Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Direcção assitida vai-se e volta...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Direcção assitida vai-se e volta...

    Boa tarde pessoal,

    Estou com um problema, será que alguém consegue ajudar? VW polo mk5

    Hoje fiquei sem direcção assistida.

    Ela estava a funcionar normalmente. Parei o carro para descansar, e 5 min depois voltei ao volante, ao ligar o carro fiquei sem DA.

    Liguei novamente o carro e não deu, mas desta vez ao desligar o carro reparo que vem um barulho do mesmo, mesmo sem a chave na ignição. Pensava que era a ventoinha mas depois reparei que era o motor de arranque a funcionar "desengatado"... (mesmo com o carro fechado e chave fora da ignição).

    Lá desliguei um cabo para ele parar e voltei a ligar. Quando liguei o carro após isto o carro já tinha DA.

    Fiz mais uns KM e fiquei novamente sem DA. Lá andei a desligar e ligar várias vezes o carro e fiquei novamente com DA (desta vez não aconteceu a situação do motor de arranque apesar de a DA não funcionar)... O que se passa aqui?

    Cumprimentos
    Editado pela última vez por cursedcar; 10 June 2015, 15:34.

    #2
    A bateria é nova?

    Comentário


      #3
      Sim tem cerca de 1 ano.
      Será que o motor de arranque não desliga logo e não consegue iniciar a DA? (Apenas aconteceu uma das vezes mas será relacionado?)
      O que pode causar o motor de arranque não parar?
      Se fosse da bateria porque deixou de funcionar em andamento?

      Comentário


        #4
        Eu testava a bateria, de todas as vezes que tive problemas semelhantes (perder DA) foi por causa de bateria, num ibiza 2004 e numa A4 de 2002. A bateria do ibiza também ainda não tinha 2 anos, no entanto era de marca fatela e ao medir aconselhava ser trocada.

        Comentário


          #5
          A bateria a medir está boa infelizmente e é de marca Foi a primeira coisa q me ocorreu...
          Após um dia desligado tem 12,3, mediu um amigo meu.
          Editado pela última vez por cursedcar; 10 June 2015, 16:19.

          Comentário


            #6
            12,3V após 1 dia é pouco...

            Comentário


              #7
              quanto devia ter?

              Comentário


                #8
                Testar com um multímetro não chega.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                  Testar com um multímetro não chega.
                  Como se deveria testar?

                  E a situação do motor de arranque girar sem parar mesmo sem a chave na ignição e com o carro fechado? Curioso ou não apenas aconteceu uma vez mas aconteceu quando me começou a acontecer o problema da DA... Poderá estar relacionado?

                  Dado que me chegou a acontecer em andamento poderá mesmo ser da bateria?
                  Editado pela última vez por cursedcar; 10 June 2015, 18:36.

                  Comentário


                    #10
                    Há um tester de baterias que simulam um arranque para indicar a potência de arranque.

                    Comentário


                      #11
                      Alguém tem uma explicação para o que se passou com o motor de arranque? O que o activa e desactiva? Há sempre corrente nos cabos que lá chegam e o motor é que liga desliga ou é fora do mesmo que existe o "switch"?

                      Li na net que pode ser o solenoide, mas se a corrente não chegar lá porque fica ligado? Para mim tem de ser noutro lado...


                      E ainda mais importante, pode isso causar os problemas ao nível da DA?

                      Desculpem ser chato mas estou mesmo com esta situação pois a bomba da direcção assistida é para aí 1000€ se for a marca...

                      Lá se vai o subsídio de férias para o carro outra vez!
                      Editado pela última vez por cursedcar; 10 June 2015, 19:30.

                      Comentário


                        #12
                        Amigos, o que quero dizer é o seguinte, como funciona o motor de arranque?
                        - Liga quando é "aberta" a corrente e desliga quando esta é "fechada".
                        - Tem sempre corrente e liga porque recebe informação "electrónica?" a dizer para para e iniciar?

                        Na minha opinião, sem perceber patavina, se for a segunda hipótese os dois temas podem ser apenas um (motor de arranque inicia do nada e perde energia para a DA), se for o primeiro então tenho dois problemas diferentes.

                        Comentário


                          #13
                          Ele liga porque recebe o comando do canhão de ignição/botão start.

                          Ou seja, da ignição parte a chamada que liga ao solenóide do motor de arranque e que por sua vez faz o switch da corrente que vem do alternador/bateria para passar ao motor eléctrico por via das escovas de carvão que fazem girar o veio e accionar o pinhão de ataque.

                          Muito resumidamente, é isso.

                          Comentário


                            #14
                            Obrigado eblase

                            Apenas mais uma questão

                            - Existe cabo negativo, positivo e cabo ligado a ignição para accionar.
                            . Existe apenas negativo e positivo em que apenas fica circuito completo quando a ignicao assim o ordena.

                            Sei que não vou resolver nada aqui queria apenas ter alguma noção do que se passa, enquanto n consigo ir a oficina, pois não percebo como foi possível o motor de arranque não parar.

                            É um comando dado para iniciar e outro para parar (negativo/postivo + accionador - 3 cabos) ou é abertura/corte de corrente(negativo + positivo - 2 cabos)?
                            Editado pela última vez por cursedcar; 10 June 2015, 22:27.

                            Comentário


                              #15
                              O negativo sai da bateria e liga à carroçaria e ao motor.

                              Vê como é que funciona o motor de arranque:

                              https://www.youtube.com/watch?v=cX_LWwa9vTg
                              https://www.youtube.com/watch?v=OmsSvoOziIU
                              https://www.youtube.com/watch?v=Q24zi2qaFKg

                              Podes ver as várias etapas do que se passa quando dás à chave. Mas ele funciona quando o motor está ligado?

                              Comentário


                                #16
                                Estava numa viagem e parei, ao ligar o carro fiquei sem direcção assitida.
                                Desliguei e liguei novamente ainda sem direcção assistida.
                                Ao desligar o carro reparei que o motor de arranque estava ligado (mas desengatado do motor)! Saí do carro, fechei as portas, e ele ainda ligado...
                                Para o desligar tive de tirar um cabo. (já começava a cheirar ao queimado).
                                Quando liguei o carro novamente já tinha direcção assitida mas passado 200KM fiquei novamente sem direcção assistida.
                                Desliguei e liguei o carro n vezes e fiquei novamente com direcção assistida.

                                Não sei se funciona qdo o motor esta ligado pq só aconteceu dessa vez...


                                Provavelmente os dois casos não estão relacionados e o problema no motor de arranque pode ter acontecido pela minha insitencia em desligar e ligar o carro para tentar ultrapassar o problema da direcção...
                                Editado pela última vez por cursedcar; 10 June 2015, 22:43.

                                Comentário


                                  #17
                                  Pelos videos a haver problema no MA seria na ignição porque ele para não parar tem de receber energia...

                                  Quando à direcção assistida

                                  Estou com a sensação que o sector automóvel anda a andar para trás em fiabilidade, mais vale ter um carro antigo!
                                  Editado pela última vez por cursedcar; 14 June 2015, 12:02.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se a bateria tem 1 ano está na garantia, leva-a onde compraste e diz que queres ativar a garantia porque não está em condições e ai testam a bateria.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Este carro está amaldiçoado é o que vos tenho a dizer... No último ano já fui 7 vezes à oficina e saio sempre de lá com contas bonitas

                                      Comentário


                                        #20
                                        Tem vezes que o problema não está no carro... O que te cobraram nessa oficina e de que ano é o carro?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Várias oficinas portanto não é da oficina.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                                            Se a bateria tem 1 ano está na garantia, leva-a onde compraste e diz que queres ativar a garantia porque não está em condições e ai testam a bateria.
                                            Qual a voltagem que deveria ter a bateria? Desligado e ligado.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Com motor desligado devia ter 12,5V para cima, com o motor a funcionar deves ter 13/14V que é sinal que o alternador está a carregar a bateria...
                                              Mas como o eblase disse só isto não atesta a saúde da bateria, convém medir a potencia de arranque. Se não tiveres aparelho para medir isto podes tentar com o multímetro ligado na bateria ligar o carro e não deve cair abaixo de 10,5/10V...
                                              Editado pela última vez por Erbium; 12 June 2015, 14:02.

                                              Comentário


                                                #24
                                                12,5V após qto tempo desligado?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Uns dias talvez acho eu...
                                                  Logo quando desligas o carro em que o alternador esteve a carregar a bateria e está tudo ok é normal teres valores como 12,7xV, com o passar do tempo/dias de o carro estar desligado é normal o valor baixar. Mas como disseste 1 dia e 12,3V indicam, de grosso modo, uma bateria a 50% e desde que não tenhas deixado nada ligado a consumir acho que descarregou muito rápido e pode indicar que já está fraca.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                                                    Mas como disseste 1 dia e 12,3V indicam, de grosso modo, uma bateria a 50% e desde que não tenhas deixado nada ligado a consumir acho que descarregou muito rápido e pode indicar que já está fraca.
                                                    Como já disseram aqui várias vezes, analisar apenas a tensão da bateria de pouco serve. Um teste a sério mede a potência que a bateria é capaz de fornecer, o que envolve não só a tensão mas também algo mais importante: a corrente que é capaz de fornecer.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A ver se passo na oficina que me trocaram a bateria e pedir para substituírem...

                                                      A questão é que o problema chegou a acontecer uma vez em pleno andamento, a haver problema de carga seria portanto no alternador ou algum problema intermitente na bateria (portanto não detectável nos testes). Mas dado isto aposto mais na bomba da direcção.

                                                      Ou estou a ver as coisas mal?

                                                      Cps
                                                      Editado pela última vez por cursedcar; 12 June 2015, 19:10.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Alguém?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Isso requer uma vistoria. Remotamente não dá para avaliar todos os parâmetros.

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X