Anúncio

Collapse
No announcement yet.

SENSOR DE TEMPERATURA - formas de o colocar e vantagens/desvantagens de cada um

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    SENSOR DE TEMPERATURA - formas de o colocar e vantagens/desvantagens de cada um

    A temperatura do motor/liquido de refrigeração é algo importante de controlar para evitar problemas graves.

    Há carros que não trazem de origem ponteiro da temperatura mas existem algumas formas de posteriormente o colocar.

    A primeira parte a considerar, e aquela que interessa para este tópico, é o tipo de sensor e o local onde o colocar.

    Há quem corte o tubo do radiador e meta um adaptador próprio nesse local a unir de novo a mangueira e onde tem o sensor de temperatura enroscado.

    Há quem meta o sensor de temperatura aparafusado algures à cabeça do motor. Sensor esse que é próprio para ficar aparafusado e encostado à cabeça do motor.

    E há-de haver outras formas/alternativas...

    O que se pretende é discutir as vantagens e desvantagens de cada uma das formas referidas.

    Será que ter o sensor em contacto directo com o liquido de refrigeração dará resultados mais precisos e mais rápidos do que ter o sensor encostado/aparafusado à cabeça do motor?

    No caso de haver uma fuga grande de liquido de refrigeração qual das situações é que vai transmitir informação mais correcta?

    Se o liquido de refrigeração deixa de existir então o sensor no tubo deixa de fazer efeito, o motor vai aquecer mas esse sensor não vai detectar nada...

    Nessa situação o sensor encostado à cabeça do motor acompanhava melhor a evolução da temperatura e podia prevenir queimar a junta da cabeça.

    Mas será que o sensor encostado à cabeça do motor consegue acompanhar a temperatura do motor em tempo real ou terá alguns minutos de atraso (seja a registar aumentos seja a registar descidas)?

    Agradeço todas as opiniões e informações acerca deste tema que é bastante importante e que deverá ter interesse para muita gente.
    Editado pela última vez por RickyP; 10 June 2015, 02:42.

    #2
    Muitos carros não trazem manómetro de temperatura, mas o sensor está lá.
    O meu jazz não tem ponteiro, mas com o torque ou um leitor OBD consigo ver a temperatura do liquido.

    A mesma situação num saxo que o meu irmão teve.

    Originalmente Colocado por RickyP Ver Post
    No caso de haver uma fuga grande de liquido de refrigeração qual das situações é que vai transmitir informação mais correcta?


    Neste caso será o sensor encostado ao bloco, uma vez que se o sensor estiver no tubo em contacto com o liquido, caso o liquido desapareça ele vai continuar a mostrar a temperatura dos vapores ou do tubo vazio, e o do bloco vai mostrar imediatamente o aquecimento que o mesmo sofre.

    Quanto ao tempo de resposta do sensor, o aluminio é bom condutor de calor, a diferença deve ser irrisória.
    Editado pela última vez por blakke; 10 June 2015, 10:39.

    Comentário


      #3
      por acaso também gostava de obter um esquema das varias formas de se montar um manómetro de temperatura ... há bué que ando para fazer isso ...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por blakke Ver Post
        Muitos carros não trazem manómetro de temperatura, mas o sensor está lá.
        O meu jazz não tem ponteiro, mas com o torque ou um leitor OBD consigo ver a temperatura do liquido.

        A mesma situação num saxo que o meu irmão teve.



        Neste caso será o sensor encostado ao bloco, uma vez que se o sensor estiver no tubo em contacto com o liquido, caso o liquido desapareça ele vai continuar a mostrar a temperatura dos vapores ou do tubo vazio, e o do bloco vai mostrar imediatamente o aquecimento que o mesmo sofre.

        Quanto ao tempo de resposta do sensor, o aluminio é bom condutor de calor, a diferença deve ser irrisória.
        No caso dos saxos o sensor tá lá mas há carros onde o sensor só tem 1 fio (para a luz vermelha do painel) e outros onde o sensor tem 2 fios (nesse caso dá para aproveitar o segundo fio para ligar o ponteiro)

        colocar o sensor aparafusado na cabeça do motor poderá ser a solução mais simples mas poderá não ser tão eficaz como se estivesse em contacto directo com o liquido. é isso que ando a tentar descobrir.

        de origem os sensores vêm sempre instalados onde contacta directamente com o liquido ou há carros onde o sensor vem de origem aparafusado à cabeça do motor?

        Comentário

        AD fim dos posts Desktop

        Collapse

        Ad Fim dos Posts Mobile

        Collapse
        Working...
        X