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Tópico do carregamento do AC

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    Tópico do carregamento do AC

    Como não existe no forum nenhum tópico especifico onde podemos tirar duvidas sobre carregamentos de AC e já estamos no inicio do verão, fica aqui o tópico.

    Como é normal começo eu por colocar as minhas duvidas, pela primeira vez preciso de carregar um AC, num Golf mk4 TDI, deixou de fazer frio ao fim de 16 anos já se notava que vinha a enfraquecer à coisa de 3/4 anos para cá.
    Sempre ouvi dizer que no carregamento de AC devia ser carregado o gás e o óleo lubrificante, muito se fala por ai que existem muitas casas a carregar apenas o gás e não colocam óleo.
    Este sábado tive com um conhecido que é electricista e onde fazem carregamentos de AC, falei lhe do meu caso e fiz algumas questões.
    Pelo que me disse para sacar o óleo fora só desmontando o compressor e retirando o óleo que se encontra na sua maioria lá depositado, quando a maquina faz vácuo apenas vão saindo umas gotas que se encontram nas tubagens e que por isso o que se faz é colocar apenas um pouco de óleo (25ml) para compensar essas perdas durante o carregamento.
    Apenas no caso de ter se substituir algum componente é que vai ser preciso colocar óleo, mas sempre tendo em atenção o óleo que vai sair juntamente com esse componente, por exemplo se for um compressor leva o óleo todo, se for um radiador colocam tipo 50ml de óleo.

    Também segundo ele a maquina dá para fazer carregamentos com o gás que falta no circuito (rápido 2-5 minutos), fazer vácuo (30 minutos no mínimo) para retirar todo o gás velho e testar o circuito, colocar gás novo e óleo juntamente com o mesmo. Mas para mudar o óleo só desmontando as peças porque na limpeza a vácuo apenas sai uma parcela pequena de óleo.

    Como o tinha questionado se poderia ter alguma fuga dado estar a precisar de carregar o AC, ele disse me que a maquina faz o teste de vácuo por 30m e se existir alguma fuga avisa, assim como o óleo (percentagem pequena que falei) já tinha um corante para detectar fugas com uns óculos UV, mas que ficasse descansado que descarrgar ao fim de 16 anos era muito bom e que isso só foi possível porque o gás era de origem, por norma depois de carregado o AC e sem fugas dura uns 4 a 5 anos no máximo, isto porque o gás R134a que por ai vendem às oficinas vem todo traficado e nem o Patrão sabe o que vem dentro das botijas, aquilo é um sistema do género do gás domestico, levam as botijas vazias e deixam outras cheias, é gás R134a e mais nada, sem marca ou normas.

    Conclusão, fiquei ainda com mais duvidas.

    Pesquisando na net apenas falam que se deve trocar o gás e óleo, mas pelo que percebi ninguém percebe patavina do que é feito nas oficinas, parece me daquelas coisas que muito se fala mas ninguém têm noção de como é feito.

    Pelo que me apercebi existe uma situação que me deixou a pensar, quando se fala de maquinas de carregamento de AC falam que são máquina de reciclagem de ar condicionado, o que acontece ao que sai velho?? não vejo nas maquinas garrafas onde fique depositado os líquidos/gás velhos, será que voltam para dentro dos carros???
    Editado pela última vez por DragonH; 29 June 2015, 20:54.

    #2
    Bom tópico.
    A minha carrinha (Peugeot 207 SW) ao fim de aproximadamente 6 anos o A/C também deixou sem fazer frio, tive de o carregar à cerca de 2 anos atrás e agora está outra vez a enfraquecer :\
    Está visto que agora de 2 em 2 anos vai ser esta brincadeira

    Comentário


      #3
      2 anos só, então tens de mandar fazer um chekup ao sistema de AC , pois podes ter alguma fuga ou mesmo avaria em algum componente, pois em dois anos isso voltou ao mesmo, isso teem ai um problema qualquer, pois se isso estivesse tudo ok, não estavas com esse problema isso estava a funcionar lindamente por uns bons anos...

      Comentário


        #4
        O único tópico que encontrei de jeito na net sobre o tema e com informação que vai de encontro com o que tinha dito em cima:
        http://www.clubedovectra.com.br/foru...hp?f=45&t=2957

        Comentário


          #5
          Vou atirar mais lenha para a fogueira, para que saibam não existe apenas um tipo de óleo de ar condicionado existe uma variedade sem fim de óleos para gás R134a, que variam conforme a marca e modelo do compressor numa escala de PAG (ISO) penso que seja de viscosidade, por norma no autocolante do compressor existe a indicação do óleo a usar, os 3 mais comum são PAG (ISO) 46, PAG (ISO) 100 e PAG (ISO) 150.

          Antes de fazer um carregamento de ar condicionado devíamos de saber que óleo usar, como em qualquer situação não devíamos de misturar tipos de óleo, pois bem nas oficinas apenas existe um tipo de óleo e como é óbvio colocam sempre o mesmo para todos os carros [desconfio que seja o PAG (ISO) 100].

          Não me admira que existe um sem fim de problemas nos sistemas de AC depois de existirem recarga do mesmo, seja na marca ou fora dela, ninguém liga a nada disto o procedimento é o mesmo para todos.

          O mais incrível é que mesmo a informação online é muito escassa e só após longa procura la se vai encontrando alguma coisa.
          Editado pela última vez por DragonH; 29 June 2015, 21:38.

          Comentário


            #6
            tens razão por isso que numa oficina especializada no ramo de AC(recargas e reprações), fazem as coisas em condições o preço ronda sempre a volta 70\80€, e não uma bagatela( 30\40€) como é por ai em oficinas tipo midas, feuvert, norauto, e oficinas mais pequenas tipo zé da esquina, o pessoal quer fazer a festa barata depois sai prenda...

            numca me aprefundei no tema do funcionamento do AC, sabia apenas do gas foi mudado por outro e pouco mais, mas o que postas-te já deu para ter uma ideia da coisa, e claro a info é escassa já mesmo para o pessoal não saber das matrafias que se fazem por ai...

            pois o AC é daquelas coisas que só mexe se tiver de ser carregado ou algum componente vá a vida(geralmente o compressor), mas é algo que se não tiver nada dura mais que a idade media do carro(10 anos) que é quando já consideram um carro velho...

            Comentário


              #7
              Excelente tópico

              Deixo a nota que não tenho nada a ideia de que as coisas se processam da forma como te disseram. Mas como já não "estudo" esta temática há algum tempo, vou abster-me de dizer algo, para já.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
                tens razão por isso que numa oficina especializada no ramo de AC(recargas e reprações), fazem as coisas em condições o preço ronda sempre a volta 70\80€, e não uma bagatela( 30\40€) como é por ai em oficinas tipo midas, feuvert, norauto, e oficinas mais pequenas tipo zé da esquina, o pessoal quer fazer a festa barata depois sai prenda...

                numca me aprefundei no tema do funcionamento do AC, sabia apenas do gas foi mudado por outro e pouco mais, mas o que postas-te já deu para ter uma ideia da coisa, e claro a info é escassa já mesmo para o pessoal não saber das matrafias que se fazem por ai...

                pois o AC é daquelas coisas que só mexe se tiver de ser carregado ou algum componente vá a vida(geralmente o compressor), mas é algo que se não tiver nada dura mais que a idade media do carro(10 anos) que é quando já consideram um carro velho...
                Não sei até que ponto por este pais existam casa especializadas em AC, se existirem devem caber numa mão o numero delas e ainda sobrarem dedos.
                Muitos nem colocam óleo nenhum e os que colocam usam quase sempre o óleo errado, eu acredito que seja onde for marca, midas, zé da esquina, etc. o procedimento é sempre o mesmo, um óleo para todos sem distinção.

                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                Excelente tópico

                Deixo a nota que não tenho nada a ideia de que as coisas se processam da forma como te disseram. Mas como já não "estudo" esta temática há algum tempo, vou abster-me de dizer algo, para já.
                Eu acredito que o que me foi dito em parte é verdade, até porque a pessoa disse me que tinha tido formação em AC.
                Trabalha numa casa grande de electricidade automóvel aqui da zona e fazem muitas reparações de AC e substituição de seus componente, incluindo transformações de R12 para R134a, para alguns até deve ser considerados especialistas em AC não são uma casa típica onde fazem uns carregamentos.

                Quanto à situação de ser preciso desmontar o compressor para tirar o óleo, pelo que pesquisei é verídica fica aqui o video a explicar como se faz:
                https://www.youtube.com/watch?v=uyZWxWm4QCo

                Até agora a única coisa que falhou na informação que me prestou foi na questão de que o gás R134a apenas usava um tipo de óleo, no entanto não sabia dizer mais nada sobre o óleo, provavelmente isso aconteceu porque lhe foi dada uma informação errada na formação e desde ai que o procedimento que fazem em todos os carro é sempre com o mesmo oleo, de certeza que nem sabe nada sobre estas normas PAG (ISO).
                Editado pela última vez por DragonH; 29 June 2015, 22:11.

                Comentário


                  #9
                  Não vou entrar na "discussão" contigo porque já me esqueci do que aprendi. Mas a ideia que tenho, não é aquela que foi exposta. Posso estar errado, obviamente e assim que for oportuno, direi algo.

                  Comentário


                    #10
                    Entretanto com tanta busca na net para tentar perceber que óleo usa o meu carro, apenas tinha a norma oficial tirada do autodata que não descriminava PAG (ISO) e como 250ml do oleo na VW custam perto de 60€, face a um qualquer óleo na concorrência de 250ml custar 10€, fica aqui uma lista que pode interessar a muitos.

                    Equivalência de normas dos construtores a PAG (ISO):

                    For refrence this is what I gotout of that French catalog.

                    DSP83P - PAG 46
                    FD46 - PAG 46
                    NDOII8 - PAG 46
                    NDOII9 - PAG 100
                    ND8 - PAG 46
                    ND9 - PAG 150
                    PAG56 - PAG46
                    PAGR100 - PAG 100
                    PAGS - PAG 46
                    SP10 - PAG 46
                    SP15 - PAG46
                    SP20 - PAG 100
                    Type R - PAG 100
                    UCON488 - PAG 150
                    YN12A - PAG 46
                    YN12B - PAG 46
                    ZXL100 - PAG 46
                    ZXL100PG - PAG 46
                    ZXL200 - PAG 100


                    Audi
                    G052154A2 - PAG 46
                    G052200A2 - PAG 46
                    G053154A2 - PAG 46
                    G052300A2 - PAG 46

                    BMW
                    82-11-1-468-042 - PAG 46

                    Chrysler
                    82300592 - PAG 46
                    82300102 - PAG 46
                    82300349 - PAG 100
                    82300350 - PAG 46
                    04886129AA - PAG 46

                    Ford
                    F2AZ-19577-AC - PAG 46
                    WSH-M1C231-B - PAG 46

                    GM
                    12345923 - PAG 150
                    12346305 - PAG 150
                    08885-09177 - PAG 150

                    Honda
                    38897-PR7-A01AH - PAG 46
                    38897-PR13-A01AH - PAG 46

                    Hyundai
                    FD46XG - PAG 46

                    Mazda
                    F57-H190629-BA - PAG 46
                    FD15-61-K39 - PAG 150
                    H760-61-K39 - PAG 46
                    H760-61-K40 - PAG 46
                    H760-61-K39 - PAG 46
                    UHY8-61-K39 - PAG 100
                    W257-61-K39 - PAG 46

                    Mercedes
                    A001-989-0803 - PAG 46

                    Mitsubishi
                    82300592 - PAG 46

                    Nissan
                    KLHOO-PAGQF - PAG 46
                    KLHOO-PAQU - PAG 46
                    KLHOO-PAGR1 - PAG 100
                    KLHOO-PAGR2 - PAG 100
                    KLHOO-PAGS1 - PAG 46
                    KLHOO-PAGS2 - PAG 46

                    Opel
                    90443840 - PAG 100
                    90510419 - PAG 100

                    Porsche
                    PNA-573-001 - PAG 46
                    PNA-573-002 - PAG 46

                    Renault
                    38897-P13-A01AH - PAG 46

                    Saab
                    4074787 - PAG 100

                    Subaru
                    ZXI100PG - PAG 46
                    ZXI200PG - PAG 150

                    Volvo
                    1161407-0 - PAG 100

                    Volkswagen
                    G-052-154-A2 - PAG 46
                    G-052-100-A2 - PAG 100

                    FONTE: http://www.autoacforum.com/messagepo...parentid=79281


                    Se quiserem pesquisar pelo modelo do carro têm aqui:
                    http://www.compressortech.co.uk/down...l_chart_04.pdf
                    Editado pela última vez por DragonH; 29 June 2015, 23:42.

                    Comentário


                      #11
                      Muitos dos ACs perdem força e avariam por não serem usados por longos periódos de tempo, no inverno por exemplo.

                      O AC deve funcionar todos os meses no mínimo de 40 minutos a uma hora.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                        Não sei até que ponto por este pais existam casa especializadas em AC, se existirem devem caber numa mão o numero delas e ainda sobrarem dedos.
                        Muitos nem colocam óleo nenhum e os que colocam usam quase sempre o óleo errado, eu acredito que seja onde for marca, midas, zé da esquina, etc. o procedimento é sempre o mesmo, um óleo para todos sem distinção.
                        é pá eu pelo menos uma conheço porque fui lá com o carro do trabalho carregar o gaz e ficou por 70€, tive ainda lá 1 hora a seca, pois eles fizeram um chekup para ver se estava tudo bem e depois lá carregaram o gaz, é na zona industrial de santarem, mas já foi a uns anos, mas já não me lembro do nome da empresa, eles só trabalhavam com aqueles sistemas, e outras coisas de frio, agora no ramo sim devem-se contar pelos dedos as que existam dedicadas pelo pais fora, os restantes é tudo oficinas manel gt preço baixo e a despachar...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por joann Ver Post
                          Muitos dos ACs perdem força e avariam por não serem usados por longos periódos de tempo, no inverno por exemplo.

                          O AC deve funcionar todos os meses no mínimo de 40 minutos a uma hora.
                          isso é uma realidade, mas a maioria do pessoal ac é só no verão, de inverno não é preciso, eu uso o ano inteiro com regularidade faça chuva faça sol, e numca tive problemas até hoje...

                          e ainda mais muitos nem se preocupam em mudar os filtros do ac, ou do habitáculo, é até aparecerem mau cheiros dentro do carro e depois o ar frio não passa derivado a degradação dos filtros e estão logo avariados, vão a oficinao pessoal até se deve rir a custa destes, é o deixa andar e logo se vê....
                          Editado pela última vez por touromelga; 29 June 2015, 23:03.

                          Comentário


                            #14
                            Fica a informação também de que existe compressores eléctricos e que esse precisão também eles de um óleo especial de norma POE em vez de PAG.

                            "Óleo POE destinado a compressores de ar condicionado elétrico em veículos híbridos está usando um motor elétrico interno, que opera na faixa de alta tensão".

                            Comentário


                              #15
                              ACho que há uma casa especializada em AC automóvel perto do IPO em lisboa.

                              Comentário


                                #16
                                Bom, passei agora no electricista onde trabalha o rapaz que tinha falado, foi lá tirar duvidas dos óleos e viscosidades, escusado é dizer que não sabiam de nada nem tinha ouvido de tal coisa.
                                Como é lógico tive do outro lado a típica reacção de poucas palavras e pouca confiança na conversa porque afinal o cliente sabe coisas que nós não sabemos...
                                Mas lá me mostraram sem problemas a garrafa do óleo que usam, era da Hella e tinha uma norma que na altura me pareceu PAG 68 fiquei um pouco abismado porque não tinha encontrado nada disto na minha pesquisa, vim para casa e tive a pesquisa afinal é norma POA 68, e pelo que encontrei é um óleo universal para usar em tudo o que seja AC com R134a, uma especi de óleo que dá para tudo.

                                Fica aqui a informação oficial da Hella:
                                http://www.autototal.ro/dmdocuments/...hr%20Hella.pdf
                                Editado pela última vez por DragonH; 30 June 2015, 18:30.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                  Bom, passei agora no electricista onde trabalha o rapaz que tinha falado, foi lá tirar duvidas dos óleos e viscosidades, escusado é dizer que não sabiam de nada nem tinha ouvido de tal coisa.
                                  Como é lógico tive do outro lado a típica reacção de poucas palavras e pouca confiança na conversa porque afinal o cliente sabe coisas que nós não sabemos...
                                  Mas lá me mostraram sem problemas a garrafa do óleo que usam, era da Hella e tinha uma norma que na altura me pareceu PAG 68 fiquei um pouco abismado porque não tinha encontrado nada disto na minha pesquisa, vim para casa e tive a pesquisa afinal é norma POA 68, e pelo que encontrei é um óleo universal para usar em tudo o que seja AC com R134a, uma especi de óleo que dá para tudo.

                                  Fica aqui a informação oficial da Hella:
                                  http://www.autototal.ro/dmdocuments/...hr%20Hella.pdf
                                  É tipo o 10W40 do bidon do manel GT que tanto é usado para um Corsa A 1.2 de 1987 como num Peugeot 308 E-Hdi de 2012

                                  Comentário


                                    #18
                                    O meu AC teve em tempos uma fuga, depois de resolvida foi carregado numa Roady (o meu Seat tem precisamente esse sistema do Golf 4 TDI, tubagens e tudo são exactamente iguais), paguei 40 euros e zero problemas, e o AC trabalha com regularidade.. acho que não vale a pena ligar o "complicómetro" das normas numa intervenção tão simples.

                                    Acho que o fundamental é sobretudo não deixar o AC meses sem ser usado, e filtro de habitáculo por mudar, de forma a manter o sistema lubrificado e livre de germes e fungos que causam mau cheiro no habitáculo e que ninguém quer respirar.
                                    Editado pela última vez por ravager; 01 July 2015, 12:58.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Aspartame Ver Post
                                      ACho que há uma casa especializada em AC automóvel perto do IPO em lisboa.
                                      Boas pessoal,
                                      A casa a que te referes é a DomCarro especializada exclusivamente em AC de veiculos de turismo e especiais.

                                      1-Quanto á vossa questão do oleo não se preocupem com a especificação, de facto a maioria das vezes é colocado o ISO100 por uma questão de equilibrio ou seja os 3 tipos de oleo são nada mais que as viscosidades dos mesmos...torna-se de facto importante a substituição do oleo do sistema quando este é aberto e ficando exposto ao ar atmosferico (causa oxidação do oleo e a perca de propriedades e igualmente a saturação do filtro do sistema)...

                                      2-Na teoria a revisão ao sistema de AC deveria ser de 2 em 2 anos com a substituição do gás e filtro desidratador e filtro de habitaculo quando existente e alguma vezes a substituição da valvula expansiva quando necessário, mas a verdade e na pratica não é necessário quando não é detectado nenhum tipo de problema...daí muitas vezes o pessoal procurar a assistencia só quando se queixa...

                                      Resumindo, o aconselhavel para quem quer poupar é que quando notar algum tipo de diferença no desempenho do sistema de AC do carro mas em que ainda faz o trabalho para o qual foi projectado é no limite pedir um check-up ao sistema que consiste apenas na leitura das pressões de alta e baixa que variam de modelo para modelo.
                                      Para quem pode dispensar uns trocos e está disposto a tal, então sim fazer uma revisão com a substituição acima referida mas atenção não são serviços baratos em media podem ficar por 200€ depende muito do preço das cargas e preços das peças e de quem os faz.

                                      Trabalhar com AC não é tão facil e simples como muitos fazem parecer em que é só carregar e colocar compressores...carregar o sistema quase qualquer um com maquina o faz e digo quase porque a maioria dos tecnicos não sabe LER as pressões dos manometros...

                                      *NOTA: Os sistema de AC não fazem frio o que fazem é arrefecer o ar quente

                                      Comentário


                                        #20
                                        bom tópico. ando neste momento à cata de orçamentos para carregar o AC do GPunto da maria... já se nota a perder força.
                                        Neste momento ganha o voucher da FeuVert de Aveiro

                                        http://voucher.sapo.pt/campaigns/detail/14168

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Rambado Ver Post
                                          Boas pessoal,
                                          A casa a que te referes é a DomCarro especializada exclusivamente em AC de veiculos de turismo e especiais.

                                          1-Quanto á vossa questão do oleo não se preocupem com a especificação, de facto a maioria das vezes é colocado o ISO100 por uma questão de equilibrio ou seja os 3 tipos de oleo são nada mais que as viscosidades dos mesmos...torna-se de facto importante a substituição do oleo do sistema quando este é aberto e ficando exposto ao ar atmosferico (causa oxidação do oleo e a perca de propriedades e igualmente a saturação do filtro do sistema)...

                                          2-Na teoria a revisão ao sistema de AC deveria ser de 2 em 2 anos com a substituição do gás e filtro desidratador e filtro de habitaculo quando existente e alguma vezes a substituição da valvula expansiva quando necessário, mas a verdade e na pratica não é necessário quando não é detectado nenhum tipo de problema...daí muitas vezes o pessoal procurar a assistencia só quando se queixa...

                                          Resumindo, o aconselhavel para quem quer poupar é que quando notar algum tipo de diferença no desempenho do sistema de AC do carro mas em que ainda faz o trabalho para o qual foi projectado é no limite pedir um check-up ao sistema que consiste apenas na leitura das pressões de alta e baixa que variam de modelo para modelo.
                                          Para quem pode dispensar uns trocos e está disposto a tal, então sim fazer uma revisão com a substituição acima referida mas atenção não são serviços baratos em media podem ficar por 200€ depende muito do preço das cargas e preços das peças e de quem os faz.

                                          Trabalhar com AC não é tão facil e simples como muitos fazem parecer em que é só carregar e colocar compressores...carregar o sistema quase qualquer um com maquina o faz e digo quase porque a maioria dos tecnicos não sabe LER as pressões dos manometros...

                                          *NOTA: Os sistema de AC não fazem frio o que fazem é arrefecer o ar quente
                                          De facto muito se fala de AC mas sempre como fosse uma coisa simples de fazer, mas não.
                                          Fazer um carregamento tem muito que se diga, quantas oficinas têm maquinas e não fazem ideia de interpretar os valores dos manómetros...

                                          Quanto aos óleos a coisa não deve ser levada de forma leviana, andar a colocar óleo não indicado para o sistema mais tarde ou mais sedo vai trazer problemas, principalmente na questão das normas PUG ISO, já se sabe que quanto mais diferente é a graduação do óleo em relação ao recomendado maior será o risco.

                                          A casa onde como referir usava um POA 68 da Hella que tem a particularidade de conseguir substituir qualquer um dos 3 oleos de norma PUG (ISO) mais comuns, pelo menos é o que indica o fabricante do produto. Sempre já é alguma segurança.

                                          Quanto a mudar o óleo, até agora pela informação que li por ai mais credível, só mesmo desmontando os componentes e tirar de lá o óleo é que se muda o mesmo, com a maquina é residual os valores de óleo que saiem do circuito. Mas pela informação que se lê por ai de quem não pesca nada do assunto e fala por ouvir falar seria possível mudar o óleo apenas com a maquina.
                                          Editado pela última vez por DragonH; 01 July 2015, 16:53.

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                                            #22
                                            *A casa onde como referir usava um POA 68 da Hella que tem a particularidade de conseguir substituir qualquer um dos 3 oleos de norma PUG (ISO) mais comuns, pelo menos é o que indica o fabricante do produto. Sempre já é alguma segurança.

                                            Quanto a mudar o óleo, até agora pela informação que li por ai mais credível, só mesmo desmontando os componentes e tirar de lá o óleo é que se muda o mesmo, com a maquina é residual os valores de óleo que saiem do circuito. Mas pela informação que se lê por ai de quem não pesca nada do assunto e fala por ouvir falar seria possível mudar o óleo apenas com a maquina.[/QUOTE]

                                            o ISO100 faz precisamente a mesma coisa, é o equilibrio dos 3 tipos apesar de ser obvio que caso se tenha a certeza do indicado a usar então colocar-se-á o correcto...mas a importancia da substituição do oleo deve-se principalmente quando existe oxidação do mesmo (sistemas aberto e sujeito á atmosfera)ou contaminação do sistema (limalhas)...é importante saber de que se trata de um oleo super sintetico que tem uma longevidade imensa quando em ambiente fechado(é o caso do sistema AC).

                                            Uma substituição do oleo correcta é de facto a desmontagem do compressor e lavagem c/solvente especifico para o efeito dos restantes componentes.

                                            A minha opinião é baseada na experiencia de 10anos em oficina exclusivamente de AC...embora possa valer o que vale para alguns

                                            Comentário


                                              #23
                                              Hoje comprei um voucher da Gocarmat por 18€ para carregar o ac do meu Smart.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Rambado Ver Post
                                                *
                                                o ISO100 faz precisamente a mesma coisa, é o equilibrio dos 3 tipos apesar de ser obvio que caso se tenha a certeza do indicado a usar então colocar-se-á o correcto...mas a importancia da substituição do oleo deve-se principalmente quando existe oxidação do mesmo (sistemas aberto e sujeito á atmosfera)ou contaminação do sistema (limalhas)...é importante saber de que se trata de um oleo super sintetico que tem uma longevidade imensa quando em ambiente fechado(é o caso do sistema AC).

                                                Uma substituição do oleo correcta é de facto a desmontagem do compressor e lavagem c/solvente especifico para o efeito dos restantes componentes.

                                                A minha opinião é baseada na experiencia de 10anos em oficina exclusivamente de AC...embora possa valer o que vale para alguns
                                                Mas o PUG ISO 100 não deve ser misturado com outros PUG ISO de diferentes viscosidades.
                                                Já este POA 68 a Hella afirma que podem ser misturados.
                                                Editado pela última vez por DragonH; 02 July 2015, 16:48.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                                  Mas o PUG ISO 100 não deve ser misturado com outros PUG ISO de diferentes viscosidades.
                                                  Já este POA 68 a Hella afirma que podem ser misturados.
                                                  É obvio que o fabricante não vai dizer que podem ser misturados á falta do correcto, senão que sentido poderia fazer ao consumidor os diferentes tipos...se existe um oleo (POA 68) que pode ser misturado com todos os outros e é universal porque não criar especificação unica...
                                                  Poderiamos ter conversa para mais umas linhas com a historia do oleo...resumo apenas em minha opinião de que o oleo não carece de uma mundança regular a não ser que existam acontecimentos como já referi...mas como já foi dito uma das acções mais importantes é colocar em funcionamento o AC com alguma regularidade (ex.1X em 15dias 5minutos) para lubrificação do circuito.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por DragonH Ver Post

                                                    Conclusão, fiquei ainda com mais duvidas.



                                                    Pelo que me apercebi existe uma situação que me deixou a pensar, quando se fala de maquinas de carregamento de AC falam que são máquina de reciclagem de ar condicionado, o que acontece ao que sai velho?? não vejo nas maquinas garrafas onde fique depositado os líquidos/gás velhos, será que voltam para dentro dos carros???
                                                    Para ajudar nesta duvida...

                                                    A reciclagem a que se referem é a recuperação no gás residual do sistema com a carga correcta ou não e é "filtrado" pela maquina sendo depositado na cuba da maquina para voltar a ser usado no sistema (daí a reciclagem).


                                                    Gás é gás não existe gás velho, a filtragem que é feita pela maquina é basicamente a separação dos oleos/aditivos e eventuais humidades do sistema uma vez que quando recupera "arrasta" o que tenha no circuito.

                                                    Um passo importante no processo de carregamento do sistema é o vácuo que deve ser no minimo de 20/30minutos para R134.

                                                    Comentário

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