Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Diagnóstico Electrónico - Quanto custa?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Diagnóstico Electrónico - Quanto custa?

    Boas!

    Já algum tempo que andava com a luz de airbags acesa da minha Picasso 1.6 HDi 110cv (e desconfiava que seria mesmo a fita de volante).

    Hoje manhã cedo desloquei-me a um centro de assistência da marca, e em 10 minutos (ou menos) que foi o tempo em que o carro esteve lá para fazer o diagnóstico electrónico (aka ligar o "carro à máquina"), fizeram-se cobrar de 43,05€!

    Achei o valor escandaloso para o serviço que foi feito, pois ligar uma ficha OBD, imprimir um relatório de erros e fazer o "reset" aos mesmos, desembolsar o valor referido de 43,05€, acho demais.

    Normalmente os diagnósticos electrónicos que tenho feito são "incluídos" na revisões. Só uma vez necessitei de fazer, numa outra oficina, e nem sequer me cobraram nada por isso.

    Que valores já pagaram por operações semelhantes?

    P.S. - E tal como desconfiava, o motivo da luz acesa é mesmo da fita de volante.

    #2
    Por norma se lá fizesses a reparação da avaria não te cobravam isso...

    As máquinas de diagnóstico são caras, os técnicos auferem ordenado, a casa aberta tem custos... é preciso ter essas coisas em conta!

    Comentário


      #3
      um serviço de diagnostico na marca fica por esses valores sim ou mais, portanto está correcto, mais em conta e ficava em cerca de metade do preço que pagaste na marca, era ires a uma oficina multimarcas, tipo midas, boshcarservice, norauto, feuvert, etc...

      mais barato ainda, é comprares tu proprio um equipamento de diagnostico e fazes tu o dianostico em casa, e chegas a oficina e o problema é tal e eles que reparem...

      se ficaste surpreendido pelo preço de um diagnostico, imagina o quando for outros problemas ao preço que a marca leva a hora...

      Comentário


        #4
        A Picasso é de que ano? No outro dia tinha uma de 2005 com a luz acesa e era só a ficha debaixo do banco. Prontamente soldei os fios e dali nunca mais chateia.

        Sobre o preço cobrado, o Erbium explicou muito bem.

        Comentário


          #5
          Este tema já foi debatido aqui noutros tópicos semelhantes.

          Há que distinguir duas coisas. Uma é quando a máquina de diagnóstico é usada numa grande reparação ou revisão. Aí, na minha modesta opinião, não se deve cobrar, assumo isso como ferramenta como um alicate ou uma outra chave.

          Agora se se entra numa oficina e o único serviço é o diagnóstico em si... aí tem mesmo de ser pago, está-se a usar tempo, recursos humanos e materiais.

          Se o valor é caro? No que toca a oficinas já perdi a capacidade de me surpreender. Imagino que custe a dar, mas já vi coisas piores.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
            Por norma se lá fizesses a reparação da avaria não te cobravam isso...
            Nada disso.... o que paguei foi somente para o diagnóstico. A reparação irá ser-me dado o respectivo valor, não obstante do diagnóstico.

            Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
            As máquinas de diagnóstico são caras, os técnicos auferem ordenado, a casa aberta tem custos... é preciso ter essas coisas em conta!
            Eu também na minha actividade profissional utilizo equipamento específico, com software também ele muito específico e caro. Também tenho custos de deslocação e de laboração, isto ainda antes de apresentar qualquer orçamento, não sendo garantia de que consiga a adjudicação do trabalho. E para poder trabalhar pago ainda quotas a uma Ordem Profissional.
            O porquê deste "paralelismo", é pelo facto que se pedisse logo à cabeça mais de 40 euros a um cliente, para ligar qualquer equipamento e imprimir um relatório dado por esse equipamento, sem nenhum trabalho "técnico", me chamavam certamente de "ladrão".

            Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
            um serviço de diagnostico na marca fica por esses valores sim ou mais, portanto está correcto, mais em conta e ficava em cerca de metade do preço que pagaste na marca, era ires a uma oficina multimarcas, tipo midas, boshcarservice, norauto, feuvert, etc...
            Concordo que o serviço se deva pagar.... mas não um montante como o que me pediram, que achei muito caro, só para me confirmarem aquilo que eu desconfiava. E na altura, com o atabalhoamento com que fiquei, nem factura me passaram. Mas agora lixam-se que vou lá voltar e exigir factura. Pelo menos 23% vão ter de largar para o Estado.
            Sempre tenho assistido os meus carros e motos nas respectivas marcas, e como disse, a única vez que necessitei de só "ligar o carro á máquina", aqui há já uns anitos, nem sequer me cobraram nada, por ser cliente. O que aconteceu hoje foi num outro agente da marca, aonde só tinha recorrido um vez.... Isto faz sim é que "afugentem" os clientes para outras alternativas.
            Mas o erro também foi meu.... ter pedido para verificarem o facto da luz estar acesa sem pedir o respectivo "orçamento". Mas como se aprende com os erros, jamais voltarei a "encomendar" o que quer que seja sem saber quanto irei pagar.

            Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
            mais barato ainda, é comprares tu proprio um equipamento de diagnostico e fazes tu o dianostico em casa, e chegas a oficina e o problema é tal e eles que reparem...
            Isso só compensaria se fosse algo a que tivesse de recorrer com grande frequência. Por outro lado, a maioria das oficinas, ainda mais neste tipo de avarias, não reparam nada que não seja diagnosticado lá.

            Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
            se ficaste surpreendido pelo preço de um diagnostico, imagina o quando for outros problemas ao preço que a marca leva a hora...
            A questão é que as oficinas oficiais têm o preço de mão-de-obra bem visível ao cliente. Ao contrário deste tipo de operações, cuja surpresa, caso não se peça orçamento prévio, vem no final.

            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
            A Picasso é de que ano? No outro dia tinha uma de 2005 com a luz acesa e era só a ficha debaixo do banco. Prontamente soldei os fios e dali nunca mais chateia.
            É de 2005. E claro que a verificação das fichas foi logo das primeiras coisas que fui fazer quando a luz acendeu. Tal como desconfiava, o problema é mesmo da fita de volante.

            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
            Este tema já foi debatido aqui noutros tópicos semelhantes.

            Há que distinguir duas coisas. Uma é quando a máquina de diagnóstico é usada numa grande reparação ou revisão. Aí, na minha modesta opinião, não se deve cobrar, assumo isso como ferramenta como um alicate ou uma outra chave.

            Agora se se entra numa oficina e o único serviço é o diagnóstico em si... aí tem mesmo de ser pago, está-se a usar tempo, recursos humanos e materiais.
            Tem-se uma luz de avaria acesa.... o painel apenas acusa a anomalia dizendo "defeito airbags".... não sabendo efectivamente do que se trata, o normal é primeiro que tudo pedir-se para se verificar. Foi isso que fiz! Continuo a dizer.... não acho que não deva ser pago, nem insinuei tal coisa.... mas não um valor desta ordem por pouco ou quase nenhum trabalho. A resolução da avaria só ocorre depois de se saber o que é.... coisa que é obtida pelo diagnóstico. O facto é que a resolução da mesma é indiferente ao valor que já paguei pelo diagnóstico. Uma coisa seria dizerem-me "agora paga 43 euros pelo diagnóstico, que depois serão deduzidos na reparação, caso opte por o fazer connosco.".... outra é "paga 43 euros para se saber o que é e depois terá de pagar a reparação, independentemente do diagnóstico".
            Acredito que se me fosse apresentada a primeira opção, continuaria como cliente.... agora assim duvido muito que lá volte a meter os pés (a não ser para ir buscar a factura que não me deram).

            Comentário


              #7
              Está escrito no relatório que é a fita do volante??

              Já desligaste a bateria, ligaste os fios da ficha e voltaste a ligar?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                Está escrito no relatório que é a fita do volante??

                Já desligaste a bateria, ligaste os fios da ficha e voltaste a ligar?
                Não desliguei a bateria, mas verifiquei as fichas (sem as desconectar).

                Curiosamente (ou talvez não), nem sequer o relatório vi! Vi irem-no buscar à impressora, mas nem sequer me foi mostrado. Eles dizem que fizeram o reset, e a luz voltou a acender de imediato. Mas que no sistema de airbags estava tudo bem, pelo que seria mesmo a fita partida.
                Eu sempre desconfiei da fita de volante, porque quando a luz acendeu, estava a fazer manobra para estacionar na garagem (e consequentemente a virar e contra-virar o volante).

                Comentário


                  #9
                  Por esse preço comprei uma maquina no ebay!

                  Seja como for à uns anos cobraram-me 13€ numa Bosch para um diagnostico. (Achei o valor razoável)
                  Editado pela última vez por DoutorGigabyte; 22 July 2015, 17:56.

                  Comentário


                    #10
                    O preço do diagnistico eletronico serve para pagar:

                    - O equipamento
                    - A mão de obra / renovação e actualização do material
                    - O papel da impressora
                    - A formação do técnico que faz o diagnóstico

                    43 euros também acho ser um valor escandaloso em Portugal, já aqui na França por esse preço mal dá para te verem a pressão dos pneus

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DoutorGigabyte Ver Post
                      Por esse preço comprei uma maquina no ebay!

                      Seja como for à uns anos cobraram-me 13€ numa Bosch para um diagnostico. (Achei o valor razoável)
                      Sim.... acho que um valor até 15 ou 20 euros não é escandaloso, e ao mesmo tempo "paga" toda a operação, formação, equipamento e blá, blá....
                      Por inerência, a minha moto é BMW, e numa oficina de um concessionário oficial, há tempos, por causa de ela subitamente me começar a fundir lâmpadas com uma frequência enorme (só numa semana foram 4 lâmpadas H7), levei-a lá, ligaram-na à máquina, e ainda estiveram a fazer medições de tensão em vários pontos, ocupando bem uma meia hora de trabalho, até descobrirem que era o rectificador de corrente que de vez em quando se "passava" e mandava picos de corrente. E por isto paguei cerca de 35 euros, incluindo duas lâmpadas (médios e máximos), e ainda me meteram um rectificador à experiência, com o qual andei durante 15 dias, para verificar que era mesmo anomalia daí.... e era! Claro que depois voltei lá para meter um rectificador de corrente novo, e foram mais 170 euros c/ montagem.

                      Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                      O preço do diagnistico eletronico serve para pagar:

                      - O equipamento
                      - A mão de obra / renovação e actualização do material
                      - O papel da impressora
                      - A formação do técnico que faz o diagnóstico
                      E por tudo isso, perfaz o valor exacto de 43,05€, correcto?
                      Seguindo esta ordem de ideias, basta entrares numa oficina e terias logo de pagar.... estás a usar uma edificação que custou dinheiro, revestimentos, mobiliário, tem ligação às redes de água, electricidade, internet, o recepcionista que te atenderá tem ordenado, possivelmente até teve também formação em relações públicas, etc.,etc.

                      Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                      43 euros também acho ser um valor escandaloso em Portugal, já aqui na França por esse preço mal dá para te verem a pressão dos pneus
                      Comparar valores praticados entre países com níveis de vida completamente diferentes como sejam Portugal e França, é tão incoerente e pouco razoável, como comparar um diagnóstico electrónico que praticamente só se consegue obter por vias "profissionais" e recorrer a esses mesmos serviços profissionais para uma verificação que se consegue efectuar num qualquer posto de combustível, de forma gratuita (como seja ver a pressão dos pneus).

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por carloskb Ver Post
                        E por tudo isso, perfaz o valor exacto de 43,05€, correcto?
                        Seguindo esta ordem de ideias, basta entrares numa oficina e terias logo de pagar.... estás a usar uma edificação que custou dinheiro, revestimentos, mobiliário, tem ligação às redes de água, electricidade, internet, o recepcionista que te atenderá tem ordenado, possivelmente até teve também formação em relações públicas, etc.,etc.
                        Não. Atrair e receber o cliente faz parte do investimento da empresa para obter clientes. Se fores lá chatear a recepcionista 10 minutos, esses 10 minutos custam dinheiro á empresa, mas é o preço que eles investem para tentar agarrar-te lá.

                        Originalmente Colocado por carloskb Ver Post

                        Comparar valores praticados entre países com níveis de vida completamente diferentes como sejam Portugal e França, é tão incoerente e pouco razoável, como comparar um diagnóstico electrónico que praticamente só se consegue obter por vias "profissionais" e recorrer a esses mesmos serviços profissionais para uma verificação que se consegue efectuar num qualquer posto de combustível, de forma gratuita (como seja ver a pressão dos pneus).

                        O que é pouco razoável é não distinguir um comentário de uma comparação e dar este tipo de comentários.
                        E um diagnóstico eletrónico hoje em dia até um jovem com um telemóvel consegue fazer...

                        Comentário


                          #13
                          Um 307 HDI andava com um problema desde há muito e que se deduzia ser filtro combustível, mas como levou uma super revisão geral em 2014, havia que se fazer um diagnóstico, fiz alguns fora, mas não davam diversos erros, não batia certo mas tudo e todos indicavam ser o filtro de combustível e de facto era.
                          Em 2014 alguém se esqueceu (normal passar) na super revisão, ate mete ar condicionado A/C, limpeza radiadores, uma poli, travões, etc...

                          Fui á concessão, com o 307 HDI, em Maio 2015, foi para esquecer:
                          Faturado:

                          - 34,00€ + iva Diagnóstico
                          - 34,00€ + iva Desmontar e montar filtro de gasóleo
                          - 50,00€ + iva Filtro gasóleo A/R 190184
                          - 8,89€ + iva Escova A/R 6426 LV

                          Ou seja, um filtro que comprava na marca branca por 25 ou 30€, eu próprio o metia, simples de mudar, paguei essa quantia em cima...

                          Nunca paguei um diagnóstico em qualquer concessão que tenho ido com os carros, inclusive já fui a diversas fora da rede ou de marcas e sempre me disseram, "boa viagem"

                          A ultima vez que paguei, foi um teste de potência do 2000 a dias, o que é normal!

                          Resumindo, perderam um cliente Peugeot enquanto aquela Drª... lá tiver!

                          Comentário


                            #14
                            paguei 10€ numa boshcarservice

                            Comentário


                              #15
                              Paguei 34,44 numa Bosch Car Service
                              Paguei 33,48 na Seat
                              Editado pela última vez por dm222; 23 July 2015, 22:03.

                              Comentário


                                #16
                                Paguei 15 euros por check up completo e relatório em papel.

                                Comentário


                                  #17
                                  eu já não pago, comprei o equipamento usb e tenho software para pc para fazer diagnosticos, e ainda o mesmo aparelho em blueetooth e uso com programas android...

                                  os softwares arranjam-se na net, e os elm327 usb\bluetooth\wifi compram-se na net via amazon ebay, custam pouco mais de 10\15€...

                                  assim faço os diagnosticos que me apetecer e quando houver algo grave é só chegar a oficina e mandar reparar, se for simples faço eu em casa...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tenho de comprar uma coisa dessas também.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Na Toyota são 50€

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
                                        eu já não pago, comprei o equipamento usb e tenho software para pc para fazer diagnosticos, e ainda o mesmo aparelho em blueetooth e uso com programas android...

                                        os softwares arranjam-se na net, e os elm327 usb\bluetooth\wifi compram-se na net via amazon ebay, custam pouco mais de 10\15€...

                                        assim faço os diagnosticos que me apetecer e quando houver algo grave é só chegar a oficina e mandar reparar, se for simples faço eu em casa...
                                        Esses dispositivos ELM327 regra geral medem os parâmetros do motor e pouco mais.

                                        Para um diagnóstico mais à séria tem de ser com as máquinas que usam nas oficinas. E muitas vezes apenas as máquinas a própria marca acedem a certos parâmetros.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por point Ver Post
                                          Esses dispositivos ELM327 regra geral medem os parâmetros do motor e pouco mais.

                                          Para um diagnóstico mais à séria tem de ser com as máquinas que usam nas oficinas. E muitas vezes apenas as máquinas a própria marca acedem a certos parâmetros.
                                          A questão nem é o aparelho, é o software que usas. Há-os bons na net, tens é de pagar. Mas com 50 euros já tens direito a softwares bem profissionais.

                                          Ainda há dias o Eblase sugeriu um muito bom.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por point Ver Post
                                            Esses dispositivos ELM327 regra geral medem os parâmetros do motor e pouco mais.

                                            Para um diagnóstico mais à séria tem de ser com as máquinas que usam nas oficinas. E muitas vezes apenas as máquinas a própria marca acedem a certos parâmetros.
                                            errado, vê-se mesmo que não sabes nada, do assunto, este aparelhos e software permitem fazer o mesmo que os da marca, posso fazer o que quiser se souber o que estou a fazer, tinha muitas coisas desativadas na centralina e já as tenho activas graças aos softwares, até meter km's posso, a unica coisa que não se consegue é tirar, portanto para diagnosticos e apagar erros e etc, isto faz o mesmo que eles na oficina fazem em qualquer lado...

                                            o problema é que nem toda gente se aventura nestas lides, por não perceber nada do assunto, e vai a oficina e paga, o que muitas vezes são problemas de caca que podem ser resolvidos em casa, sem necessidade de intervenção de um especialista...

                                            a info existe toda na internet, basta procurarem por ela e estudar...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
                                              este aparelhos e software permitem fazer o mesmo que os da marca
                                              Que aparelho é? Estou a precisar de fazer umas coisas num Land Rover Discovery na parte da suspensão a ar e não queria ir à marca...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
                                                errado, vê-se mesmo que não sabes nada, do assunto, este aparelhos e software permitem fazer o mesmo que os da marca, posso fazer o que quiser se souber o que estou a fazer, tinha muitas coisas desativadas na centralina e já as tenho activas graças aos softwares, até meter km's posso, a unica coisa que não se consegue é tirar, portanto para diagnosticos e apagar erros e etc, isto faz o mesmo que eles na oficina fazem em qualquer lado...

                                                o problema é que nem toda gente se aventura nestas lides, por não perceber nada do assunto, e vai a oficina e paga, o que muitas vezes são problemas de caca que podem ser resolvidos em casa, sem necessidade de intervenção de um especialista...

                                                a info existe toda na internet, basta procurarem por ela e estudar...
                                                Caro, não andou comigo na escola, por isso cuidadinho com o modo como fala.

                                                Nem todos os carros permitem diagnosticar os parâmetros de ABS, Airbags, etc pelo interface OBDII de 16 pinos, que é o usado por esses connectors ELM327.

                                                Os KIA, por exemplo, tem um connector adicional de 20 pinos, proprietério, e certos parâmetros apenas estão acessiveis através desse conector.

                                                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                A questão nem é o aparelho, é o software que usas. Há-os bons na net, tens é de pagar. Mas com 50 euros já tens direito a softwares bem profissionais.

                                                Ainda há dias o Eblase sugeriu um muito bom.
                                                Qual?
                                                Editado pela última vez por point; 24 July 2015, 13:27.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por point Ver Post
                                                  Caro, não andou comigo na escola, por isso cuidadinho com o modo como fala.

                                                  Nem todos os carros permitem diagnosticar os parâmetros de ABS, Airbags, etc pelo interface OBDII de 16 pinos, que é o usado por esses connectors ELM327.

                                                  Os KIA, por exemplo, tem um connector adicional de 20 pinos, proprietério, e certos parâmetros apenas estão acessiveis através desse conector.
                                                  caro amigo se sentiu ofendido, pela minha resposta problema seu, e novamente procure informa-se 1º antes de dizer que dá ou não dá, e estamos conversados...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu informei-me...

                                                    Mas já que você é assim tão inteligente (já que anda para aqui a chamar burros aos outros...) , explique-me como consegue fazer um diagnóstico completo de um KIA, apenas com o ELM 327 e um bom software. (sem adaptadores adicionais, obviamente)

                                                    É que estou farto de pesquisar, e não encontro resposta....

                                                    Este fórum anda cada vez mais mal frequentado... cristo...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      com esse tipo de atitude meu amigo não lhe vou explicar nicles, vá a procura(a internet é muito grande, é preciso é saber procurar no sitio certo), porque eu tambem perdi horas a procurar e niguem me andou a fazer a papinha, que é o que vossa excelência quer...

                                                      a minha participação neste topico está dada, pois teem de aparecer sempre alguem com bom sentido de humor por aqui...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Qual atitude? A de me sentir ofendido porque você me chamou burro?

                                                        Enfim... ao menos eu sei escrever. Você, com tanta pesquisa que fez, já podia ter aprendido também....
                                                        Editado pela última vez por point; 24 July 2015, 14:03.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu não sei realmente como funciona um diagnóstico completo como um software xyx. Sei que com o já mencionado caso em cima do 307 hdi, fui a 4 (quatro) oficinas tirar esse erro que aparecia, 2 em oficinas próximas e quase anexas a firma, tiraram o erro mas não leu o tipo de avaria, e 2 (duas) vezes á Precision onde foram impecáveis, mas não conseguiram detectar a anomalia mas deu para tirar o erro do sistema e disseram que fosse a Peugeot, só lá localizavam o erro.

                                                          De imediato me desloquei á Peugeot, chamaram-me para ver a avaria no portátil, e lá estava mais ou menos isto "circuito combustível, filtro e mais yxy", mudaram o filtro e após 30 minutos estava na operacional e carro na estrada a circular.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            já eu comprei a porcaria do vag-com kkl para utilizar no lupo, e mais valia estar quieto... Não consegui aceder ao software que vinha no cd, porque ele simplesmente desintegrou-se... Tive que andar à procura de software para aquela porcaria, e a maior parte deles esta incompleto...

                                                            Se não encontrar mais software compatível para utilizar naquele cabo, garantidamente, vai haver o fim triste para o mesmo...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X