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carro pede fluido de refrigeração de 3 em 3 meses - defeito ou feitio?

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    carro pede fluido de refrigeração de 3 em 3 meses - defeito ou feitio?

    Caríssimos,

    O meu carro, que tenho desde há 6 meses, já me pediu duas vezes para meter fluido de refrigeração (mercedes C180 cdi de 03/12, motor OM651). O meu anterior (motor renault 1.4 K4) em 15 anos terá levado fluido 3 ou 4 vezes, e metido pelo mecânico.. eu nunca vi sequer o nível descer.

    É normal ter de meter fluido tão frequentemente? Apesar do carro ter um forro por baixo e não dê para ver pingos, não me parece que haja nenhuma fuga... Se calhar é só feitio: o gajo também passa a vida a mandar-me meter água no limpa pára-brisas.. ainda vai a meio e lá 'tá o gajo a moer-me o juízo

    Obrigado!

    PS.. ando a meter fluido do continente.. disseram-me que eram todos iguais.. lol.

    #2
    Com 3 anos e ja anda assim? O que disse quem to vendeu? Naturalmente reclamaste claro..........

    Comentário


      #3
      em 6 meses 3x então tens uma fugazeca algures, portanto voltas com o carro ao gajo que te o vendeu presumindo que foi num stand, se não foi tens de ir a uma oficina rápidamente e resolver isso, isso tem sensor é a tua sorte snão assim que acabasse a agua lá se ia ajunta de cabeça do motor e uma pipa para arranjar a junta, e a cabeça ser retificada por ser em aluminio...

      assim que isso aconteceu a 1º vez devias ter logo ido ver isso e não deixar andar...

      Comentário


        #4
        Os anticongelantes não são todos iguais. Passa no tópico próprio e aconselha-te sobre qual aquele que deves colocar. Fazer misturas não é muito boa ideia. De mal o menos, vai fazendo os atestos com água destilada.

        Comentário


          #5
          Tens uma fuga por resolver. Usa água destilada(NUNCA DA TORNEIRA) ou liquido igual ao de origem.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
            PS.. ando a meter fluido do continente.. disseram-me que eram todos iguais.. lol.
            Lol digo-te eu, pois quem te disse isso enganou-te cá com uma pinta...

            Comentário


              #7
              hmmm.. provavelmente terei mesmo uma fugazita algures. Posso reclamar à vontade, mas o vendedor está na Alemanha.. lol.

              Bem, já fui ver o tópico dos fluidos e dei com este site:

              https://bevo.mercedes-benz.com/bevolisten/310.1_en.html

              as referências da marca são 325.0/325.6 (concentrado, para misturar) ou 326.0/326.6 (já misturado). Aquilo vem lá uma data de fabricantes destas coisas, mas além da Daimler AG é tudo marcas que nunca vi em Portugal, capaz de ser complicado arranjar fora da mercedes.

              Mas pronto, o carro tem manutenção programada para daqui a 700 km. Depois falo disso aos mecânicos e entretanto vou metendo água destilada se for preciso.

              Obrigado a todos

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                Posso reclamar à vontade, mas o vendedor está na Alemanha.. lol.
                PAREI AQUI !!! Quantos kms tinha quando o compraste?

                Comentário


                  #9
                  167kkm, pq?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                    167kkm, pq?
                    Importado, certo? É que há sempre aquela questao do martelanço e assim justificar esse problema. Nao acho normal um motor com 3 anos e meio ja precisar de liquido refrigerante.

                    Comentário


                      #11
                      É importado, sim (mas fui lá buscá-lo). Pode ter havido martelanço, mas acho pouco provável.. não é fácil meter mais de 167kkm em 2 dois anos e meio, que era o que ele tinha na altura. O carro era de uma empresa de consultoria e o stand foi impecável.

                      Comentário


                        #12
                        Chiça.

                        Comentário


                          #13
                          de 3 em 3 meses que quantidade de líquido meteste?

                          Comentário


                            #14
                            meti pouco.. talvez um copo de fluido (+-250 ml) de cada vez.

                            Comentário


                              #15
                              então deves ter uma microfuga

                              Comentário


                                #16
                                a questão é saber se tenho fuga de todo.. lol.
                                mas pronto, esta semana ou na próxima deixo o carro na oficina e logo se vê ;)

                                Comentário


                                  #17
                                  Pode ser a bomba de água com problemas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Esse carro vai morrer em breve! Nem ir à bruxa o pode salvar!!!

                                    Mercedes importado e com motor Renault... querias o quê?

                                    Fora de brincadeiras, a fuga é mínima e pode não ser fácil de detetar. A minha aposta vai para um tubagem, mas que vejam na revisão! A ideia de ser na bomba de água também faz sentido e até pode ser uma boa ideia para pensares em trocar o kit de distribuição e respetiva bomba de água... caso ainda não tenha sido feito e se já foi... palpita-me que o serviço não tenha ficado bem!
                                    Editado pela última vez por petrus; 30 June 2015, 08:58.

                                    Comentário


                                      #19
                                      lol...

                                      Não é motor renault, é o OM651.. o tal que arde de vez em quando - mas não se preocupem, fiz seguro contra incêndio
                                      Quanto ao kit distribuição, salvo erro o carro tem corrente. Mas pode ser da bomba, sim. Vou falar nisso ao mecânico.

                                      Abraço e obrigado.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O teu não arde porque vai na volta e tem uma fuga de água mesmo em cima do foco de ignição do incêndio

                                        Agora a sério, se queres andar mais descansado, passa numa oficina boa e pedes para te meterem o sistema sob pressão. É simples e é a melhor forma de se detectar uma fuga...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Agora que falas nisso, por acaso tinha pensado que sob pressão devia ser fácil de detetar a fuga (sou físico de profissão).. Não sabia é que de facto isso se faz... julguei que pudesse danificar algum componente.

                                          Obg mais uma vez.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Sim, as oficinas (boas) têm um aparelho específico que se liga ao circuito de refrigeração e o coloca em sobrepressão. É o procedimento "standard" para um problema desse género.

                                            Da ultima vez que tive uma fuga foi na zona do termostato. Quando colocaram o sistema sobre pressão esguichou por todo o lado e era um fuga "insidiosa". Não aparecia água em lado algum.

                                            Comentário


                                              #23
                                              E a pressão não vai danificar nada? Benéfico não deve ser, certamente.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Como dizia o outro... aguenta, aguenta...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                                  E a pressão não vai danificar nada? Benéfico não deve ser, certamente.
                                                  desde que não se exagere... a ideia é descobrir uma fuga, não rebentar com os tubos

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Bem, lá fui à oficina.. há vestígios de água junto à bomba, portanto à partida é quase de certeza a bomba que está a verter. Passei na marca para ver preços e o empregado confirmou-me que aquele modelo de bomba tem dado muitos problemas. Na verdade, tinha sete encomendas de bomba pendentes.. vou ter de esperar algum tempo até a coisa chegar (não há na concorrência). Mas à partida a bomba aguenta até lá.. é ir vendo se a temperatura não dispara.

                                                    Abraço a todos e obg.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Realmente não encontro referência da peça..

                                                      Devem querer imitar a Peugeot/Citroen/Mini/BMW

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        É natural que não encontres. O mecânico disse-me que nos primeiros anos o fabricante da bomba só a faz para a marca. É só depois de uns anos que eles começam a ter "linha branca" (mesma coisa, mas com nome diferente ).

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                                          É natural que não encontres. O mecânico disse-me que nos primeiros anos o fabricante da bomba só a faz para a marca. É só depois de uns anos que eles começam a ter "linha branca" (mesma coisa, mas com nome diferente ).
                                                          Eu sei. Tive um filme para encontrar um termóstato para um 207 1.4VTi. Já vai na 3ª versão da peça e vamos ver se é desta

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Boa sorte ;)

                                                            Comentário

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