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Motor 1.6 TDi - É ou não fiável?

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    Motor 1.6 TDi - É ou não fiável?

    O que acham deste motor do grupo VW?

    Tem problemas crónicos? Quando se manifestam?

    Numa unidade com mais de 100 mil km's, será de esperar algo?

    Estou a ajudar uma pessoa com a escolha de um automóvel...
    Editado pela última vez por SrChambino; 24 April 2015, 11:13.

    #2
    Bons motores e são económicos

    Comentário


      #3
      A fiabilidade é o dono do carro que a faz.
      100.000km são pouco desgaste nas mãos de umas pessoas, e muitíssimo nas mãos de outras.

      A minha ex namorada teve um pug 206 2.0hdi 5 anos e 50.000km sem fazer uma revisão nem sequer mudar o óleo , finalmente fez a revisão porque o carro fazia uma chiadeira infernal a travar, as pastilhas estavam mais que gastas.

      Comentário


        #4
        Ouvi dizer que dava raia nas embraiagens.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por jeremiasforalei Ver Post
          Ouvi dizer que dava raia nas embraiagens.

          ouviste ou sabes? zzzz

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por brm2 Ver Post
            ouviste ou sabes? zzzz
            Li por aqui. Não sei precisar o tópico, mas havia vários caso de embraiagens prematuramente avariadas.

            Comentário


              #7
              Pergunta óbvia: de quando é o carro/motor?

              Nos primeiros anos de comercialização (tipo 2008/2010) há uma listagem de problemas bem comprida, mas não quer dizer que aconteça a todos!

              Do que conheço de perto: injetores, bimassa/embraiagem, FAP, problemas eletrónicos que não se conseguem identificar... Isto em carros diferentes, sejam Golf, A1, A3 ou Leon...

              Comentário


                #8
                Até 2012 parece que é uma escolha género aposta, ou corre bem ou corre mal, daí para a frente pelo menos a questão dos injectores parece tar resolvida.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                  Pergunta óbvia: de quando é o carro/motor?

                  Nos primeiros anos de comercialização (tipo 2008/2010) há uma listagem de problemas bem comprida, mas não quer dizer que aconteça a todos!

                  Do que conheço de perto: injetores, bimassa/embraiagem, FAP, problemas eletrónicos que não se conseguem identificar... Isto em carros diferentes, sejam Golf, A1, A3 ou Leon...
                  É de Fevereiro de 2011 e conta com 115 mil km's!

                  Comentário


                    #10
                    Também já li bastante sobre problemas de embraiagem.

                    Não sei é dizer quando corrigiram essa questão.

                    Comentário


                      #11
                      Conheço alguns 1.6 TDI e fazem bem mais kms que isso e não deram problemas desses género.
                      38797229.jpeg

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por jeremiasforalei Ver Post
                        Ouvi dizer que dava raia nas embraiagens.
                        O de cá de casa, com 140.000kms, com meia pisadela no pedal de embraiagem já se ouve o rolamento de encosto, de resto nada a apontar.

                        A FAP também acumula muito facilmente, não gosta muito de cidade.

                        Comentário


                          #13
                          Já mudei uma embraiagem de 2010 com 56000kms:







                          E aqui restos da parte que joga com a prensa:





                          http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1065940726

                          Comentário


                            #14
                            Era um dente de leite?

                            Comentário


                              #15
                              Ambos de 2010 os 1.6 tdi que conheço:
                              -FAP (aos 30.000)golf
                              -motor da direcção electrica com as couves 65.000 (Ibiza)
                              -Embraiagem faz muito barulho se nao estiver la com o pé (golf) 105.000km
                              -EGR aos 60.000km (Ibiza)

                              È isto que conheço dos 1.6tdi

                              Comentário


                                #16
                                Mas o problema é só embraiagem ou é também volante do motor?
                                Quanto ficou a reparação ( para o eblase)

                                Comentário


                                  #17
                                  Acho q deve ser do rolamento.... Volante n me parece pq não vibra...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Mas existem unidades com a embraiagem a durar o tempo normal ou não?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por SrChambino Ver Post
                                      Mas existem unidades com a embraiagem a durar o tempo normal ou não?
                                      O daqui foi vendido com 81000kms e tava bom disso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Mas o problema da embraiagem era a sua "morte" prematura, certo?

                                        E em termos de injectores?

                                        A marca comparticipava estas operações?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Tenho esse motor numa passat de 2011 com cerca de 90000 km e não noto nada, para mim está a ser bastante fiável.
                                          Abraço

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tenho esse motor num ibiza de 2013 e ele faz um barulho que penso ser volante do motor, ao carregar no pedal da embraiagem o barulho desaparece e faz mais alto quando o carro está frio.

                                            Fui à seat, a senhora "manda-chuva" fez questão de estar presente mais o chefe da oficina, até fomos dar uma volta com o carro na tentiva de eu tentar mostrar o tal barulho, no fim ele garantiu-me e para eu estar descansado que era normal, apesar de eu não ter ficado convencido mas pouco mais podia fazer, enfim. Pedi para mostrar outros carros com o mesmo motor para ver se fazia, só tinha um Leon novinho em folha, o mecanico ligou o carro e disse "já viu como este tambem faz" quando na verdade o barulho que fazia era completamente diferente, parecia o cabo do pedal da embraiagem (existe não existe?). Ainda argumentei e tal, que o carro era novo por isso era normal, digo eu, fazer barulhos pelas peças ainda não terem acamado.
                                            Conversa puxa conversa e acabei ficando na mesma que era o que já estava a espera.

                                            O carro tem andado e até agora essa questão do barulho não se agravou.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por apsol Ver Post
                                              Tenho esse motor num ibiza de 2013 e ele faz um barulho que penso ser volante do motor, ao carregar no pedal da embraiagem o barulho desaparece e faz mais alto quando o carro está frio.

                                              Fui à seat, a senhora "manda-chuva" fez questão de estar presente mais o chefe da oficina, até fomos dar uma volta com o carro na tentiva de eu tentar mostrar o tal barulho, no fim ele garantiu-me e para eu estar descansado que era normal, apesar de eu não ter ficado convencido mas pouco mais podia fazer, enfim. Pedi para mostrar outros carros com o mesmo motor para ver se fazia, só tinha um Leon novinho em folha, o mecanico ligou o carro e disse "já viu como este tambem faz" quando na verdade o barulho que fazia era completamente diferente, parecia o cabo do pedal da embraiagem (existe não existe?). Ainda argumentei e tal, que o carro era novo por isso era normal, digo eu, fazer barulhos pelas peças ainda não terem acamado.
                                              Conversa puxa conversa e acabei ficando na mesma que era o que já estava a espera.

                                              O carro tem andado e até agora essa questão do barulho não se agravou.
                                              Quantos km's tens?

                                              Comentário


                                                #24
                                                O bimassa é mais nos carros a gasóleo certo?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por SrChambino Ver Post
                                                  Quantos km's tens?
                                                  Deve ter 25 ou 26 mil.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por dm222 Ver Post
                                                    O bimassa é mais nos carros a gasóleo certo?
                                                    Penso que não há bimassa em gasolina.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por SrChambino Ver Post
                                                      Mas o problema da embraiagem era a sua "morte" prematura, certo?

                                                      E em termos de injectores?

                                                      A marca comparticipava estas operações?
                                                      Questão dos injectores pelo que vi no caso do daqui de casa, só se o carro entrasse na oficina de reboque é que eles mudavam. Como o daqui sempre funcionou, iam fazendo updates de software e o ultimo fui obrigado a pagar e foi o que fez despachar-se o carro. E o carro tinha 5 anos de garantia.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                                        Questão dos injectores pelo que vi no caso do daqui de casa, só se o carro entrasse na oficina de reboque é que eles mudavam. Como o daqui sempre funcionou, iam fazendo updates de software e o ultimo fui obrigado a pagar e foi o que fez despachar-se o carro. E o carro tinha 5 anos de garantia.
                                                        Que carro era e quais os sintomas?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Injectores nas unidades mais prematuras... Normalmente andam com updates de Software até darem o berro.
                                                          Radiador do Filtro de Particulas já reparei que há muitos a trocar isso.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                                                            Penso que não há bimassa em gasolina.
                                                            Há sim. Não costumam dar tantos problemas porque levam menos "porrada". Mas há e muitos.

                                                            E nem todos os bi-massa diesel são problemáticos...

                                                            Comentário

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