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V40 reprovou na inspecção (novidades) pag.1

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    V40 reprovou na inspecção (novidades) pag.1

    Pois é acabo de vir da inspecção com a V40 e a mesma chumbou.....

    Motivo de Reprovação: Co elevado.

    Permitido por lei em aceleração 0.30co analisado em 3 maquinas 0.49co.

    O tecnico disse-me para ir ao mecanico toze ou então á volvo para se ligar á maquina e ver de onde vem o problema.

    O valor ao ralenti é correctissimo e o da sonda lambda tb.

    Agora o que poderá ser?

    Linha de escape novo?
    Catalizador?

    Informei o tecnico que não senti nehum aumento no que diz aos consumos.

    Já agora uma casa que seja profissional para fazer isto?

    Obrigado


    Actualizado:

    A carrinha foi á "maquina" e não acusou nada: - NO DTC.

    Levantaram o carro e viram todo o circuito de escape e descobriram a "avaria", a sonda Lambda estava danificada.

    Agora se o técnico da inspecção foi para o tunel debaixo do carro não viu que a mesma estava danificada? Eu que não entendo nada disso vi logo o problema quando espreitei para debaixo do carro

    Compraram-me uma de marca branca, instalaram e mediram o CO e está correctissimo em todas as situações.

    Já passou na IPO inclusivé

    Custos:

    Sonda para T4 ficou-me por 52€.[:0] Confesso que estava a espera de valores na ordem dos 150€/200€
    Valor de montagem 0€
    Reinspecção: 6.13€

    A todos o meu obrigado pelas contribuições.;)

    #2
    Bem,se um Volvo desses não passa então não sei
    como é que a maioria daqueles veículos
    fumarentos de carregar sucata passam na inspecção...
    Digo o mesmo em relação aos Golfs II diesel
    que andam aí a matar o nosso planeta.

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por Daniel Matias

      Pois é acabo de vir da inspecção com a V40 e a mesma chumbou.....

      Motivo de Reprovação: Co elevado.

      Permitido por lei em aceleração 0.30co analisado em 3 maquinas 0.49co.

      O tecnico disse-me para ir ao mecanico toze ou então á volvo para se ligar á maquina e ver de onde vem o problema.

      O valor ao ralenti é correctissimo e o da sonda lambda tb.

      Agora o que poderá ser?

      Linha de escape novo?
      Catalizador?

      Informei o tecnico que não senti nehum aumento no que diz aos consumos.

      Já agora uma casa que seja profissional para fazer isto?

      Obrigado

      Qual é a motorização?

      Comentário


        #4
        Há motores que teem reguladores para enriquecer ou empobrecer a mistura ar/gasolina,fazendo variar os valores do CO...mas não me parece que seja o caso do teu,mas se for pode estar aí a sulução.

        Comentário


          #5
          qualquer dia nao passa ninguem nas ipos

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por joao.abreu

            qualquer dia nao passa ninguem nas ipos
            Não é preciso chegar a isso.

            Mas existem carros a circular na estrada, que sabes muito bem, não terem as minimas condições para o fazerem.

            A volvo v40, julgo que é uma T4.

            Comentário


              #7
              Catalizador na sucata!

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Alpiger

                Catalizador na sucata!
                Os valores elevados de CO, não têm nada a haver com o catalizador, mas sim com uma mistura demasiado rica.

                Pode ser só uma questão de afinação de parametros de injecção e funcionamento do motor.

                ;)

                Comentário


                  #9
                  Ainda bem que não passou, ainda há IPO's rigorosos. Já fui umas 10x à IPO com diversos carros e também foram sempre rigorosos comigo, não ia vestido de mecanico

                  Nunca tive nenhum chumbo pois tenho o cuidado de os levar a uma oficina e os inspecionar detalhadamente antes de ir.

                  Faço isso porque gosto de andar com o carro em condições, não para passar na IPO...

                  Comentário


                    #10
                    Se é uma V40 1.6, manda desmontar a sonda lambda e fazer uma limpeza, voltando a montar, ou então medir a sua voltagem, bem como se o aquecedor sonda está alimentado. Caso os valores não estejam correctos é necessário substituir. O sensor de temperatura do líquido de refrigeração também pode dar origem a CO elevado, mas é aconselhável começar pela sonda.
                    Se for uma 1.6 de 2000 a 2004 terá o motor B4164S2. Os valores típicos entre os terminais da sonda são cerca de 0,7V ao ralenti, baixando até cerca de 0.4V em aceleração.
                    Caso a sonda esteja boa pode ser de muitas outras coisas, entre elas o estado do próprio catalisador ou até velas gastas.

                    Comentário


                      #11
                      Nota: Não há afinações.

                      Comentário


                        #12
                        É uma V40 T4 200cv

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Bolide

                          Ainda bem que não passou, ainda há IPO's rigorosos. Já fui umas 10x à IPO com diversos carros e também foram sempre rigorosos comigo, não ia vestido de mecanico

                          Nunca tive nenhum chumbo pois tenho o cuidado de os levar a uma oficina e os inspecionar detalhadamente antes de ir.

                          Faço isso porque gosto de andar com o carro em condições, não para passar na IPO...
                          ò Bólide "ca" granda contradição...:D:D:D


                          Os gajos agora andam a apertar bem com a malta depois da vergonha que passaram...ui ui[8D]

                          Comentário


                            #14
                            Actualmente os valores a pagar pelas reinspecções são bastante baixos por isso faço gosto em que sejam rigorosos, pois se o carro tiver algum problema eu quero saber. Inclusivé descobri numa inspecção que tinha sido levado por um mecânico ;)

                            Em relação à V40 acho que o Telmauto já disse quase tudo

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por PSerra

                              citação:Originalmente colocada por Alpiger

                              Catalizador na sucata!
                              Os valores elevados de CO, não têm nada a haver com o catalizador, mas sim com uma mistura demasiado rica.

                              Pode ser só uma questão de afinação de parametros de injecção e funcionamento do motor.

                              ;)

                              Errado ;)

                              "Os modelos aplicados em motores ciclo OTTO são divididos em: catalisador de três vias; que reduz os níveis de CO, HC e NOx simultaneamente, pela redução de oxigênio e necessita de controle da relação ar/combustível (Sensor Lambda) para trabalhar; e catalisador de oxidação, que reduz os níveis de CO e HC pela oxigenação e funciona com excesso de oxigênio (mistura pobre)."

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por PSerra

                                citação:Originalmente colocada por Alpiger

                                Catalizador na sucata!
                                Os valores elevados de CO, não têm nada a haver com o catalizador, mas sim com uma mistura demasiado rica.

                                Pode ser só uma questão de afinação de parametros de injecção e funcionamento do motor.

                                ;)
                                Uma das funções do catalizador é oxidar o monoxido de carbono (CO), convertendo-o em dióxido de carbono (CO2).

                                Se o kat não funcionar ou funcionar mal = +CO, -CO2 ;)

                                Comentário


                                  #17
                                  [quote]citação:Originalmente colocada por Alpiger

                                  [quote]Originalmente colocada por PSerra

                                  Originalmente colocada por Alpiger

                                  Errado ;)

                                  "Os modelos aplicados em motores ciclo OTTO são divididos em: catalisador de três vias; que reduz os níveis de CO, HC e NOx simultaneamente, pela redução de oxigênio e necessita de controle da relação ar/combustível (Sensor Lambda) para trabalhar; e catalisador de oxidação, que reduz os níveis de CO e HC pela oxigenação e funciona com excesso de oxigênio (mistura pobre)."

                                  Pois, mas se ao catalizador chegar uma mistura demasiado rica em CO, o mesmo não vai ter capacidade de transformar o CO em CO2 e isso deve-se à gestão do motor, de depende dos parametros enviados à ECU pelos diversos sensores e aí estar o problema (poderá ir de um sensor de temperatura a uma das sondas lamda, passando por sensores que verificam o mais elementar, como o sensor de temperatura de água, ou melhor, de temperatura de funcionamento do motor).

                                  ;)

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por jts

                                    Uma das funções do catalizador é oxidar o monoxido de carbono (CO), convertendo-o em dióxido de carbono (CO2).

                                    Se o kat não funcionar ou funcionar mal = +CO, -CO2 ;)


                                    E já agora... Será que o carro tem catalizador?

                                    Coloco esta questão pois há muita malta a retirar o dito para ter uns cv's extra, fazendo um bypass à sonda...

                                    E como reparei que o Daniel o tinha comprado recentemente....

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por hazakis

                                      Há motores que teem reguladores para enriquecer ou empobrecer a mistura ar/gasolina,fazendo variar os valores do CO...mas não me parece que seja o caso do teu,mas se for pode estar aí a sulução.
                                      Enriquecer ou empobrecer a mistura só nos motores a acrburador, pelo menos que eu tenha conhecimento.

                                      Visto que a sonda Lambda está bem (segundo o autor do tópico), poderá ser ocatalizador, de facto.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Sendo a v40 2.0 Turbo terá realmente duas sondas, uma à entrada e outra à saída do catalisador. Desta forma se apura se o catalisador está a funcionar correctamente e pode ser visto em equipamento de diagnóstico. Saíram muitos carros com afinação de CO em injecção, mas a tendência actual é não haver afinações, pois as normas são cada vez mais apertadas!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Atão, aí os mecânicos alfacinhas já deram com o gato ou é preciso trazer a V40 ao Norte para resolver???

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por telmauto

                                            Atão, aí os mecânicos alfacinhas já deram com o gato ou é preciso trazer a V40 ao Norte para resolver???
                                            se fôr um gato tá explicado o mistério [}]

                                            Comentário


                                              #23
                                              O meu Tempra passou um tempo sem o catalizador, mas depois eu explico porque. Só me lembro que aquilo tinha um barulho grave como o caraças...

                                              Daniel, vais a Auto Sueco e vê a linha de escape. Caso tenha dado o berro, manda vir uma da Heico Sportiv. :-P

                                              Comentário


                                                #24
                                                Aconselho mesmo a ir à Volvo. Nessas coisas, o melhor é mesmo a marca. O resto: pneus, pastilhas, óleo, filtro, etc, ainda se pode fazer noutro sítio. Agora questões mais complicadas, marca.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Andou a Deco a enfurecer os gajos a dizer que ninguém chumbava. Agora chumba tudo. :D Bons tempos em que a 4L passou 3 inspecções com pneus que não constavam no livrete...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    manda-lhe umas gazadas e vai avolvo para eles verem o que se passa...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Antes de mais, obrigado pelos membros que me ajudaram. Amanhã vou á AS ver o que se passa.

                                                      Lá se vai o dinheiro do IRS lol

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por pensante

                                                        Bem,se um Volvo desses não passa então não sei
                                                        como é que a maioria daqueles veículos
                                                        fumarentos de carregar sucata passam na inspecção...
                                                        Digo o mesmo em relação aos Golfs II diesel
                                                        que andam aí a matar o nosso planeta.
                                                        Pois, tipo charutos de golfs II 1.6d e passat...

                                                        Esses pagam pela porta do cavalo.
                                                        ;)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por Bolide

                                                          Ainda bem que não passou, ainda há IPO's rigorosos. Já fui umas 10x à IPO com diversos carros e também foram sempre rigorosos comigo, não ia vestido de mecanico

                                                          Nunca tive nenhum chumbo pois tenho o cuidado de os levar a uma oficina e os inspecionar detalhadamente antes de ir.

                                                          Faço isso porque gosto de andar com o carro em condições, não para passar na IPO...
                                                          De facto, ainda consigo ver/saber se um carro está em condições para ir a uma IPO sem fazer nenhuma intervenção antes da mesma.

                                                          Agora diz-me tu? Se os levas a uma oficina é pq não sabes se o mesmo está em bom estado ou não sabes avaliar se um carro ta em bom estado.

                                                          Ainda bem que chumbou, se for o catalizador, troco na boa e coloco uma linha toda completa e novinha.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Daniel Matias

                                                            citação:Originalmente colocada por pensante

                                                            Bem,se um Volvo desses não passa então não sei
                                                            como é que a maioria daqueles veículos
                                                            fumarentos de carregar sucata passam na inspecção...
                                                            Digo o mesmo em relação aos Golfs II diesel
                                                            que andam aí a matar o nosso planeta.
                                                            Pois, tipo charutos de golfs II 1.6d e passat...

                                                            Esses pagam pela porta do cavalo.
                                                            ;)
                                                            Ele chumbou por níveis de CO elevador. Não sei se sabem mas o CO não tem cheiro nem cor, logo estes exemplo são descabidos. Motores Diesel funcionam com excesso de ar logo produzem menos CO.. Trata-se de afinação possívelmente..

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