Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[AJUDA] Ford Focus - Ventoinha ligada após curtas viagens

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [AJUDA] Ford Focus - Ventoinha ligada após curtas viagens

    Boas pessoal,

    tenho um Ford Focus 1.6TDCI 109cv de 2008 e comprei-o há 4 meses, mas desde que o comprei que noto que em pequenas viagens a ventoinha continua a trabalhar durante alguns minutos após eu desligar o carro. Tenho como exemplo, ir beber café a 2km de casa e quando lá chego o carro continua com a ventoinha a trabalhar, quando o desligo. Será normal ou alguém já teve conhecimento disto?

    Cumprimentos

    #2
    Tens o Ac ligado..? Ou o botão do desembaciador frontal activo..?

    Comentário


      #3
      Isso é o carro a querer fazer a regeneração e a não conseguir graças aos percursos curtos onde mal tem tempo de aquecer...

      se ele já está a ligar a ventoinha mal arrancas com o carro é porque o nível de saturação do FAP ja se encontra elevado...


      se continuas assim, o que vai acontecer é o carro dar o CAPUT.... ou para e simplesmente não pega mais ou então simplesmente pode-se passar, partir turbo e acabar por desalvorar o motor e/ou até mesmo incendiar (há poucos casos deste género mas é uma hipotese a não descartar)

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
        Isso é o carro a querer fazer a regeneração e a não conseguir graças aos percursos curtos onde mal tem tempo de aquecer...

        se ele já está a ligar a ventoinha mal arrancas com o carro é porque o nível de saturação do FAP ja se encontra elevado...


        se continuas assim, o que vai acontecer é o carro dar o CAPUT.... ou para e simplesmente não pega mais ou então simplesmente pode-se passar, partir turbo e acabar por desalvorar o motor e/ou até mesmo incendiar (há poucos casos deste género mas é uma hipotese a não descartar)

        Também pode ser mas em 2mins mal aquece o óleo quanto mais o escape. As ventoinha ligam quando está para acontecer a regeneração. Até lá não é preciso arrefecer o motor visto que o que é preciso é exactamente elevar a temperatura.

        Já não é o primeiro post de um Ford e no fim é o selector da climatização que fica com o AC ligado e/ou apontado para o vidro frontal.

        Comentário


          #5
          Às vezes esquecemos o básico.

          Uma vez num carro, liguei-o para fazer 2 km e quando o desliguei a ventoinha estava a começar a arrancar. Nunca tal na vida em carro algum.

          Abri o capot e tinha um tubo metálico do circuito de refrigeração com uma pequena fuga que esguichava com a pressão. O nível já tinha descido, a respectiva luz no quadrante não acendeu e estava a começar a aquecer ligeiramente. Daí a ventoinha.

          Foi de reboque... e salvou-se de boa. Fez uma bela poça cor de rosa enquanto esperava.

          Portanto, apesar dos FAP e turbos e diabo a sete, convém não ignorar o básico.

          E abrir o capot de vez em quando pode ajudar também.

          Não acredito que seja o caso, porque já aconteceu várias vezes e tal. Mas partilho a ideia de começar sempre pelo mais simples das probabilidades e depois ir complicando e pensando no pior.

          Comentário


            #6
            A/C ligado...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por deadcobain Ver Post
              Boas pessoal,

              tenho um Ford Focus 1.6TDCI 109cv de 2008 e comprei-o há 4 meses, mas desde que o comprei que noto que em pequenas viagens a ventoinha continua a trabalhar durante alguns minutos após eu desligar o carro. Tenho como exemplo, ir beber café a 2km de casa e quando lá chego o carro continua com a ventoinha a trabalhar, quando o desligo. Será normal ou alguém já teve conhecimento disto?
              Cumprimentos
              carro a diesel com Filtro de particulas e percusos curtos, dá origem a regenerações abortadas, dai as ventuinhas sempre a trabalhar sem justificar, tens de fazer uns km's de AE para fazer uma regeneração em condições, se andas só em voltinhas sugeitas-te a curto prazo a grandes despesas...

              eu tenho uma igual mas sw mesmo motor, por isso sei o que te estou a dizer, está na altura mas é de estudares um pouco sobre o carro, e não dar a chavinha e andar, ainda a dois dias tive de meter um tubo de interculer 100€ a mão de obra foi minha, portanto é só para teres uma ideia que as peças não são propriamente baratas...
              Editado pela última vez por touromelga; 14 July 2015, 18:34.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por deadcobain Ver Post
                Tenho como exemplo, ir beber café a 2km de casa
                e levas carro para fazer 2 kms?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                  e levas carro para fazer 2 kms?
                  A terra não é plana

                  Comentário


                    #10
                    AC desligado. Há pouco tempo foi para a garantia porque o FAP acusou a troca. Tou a ver que tenho de o esticar para a auto estrada :/

                    Sim, 2km de carro... Sou preguiçoso e não tenho vergonha :-P

                    Comentário


                      #11
                      Vai como dizes à AE, é bom para o FAP.

                      Mas, o teu estilo de percurso não ajuda nada, mais cedo ou mais tarde vais partir para as Regenerações Forçadas, limpezas do FAP...

                      Comentário


                        #12
                        Eu faço questão de mandar anular o filtro de partículas após terminar a garantia... Já tinha pensado nisto

                        Comentário


                          #13
                          vais anular o FAP, para depois daqui a 2 anos voltares a meter novamente, quando os centros de inspecção tiverem aparelhos para medir particulas...

                          começa mas é andar mais de carro, ou então pelo que percebo um carro a gasolina servia perfeitamente para ti, e tu na altura da compra pensas-te foi na altura de abastecer, resultado o que poupas na bomba vais estoirar na manutenção...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                            e levas carro para fazer 2 kms?

                            Como se 2km para ir beber café fosse pouco... só o tempo que se perdia a ir e vir...

                            Qual é mesmo o mal de usar o carro?

                            Comentário


                              #15
                              Acredito que seja o Fap. Acontecia-me o mesmo quando fazia mtos percursos curtos de seguida.

                              Nada que uma ida à AE não resolva.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por neumon Ver Post
                                Como se 2km para ir beber café fosse pouco... só o tempo que se perdia a ir e vir...

                                Qual é mesmo o mal de usar o carro?
                                Nem chega a aquecer

                                Comentário


                                  #17
                                  Mas desde quando ir para a autoestrada resolve a saturação do Fap ? isso era se algo estivesse entupido, leiam o manual do carro.....

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                    Também pode ser mas em 2mins mal aquece o óleo quanto mais o escape. As ventoinha ligam quando está para acontecer a regeneração. Até lá não é preciso arrefecer o motor visto que o que é preciso é exactamente elevar a temperatura.

                                    Já não é o primeiro post de um Ford e no fim é o selector da climatização que fica com o AC ligado e/ou apontado para o vidro frontal.
                                    Falo com conhecimento de causa.... basta o carro chegar aos 50/60ºC e o FAP estar a precisar de regenerar que a regenaração entra logo em funcionamento.

                                    Dependendo do nível de saturação do FAP, pode ligar mais tarde como pode ligar mal dês à chave. Por isso é que estes carros têm EOLYS

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por combozip Ver Post
                                      Mas desde quando ir para a autoestrada resolve a saturação do Fap ? isso era se algo estivesse entupido, leiam o manual do carro.....
                                      Saturado, entupido não são sinónimos?

                                      Se o FAP está saturado, ou seja, entupido, e precisar de condições para regenerar, ao fazer trajectos curtos não o consegue fazer. Ir para a AE vai certamente propiciar essas condições, fazendo com que deixe de estar saturado/entupido

                                      Comentário


                                        #20
                                        Sim, verdade. O passeio em AE vai redolver.. Por uns 300/400km.. Depois acontece o mesmo. Se por acaso continuar a regenerar (muitas vezes sem parar) estás com o filtro nas lonas

                                        Comentário


                                          #21
                                          mas é normal esses intervalos de 300/400kms entre regenerações....

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                            Saturado, entupido não são sinónimos?

                                            Se o FAP está saturado, ou seja, entupido, e precisar de condições para regenerar, ao fazer trajectos curtos não o consegue fazer. Ir para a AE vai certamente propiciar essas condições, fazendo com que deixe de estar saturado/entupido

                                            O que fica entupido é a EGR com resíduos que em autoestrada, a alta velocidade, com a pressão do fluxo dos gases de escape podem removidos e que sairem pelo cano de escape.

                                            Saturado significa que o Fap acumulou um conjunto de partículas de fuligem (cinzas)dos gases de escape de um motor diesel....essas cinzas são queimadas a altas temperaturas nesse filtro utilizando a injeção de gasóleo por exemplo na maior parte das marcas......ora em autoestrada a alta velocidade estás a depositar ainda mais cinzas do que aquelas que já lá estão......queimas uma parte...mas acumulas outra.....por isso está descrito no manual do carro a que velocidade/rotação do motor deve ser feita essa regeneração.
                                            Quando são feitas várias regenerações que são interrompidas, nos tais percursos pequenos, o gasóleo que é injetado não é queimado originando a contaminação do óleo e a deterioração dos metais do próprio filtro levando a que deixe de funcionar.....

                                            Quantas vezes estou a chegar a casa e o gajo lembra-se de começar a regenerar...lá vou dar uma volta de uns 10/15 minutos calmamente até fazer o serviço.......o que me irrita solenemente......mas já lhe apanhei a manha, cada 700 Km regenera....pois faço quase sempre o mesmo tipo de percurso diariamente.....

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                                              Sim, verdade. O passeio em AE vai redolver.. Por uns 300/400km.. Depois acontece o mesmo. Se por acaso continuar a regenerar (muitas vezes sem parar) estás com o filtro nas lonas
                                              Tens que colocar as coisas na perspectiva em causa. O FAP satura, o utilizador não dá tempo às regenerações, logo precisa de uma volta maior para o fazer. Em AE consegue fazê-lo bem, acima das 2 mil rpms, seja em 4ª ou 5ª, a velocidade estabilizada, de preferência. Obviamente, se voltar a andar em percursos curtos, a coisa repete-se. Mas aí também pode novamente voltar a dar a tal volta maior.


                                              Originalmente Colocado por combozip Ver Post
                                              O que fica entupido é a EGR com resíduos que em autoestrada, a alta velocidade, com a pressão do fluxo dos gases de escape podem removidos e que sairem pelo cano de escape.

                                              Saturado significa que o Fap acumulou um conjunto de partículas de fuligem (cinzas)dos gases de escape de um motor diesel....essas cinzas são queimadas a altas temperaturas nesse filtro utilizando a injeção de gasóleo por exemplo na maior parte das marcas......ora em autoestrada a alta velocidade estás a depositar ainda mais cinzas do que aquelas que já lá estão......queimas uma parte...mas acumulas outra.....por isso está descrito no manual do carro a que velocidade/rotação do motor deve ser feita essa regeneração.
                                              Quando são feitas várias regenerações que são interrompidas, nos tais percursos pequenos, o gasóleo que é injetado não é queimado originando a contaminação do óleo e a deterioração dos metais do próprio filtro levando a que deixe de funcionar.....

                                              Quantas vezes estou a chegar a casa e o gajo lembra-se de começar a regenerar...lá vou dar uma volta de uns 10/15 minutos calmamente até fazer o serviço.......o que me irrita solenemente......mas já lhe apanhei a manha, cada 700 Km regenera....pois faço quase sempre o mesmo tipo de percurso diariamente.....
                                              Agora estamos a discutir semântica, caro user???? Saturar um FAP não é o mesmo que entupi-lo/obstruí-lo??

                                              Quanto ao resto, os carros com sistema de EOLYS é um pouco diferente, mas sim, concordo na generalidade com o que referiste. O que eu não percebi é a "AE". Claro que vai acumular outras partículas, assim como acumula noutro percurso qualquer, mas temos que cumprir os parâmetros para regenerar. Ele não regenera desligado, e como tal, temos que estar a andar. Em AE, podemos cumprir facilmente com as condições óptimas.

                                              E eu não falei em velocidades altas...o limite até é 120. Mas podes ira a 80 em 4ª que deve dar no mesmo. A questão é mesmo conseguir manter o motor acima das 2mil rpms e a velocidade estabilizada, e a AE é o local mais fácil de se fazer isso. Não é preciso complicar.

                                              Em relação à acumulação das cinzas a alta velocidade, e por experiência de 100 mil kms com um diesel com FAP, só posso dizer que se eu andar a 100, faço ciclos de 400 kms, mas se andar a 140, faço ciclos de 600 kms. O meu record, e foi um uso quase só de AE, foram 750 kms. Quanto mais depressa ando em AE, mais espaçadas são as regenerações, e se, como dizes, acumula mais cinzas, elas têm que sair de outra forma, que não a tradicional regeneração. Aliás, quando quero andar a fazer bons consumos, onde supostamente acumulo menos cinzas, os ciclos baixam para os 350 kms. É só a minha experiência pessoal.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Só para vos baralhar as ideias sobre ciclos de regenerações e regenerações em AE....

                                                Num carro com mesmo motor que é falado aqui em questão, efectuei cerca de 500kms a fundo.... mas quando digo a fundo foi mesmo a fundo a velocidades proíbitivas (motivos de força maior) e na volta ao ponto de partida, já a uns meros 30kms do destino abrandei o ritmo para os 130kms.... a regeneração começou logo a ser efectuada (nota-se bem principalmente pelo aumento dos consumos instantaneos e do motor ligeiramente mais amorfo)....

                                                Em circuitos mistos os ciclos de regenerações andavam na casa dos 215/230kms desde sempre.... e nesses cerca de 500kms apenas efectuou uma regeneração e no fim..... após uma longa esfrega....

                                                Passado mais uns milhares de kms após este relato, cheguei a uma pequena conclusão:

                                                Nao regenera abaixo dos 60kmh (a menos que esteja muito saturado)
                                                Nao regenera acima dos 170/180kms
                                                os ciclos de regeneração sempre andaram nos 215/230kms com uma duração de cerca de 10 a 12kms e não mais que isso à excepção dessa viagem relampago que efectuou esses 500kms sem ter dado nenhuma regeneração

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Assim se vê o quanto poupados e ecológicos são os novos diesel. Se um tipo é obrigado a fazer km que não quer nem tem necessidade de fazer...bela trampa de tecnologia.....

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                                                    Assim se vê o quanto poupados e ecológicos são os novos diesel. Se um tipo é obrigado a fazer km que não quer nem tem necessidade de fazer...bela trampa de tecnologia.....
                                                    Também não és obrigado...a regeneração quando interrompe, pode iniciar-se na próxima viagem. Mas não é aconselhado interromper.

                                                    Agora, andar sempre com um diesel em curtos trajectos, é que é um contra-senso e não é só por causa do FAP. Mas isso já é off-topic.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                      Também não és obrigado...a regeneração quando interrompe, pode iniciar-se na próxima viagem. Mas não é aconselhado interromper.

                                                      Agora, andar sempre com um diesel em curtos trajectos, é que é um contra-senso e não é só por causa do FAP. Mas isso já é off-topic.
                                                      Isso de interromper não é boa prática......é por isso é que depois aparece aí malta a queixar se de que em vez de ter 4litros de oleo no motor tem 4 litros de oleo no motor + 1litro gasoleo misturado no oleo.....

                                                      com isto depois descobre-se os "mechânicos" que em vez de substituir imediatamente essa mistela por oleo decente, apenas retira o que está a mais e o cliente pode seguir caminho

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
                                                        Isso de interromper não é boa prática......é por isso é que depois aparece aí malta a queixar se de que em vez de ter 4litros de oleo no motor tem 4 litros de oleo no motor + 1litro gasoleo misturado no oleo.....

                                                        com isto depois descobre-se os "mechânicos" que em vez de substituir imediatamente essa mistela por oleo decente, apenas retira o que está a mais e o cliente pode seguir caminho
                                                        Claro que não é boa prática...daí ter dito que não é aconselhado fazê-lo.

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X