Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Diagnosticar a embraiagem sem abrir

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Diagnosticar a embraiagem sem abrir

    O mecânico abriu o capô, pressionou o pedal duas vezes e disse logo "precisa de uma embraiagem nova". Fez-se logo de seguida o orçamento para novo kit e montagem (umas centenas de euros).

    A minha questão é apenas se é assim tão fácil de diagnosticar o problema sem abrir a componente, para verificar o que de facto se passa antes de fazer o orçamento? Não poderia a caixa ter um problema também?

    Não pretendo insinuar que fui mal atendido é mesmo apenas uma pergunta por ignorância (tendo em conta que a reparação é cara).

    Desde já obrigado!

    #2
    Sim é possível diagnosticar só carregando no pedal.

    Comentário


      #3
      Mas também basta o circuito ter ar para o pedal ficar "marado" e dar um feeling de embraiagem nas couves

      Comentário


        #4
        É possivel ver se tem algum problema ou não, mas para especificar qual só mesmo lá indo com os olhos.
        Em todo o caso, há que ter sempre uma segunda opinião:

        Comentário


          #5
          experimenta o seguinte:
          com o carro a trabalhar e com o travão de mão puxado, engrena a 1ª mudança, acelera como se fosses a arrancar devagar, e larga a embraiagem devagar.
          não é preciso andares com o carro, basta ver se ele faz força.
          se sentires a traseira do carro a baixar, é sinal de que a embraiagem ainda está boa.
          se sentires as rpm's do motor a subir e a não fazer grande esforço a baixar a traseira, é sinal de que a embraiagem já está a patinar e necessita de ser trocada.
          isto, supondo de que tens o travão de mão afinado.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
            Mas também basta o circuito ter ar para o pedal ficar "marado" e dar um feeling de embraiagem nas couves
            Certo... mas ao usar a caixa sentes peso adicional. E não é por ter ar que tem esse sintoma. Para haver ar, tem de haver fuga. Se há fuga, há manchas de óleo.

            E os que usam cabo? Fica pesado...(mais ainda)

            Comentário


              #7
              mas o mecanico fez isso porque te queixaste de algum sintoma ou foi assim da cabeça dele?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por srd Ver Post
                O mecânico abriu o capô, pressionou o pedal duas vezes e disse logo "precisa de uma embraiagem nova". Fez-se logo de seguida o orçamento para novo kit e montagem (umas centenas de euros).

                A minha questão é apenas se é assim tão fácil de diagnosticar o problema sem abrir a componente, para verificar o que de facto se passa antes de fazer o orçamento? Não poderia a caixa ter um problema também?

                Não pretendo insinuar que fui mal atendido é mesmo apenas uma pergunta por ignorância (tendo em conta que a reparação é cara).

                Desde já obrigado!
                Com teste que ele fez é possível saber se uma embraiagem está nas couves porque, tendo em conta que as embraiagens dos carros são com volante bi-massa, um dos sintomas de que o mesmo esta nas couves é com o carro a trabalhar ao relanti e em ponto morto, carregando e largando o pedal da embraiagem varias vezes e se ouvir um som tipo maquina de escrever (trac-trac-trac) significa que o volante bi-massa ja foi ou esta para breve a sua morte....

                Comentário


                  #9
                  Isto é como nas gajas: vai ouvir uma segunda opinião!

                  Sentes algo de anormal quando conduzes o carro? As mudanças "arranham", o carro tem dificuldade em arrancar ou a fazer "ponto de embraiagem"?

                  Já agora, de que carro estamos a falar? Quantos km's?

                  Comentário


                    #10
                    Eu ainda hoje cheguei ao carro, carreguei no botão do AC 3 vezes seguidas e vi logo, nem precisei de ligar a ignição: precisa de ser carregado e de umas escovas novas no motor.

                    Comentário


                      #11
                      Há pequenos aspectos que poderão levar a esse diagnóstico, além dos apresentados, o peso do pedal da embraiagem, se se notam folgas no mesmo. Eu também ando com alguma preocupação com a minha embraiagem porque há uns meses em subidas e descidas acentuadas, lá andou, mas quando parei e voltei a arrancar o carro fazia poço, ou seja, as rotações subiam mas o carro não desenvolvia. Daí para cá, poucos km's fez, mas nunca mais apresentou sintomas. O último mecânico com que falei disse que poderiam ser diferentes partes da embraiagem, ter de mudar só uma ou duas peças ou o kit completo, logo, por muito que se veja que a embraiagem tem algum problema, poderá, ou não, necessitar de um kit completo.
                      Eu tentaria outro mecânico.

                      Comentário


                        #12
                        Kit completo? Ou se mudam os pratos ou o kit completo são pratos e rolamento... É poupar no farelo não meter logo também o rolamento.

                        Comentário


                          #13
                          Realmente eu não entrei em detalhes, mas o carro estava com sintomas graves. As velocidades já quase não entravam, no fim já só desligando o carro para engatar.

                          Soube agora: era mesmo a embraiagem.


                          Aproveito para perguntar: eu gostava de falar um pouco sobre o meu desagrado com a qualidade de atendimento e serviço numa oficina. Existe um tópico próprio para o efeito ou crio um novo?
                          Editado pela última vez por srd; 30 April 2015, 10:53.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por srd Ver Post
                            Realmente eu não entrei em detalhes, mas o carro estava com sintomas graves. As velocidades já quase não entravam, no fim já só desligando o carro para engatar.

                            Soube agora: era mesmo a embraiagem.


                            Aproveito para perguntar: eu gostava de falar um pouco sobre o meu desagrado com a qualidade de atendimento e serviço numa oficina. Existe um tópico próprio para o efeito ou crio um novo?
                            se foi no seguimento da situação actual podes continuar aqui... ja agora por curiosidade gostava de saber qual foi a má experiencia que tiveste.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por mmao Ver Post
                              experimenta o seguinte:
                              com o carro a trabalhar e com o travão de mão puxado, engrena a 1ª mudança, acelera como se fosses a arrancar devagar, e larga a embraiagem devagar.
                              não é preciso andares com o carro, basta ver se ele faz força.
                              se sentires a traseira do carro a baixar, é sinal de que a embraiagem ainda está boa.
                              se sentires as rpm's do motor a subir e a não fazer grande esforço a baixar a traseira, é sinal de que a embraiagem já está a patinar e necessita de ser trocada.
                              isto, supondo de que tens o travão de mão afinado.
                              Eu costumo fazer isso para testar, mas faço em 2ª que esforça mais a embraiagem

                              Comentário


                                #16
                                E não esquecer o livro de reclamações que fica esquecido durante muito tempo e bem que mudava a forma como o atendimento funciona.

                                Dou um exemplo: numa lavagem automática, ao aspirarem dentro de uma Seat Inca que tive há anos, riscaram o parachoques de trás com umas botas tipo de montanhismo. Reclamei, disseram que já estava, que a pintura era fraca para ter descascado assim, etc e isto e aquilo. Eu referi que nem sequer pedi uma compensação (de um parachoques que tinha sido pintado há dias), mas que houvesse atenção ao realizar o serviço. Ainda se puseram com tretas, pedi o livro de reclamações... iam começar a falar e eu disse logo que não o podem negar e lá mo deram... Escrevi, a dona da bomba de gasolina ainda ia começar a falar mas eu rebati, "mau, vai reclamar da minha reclamação?" Ah, não foi isto bem que se passou. Ao que eu rebati, eu é que sei o que se passou, eu é que estava lá.

                                Passadas umas semanas voltei lá para fazer uma lavagem, o empregado olhou para mim de lado, eu descansei-o dizendo que não foi minha intenção criar-lhe problemas, mas mais à patroa que começou a exaltar-se sem necessidade e sem razão.
                                A partir dessa lavagem verifiquei que eles andavam com uma capa na mão e faziam uma "inspecção" à parte da chaparia do carro e assinalavam, antes de entrar na máquina, onde existiam riscos ou mossas para não haver dúvidas. Tenho a certeza que começou por eu ter feito a reclamação.

                                Comentário


                                  #17
                                  Não troquem só o disco de embraiagem.... o rolamento e a prensa é para mudar em conjunto. Daí chamar-se kit de embraiagem! Poupam 40€ mas depois tem a mão-de-obra a dobrar..

                                  Comentário


                                    #18
                                    um kit costuma ficar a volta de quanto?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Por acaso já tive um caso em que fizeram o tal teste com o carro travado e tal.
                                      Era logo uma embraiagem nova, mais ou menos 400€.

                                      Por acaso o carro ficou bem, com um o-ring novo, óleo dos travões sangrado e substituído.
                                      25€

                                      Comentário


                                        #20
                                        Também foi no seguimento disso, embora seja já um acumular de situações. Mais do que o serviço prestado pelos mecânicos é o atendimento ao cliente e ambiente na loja, embora também possa ter existido falha dos mecânicos.

                                        Os funcionários que atendem na loja da parte da mecânica são todos mal encarados e chegam a ser rudes ao responder de forma seca, sem qualquer educação, sem olhar para os clientes e numa ocasião chegaram a responder meio torto.

                                        Por duas vezes que ignoraram pormenores muito importantes sobre a minha viatura que eu frisei com clareza. Dizem "ok." sem olhar para mim e depois não apontam em lado nenhum e quando la vou no fim ninguém sabia de nada.

                                        Chegou uma peça encomendada para mim. Dizem que ligaram e eu não atendi. Tudo bem é possível. Mas em vez de tentar ligar de novo noutra altura, passaram semanas e só quando lá fui já por outro motivo é que me disseram que estava lá a peça.

                                        Fazem marcações. Eu por motivos profissionais marquei o mais cedo possível só para ir lá deixar o carro, ficou marcado às 9h. Às 8:55h estou à porta, não aparece ninguém para abrir até às 9:20h. Eu até estava com outra pessoa que tinha ido para me dar boleia de volta e ela nem queria acreditar que estávamos ali 20min à espera que suas excelências abrissem as portas. Já tinha gente à minha frente, e em vez de perguntarem quem estava com marcação só para deixar a chave tinham um funcionário a atender primeiro as 4 ou 5 pessoas à minha frente. Saí de lá já depois das 9:30h.

                                        Este último caso por causa da embraiagem, o carro tinha lá estado duas vezes na mesma semana. No dia em que tive que ligar para o seguro, o sr do reboque achou tratar-se da embraiagem "deu um jeito" pelo que percebi afinou, fui à oficina viram o capô, pedal e disseram que parecia estar tudo bem, mas certezas só abrindo. Marquei para outro dia, para meter a tal peça e ver então o que tem a embraiagem. Quando fui buscar disseram que a embraiagem não tinha nada. Paguei a peça e trabalho. Passado 2 dias de uso o carro voltou ao mesmo, fui lá e chegaram à rápida conclusão que descrevi no primeiro post. Eu perguntei quem é que me tinha visto a embraiagem há uns dias atrás, ninguém parecia saber do que estava a falar. Depois perguntei como é que ela estava boa há uns dias e agora estava assim morta. Dissera-me "a embraiagem pode estar boa num dia e no dia seguinte estar mal". Por muito pouco que eu perceba de mecânica isto é impossível. Ou ninguém sabe ver uma embraiagem ou então afinal não abriram nada.

                                        A meio da tarde de hoje fazem 24h que pedi orçamento. Mas o Sr. também me disse logo que se calhar nem hoje (agora, só segunda-feira) porque ainda tinha mais 3 orçamentos para pedir. Eu fui para casa a pensar, 3 orçamentos? Cheguei a casa fiz dois telefonemas a oficinas e pedi orçamentos. Pediram-me 5-10 minutos que já me ligavam. E ligaram, com os orçamentos prontos.

                                        A loja tem, muito honestamente, mau aspecto e ambiente. Cadeiras sujas e tudo.

                                        As funcionárias da caixa à saída são sempre simpáticas.

                                        Espero não estar a ser injusto em algum aspecto mas acho que este tipo de coisas não são admissíveis e serve de aviso a quem lá possa ir. Eu não volto lá.

                                        Trata-se da Oficina do E'Leclerc em Famalicão.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                                          Por acaso já tive um caso em que fizeram o tal teste com o carro travado e tal.
                                          Era logo uma embraiagem nova, mais ou menos 400€.

                                          Por acaso o carro ficou bem, com um o-ring novo, óleo dos travões sangrado e substituído.
                                          25€
                                          O teste só serve para ver se a embraiagem patina. As razões para tal acontecer podem ser várias. Não estou é a perceber a relação entre estar mal sangrado e a embraiagem patinar...

                                          Comentário


                                            #22
                                            O carro de um dia para o outro começou a custar a andar.
                                            Tipo aceleravas ao máximo e em termos de andar... nada.
                                            Até que começou a deitar fumo.

                                            A parte desse "sr. mecânico" foi como contei. Queixei-me dos sintomas, ele fez o teste e deu o diagonóstico.

                                            Noutra pessoa mais séria, o teste foi outro. Levantou o carro com um macaco, e simplesmente rodou a roda, me mal rodava.
                                            O diagonóstico foi: opá isto deve ter o óleo entupido e o carro está como se estivesse sempre a travar, porque o óleo não so vai (trava) e não volta.
                                            (mas isto sou eu a explicar, que não percebo um boi de mecânica)

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por srd Ver Post
                                              Também foi no seguimento disso, embora seja já um acumular de situações. Mais do que o serviço prestado pelos mecânicos é o atendimento ao cliente e ambiente na loja, embora também possa ter existido falha dos mecânicos.

                                              Os funcionários que atendem na loja da parte da mecânica são todos mal encarados e chegam a ser rudes ao responder de forma seca, sem qualquer educação, sem olhar para os clientes e numa ocasião chegaram a responder meio torto.

                                              Por duas vezes que ignoraram pormenores muito importantes sobre a minha viatura que eu frisei com clareza. Dizem "ok." sem olhar para mim e depois não apontam em lado nenhum e quando la vou no fim ninguém sabia de nada.[...]
                                              Se foste mal atendido dessas duas vezes, para que é que continuaste a lá ir? Haveria certamente outras oficinas em Famalicão...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Sou um indivíduo que gosta de dar sempre oportunidades. Tenho que me deixar disso.
                                                Eu desta última vez também tinha mesmo que lá ir quanto mais não fosse para perguntar o que tinham visto na embraiagem afinal. Na anterior tinha a peça que tinha chegado... enfim.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Não te esqueças da gorjeta no fim!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O condutor do carro quando começa a sentir que o pedal da embraiagem mais duro ao pressionar é sintoma de disco gasto ou quase.
                                                    Para testar com o carro parado puxa o travão de mão engrena a 4ª velocidade acelera-se o motor, se a embraiagem estiver gasta o motor sobe de rotações.
                                                    Se estiver boa o motor para instantaneamente ou se estiver razoável o motor é ligeiramente mais lento a parar; nunca se deve usar a 1ª velocidade para testar.
                                                    Na minha opinião deve ser testada em andamento a uma velocidade 40/50 kh com a 4ª engrenada e a puxar pressiona-se o pedal e solta-se se o motor não subir de rotações e ao mesmo tempo sentirmos um impacto para a frente a embraiagem está em bom estado. Para este teste é melhor ser um técnico.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                                                      O carro de um dia para o outro começou a custar a andar.
                                                      Tipo aceleravas ao máximo e em termos de andar... nada.
                                                      Até que começou a deitar fumo.

                                                      A parte desse "sr. mecânico" foi como contei. Queixei-me dos sintomas, ele fez o teste e deu o diagonóstico.

                                                      Noutra pessoa mais séria, o teste foi outro. Levantou o carro com um macaco, e simplesmente rodou a roda, me mal rodava.
                                                      O diagonóstico foi: opá isto deve ter o óleo entupido e o carro está como se estivesse sempre a travar, porque o óleo não so vai (trava) e não volta.
                                                      (mas isto sou eu a explicar, que não percebo um boi de mecânica)
                                                      O carro não tinha andamento, diagnosticaram a embraiagem e afinal era um o-ring nos travões?
                                                      Isto sim é hilariante, uma vénia a esse mecânico.


                                                      Para testar a embraiagem é meter a 4ª, acelerar até as 8k rpm e largar de repente. Se fizer burnout e os pneus ganirem a embraiagem está boa.
                                                      Editado pela última vez por blakke; 01 May 2015, 22:15.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Já agora, tenho um Ibiza 1.0 MPI 50cv que ao circular sem/com a mudança engatada, ouço um arranhar de dentes. Mete bem as mudanças, no entanto.
                                                        Como já apresenta 202000 km, e em conversa e tira dúvidas com o meu mecânico que tenho na terra, o mesmo aconselha a mudar a embraiagem.

                                                        A minha questão é que não quero andar a forçar o carro com estes sintomas, e fazer uma viagem de 150 km até ao mecânico está fora de questão, pelo que fui pedir orçamento na Norauto (Alfragide). Pergunto agora se o trabalho que lá fazem e para o caso em questão, se o posso considerar como bom.

                                                        Abraço a todos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Icas Ver Post
                                                          Já agora, tenho um Ibiza 1.0 MPI 50cv que ao circular sem/com a mudança engatada, ouço um arranhar de dentes. Mete bem as mudanças, no entanto.
                                                          Como já apresenta 202000 km, e em conversa e tira dúvidas com o meu mecânico que tenho na terra, o mesmo aconselha a mudar a embraiagem.

                                                          A minha questão é que não quero andar a forçar o carro com estes sintomas, e fazer uma viagem de 150 km até ao mecânico está fora de questão, pelo que fui pedir orçamento na Norauto (Alfragide). Pergunto agora se o trabalho que lá fazem e para o caso em questão, se o posso considerar como bom.

                                                          Abraço a todos.
                                                          Problemas em caixas de velocidades não é de todo a "especialidade" da norauto e similares.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Icas Ver Post
                                                            Já agora, tenho um Ibiza 1.0 MPI 50cv que ao circular sem/com a mudança engatada, ouço um arranhar de dentes. Mete bem as mudanças, no entanto.
                                                            Como já apresenta 202000 km, e em conversa e tira dúvidas com o meu mecânico que tenho na terra, o mesmo aconselha a mudar a embraiagem.

                                                            A minha questão é que não quero andar a forçar o carro com estes sintomas, e fazer uma viagem de 150 km até ao mecânico está fora de questão, pelo que fui pedir orçamento na Norauto (Alfragide). Pergunto agora se o trabalho que lá fazem e para o caso em questão, se o posso considerar como bom.

                                                            Abraço a todos.
                                                            Pode ser o rolamento da embraiagem..

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X