Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problema Opel Vectra - luz manutenção intermitente

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problema Opel Vectra - luz manutenção intermitente

    Boa tarde a todos os participantes do forum,

    Este vai ser o meu primeiro tópico e post, ao fim de muitos anos como leitor.

    Tenho um Opel Vectra de 2003, um 2.2 DTI e estou com um problema estanho com o carro. Tenho procurado bastante sobre este problema mas não encontro algo parecido.

    É o seguinte, desde algum tempo que durante o andamento o carro acende no quadrante o símbolo amarelo de um carro com uma chave. No principio era raro, agora é frequente, dantes aparecia alguns segundos, agora permanece durante uns minutos. Acende em qualquer momento e enquanto está acesa o carro fica sem força, depois de apagar fica tudo normal. Já levei ao mecânico e ligou à máquina e aparecem vários erros, de variadas espécies (alguns estranhos como dizer que as luzes não funcionam e estarem ligadas ). Alguns dos outros erros também, na realidade, não se verificam pois ele foi ver alguns deles e os ditos componentes estavam bem. Ele falou que deve ser a centralina que está estragada e tinha de ser reparada ou substituída. A minha duvida é se alguém já passou por uma situação assim e se me poderiam dar uma opinião antes de gastar tanto dinheiro em algo que não sei se vai resultar.

    Agradeço desde já a todos, e desculpem o testamento...

    #2
    Deve valer mais a centralina que o carro, não? Ele por acaso verificou a ficha dela, se está com humidade?

    É a 1ª coisa que dizem "ah e tal está avariada e tem que levar nova"

    Comentário


      #3
      Pelos sintomas é a Centralina, e uma nova é muito cara.
      Mas como o User acima disse, não será a ficha?

      Comentário


        #4
        Agradeço a ambos a pronta resposta,

        O mecânico falou que a reparação da centralina andaria à volta de 600€, como 2 anos de garantia numa casa especializada. O problema é gastar este dinheiro e ficar tudo na mesma.

        Ele, que eu reparasse, não foi ver a centralina é é uma hipótese ser a tal ficha, porque uma das coisas que reparei é que por vezes essa luz acende quando o carro passar por algum piso irregular, mas pode ser só coincidente face a tantas vezes que a luz acende.... Mas vou voltar ao mecânico para ver a centralina.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por pereira86 Ver Post
          Agradeço a ambos a pronta resposta,

          O mecânico falou que a reparação da centralina andaria à volta de 600€, como 2 anos de garantia numa casa especializada. O problema é gastar este dinheiro e ficar tudo na mesma.

          Ele, que eu reparasse, não foi ver a centralina é é uma hipótese ser a tal ficha, porque uma das coisas que reparei é que por vezes essa luz acende quando o carro passar por algum piso irregular, mas pode ser só coincidente face a tantas vezes que a luz acende.... Mas vou voltar ao mecânico para ver a centralina.
          Analisaram devidamente os tubos de vácuo e todas as válvulas associadas? O Vectra do meu pai (2.0 DTI de 02/99) passou por esse tipo de sintomas e veio a verificar-se que eram as válvulas do circuito de vácuo. A reparação ainda ficou carota (só há material novo) mas ficou tudo resolvido. Aconselho-te a ires a uma Bosch de confiança porque eles lidam de perto com esse tipo de diagnósticos.

          Boa sorte!

          Comentário


            #6
            Muitos erros sem razão aparente? Verificar ligações à bateria(ver se há massa..)

            Comentário


              #7
              Também gostava que o meu carro conseguisse injectar combustivel com uma ECU estragada.

              Atenção que um problema pode apresentar varios erros dependendo da arquitectura da ECU.

              Comentário


                #8
                Obrigado a todos pela ajuda.

                Originalmente Colocado por STEINMETZ Ver Post
                Analisaram devidamente os tubos de vácuo e todas as válvulas associadas? O Vectra do meu pai (2.0 DTI de 02/99) passou por esse tipo de sintomas e veio a verificar-se que eram as válvulas do circuito de vácuo. A reparação ainda ficou carota (só há material novo) mas ficou tudo resolvido. Aconselho-te a ires a uma Bosch de confiança porque eles lidam de perto com esse tipo de diagnósticos.

                Boa sorte!
                A parte mecânica foi toda vista e está tudo bem. Inclusive alguns erros não se verificam, a começar por estar a dizer para verificar luzes e esta a funcionarem....

                Já pensei leva-lo à Bosch, para ver outras opiniões.

                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                Muitos erros sem razão aparente? Verificar ligações à bateria(ver se há massa..)
                A bateria é nova, e já antes fazia estes erros, não sei.

                Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                Também gostava que o meu carro conseguisse injectar combustivel com uma ECU estragada.

                Atenção que um problema pode apresentar varios erros dependendo da arquitectura da ECU.
                O carro, quando o símbolo está desligado funciona na perfeição, só se notando a perda de força com a luz acesa, mas que só se aprecebe disso se for em aceleração, se se for em velocidade constante não se nota nada.
                Mas estes erro implicam a reparação da centralina ou será outra parte que está a causar o problema? Não percebo nada destes erros... Tenho receio de o levar a outro mecânico e começarem a trocar peças e eu a inchar e ficar tudo na mesma...

                Comentário


                  #9
                  Só uma questão...já foi verificado EGR e respectivo solenoide? E a bomba de vácuo?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por pereira86 Ver Post
                    O carro, quando o símbolo está desligado funciona na perfeição, só se notando a perda de força com a luz acesa, mas que só se aprecebe disso se for em aceleração, se se for em velocidade constante não se nota nada.
                    Mas estes erro implicam a reparação da centralina ou será outra parte que está a causar o problema? Não percebo nada destes erros... Tenho receio de o levar a outro mecânico e começarem a trocar peças e eu a inchar e ficar tudo na mesma...
                    Continuo a duvidar se da ECU, quando é problema geral da ECU não há debito de gasoleo, ou seja, o carro não anda.

                    Sim, pode ser uma falha parcial ... isso era muitoooo pouco provavel.

                    Consegues listar os erros P0XXX que aparecem? Eu aposto pelo menos num P0400

                    Não é por aparecerem varios erros que significa problema da ECU.

                    Comentário


                      #11
                      P0400 vai de encontro ao que questionei acima..ou seja, EGR ou problemas de vácuo.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                        Só uma questão...já foi verificado EGR e respectivo solenoide? E a bomba de vácuo?
                        A EGR já foi limpa, mas não sei se viu a bomba de vácuo.... o que me disse é que não havia problema mecânico.

                        Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                        Continuo a duvidar se da ECU, quando é problema geral da ECU não há debito de gasoleo, ou seja, o carro não anda.

                        Sim, pode ser uma falha parcial ... isso era muitoooo pouco provavel.

                        Consegues listar os erros P0XXX que aparecem? Eu aposto pelo menos num P0400

                        Não é por aparecerem varios erros que significa problema da ECU.
                        Os erros não sei de cor, eu vi no computador dele erros em vários campos (aquilo estava por separadores ou algo do género), sei que eram todos intermitentes, não havia um que fosse permanente.

                        Toda a maneira vou voltar lá com as dicas que aqui foram dadas para ver especificamente estes pontos e depois já digo se funcionou ou não. Obrigado mais uma vez.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por pereira86 Ver Post
                          A EGR já foi limpa, mas não sei se viu a bomba de vácuo.... o que me disse é que não havia problema mecânico.



                          Os erros não sei de cor, eu vi no computador dele erros em vários campos (aquilo estava por separadores ou algo do género), sei que eram todos intermitentes, não havia um que fosse permanente.

                          Toda a maneira vou voltar lá com as dicas que aqui foram dadas para ver especificamente estes pontos e depois já digo se funcionou ou não. Obrigado mais uma vez.
                          Aponta os erros PXXXX e partilha aqui com o pessoal.

                          Comentário


                            #14
                            Isso via-se bem com o OPCom, mas se são erros intermitentes é mais dificil de diagnosticar. Sei que no autodata refere alguns erros intermitentes como falha de uma ficha da bosch.

                            Comentário


                              #15
                              Se o Vectra C for como o Astra H, consegues ver os erros sem ir ao OPCom, fazendo o teste dos pedais, que consiste no seguinte:

                              - Entras no carro;
                              - Metes a chave no canhão de ignição (MAS SEM RODAR);
                              - Pisas, simultaneamente o pedal do travão e acelerador;
                              - Com os pedais no fundo, rodas as chave até à posição de ignição (isto é, luzes do quadrante acesas, mas SEM LIGAR O MOTOR);
                              - No quadrante dos kms, deverão aparecer valores tipo ECN012345.

                              Retiras esses códigos ECN e depois a malta vê o que é na listagem de erros da Opel.

                              Comentário


                                #16
                                Pois realmente não sabemos se é um vectra C ou vectra B, pois pode ser um dos 2, sendo de 2003 e tendo o motor 2.2 DTI.

                                Comentário


                                  #17
                                  Boa sorte nisso, conheci outro caso de um 2.2 que pela matrícula (xx-xx-UV) devia ser do mesmo ano e não davam com o problema. E o carro morria mesmo, ao ponto de ir em AE a andar descontraidamente e a velocidade cair a pique até aos 50 km/h, mesmo reduzindo...a solução era desligar o motor e voltar a ligar (mesmo em andamento) e quase sempre resultava.

                                  Despacharam-no entretanto...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Bagy Ver Post
                                    Boa sorte nisso, conheci outro caso de um 2.2 que pela matrícula (xx-xx-UV) devia ser do mesmo ano e não davam com o problema. E o carro morria mesmo, ao ponto de ir em AE a andar descontraidamente e a velocidade cair a pique até aos 50 km/h, mesmo reduzindo...a solução era desligar o motor e voltar a ligar (mesmo em andamento) e quase sempre resultava.

                                    Despacharam-no entretanto...
                                    Isso parece-me um safe-mode.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                      Aponta os erros PXXXX e partilha aqui com o pessoal.
                                      Vou apontar e partilhar aqui a ver o que acham...

                                      Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                      Se o Vectra C for como o Astra H, consegues ver os erros sem ir ao OPCom, fazendo o teste dos pedais, que consiste no seguinte:

                                      - Entras no carro;
                                      - Metes a chave no canhão de ignição (MAS SEM RODAR);
                                      - Pisas, simultaneamente o pedal do travão e acelerador;
                                      - Com os pedais no fundo, rodas as chave até à posição de ignição (isto é, luzes do quadrante acesas, mas SEM LIGAR O MOTOR);
                                      - No quadrante dos kms, deverão aparecer valores tipo ECN012345.

                                      Retiras esses códigos ECN e depois a malta vê o que é na listagem de erros da Opel.

                                      Fiz isso e não aconteceu nada, continuou a mostrar os km, deve ser diferente

                                      Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                      Pois realmente não sabemos se é um vectra C ou vectra B, pois pode ser um dos 2, sendo de 2003 e tendo o motor 2.2 DTI.
                                      É um Vectra C de 2003.

                                      Originalmente Colocado por Bagy Ver Post
                                      Boa sorte nisso, conheci outro caso de um 2.2 que pela matrícula (xx-xx-UV) devia ser do mesmo ano e não davam com o problema. E o carro morria mesmo, ao ponto de ir em AE a andar descontraidamente e a velocidade cair a pique até aos 50 km/h, mesmo reduzindo...a solução era desligar o motor e voltar a ligar (mesmo em andamento) e quase sempre resultava.

                                      Despacharam-no entretanto...
                                      Esse é o meu medo, que a coisa se vá agravando até esse ponto.
                                      Também não quero despacha-lo pois adoro este carro, e nos anos que o tive só fiquei apeado por falta de bateria. Mas agora isto está a deixar-me preocupado.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Acredito, eu do pouco que andei no carro fiquei bastante agradado com o andamento dele. Interiores nem tanto, manete das mudanças descascada e o forro do tejadilho uma vez descolou quase por completo.

                                        Fora isso acho que nunca deu chatices, fora o problema que mencionei...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Boa noite,

                                          Ao fim de muito tempo p€rdido no mecânico, com a colocação de egr nova, substituição de reles e algumas lâmpadas a maior parte dos erros fico resolvida. Mas alguns erros, os mecânicos que visitei, não resolveram. Entretendo comprei o OpCom, para ver se os erros a que a dita luz avisava eram sempre os mesmos, e efectivamente são dois teimosos...

                                          erros.jpg

                                          Alguém tem ideia do que se trata e como resolver?

                                          Obrigado,

                                          Cumprimentos

                                          Comentário


                                            #22
                                            Se eu percebi bem, viste com o Op-Com que tens o erro da EGR activo. Se não o apagaram na altura do arranjo, talvez seja só isso. Com o Op-Com podes apagar o erro e ver se volta a aparecer.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O erro P0400-5A refere-se à EGR, indica que tens a EGR colada ou a funcionar mal. Se trocaste a EGR, apaga o erro e vê se volta a acender depois a luz do motor ou vê depois com o opcom após alguns km's. Se aparecer, reclama com a oficina que disse que trocou. Tens a certeza que foi trocado ou foi só limpo?

                                              Já o segundo, o P1481-04 tem a ver com o sistema de refrigeração. Poderá ser algum relé que controla a ventoinha como poderá ser o módulo inteiro ou apenas teres algum fio partido/descarnado.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                Muitos erros sem razão aparente? Verificar ligações à bateria(ver se há massa..)
                                                Isto!!! Isto é muito importante!!!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                                  O erro P0400-5A refere-se à EGR, indica que tens a EGR colada ou a funcionar mal. Se trocaste a EGR, apaga o erro e vê se volta a acender depois a luz do motor ou vê depois com o opcom após alguns km's. Se aparecer, reclama com a oficina que disse que trocou. Tens a certeza que foi trocado ou foi só limpo?

                                                  Já o segundo, o P1481-04 tem a ver com o sistema de refrigeração. Poderá ser algum relé que controla a ventoinha como poderá ser o módulo inteiro ou apenas teres algum fio partido/descarnado.
                                                  Boas, antes de mais obrigado a todos

                                                  Tenho a certeza que foi trocada, às vezes deixo o carro mas nesse dia estive presente. Também vi a antiga que encravava devido ao desgaste. Os erros foram apagados na altura e eu também já os apaguei uma vez. Não poderá vir de outro lado?

                                                  Quanto ao segundo erro, já o levei a dois mecânicos, um diz que é a centralina que dá o erro, e que o resto está bem (este adora centralinas ) o outro diz que pode ser o modulo das ventoinhas, elas trabalham bem em 1º e 2º velocidade e a luz de avaria, por exemplo num dia como o de hoje não aparece, quando o carro aquece bem, aparece mais de noite e em dias onde a temperatura do carro (no quadrante) não chega bem aos 90...
                                                  Haverá forma de ver se é o tal modulo sem gastar muito?

                                                  Cumprimentos

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Julgo que no opcom consegues testar as ventoinhas e verificar de onde surge a questão.

                                                    Quanto à EGR, pode ser de outro lado sim, como má comunicação pelo sensor.

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X