Como não existe no forum nenhum tópico especifico onde podemos tirar duvidas sobre carregamentos de AC e já estamos no inicio do verão, fica aqui o tópico.
Como é normal começo eu por colocar as minhas duvidas, pela primeira vez preciso de carregar um AC, num Golf mk4 TDI, deixou de fazer frio ao fim de 16 anos já se notava que vinha a enfraquecer à coisa de 3/4 anos para cá.
Sempre ouvi dizer que no carregamento de AC devia ser carregado o gás e o óleo lubrificante, muito se fala por ai que existem muitas casas a carregar apenas o gás e não colocam óleo.
Este sábado tive com um conhecido que é electricista e onde fazem carregamentos de AC, falei lhe do meu caso e fiz algumas questões.
Pelo que me disse para sacar o óleo fora só desmontando o compressor e retirando o óleo que se encontra na sua maioria lá depositado, quando a maquina faz vácuo apenas vão saindo umas gotas que se encontram nas tubagens e que por isso o que se faz é colocar apenas um pouco de óleo (25ml) para compensar essas perdas durante o carregamento.
Apenas no caso de ter se substituir algum componente é que vai ser preciso colocar óleo, mas sempre tendo em atenção o óleo que vai sair juntamente com esse componente, por exemplo se for um compressor leva o óleo todo, se for um radiador colocam tipo 50ml de óleo.
Também segundo ele a maquina dá para fazer carregamentos com o gás que falta no circuito (rápido 2-5 minutos), fazer vácuo (30 minutos no mínimo) para retirar todo o gás velho e testar o circuito, colocar gás novo e óleo juntamente com o mesmo. Mas para mudar o óleo só desmontando as peças porque na limpeza a vácuo apenas sai uma parcela pequena de óleo.
Como o tinha questionado se poderia ter alguma fuga dado estar a precisar de carregar o AC, ele disse me que a maquina faz o teste de vácuo por 30m e se existir alguma fuga avisa, assim como o óleo (percentagem pequena que falei) já tinha um corante para detectar fugas com uns óculos UV, mas que ficasse descansado que descarrgar ao fim de 16 anos era muito bom e que isso só foi possível porque o gás era de origem, por norma depois de carregado o AC e sem fugas dura uns 4 a 5 anos no máximo, isto porque o gás R134a que por ai vendem às oficinas vem todo traficado e nem o Patrão sabe o que vem dentro das botijas, aquilo é um sistema do género do gás domestico, levam as botijas vazias e deixam outras cheias, é gás R134a e mais nada, sem marca ou normas.
Conclusão, fiquei ainda com mais duvidas.
Pesquisando na net apenas falam que se deve trocar o gás e óleo, mas pelo que percebi ninguém percebe patavina do que é feito nas oficinas, parece me daquelas coisas que muito se fala mas ninguém têm noção de como é feito.
Pelo que me apercebi existe uma situação que me deixou a pensar, quando se fala de maquinas de carregamento de AC falam que são máquina de reciclagem de ar condicionado, o que acontece ao que sai velho?? não vejo nas maquinas garrafas onde fique depositado os líquidos/gás velhos, será que voltam para dentro dos carros???
Como é normal começo eu por colocar as minhas duvidas, pela primeira vez preciso de carregar um AC, num Golf mk4 TDI, deixou de fazer frio ao fim de 16 anos já se notava que vinha a enfraquecer à coisa de 3/4 anos para cá.
Sempre ouvi dizer que no carregamento de AC devia ser carregado o gás e o óleo lubrificante, muito se fala por ai que existem muitas casas a carregar apenas o gás e não colocam óleo.
Este sábado tive com um conhecido que é electricista e onde fazem carregamentos de AC, falei lhe do meu caso e fiz algumas questões.
Pelo que me disse para sacar o óleo fora só desmontando o compressor e retirando o óleo que se encontra na sua maioria lá depositado, quando a maquina faz vácuo apenas vão saindo umas gotas que se encontram nas tubagens e que por isso o que se faz é colocar apenas um pouco de óleo (25ml) para compensar essas perdas durante o carregamento.
Apenas no caso de ter se substituir algum componente é que vai ser preciso colocar óleo, mas sempre tendo em atenção o óleo que vai sair juntamente com esse componente, por exemplo se for um compressor leva o óleo todo, se for um radiador colocam tipo 50ml de óleo.
Também segundo ele a maquina dá para fazer carregamentos com o gás que falta no circuito (rápido 2-5 minutos), fazer vácuo (30 minutos no mínimo) para retirar todo o gás velho e testar o circuito, colocar gás novo e óleo juntamente com o mesmo. Mas para mudar o óleo só desmontando as peças porque na limpeza a vácuo apenas sai uma parcela pequena de óleo.
Como o tinha questionado se poderia ter alguma fuga dado estar a precisar de carregar o AC, ele disse me que a maquina faz o teste de vácuo por 30m e se existir alguma fuga avisa, assim como o óleo (percentagem pequena que falei) já tinha um corante para detectar fugas com uns óculos UV, mas que ficasse descansado que descarrgar ao fim de 16 anos era muito bom e que isso só foi possível porque o gás era de origem, por norma depois de carregado o AC e sem fugas dura uns 4 a 5 anos no máximo, isto porque o gás R134a que por ai vendem às oficinas vem todo traficado e nem o Patrão sabe o que vem dentro das botijas, aquilo é um sistema do género do gás domestico, levam as botijas vazias e deixam outras cheias, é gás R134a e mais nada, sem marca ou normas.
Conclusão, fiquei ainda com mais duvidas.
Pesquisando na net apenas falam que se deve trocar o gás e óleo, mas pelo que percebi ninguém percebe patavina do que é feito nas oficinas, parece me daquelas coisas que muito se fala mas ninguém têm noção de como é feito.
Pelo que me apercebi existe uma situação que me deixou a pensar, quando se fala de maquinas de carregamento de AC falam que são máquina de reciclagem de ar condicionado, o que acontece ao que sai velho?? não vejo nas maquinas garrafas onde fique depositado os líquidos/gás velhos, será que voltam para dentro dos carros???
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