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    Carrinha Peugeot 307 SW

    Bom dia. Solicito ajuda para tentar perceber o que se passa com um problema que está a acontecer na minha viatura. Há algum tempo tempo vindo a notar uma mancha na alcatifa, na zona lateral da caixa de velocidades e na parte de baixo do lugar do condutor, junto ao pedais, a qual se tem vindo a alastrar de tal forma que a alcatifa por baixo do tapete se encontra ensopada. A alcatifa tem aspeto de estar a ser molhada por um liquído esverdeado e gordoroso. Fui a uma oficina e disseram-me que o problema era do radiador que se encontra montado por detrás do autorádio e que para o substituir teria de desmontar todo o tablier. Será assim? Ou poderá ter outra origem. É que estou mesmo a ver que isto me vai custar uma pipa de massa. Agradeço os vossos esclarecimentos.

    #2
    Pela descrição deve ser realmente o radiador da soufagem, e sim na maioria dos carros é preciso desmontar grande parte do tablier para aceder ao mesmo...

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      #3
      Este se não falha a memoria até está à mão.. mas não se livra de desmontar uns tupperwares.

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        #4
        Sim, é o Radiador da Chauffagem, começa a aparecer água aos pés do condutor. Às vezes poderão ser só os Oringues com sujidade.

        Tenta comprar um Tapa Furos e pode ser que resolva o problema.

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          #5
          Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
          Sim, é o Radiador da Chauffagem, começa a aparecer água aos pés do condutor. Às vezes poderão ser só os Oringues com sujidade.

          Tenta comprar um Tapa Furos e pode ser que resolva o problema.
          Pelo que sei, tapa-furos não deve ser usado em nenhuma situação porque vai colar-se em todo o circuito fazendo com que os tubos fiquem mais estreitos interiormente.

          Se os tubos ficam mais estreitos interiormente vai circular menor quantidade de liquido refrigerante e o motor pode começar a ter problemas de aquecer muito.

          Depois disso estar assim nem sei se será possivel voltar à situação original.

          Se o radiador estiver com fugas é desmontar e mandar para reparação. Se não tem reparação, ou é mais cara que radiador novo, então mete-se radiador novo.

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            #6
            Isso do tapa-furos é uma bela trampa e só prejudica no futuro.

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              #7
              Pois eu tenho neste momento os dois radiadores rotos . Primeiro notei no principal e um ou dois dias depois no da sofagem. Digam o que quiserem dos tapa fugas e eu até posso apoiar, mas na condição de não poder reparar de imediato usei um tapa fugas no vaso e até obstruiu bastante no radiador principal mas, no da sofagem népia... por isso hoje levou outro tapa fugas diretamente no tubo que vai ao da sofagem e já se notou a diferença. O meu vidro ficava embaciado a níveis perigosos para a condução e era de tal forma que ao ligar a ventilação de ar quente com o motor à temperatura saía vapor pelas saídas de ar da sofagem... era uma p... de uma aflição que ontem vinha já preparado para fazer o "bypass" ao gajo. Se resultar tão bem como no principal tenho mais tempo para o reparar porque sei que essa reparação é brch e não é o preço do radiador o que dói mais mas sim a trabalheira... já pensei em cortar o tablier com a motosserra e depois de fácilmente trocar o radiador é só colar com silicone ou cola&veda e voilá, feito . É que ainda por cima no meu carro (zx 1,5D carrinha) tenho que tirar o gajo para depois ver qual a marca para o pedir. Quanto ao tapa fugas, segundo sei (ou penso que sei) aquilo reaje com o ar e só deve endurecer mesmo na fuga pelo que não deve ser tão lixado. De qualquer forma, reparar é sempre o melhor, claro.

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                #8
                Agora quero ver como limpas o tapa-fuga quando resolveres as fugas....

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                  #9
                  Tens os 2 rotos?!... Qual o anticongelante q utilizas? Deve estar relacionado com isso.

                  Ou pensas ser outra a causa?

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                    #10
                    Aquele do Continente que é tão bom....
                    Soube esta semana que é o que usa um mucanico enrabador aqui da zona. Fiquei

                    Comentário


                      #11
                      Espero que saia com a lavagem do circuito. De qualquer forma se até os tubos se gastam com a passagem do líquido de arrefecimento não há-de ser um "emplastro" de tapa-fugas que vai resistir por muito tempo a essa erosão.
                      Já sentia o cheiro a "líquido" há dois anos logo de manhã (por alguns segundos) ao ligar a sofagem no quente. Depois não voltava o cheiro. Este inverno parece-me que se notava menos. Agora há duas semanas quis trocar a bomba de água (que não troquei) e ao reencher o circuito o radiador principal perdia água. Esperei uns dias e a fuga cessou. No domingo passado troquei então a água, agora mais limpa, e reenchi com líquido. O radiador principal parecia estar bem mas na segunda feira à tarde já estava f... O da sofagem começou também a verter até que chegou a aparecer na carpete. Pode ser só coincidência face ao histórico anterior mas só quando eu os desmontar e arranjar é que vou ver se anda mrd lá dentro a furar as paredes. O líquido que eu uso vem de casa de confiança. Troquei o líquido por novo assim que comprei a carrinha e até hoje já o mudei algumas vezes. Também já vai com 270.000 e radiadores a romperem é mato... então estes da sofagem pqp.

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                        #12
                        Eu já ouvi dizer de tudo sobre os Tapa-Furos, uns dizem que resultou, outros dizem que estraga...

                        O melhor é mesmo mandar arranjar.

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                          #13
                          Pelo meu radiador (principal) chegou a perder 1,5L ou mais desde as 9.30h até às 13h, e parado !! Agora mal pinga (ufa). O da sofagem continua a ser notório o problema pois o vidro embacia ( mas agora bem menos). Amanhã vai de desmontar e logo se vê como corre. Até era bom se fosse só um Oring a melgar, mas isso era sorte demais... Carro com quase 20 anos e que pouco foi mexido (na minha mão), plásticos e borrachas para desmontar, arredar etc., já sei que vai dar em mais alguma mrd a estragar-se só por "simpatia". Não tenho muita razão de queixa pois sou dos que preferem fdr mãos e braços e pernas mas desmontar o mínimo possível para reduzir ao máximo os danos "colaterais". Haja corajem, calma e ferramenta à mão.

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                            #14
                            Hoje começou a estragação
                            A0877.jpg
                            Antes...
                            A0974.jpg
                            Depois...
                            A0976.jpg
                            E mais depois...
                            A0938.jpg
                            Danos colaterais (entenda-se "azelhice" )
                            A0981.jpg
                            A "mijoca" do gajo...
                            A0982.jpg
                            E o culpado

                            Quanto ao tapa-fugas (redex) ainda não notei nenhum estrago, mas sim a viscosidade do líquido derramado no fundo do bloco da sofagem pela presença do tapa-fugas.
                            Vou estar atento aquando da "inspeção" dos radiadores e tubos.

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                              #15
                              Boas. Afinal a situação até foi fácil de resolver. Era efetivamente junto ao radiador da sofagem, mas o radiador estava bom; pelo que parece alguém andou a atamancar a ligação da tubagem com peças que não eram próprias e com a vibração as peças foram-se soltando e o líquido começou a sair para o tapete. Resultado da brincadeira, 120,00 euros e pouco mais de meio dia sem o meu carro. Obrigado pelas vossas dicas.

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