Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Citroen AX - Luz Oleo e Temperatura acesas, carro não pega.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Citroen AX - Luz Oleo e Temperatura acesas, carro não pega.

    Boas pessoal, para começar do inicio, em Dezembro passado refiz a colassa do motor, numa oficina especializada. Por acidente da parte do mecânico, ele fez algo que fez com que o ponteiro da temperatura fique sempre a 0, quer ele aqueça ou não. Como é responsabilidade dele, ele disse-me para quando poder la deixar o carro para ele arranjar, mas como entretanto mudei de emprego e vila, estou longe e não tenho tempo para la deixar o carro. Passado 4 meses, à coisa de três semanas ou mesmo mais, ele começou a ligar a luz de oleo e temperatura, as vermelhas, mesmo a frio. Claro que é um mau contacto por isso continuei a andar, se não tivesse oleo, não andava nem 500 metros. Ha coisa de uma semana, depois do trabalho, o carro pegou normalmente, sempre com as duas luzes ligadas no painel, e fiz 25 kilometros. Pelo caminho, as escovas, luzes e elevadores de vidro começaram a andar lentamente, o radio ligava e desligava-se, mas o motor estava normal, diria até um pouco mais activo, não sei explicar.

    Quando fui para voltar, ele pegou na mesma bem, mas quando cheguei a casa e tentei po-lo a trabalhar logo apos o desligar, não pegou mais. Como se a bateria estivesse completamente vazia. Bom, empurra-mos o carro e ele pegou. Fiz isso durante uns dias, quando precisava mesmo dele. Um dia deixei-o o dia todo sem trabalhar, fui para por a trabalhar e não pegava na mesma, empurrei, pegou, desliguei no segundo seguinte, e ele começou a pegar como se a bateria estivesse cheia e nova. Fiquei admirado, fui dar uma volta, bem, fiquei preso num campo porque o carro não voltou a pegar, nem empurrando. Chamei o meu conhado para vir com o carro dele, demos encosto e pegou na perfeição. Fui para casa, e claro, ja não pegou outra vez. Ontem comprei uma estação de ignição/bateria portatil, e com ela ele pega perfeitamente, sem ela, não pega. Comprei também um aparelho para testar a bateria e alternador. Bateria diz que esta fraca, alternador nem o deteta. No carro da mulher ele deteta o alternador a ~14v, o normal, no meu nem a luz vermelha acende.

    O que acho estranho é que normalmente os carros a gazolina precisam de fornecimento de energia para trabalhar, certo? Porque ele anda normalmente...

    Sera alternador? Para mudar o alternador, basta desapertar os parafusos, tirar a correia e voltar a por, ou exige um trabalho mais avançado?

    Obrigado, penso ter dado todos os detalhes.


    EDIT: Esqueci-me de dizer que é um Citroen AX 1.1 55 cavalos a gasolina, e que no dia em que ele voltou a pegar depois de o empurrar, foi num momento em que a luz oleo e temperatura estavam apagadas, por isso penso que esteja relacionado...?
    Editado pela última vez por ricardo178; 16 April 2015, 05:47.

    #2
    Que tal começares pela bateria?...

    Isto é, pegares por exemplo na bateria de outro carro e a colocares no teu, a ver se funciona.

    Comentário


      #3
      se o motor do ax trabalhar sem a correia do alternador correctamente colocada aparecem essas luzes no quadrante, a correia está direita?
      quanto ao ponteiro da temperatura não funcionar não será só a sonda desligada?

      Comentário


        #4
        @NTO: Pensei nisso mas o mais provavel é a minha bateria estar boa e apenas descarregada, se meter uma carregada normalmente deve funcionar sempre, mesmo com o alternador avariado, o que acontece é que passado um tempo descarrega e acontece o mesmo.

        @nathaniel: A correia foi mudada ha 4 meses, depois disso sempre funcionou bem até ao ultimo mes, que acendeu as luzes. A correia no entanto, esta a rasgar, embora seja nova(vi o mecanico a muda-la a minha frente), a marca é gates, se não me engano. Parece estar bem tensionada, no entanto...

        O ponteiro da temperatura sobe até aos 60 graus se so ligar a ignição, e volta a descer quando se poe a trabalhar, por isso deve estar ligada...

        Vou ver se faço o teste com um multimetro esta tarde.

        Comentário


          #5
          Com tantos maus contactos que falas, será que não está nenhum deles a descarregar-te a bateria?

          Comentário


            #6
            Cheira-me que o alternador morreu, e depois de tanto insistir a bateria também faleceu.

            Comentário


              #7
              Pois, não sei. O que é estranho é que ainda hoje fui trabalhar com o carro, dei encosto com a bateria portatil para por a trabalhar, no entanto ele acabou por perder a bateria toda. O motor trabalha mas tudo o que é eletrico foi morrendo aos poucos, nem quatro piscas dão. Mas, as luzes oleo e temperatura estão ligadas, quase não se vêm mas estão. De vez em quando elas apagam durante 2 segundos e durante esses 2 segundos o carro tem luzes, piscas, tudo, até o painel fica mais claro. Acho que das duas uma, ou o alternador esta parvo e so da de vez em quando, ou ha algum mau contacto entre o alternador e a bateria/cabos de furnecimento de enrgia, o que faz com que ela não chegue à bateria...

              Comentário


                #8
                algum cabo de massa que tenha ficado mal apertado na oficina especializada talvez

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                  algum cabo de massa que tenha ficado mal apertado na oficina especializada talvez
                  E so dava defeito depois de 5 mil kilometros? Hoje fui a outro mecânico e ele confirmou o alternador estragado. Diz que deve ser o regulador e que se pode mudar mas que pelo preço mais vale o alternador. Encomendei e vou muda-lo em casa.

                  Comentário


                    #10
                    Bem, acabei por comprar o alternador e mudei-o em casa, tudo funciona normalmente. Para quem quizer saber se é facil, relativamente, sim, mas para retirar o alternador é necessario desapertar os dois parafusos de cima do suporte do alternador(que estao aparafusados ao motor) e soltar ligeiramente o terceiro, que se encontra atraz do alternador.(soltar alternador antes para poder aceder)

                    Comentário


                      #11
                      E desligar a bateria antes disso tudo...

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X