Boas,
Estou a precisar de ajuda relativamente a uns barulhos que o meu carro vem fazendo no eixo dianteiro e cuja origem estou com bastante dificuldade em localizar.
Como a história é longa, vamos começar pelo princípio. ;)
Há uns meses atrás, ao fazer uma rotunda, ouvi um barulho para mim difícil de definir. Estava algures entre o raspar e o ranger (não é p estalar habitual dos ruídos da transmissão), ao ritmo da rotação das rodas.
Estranhei e resolvi continuar às voltas para uovir melhor o ruído. Como estava a chegar a casa acabei por estacionar o carro e não pensei mais no assunto.
O que é certo é que durante uns tempos não voltei a ouvir tal coisa.
Passados cerca de 2 meses, o barulho voltou, sempre que virava para a esquerda ou travava (a direito não faz).
Como estava a precisar de trocar as pastilhas da frente e a embraigem, assumi que após estas intervenções a coisa passava.
Só que depois de ter substituído o material acima mencionado e ainda os discos de travão, o barulho persistiu. E ainda por cima com uma evolução estranha:
1 - Ao fim de algum tempo passou também a fazer barulho ao virar para a direita, embora com muito menos intensidade.
2 - O barulho passou a surgir só depois de se andar um bocado com o carro, sendo que por vezes ando dias inteiros sem nunca ouvir a barulheira.
Dá a ideia que é algo que aquece e ao dilatar começa a roçar noutro componente.
3 - Reparei que mesmo quando vou a direito, ao carregar na embraiagem faz barulho, o mesmo sucedendo quando alivio o acelarador e volto a acelarar de seguida, deixando de se notar quando vai em acelaração.
4 - Faz barulho quando faço marcha-atrás bem devagar
Como me pareceu que o problema estaria relacionado com os travões levantei o carro e desmontei as maxilas para ver se estava algo a roçar no disco, mas estava tudo ok.
O carro esteve a "rolar" com as rodas no ar e nunca ouvi qualquer ruído.
A única coisa estranha que detectei foi o facto de as rodas parecerem "presas", pois ora rodava a da direita, ora a da esquerda, até que tudo ficou normal após a desmontagem das maxilas.
O histórico é mais ou menos este.
Parece-me que:
- O barulho surge com mais facilidade quando o carro leva mais do que uma pessoa.
- Resulta de situações de maior carga sobre o eixo dianteiro, como as travagens e as curvas.
Tendo em conta os sintomas, a minha opinião inclina-se para rolamentos gripados, embora não se oiça a zoeira habitual deste tipo de avaria.
Será que alguém mais experiente e mais habilitado consegue perceber mais ao certo que raio se passa com o meu carro?
Agradeço desde já.
Cumprimentos
Estou a precisar de ajuda relativamente a uns barulhos que o meu carro vem fazendo no eixo dianteiro e cuja origem estou com bastante dificuldade em localizar.
Como a história é longa, vamos começar pelo princípio. ;)
Há uns meses atrás, ao fazer uma rotunda, ouvi um barulho para mim difícil de definir. Estava algures entre o raspar e o ranger (não é p estalar habitual dos ruídos da transmissão), ao ritmo da rotação das rodas.
Estranhei e resolvi continuar às voltas para uovir melhor o ruído. Como estava a chegar a casa acabei por estacionar o carro e não pensei mais no assunto.
O que é certo é que durante uns tempos não voltei a ouvir tal coisa.
Passados cerca de 2 meses, o barulho voltou, sempre que virava para a esquerda ou travava (a direito não faz).
Como estava a precisar de trocar as pastilhas da frente e a embraigem, assumi que após estas intervenções a coisa passava.
Só que depois de ter substituído o material acima mencionado e ainda os discos de travão, o barulho persistiu. E ainda por cima com uma evolução estranha:
1 - Ao fim de algum tempo passou também a fazer barulho ao virar para a direita, embora com muito menos intensidade.
2 - O barulho passou a surgir só depois de se andar um bocado com o carro, sendo que por vezes ando dias inteiros sem nunca ouvir a barulheira.
Dá a ideia que é algo que aquece e ao dilatar começa a roçar noutro componente.
3 - Reparei que mesmo quando vou a direito, ao carregar na embraiagem faz barulho, o mesmo sucedendo quando alivio o acelarador e volto a acelarar de seguida, deixando de se notar quando vai em acelaração.
4 - Faz barulho quando faço marcha-atrás bem devagar
Como me pareceu que o problema estaria relacionado com os travões levantei o carro e desmontei as maxilas para ver se estava algo a roçar no disco, mas estava tudo ok.
O carro esteve a "rolar" com as rodas no ar e nunca ouvi qualquer ruído.
A única coisa estranha que detectei foi o facto de as rodas parecerem "presas", pois ora rodava a da direita, ora a da esquerda, até que tudo ficou normal após a desmontagem das maxilas.
O histórico é mais ou menos este.
Parece-me que:
- O barulho surge com mais facilidade quando o carro leva mais do que uma pessoa.
- Resulta de situações de maior carga sobre o eixo dianteiro, como as travagens e as curvas.
Tendo em conta os sintomas, a minha opinião inclina-se para rolamentos gripados, embora não se oiça a zoeira habitual deste tipo de avaria.
Será que alguém mais experiente e mais habilitado consegue perceber mais ao certo que raio se passa com o meu carro?
Agradeço desde já.
Cumprimentos
Comentário