Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ford Fiesta aos soluços

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ford Fiesta aos soluços

    Bom dia!

    O meu Ford Fiesta Zetec, 1.25cc 1998 gasolina, quando estou a baixa rotação a passar da primeira para a segunda, começa a soluçar e depois ouço tipo "um peido" pelo cano de escape. Acontece também da 2 para a 3. Em velocidades altas o funcionamento é normal.

    O que pode ser? E lamento a explicação pouco ortodoxa.

    Obrigado.

    #2
    Rateres, é porreiro mas... os catalisadores não gostam muito.

    O porquê pode ser velas, cabos, bobine principal, motor fora de ponto, excesso gasolina..

    Comentário


      #3
      Bem, vou começar então pelas velas, cabos e bobine principal. Penso que este motor é de corrente e por isso penso que não seja por aí.

      Como é que pode ser excesso de gasolina?

      Obrigado.

      Comentário


        #4
        Avaria no:
        - sensor temperatura
        - sonda lambda
        - sensor pms
        Etc..

        Comentário


          #5
          Para começar muda só as velas. Cuidado que ele é um pouco esquisito com as mesmas, não inventes. NGK PTR5A-13, Beru Z-177 ou as da Ford (não sei a referência). Limpa a massa de ar (com muito cuidado), spray de limpeza de travões é bom para esse serviço. A massa de ar suja costuma ser o principal motivo dos engasgos. Tenho um Fiesta Zetec de 97 portanto falo de experiência própria. O motor é de correia dentada.
          Editado pela última vez por AfonsoAlbufeira; 23 March 2015, 10:54.

          Comentário


            #6
            Obrigado pelas dicas. Vou ver então o que se passa.

            Comentário


              #7
              "Um peido pelo cano de escape" b

              Comentário


                #8
                Viva,

                As velas estavam boas, limpei a MAF e o sensor de temperatura do ar, mas o problema estava na sonda lambda. À volta da rosca vi uma mescla preta. Mudei e ficou francamente melhor. Porém, noto que muito pontualmente o carro tem uns "soluços" muito ligeiros. Será normal? Ou ainda está-me a escapar algo.

                Obrigado pelos conselhos.

                Comentário


                  #9
                  Que velas é que tens no "bicho"? Estão lá à quanto tempo/quilómetros?

                  Comentário


                    #10
                    Compraste um sonda lambda ? Consegues-me dizer quanto custa mais ou menos uma coisa dessas?

                    Comentário


                      #11
                      Paguei 120 euros no Funchal. Se calhar vou mudar as velas.

                      Comentário


                        #12
                        A referência das velas não sei. Mas sei que são da NGK

                        Comentário


                          #13
                          Se puderes põe as NGK que te indiquei (PTR5A-13). São um pouco caras porque são de platina, mas duram bastante. Antes de mudares as velas, desliga os cabos da bateria voltando a ligá-los depois de mudares as velas. Neste carro quando desligas e voltas a ligar a bateria, a centralina faz um reset e elimina os erros todos, ficando assim limpinha. No fim vai dar uma voltinha (mínimo 15 min.) e vais ver a diferença.

                          Comentário


                            #14
                            Viva,

                            Coloquei as velas que o AfonsoAlbufeira indicou, melhorou nas baixas rotações mas noto, apenas quando estou em 3, que o carro soluça ligeiramente. Será que tenho problemas com o filtro ou bomba de gasolina? Falta pressão na linha de alimentação? Como posso testar estes componentes?


                            Obrigado.

                            Comentário


                              #15
                              Filtro de gasolina, como está?

                              Corpo de borboleta, muito sujo?

                              Comentário


                                #16
                                Se fosse o filtro da gasolina, soluçava nas mudanças todas. Mas por outro lado, se o filtro já for velho, convém mudar. Fica ao pé da roda traseira do lado do condutor. Como é que limpaste a MAF? Que combustível costumas pôr?

                                Comentário


                                  #17
                                  Mudei esta manhã o filtro da gasolina mas ficou igual ou pior até! Só deito gasolina 95 da Galp. Será que tenho ar na linha da gasolina? Algum injector nas lonas? Este carro tem mais algum tubo de ar para além do de admissão? Já vi esse tubo e ele não está roto. Pode ser outro?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Limpei a maf com limpa travões e não soprei com ar comprimido. Ficou limpa

                                    Comentário


                                      #19
                                      Costumas por gasolina sempre no mesmo sítio? Quando se muda o filtro da gasolina, convém ligar a ignição umas duas ou três vezes mas sem por o motor a trabalhar.

                                      Limpaste (com cuidado) as resistências da MAF? Fica no interior da MAF, dentro daquela bolinha escura...
                                      P0375622.JPG

                                      Experimenta a ver os tubos de borracha do vácuo pois costumam romper com facilidade...Estão por trás da admissão... São os tubos com a fita branca...Tens que meter lá a mão pois costumam estar rotos por trás, a olho nu não consegues ver.
                                      IM000762_.jpg

                                      Comentário


                                        #20
                                        Vou ver então os tubos de vácuo.

                                        Limpei as resistências dentro da MAF e confirmei que ficaram em bons estado. Tive cuidado pois tive um colega que limpou com ar comprimido e la foi a MAF!

                                        Obrigado pelas dicas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Bem, estive a ver esses tubos e estão bem. Até coloquei fita à volta mas nao deu em nada. Reparei é que tenho o termostato colado em fechado, pois estava a ver os dados da ecu e a temperatura da água estava a 106C. Só depois de algum tempo é que comecei a ver a água a borbulhar no reservatório. O termostato deve estar a abrir muito tarde. Será que a bolha de ar que está a ficar presa dentro do motor é que depois me provoca estes solavancos?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Por curiosidade, as mangueiras referidas pelo AfonsoAlbufeira têm que função? Na parte de baixo, tem lá uma válvula, é uma anti-retorno? Obrigado

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por blima Ver Post
                                              Bem, estive a ver esses tubos e estão bem. Até coloquei fita à volta mas nao deu em nada. Reparei é que tenho o termostato colado em fechado, pois estava a ver os dados da ecu e a temperatura da água estava a 106C. Só depois de algum tempo é que comecei a ver a água a borbulhar no reservatório. O termostato deve estar a abrir muito tarde. Será que a bolha de ar que está a ficar presa dentro do motor é que depois me provoca estes solavancos?
                                              O ponteiro da temperatura não sobe até ao vermelho?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não. Fica na região normal!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Se o ponteiro fica a meio da palavra normal e daí não passa, então o termostato está bom. Bolhas no liquido só pode ser ar no sistema de refrigeração ou passagem de compressão.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O que me está a deixar intrigado é que tirei o termostato, arranquei o motor e no tubo que chega por cima do reservatório de água não está a chegar água nenhuma. O motor começa a aquecer, acima dos 100 e então começo a ver água em ebulição a chegar a esse tubo. Penso que contacto do ventilador não está a funcionar bem pois a ventoinha já devia ter disparado. Ao tirar o termóstato eu não devia ver logo água a circular pelo reservatório? Quando eu arranquei com o motor eu coloquei a mão no reservatório mas não sinto o ar da compressão a chegar lá.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A ventoinha do radiador só deverá funcionar quando o ponteiro da temperatura chegar à letra A da palavra normal. Essa ebulição que vês é ar no sistema. Tens que tirar a tampa do vaso de expansão, pôr o motor a trabalhar e esperar até deixar de aparecer bolhas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Obrigado pelas dicas. Mas se eu abro a tampa a água começa a sair em grandes quantidades. Eu estava ligado à ecu e via a água a 104C e pensei que era isso que estava a dar as bolhas. Com essa temperatura a ecu não devia já ter ligado o ventilador? Para essa temperatura o ponteiro não devia estar já no vermelho? Pensei que tinha o manómetro de temperatura descalibrado.


                                                        Obrigado.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Se o problema fosse só o soluçar... entre outras coisas, poderia ser um problema de injectores. Por vezes, nas baixas soluça e depois em altas, a acelerar... tudo normal.

                                                          De resto, podem ser as mais variadas razões. Por vezes até falha de corrente.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Viva!

                                                            Lá resolvi o problema! Era da bobine de ignição. Quando aquecia deixava de funcionar. Obrigado por tudo pessoal

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X