Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Alfa 147 1.6 TS Mudança de filtro ar motor

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Alfa 147 1.6 TS Mudança de filtro ar motor

    Bom dia

    Queria de mudar o filtro de ar do motor de um alfa 147 1.6 TS de familiar.

    Estive a observar que a posição da caixa do filtro é vertical e praticamente inacessível por cima.

    Será obrigatório elevar o carro para fazer a mudança ?

    Agradeço desde já aos proprietários de carro igual a partilha de experiência

    Cumprimentos ;)

    #2
    Sim, para retirares o filtro o mais fácil será por baixo.

    Porque por cima, tens de retirar a bateria e desmontar apoio da bateria também.

    E ainda tens as molas de pressão da parte debaixo da caixa do filtro de ar, que são acessíveis por baixo (mesmo que tenhas desmontado a bateria e seu apoio).

    No entanto e mesmo por debaixo, acabas por não ter espaço suficiente para retirar convenientemente o filtro.

    Assim sendo, o que é costume fazer, é desapertar os parafusos do radiador para este ficar um pouco aliviado.... e assim, deslocando um pouco o radiador, já há espaço para abrir e retirar o filtro de forma correcta.

    Já agora, fica um endereço a seguir, que mostra o processo dos parafusos a desapertar e o "aliviar do radiador"


    http://stalikez.info/147/fair.htm


    Tenho um 147 JTD e sem sombra de dúvidas, que para retirar o filtro, com o "aliviar" do radiador", é muito mais rápido e fácil.

    Comentário


      #3
      Obrigado NTO

      Sendo assim,acho q n tenho condições para fazer essa substituição.

      Tive a substituir umas lâmpadas nos farolins, e é um pouco complicado (porcas, chaves..).Nos farois foi mais fácil mas tb n é imediato. Vi um vídeo acerca da substituição do filtro do habitáculo, e a dificuldade parece grande.

      O q parece é q a engenharia recebeu ordens para desenhar o carro de modo a obrigar a fazer toda manutenção na oficina. E n podem ser todas..

      O 147 tem 210k km e por vezes n engrena a marcha atrás á 1ª. Será útil fazer mudança de óleo da caixa de velocidades ?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por avantime1panoramix1 Ver Post
        Obrigado NTO

        Sendo assim,acho q n tenho condições para fazer essa substituição.

        Tive a substituir umas lâmpadas nos farolins, e é um pouco complicado (porcas, chaves..).Nos farois foi mais fácil mas tb n é imediato. Vi um vídeo acerca da substituição do filtro do habitáculo, e a dificuldade parece grande.

        O q parece é q a engenharia recebeu ordens para desenhar o carro de modo a obrigar a fazer toda manutenção na oficina. E n podem ser todas..

        O 147 tem 210k km e por vezes n engrena a marcha atrás á 1ª. Será útil fazer mudança de óleo da caixa de velocidades ?


        Ora essa, é para isso que cá andamos.

        Sim, de facto e de há uns anos para cá, certas viaturas parecem que são desenhadas de tal forma... que obriguem mesmo a ter certas e determinadas condições, quando se pretende intervir nas mesmas.

        Quanto à substituição da valvulina, aconselho de todo a troca da mesma.

        Comentário


          #5
          No meu ex-Stilo JTD era o mesmo bróxinol para mudar o filtro.

          Se meteres primeiro 2ª e depois marcha-atrás arranha? Experimenta.

          Contudo, a troca da valvolina é mais que aconselhável e não "vitalícia" como já me disseram na VW.

          Comentário


            #6
            Comigo a conduzir raramente ha dificuldade meter a marcha atrás. Portanto nem precisei ainda de experimentar meter outra mudança antes Com familiar é q é mais complicado..

            Entretanto, ainda hoje tentei marcar para a Norauto a mudança do oleo da caixa e eles acabaram por declinar o serviço porque "não têm o óleo indicado"...

            Resultado, marquei na Alfa Romeu esse serviço e a mudança do filtro de ar do motor. Que obviamente vai ser mais caro..

            Comentário


              #7
              Arranjas óleo de origem a 15€/Litros

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                Arranjas óleo de origem a 15€/Litros

                Acredito q sim, mas eu n sei fazer a mudança do óleo da caixa de vel.

                Entretanto tb é evidente q o carro vibra muito ao travar ( discos ?), e os amortecedores, especialmente á frente, fazem cada vez mais ruído de atrito metal/metal.

                Será razoável trocar de amortecedores na Norauto ou Precision ( por ex.) , ou a suspensão requer procedimentos só existentes na Alfa Romeo ?

                Comentário


                  #9
                  Realmente existe carros que têm uma engenharia muito à frente, para mudar um simples filtro de ar que deveria de estar acessível ser preciso fazer isto tudo, é uma vergonha.
                  Já os BMW (M47 e M57) é a mesma historia uma autentica vergonha.

                  Comentário


                    #10
                    No TS é possivel mudar o filtro por cima.

                    Eu mudei o meu seguindo os passos deste site:

                    http://www.alfaworkshop.co.uk/alfa_1...r_change.shtml

                    Não foi propriamente complicado.. O guia que colocaram em cima é para o JTD, e o JTD tem de ser assim, pois é um bloco que ocupa quase todo o espaço disponivel.

                    Comentário


                      #11
                      Obrigado, as imagens sao esclarecedoras, afinal n é tão complicado (muito menos q no JTD).

                      Mas não tenho essa chave especifica para libertar o "clip" da "air intake pipe".

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Revolution Ver Post
                        No TS é possivel mudar o filtro por cima.

                        Eu mudei o meu seguindo os passos deste site:

                        http://www.alfaworkshop.co.uk/alfa_1...r_change.shtml

                        Não foi propriamente complicado.. O guia que colocaram em cima é para o JTD, e o JTD tem de ser assim, pois é um bloco que ocupa quase todo o espaço disponivel.



                        Ainda bem então, que no TS não seja tão complicado.

                        Comentário


                          #13
                          entretanto..

                          a causa do ruído metálico intenso na frente á esquerda nas irregularidades dos pavimentos, segundo o mecânico da alfa romeo, e tb da precision, é de folgas dos braços da suspensão, e não dos amortecedores ( q tb estão muito usados).

                          pode se continuar a usar o carro em segurança, ou haverá algum perigo de fratura?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por avantime1panoramix1 Ver Post
                            Obrigado, as imagens sao esclarecedoras, afinal n é tão complicado (muito menos q no JTD).

                            Mas não tenho essa chave especifica para libertar o "clip" da "air intake pipe".
                            Com uma chave de fendas de 3mm soltas o clip/braçadeira facilmente. Para reutilizar a braçadeira, podes usar uma turquês para fechar.

                            Originalmente Colocado por avantime1panoramix1 Ver Post
                            entretanto..

                            a causa do ruído metálico intenso na frente á esquerda nas irregularidades dos pavimentos, segundo o mecânico da alfa romeo, e tb da precision, é de folgas dos braços da suspensão, e não dos amortecedores ( q tb estão muito usados).

                            pode se continuar a usar o carro em segurança, ou haverá algum perigo de fratura?
                            Desta peça?

                            Comentário


                              #15
                              "Com uma chave de fendas de 3mm soltas o clip/braçadeira facilmente. Para reutilizar a braçadeira, podes usar uma turquês para fechar. "

                              Obrigado pela info., mas ja fizeram a mudança do filtro na Alfa.

                              "Desta peça?"

                              Sim, essa. e tb referiram o desgaste dos ponteiros da direção.

                              Comentário


                                #16
                                É normal que com o tempo as borrachas que protegem a rótula cedam e comece a entrar poeiras que ditam o fim da mesma. Isso ou um pancada que marca a camisa onde assenta a rótula e origina ruídos.

                                Solução? Se for o braço da foto, é mudar a peça toda. 5 parafusos e problema resolvido. Se for só as peças de alumínio, é 10~15€ cada. Se for da rótula, obriga a trocar o braço e ronda os 60~80€ cada braço. Recomendo mudar ao par e alinhar a direcção.

                                Comentário


                                  #17
                                  obrigado

                                  mas se n for feita a substituição, pode resultar em fratura ?

                                  e possível despiste ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Comportamento diferente (folgado e lento)
                                    Desgaste irregular dos pneus
                                    Desgaste prematuro dos amortecedores e restantes componentes da suspensão

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X