Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Alfa Romeo 147 - Mensagem de erro em andamento

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Alfa Romeo 147 - Mensagem de erro em andamento

    Como alguns poderão saber, sou possuidor de um Alfa Romeo 147 1.6TS 120CV. Ontem fiz uma viagem de ida e volta muito longa ao Minho (Valença), com um total de 770km, parando apenas aquando da chegada ao destino.

    Contudo, ao longo da viagem apareceu, por 2 ocasiões, no computador de bordo o erro Engine Oil Pressure Low (ver imagem abaixo, não é minha procurei na net).
    Primeiro achei muito estranho, pois este erro apenas aparece quando se deixa o carro ir abaixo ou quando o tampão do óleo é aberto com o motor em funcionamento (esta última não tenho certeza, mas já li algures sobre esta situação). Mas em nenhum momento ao longo da viagem aconteceu alguma dessas situações. Aliás, quando cheguei a casa verifiquei o óleo (cerca de 1 hora após ter chegado com o motor ainda quente) e o nível estava praticamente inalterado.

    O mais estranho é que o problema não se dava em aceleração, mas sim quando desacelerava para as portagens, visto que reduzia a velocidade até aos +/- 70km/h e depois colocava o caro em ponto-morto, em vez de ir reduzindo mudança a mudança. Foi nesta situação que ocorreram os erros.

    A minha questão é a seguinte, é normal acontecer este erro? Visto que existe outro erro que é defeito do carro e que de vez em quando ocorre, que é o erro de luz de nevoeiro traseira fundida, mas que acende

    Já alguma vez ocorreu a alguém?

    De salientar, que a viagem correu bem e com o CruiseControl a 120Km/h e sempre em autoestrada, a média dos 770km foi de 7.3Lt/100km, com 2 pessoas no interior.
    Apenas um pormenor, este carro não foi concebido para viagens longas. Massacra muito as pernas...


    #2
    esse erro é de pouca pressão de óleo... se dizes que o óleo está a nível, é a bomba de óleo que pode estar entupida ou não esta a fazer o serviço a 100%. convêm veres isso, porque se for isso, podes correr o risco de gripar o motor...

    Comentário


      #3
      Cuidado, baixa pressão de óleo manda um motor para a sucata em pouco tempo.

      O óleo está ao nível? Qual o óleo e a graduação que utilizas (5w40, 10w40?

      Comentário


        #4
        Utilizo Castro Edge 5w30 e hoje já fiz alguns quilómetros e está tudo bem.

        O que me estranha mais é o facto de apenas de ter acontecido em desaceleração, quando o motor estava em ponto-morto.

        Como posso verificar a questão da bomba de óleo?

        Isto nunca tinha acontecido e já tenho o carro há mais de 3 anos...

        Comentário


          #5
          Pode ser só uma mensagem errada, mas convém averiguar.

          No meu antigo carro, também me apareceu essa mensagem duas a três vezes e era erro, estava tudo bem.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
            Pode ser só uma mensagem errada, mas convém averiguar.

            No meu antigo carro, também me apareceu essa mensagem duas a três vezes e era erro, estava tudo bem.
            Como detectaste que era falso alarme?

            Já agora eu costumo ver o nível do óleo sempre com o motor quente ou depois de trabalhar durante algum tempo. Será que devo ver o nível com o motor a frio logo de manhã e aí verificar se o nível está mesmo bom?

            Acho estranho é que à minutos fui ver o nível e agora está mais baixo do que ontem à tarde depois de ter chegado da viagem. De salientar que ontem apenas vi o nível passada uma hora, mas com o motor ainda quente...

            Comentário


              #7
              Aparece em ponto morto pois a rotacao do motor e baixa e a bomba faz menos pressao.

              5w30? Esse motor pede 10w40. Esse oleo e muito fino para as folgad do motor e depois a quente fica demasiado fino e a bomba nao faz pressao suficiente para lubrificar adequadamente.

              Ai esses bronzes...devem estar ja a mudar de cor. Coloca o oleo 10w40+filtro novo e deves ter o problema resolvido. Nao facas mais isso.

              Cumprimentos.

              Comentário


                #8
                Ia dizer o mesmo, tenho a ideia que o óleo recomendado para esse motor é o Selénia 20k que é um 10w40..

                Comentário


                  #9
                  10w-40???? se me disse-sem 5w-40 ainda acreditava...

                  Comentário


                    #10
                    Ele pode usar 5W30, 5W40 até 10W60

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ttrodrigues Ver Post
                      Como detectaste que era falso alarme?

                      Já agora eu costumo ver o nível do óleo sempre com o motor quente ou depois de trabalhar durante algum tempo. Será que devo ver o nível com o motor a frio logo de manhã e aí verificar se o nível está mesmo bom?

                      Acho estranho é que à minutos fui ver o nível e agora está mais baixo do que ontem à tarde depois de ter chegado da viagem. De salientar que ontem apenas vi o nível passada uma hora, mas com o motor ainda quente...
                      Como estava a colocar o óleo certo, o nível estava bom, e o mecânico viu que a Bomba do Óleo estava boa, percebeu-se que se tratava de um erro que depois passou e nunca mais apareceu essa mensagem.

                      Comentário


                        #12
                        Não se nota no trabalho do motor, etc se for bomba?

                        Tenho um Opel Corsa B TD e as vezes, a frio logo de manha, a luz do oleo só apaga passados 5 segundos de dar a chave para meter a pegar. Disseram que da bomba nao seria, pois notavam logo no trabalhar, acendia mais vezes, mesmo em andamento, ou piscava etc. Ou até poderia ser filtro ou sensor. Ou mesmo o facto de ser ate oleo chegar ao motor, mas pronto. Normal? Nunca notei diferença no andamento, nem fumos.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
                          Não se nota no trabalho do motor, etc se for bomba?

                          Tenho um Opel Corsa B TD e as vezes, a frio logo de manha, a luz do oleo só apaga passados 5 segundos de dar a chave para meter a pegar. Disseram que da bomba nao seria, pois notavam logo no trabalhar, acendia mais vezes, mesmo em andamento, ou piscava etc. Ou até poderia ser filtro ou sensor. Ou mesmo o facto de ser ate oleo chegar ao motor, mas pronto. Normal? Nunca notei diferença no andamento, nem fumos.
                          O filtro influencia como pode ser o sensor..

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por fabiomarques Ver Post
                            10w-40???? se me disse-sem 5w-40 ainda acreditava...
                            disse-sem queres dizer disse cem?

                            Comentário


                              #15
                              Esse motor trabalha bem com 10w40. Ponto.

                              O conselho é gratuito, da lhe o valor que entenderes.

                              Cumprimentoa.

                              Comentário


                                #16
                                Obrigado pelo vosso conselhos.

                                Realmente no ano passado quando fui fazer a revisão ao carro, mandei trocar todos os filtros, pedi ao mecânico para colocar o óleo que ele acha melhor para o carro, e ele colocou Castrol Edge 5W30, que na altura pensei que seria evidentemente bom.

                                Contudo agora percebo o porquê de estar com este problema, o óleo quando quente fica muito fino e com o desgaste do uso ao longo dos anos, poderá sempre consumir algum óleo, e/ou tornar-se fino demais e a bomba de óleo funcionar correctamente.

                                Estou de férias esta semana, pois assim irei comprar o filtro, e Shell HX5 10W40 (que da última vez que fiz a muda foi esse que coloquei e sem problemas) e tenho de arranjar uma chave de Allen 8mm com extensão para o bujão...

                                Comentário


                                  #17
                                  Cheguei a ter mensagens de
                                  "Pressão de óleo"
                                  "Avaria no alternador"
                                  "Pouco combustível"
                                  "Defeito motor"

                                  e afinal era os pinos da centralina que sairam

                                  Fiat Stilo 1.6

                                  Comentário


                                    #18
                                    Aqui nem se trata de o oleo ser bom ou nao, infelizmente nao e a viscosidade adequada ao motor.

                                    Parece-me que tens um bom plano.

                                    Cumprimentos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Se o motor não anda a levar com o óleo adequado, vais ter problemas no futuro...

                                      Comentário


                                        #20
                                        O carro não "bebe" óleo com 5w30?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Bem, já mudei o óleo e filtro. Coloquei o Shell Helix HX7 10w40 e filtro da Coopers-fiaam.

                                          Obrigado pela ajuda.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Já me aconteceu num grande punto multijet. Mas só mesmo uma vez após ligar o carro. Depois desapareceu. Fui ao concessionário, o óleo já estava na altura de mudar e estava com o nível um pouco baixo. Pode ter sido disso ou alguma impureza. Se te aparece com regularidade cuidado, leva ao mecânico, isso não é bom.

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X