiçoso e adapta-se muito lentamente às variações do anticongelante. Outra opção, como te disse, pode ser ar no sistema ou até o radiador não estar nas melhores condições devido à idade. Há muita coisa para ver, mas como é uma situação que pode ter consequências graves. Volta ao mecânico e fala-lhe nestes sintomas.
                            Quanto custará mudar o termostato?

                            Achas possivel que que abra e feche demasiado tarde e estar aí o problema?

                            Comentário


                              #15
                              Encontrei esta imagem..

                              Img078.jpg

                              Basicamente o meu anda assim. Quando puxo mais vai ao risco de cima (Não sei se passará). Mas anda assim no geral..

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por comydrome Ver Post
                                Encontrei esta imagem..

                                [ATTACH=CONFIG]128889[/ATTACH]

                                Basicamente o meu anda assim. Quando puxo mais vai ao risco de cima (Não sei se passará). Mas anda assim no geral..
                                E antes ía ou será que depois da reparação ficaste mais atento?

                                Comentário


                                  #17
                                  Antes chegava a ir perto, mas não chegava lá. E era só em autoestrada (que me lembre..)

                                  Agora oscila muito mais..

                                  Comentário


                                    #18
                                    Acho que o normal em todos os carros é o ponteiro ficar exatamente no meio, se antes da reparação já notavas que subia já deveria estar em más condições (vai na volta foi o que lixou a junta por andar sempre "quentinho") e com a reparação ao trocar liquido e etc ficou ainda pior...
                                    Como disseram troca o termostato (a peça é 10€), se não resolver é verificar o resto do sistema de refrigeração.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Outras hipóteses a considerar:

                                      Podes ter a bomba de água com problemas.

                                      Se ela não conseguir recircular água suficiente, quando apertas com o carro... aquece! É fácil de perceber a lógica...

                                      Podes ter o termostato avariado, ou podes ter ar no sistema. Se tiveres ar (mal purgado) faz o mesmo efeito da bomba de água avariada, porque o fluxo de água não é homogéneo... e o caudal nunca é suficiente.

                                      Nada disto é complicado mas pode dar-te cabo do motor. Deves corrigir isso com alguma urgência!

                                      (suponho que o refrigerante esteja a nível.)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                        Outras hipóteses a considerar:

                                        Podes ter a bomba de água com problemas.

                                        Se ela não conseguir recircular água suficiente, quando apertas com o carro... aquece! É fácil de perceber a lógica...

                                        Podes ter o termostato avariado, ou podes ter ar no sistema. Se tiveres ar (mal purgado) faz o mesmo efeito da bomba de água avariada, porque o fluxo de água não é homogéneo... e o caudal nunca é suficiente.

                                        Nada disto é complicado mas pode dar-te cabo do motor. Deves corrigir isso com alguma urgência!

                                        (suponho que o refrigerante esteja a nível.)
                                        Sim, a frio está acima do minimo. Não muitooo, mas está..

                                        Como mudei a distribuição, perguntei pela bomba de água e disseram que não tinha problemas. Que meteram o liquido, ficou sangrado e estava pronto.

                                        O que mais me chateia é que tento pagar por um serviço de qualidade (Bosch Car Service) e estou sempre lá metido !

                                        Deixei lá o carro agora, dizem que vão ver.. Mas a ver dade é que já me estou a passar..

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                                          Acho que o normal em todos os carros é o ponteiro ficar exatamente no meio, se antes da reparação já notavas que subia já deveria estar em más condições (vai na volta foi o que lixou a junta por andar sempre "quentinho") e com a reparação ao trocar liquido e etc ficou ainda pior...
                                          Como disseram troca o termostato (a peça é 10€), se não resolver é verificar o resto do sistema de refrigeração.
                                          Às 11h volto lá e deverei ter novidades

                                          Comentário


                                            #22
                                            O que acho estranho é não terem dado conta disso. Eles não foram dar uma volta com o carro, para confirmar que estava tudo OK, antes de to devolver?

                                            E como te disseram, é começar por sangrar isso tudo não vá ter ficado ar no sistema, trocar termostato que pode já não abrir na sua totalidade, e sensor de temperatura.. Só se isso não resolver é que se deve pensar em radiador ou noutros componentes mais caros.
                                            Editado pela última vez por ravager; 19 March 2015, 10:08.

                                            Comentário


                                              #23
                                              acho incrível terem mudado junta de culassa e deixarem o mesmo termostato e a mesma bomba de água

                                              Comentário


                                                #24
                                                Possiveis problemas,:
                                                -Ar no circuito
                                                -Radiador entupido
                                                -Termostato a Abrir tarde

                                                Edit:
                                                Pergunta estúpida-
                                                Eles testaram a cabeça, certo?
                                                Facejaram a cabeça, e viram se havia danos no bloco, certo?

                                                O carro puxa bem?
                                                Editado pela última vez por rafasantos; 19 March 2015, 11:10.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
                                                  Possiveis problemas,:
                                                  -Ar no circuito
                                                  -Radiador entupido
                                                  -Termostato a Abrir tarde

                                                  Edit:
                                                  Pergunta estúpida-
                                                  Eles testaram a cabeça, certo?
                                                  Facejaram a cabeça, e viram se havia danos no bloco, certo?

                                                  O carro puxa bem?
                                                  Sim, isso foi feito. A colaça foi facejada, não notei mais fugas, e o rendimento parece normal. Como é um motor fraquinho, acho que está como estava.

                                                  Vim de lá agora e disseram-me que está tudo a circular bem, logo o radiador não etrá nada. Se tudo circula a bomba de água também não terá problemas...

                                                  Ele diz que essa oscilação entre esses 2 riscos que é normal nestes carros e não vai causar problema nenhum.. Isso é verdade?

                                                  De qq forma pedi orçamento para o termostato e para os sensores de temperatura..

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Supostamente o ponteiro devia ir mais ou menos para meio e estabilizar aí. Fazes bem em mudar termostato e sensor de temperatura. Aliás, ambos deviam ter sido mudados aquando da mudança da junta.

                                                    Foi um erro que também cometi quando mudei distribuição do meu, na altura esqueci-me de avisar o mecânico para meter um novo, e pouco tempo depois, acabei por ter de mudar o termostato porque colou aberto e o carro não aquecia para os 90º como devia fazer.

                                                    Já agora, essas oscilações que vês no quadrante, são algo repentino, ou o ponteiro sobe quase até ao vermelho de forma progressiva?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                                                      Supostamente o ponteiro devia ir mais ou menos para meio e estabilizar aí. Fazes bem em mudar termostato e sensor de temperatura. Aliás, ambos deviam ter sido mudados aquando da mudança da junta.

                                                      Foi um erro que também cometi quando mudei distribuição do meu, na altura esqueci-me de avisar o mecânico para meter um novo, e pouco tempo depois, acabei por ter de mudar o termostato porque colou aberto e o carro não aquecia para os 90º como devia fazer.

                                                      Já agora, essas oscilações que vês no quadrante, são algo repentino, ou o ponteiro sobe quase até ao vermelho de forma progressiva?
                                                      É progressiva..

                                                      mas ele ainda não foi ao vermelho. Ele tem 4 riscos na totalidade:

                                                      Vamos-lhes chamar 1 (frio), 2, 3 (meio ou 90º), 4 e 5 (vermelho).

                                                      Ele devia parar no 3º, porém oscila bastante entre o terceiro e o quarto. Ainda não o vi passar muito do 4º. A unica vez que passou um milimetro, voltou a baixar a temperatura..

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Boas novamente pessoal,

                                                        O termostato do carro foi mudado, bem como a valvula da temperatura no motor e no radiador. O radiador foi retirado e foi desentupido e reparou-se a fuga que tinha.

                                                        Contudo o problema mantem-se.

                                                        Noto também que às vezes o carro não responde logo quando acelero. Em rotações muito baixas, quando normalmente o carro vibra a pedir uma mudança mais baixa, em vez de vibrar, engasga-se.

                                                        Após a colaça ter sido mudada, ele não mistura oleo com agua em vice versa. Não noto que perde o liquido de refrigeração.

                                                        Isto pode acontecer porque afinal?

                                                        Acham que a colaça pode ter sido mal facejada? Isso traria que problemas?

                                                        Outra coisa que me ocorreu foi a centralina. Há uns meses um electricista desligou-lhe uma fase porque disse que debitava muita corrente e isso me tinha queimado a bomba do combustivel. Depois disse que a reparou (a centralina). Acham que isso pode vir daí?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Enfim companheiro, como te compreendo. Gasta-se uma pipa a pensar que se vai resolver o problema, e depois vem igual ou pior... e como sempre o mecânico lava as mãos.

                                                          Aquecimento de motor pode ser uma infinidade de coisas.. Mas devias ter mudado a bomba de água, para aproveitar a mão de obra.. É daquelas trampas que se deve mudar sempre que se intervenciona o motor, e contra mim falo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A correia estará bem colocada? Lembro-me de há uns tempos ler aqui um tópico de alguém que acontecia isso do carro engasgar-se, tb tinha acabado de a trocar, e era a correia mal colocada...

                                                            Edit:
                                                            http://forum.autohoje.com/boxes/1320...resolvido.html

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X