Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual a razão de não responder de imediato ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Qual a razão de não responder de imediato ?

    Olá,

    Há 2 anos o meu pai comprou um Clio a gasóleo(dCI). Quando o conduzia, ao carregar no acelerador, notava que o carro não respondia logo. Há ali um tempo(o chamado lag, acho eu) que leva a que o carro não responda de imediato ao pé. Atenção, quando já tenho o pé no acelerador, se pisar mais...ele responde logo. O lag surge é quando piso novamente o acelerador...
    Pensava que isso tinha a ver com o facto de ser a gasóleo, pois o meu Clio a gasolina de 2002...responde de imediato assim que piso o acelerador.

    Há menos de 1 mês comprei um Skoda Octavia 1.2 TSI de 105 cv. Acontece que...aquele lag que sinto no Clio a gasóleo...também sinto neste carro a gasolina. A sensação não é exactamente a mesma, mas o lag está lá.

    Alguém me sabe explicar o porquê de não responder de imediato ? Desculpa lá a ignorância na matéria...

    Obrigado.

    #2
    Acho que tá visto que o problema é de família.

    Agora a sério, o Skoda é novo? Não me parece que isso seja normal, até porque pode deixar um gajo mal numa ultrapassagem. O meu palpite vai pra borboleta...

    Comentário


      #3
      Turbo. O turbo é aquela pecinha mágica que te dá muitos cavalos com pouca cilindrada. Tem o contra de que é um bocado lento a entrar em funcionamento, só faz o seu trabalho em pleno quando o motor tem já uma rotação considerável.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
        Olá,

        Há 2 anos o meu pai comprou um Clio a gasóleo(dCI). Quando o conduzia, ao carregar no acelerador, notava que o carro não respondia logo. Há ali um tempo(o chamado lag, acho eu) que leva a que o carro não responda de imediato ao pé. Atenção, quando já tenho o pé no acelerador, se pisar mais...ele responde logo. O lag surge é quando piso novamente o acelerador...
        Pensava que isso tinha a ver com o facto de ser a gasóleo, pois o meu Clio a gasolina de 2002...responde de imediato assim que piso o acelerador.

        Há menos de 1 mês comprei um Skoda Octavia 1.2 TSI de 105 cv. Acontece que...aquele lag que sinto no Clio a gasóleo...também sinto neste carro a gasolina. A sensação não é exactamente a mesma, mas o lag está lá.

        Alguém me sabe explicar o porquê de não responder de imediato ? Desculpa lá a ignorância na matéria...

        Obrigado.

        Lag nesse motor? Vai ao mecânico ver o que se passa.

        E aliás esse motor não se conduz como um carro a gasolina normal (como quase todos os motores turbo de injecção directa a gasolina), tens que saber usar o regime em que o binário máximo está disponível.
        Por experiência própria em mudanças baixas não têm qualquer efeito passar das 3000/3500 rpm (a não ser para consumir gasolina).
        Editado pela última vez por PSerra; 23 July 2015, 17:08.

        Comentário


          #5
          Sim, é novo. Ambos foram comprados novos.

          Estás a dizer que é mesmo um problema ?... É lá...logo nos 2 carros novos ?! Atenção que estamos a falar de um lag de pouquíssimo tempo, mas está lá...

          Comentário


            #6
            é o normal funcionamento dos motores turbinados, dai que o sentes no dci e no TSI, ambos têm turbo. não o sentes no teu clio a gasolina porque é um motor atmosférico, não há turbo, logo não ha lag.

            pelo google/wikipedia ao pesquisar "what's the turbo lag":
            1. This is the time between the demand for an increase in power (the throttle being opened) and the turbocharger(s) providing increased intake pressure, and hence increased power. Throttle lag occurs because turbochargers rely on the buildup of exhaust gas pressure to drive the turbine.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
              Turbo. O turbo é aquela pecinha mágica que te dá muitos cavalos com pouca cilindrada. Tem o contra de que é um bocado lento a entrar em funcionamento, só faz o seu trabalho em pleno quando o motor tem já uma rotação considerável.
              Pois, foi o que deduzi...a questão é, o meu Clio de 2002 1.2 75 cv, não tem turbo e responde logo...
              Já agora, a situação do lag dá-se quando está a baixas rotações...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por speedyssj3 Ver Post
                é o normal funcionamento dos motores turbinados, dai que o sentes no dci e no TSI, ambos têm turbo. não o sentes no teu clio a gasolina porque é um motor atmosférico, não há turbo, logo não ha lag.

                pelo google/wikipedia ao pesquisar "what's the turbo lag":
                Hum, obrigado pela informação !!

                Que raio...então um carro com turbo não responde de imediato, mas o cliozito sem turbo responde
                Ou seja, o cliozito arranca mais rápido, mas depois o dCI ou o TSI apanha-o...

                Comentário


                  #9
                  Por instantes pensei que estivesses a falar do "lag" de milesimos de segundo que existe nos carros com acelerador electronico.

                  Os de cabo são solidários com o teu pé. Os electrónicos, quem tiver alguma sensibilidade nota a diferença. Mesmo parado se nota. Há um ligeirissimo desfasamento entre o carregar no pedal e a rotação subir.

                  Agora o lag do turbo não tem nada a ver. É o carro não desenvolver, isso parado não se nota, claro.

                  Comentário


                    #10
                    Por isso é que já há carros com dois turbos, sendo um de baixa inércia para baixas rotações e outro para mais alta rotação, mesmo para não ter esse tal turbo lag.

                    Comentário


                      #11
                      Já agora, eu pensava que o turbo era disparado após uma determinada rotação que variava de motor para motor. Salvo erro, li algures que o turbo pode ser accionado lá para as 2.500 rpm, se o acelerador for pisado mais a fundo.

                      O que eu percebi pelo que disseram, o turbo é logo accionado quando carrego no acelerador, mesmo a baixas rotações...é assim ?

                      Comentário


                        #12
                        Isso que ele relata não é o lag do turbo quase de certeza. Caso fosse isso não me parece que causasse esta estranheza ao user.

                        Mas também isso é fácil despistar, é meter-se num diesel qualquer de baixa cilindrada e ver se a sensação de lag é a mesma...

                        Comentário


                          #13
                          ViraMilho, o Clio dCI do meu pai, tem 1500 cc.

                          Sim, notei logo a diferença entre o meu Clio a gasolina para o Clio a gasóleo e o Octavia TSI. A sensação de lag não é muito boa...

                          Comentário


                            #14
                            Experimenta outro carro diesel ou turbinado sem ser o teu ou o do teu pai, depois compara as sensações de lag. Eu faria assim.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
                              Já agora, eu pensava que o turbo era disparado após uma determinada rotação que variava de motor para motor. Salvo erro, li algures que o turbo pode ser accionado lá para as 2.500 rpm, se o acelerador for pisado mais a fundo.

                              O que eu percebi pelo que disseram, o turbo é logo accionado quando carrego no acelerador, mesmo a baixas rotações...é assim ?

                              O turbo funciona sempre. O problema é que para se notar a sua influência é necessário que ele esteja a rodar a alta velocidade, de forma a ser mais eficaz na compressão do ar, etc.
                              Só que o turbo é movido pela energia cinética dos gases de escape, pelo que é normal que gire mais rápido quantos mais gazes forem produzidos.
                              E é por isso que nos primeiros momentos da aceleração, em que a quantidade dos gases é menor e em que mais se nota a energia que é perdida no movimento dos mecanismos, o turbo parece estar a dormir.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
                                Olá,

                                Há 2 anos o meu pai comprou um Clio a gasóleo(dCI). Quando o conduzia, ao carregar no acelerador, notava que o carro não respondia logo. Há ali um tempo(o chamado lag, acho eu) que leva a que o carro não responda de imediato ao pé. Atenção, quando já tenho o pé no acelerador, se pisar mais...ele responde logo. O lag surge é quando piso novamente o acelerador...
                                Pensava que isso tinha a ver com o facto de ser a gasóleo, pois o meu Clio a gasolina de 2002...responde de imediato assim que piso o acelerador.

                                Há menos de 1 mês comprei um Skoda Octavia 1.2 TSI de 105 cv. Acontece que...aquele lag que sinto no Clio a gasóleo...também sinto neste carro a gasolina. A sensação não é exactamente a mesma, mas o lag está lá.

                                Alguém me sabe explicar o porquê de não responder de imediato ? Desculpa lá a ignorância na matéria...

                                Obrigado.

                                É por causa deste lag que as pessoas são tão apegadas aos motores atmosféricos em carros de altas performances (não vou falar do som porque é uma questão de gosto e porque se consegue 'adulterar').

                                Comentário


                                  #17
                                  Bom, está explicado.

                                  É pena ter este lag porque realmente nota-se bastante e sinceramente não compreendo porque razão o turbo não é accionado mais tarde, para que a baixas rotações não se notasse esse lag.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
                                    Bom, está explicado.

                                    É pena ter este lag porque realmente nota-se bastante e sinceramente não compreendo porque razão o turbo não é accionado mais tarde, para que a baixas rotações não se notasse esse lag.

                                    Infelizmente não se pode ter tudo. Como já escreveram, há quem use turbos de diferente tamanho, no mesmo motor, de forma a que o mais pequeno funcione a carga mais baixa; é melhor, mas não é perfeito, porque não é um sistema mecânico. Podem-se usar compressores mecânicos, mas esses também terão de ir buscar a energia a algum lado, além de adicionarem peso.

                                    É por esta razão que se começam a usar mecanismos elétricos (motores + baterias; que também adicionam peso), com entrega imediata de potência, para anular os efeitos (ou falta deles) dos turbos a baixa rotação, permitindo afiná-los para se portarem melhor em regimes mais altos de funcionamento.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tenta andar num astra h 1.3 cdti 90cv que tu vês bem o que é lag.
                                      Ainda aqui é poucos anos eram precisos 1900cc para fazer 90cv (metendo o motor tdi a titulo de exemplo), agora um carro que nem 1300cc tem consegue extrair a mesma potencia.
                                      Tudo isso graças a um turbo demasiado grande para a cilindrada do motor (mesmo sendo um turbo relativamente pequeno), fazendo com que este se note muito mais tarde. O problema é que metendo um turbo á medida da cilindrada do carro em que seja agradável de conduzir em cidade e trajectos curtos, este já "esgana" o carro em estrada aberta.
                                      Em alguns veículos esse lag é pouco notório (mais nos de mais alta cilindrada), enquanto que se nota muito mais nos carros de baixa cilindrada.
                                      Os carro atmosféricos não tem esse lag mas por norma não se consegue o binário que se consegue num carro turbinado...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                                        É por causa deste lag que as pessoas são tão apegadas aos motores atmosféricos em carros de altas performances (não vou falar do som porque é uma questão de gosto e porque se consegue 'adulterar').
                                        Como aqueles que põem escapes tuning em carros a gasóleo. Aí é que soam bem!

                                        No Golf V 1.4 TSI também se nota um pouco esse lag, e não é o turbo.
                                        É mesmo um lagzito que há entre calcar o acelerador e o motor perceber que é para acelerar. Mas estamos a falar de uns 0.2 segundos se tanto...

                                        No TT 2.0 TFSI (DSG) já não noto. Não sei se o acelerador é diferente.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Andas com mudanças muito altas...

                                          Comentário


                                            #22
                                            No skoda é normal sentires lag porque tem uma celindrada muito curta para o carro, e a potencia vem quase a 80% do turbo, devias ter comprado no minimo um 1600 para o otavia, e mesmo assim se calhar era curto, o octavia é um carro grande e ate um pouco pesado, eu nunca compraria um carro desses com um motor tao pequeno, isso ou muito me engano ou nao vai durar muito

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por f458 Ver Post
                                              No skoda é normal sentires lag porque tem uma celindrada muito curta para o carro, e a potencia vem quase a 80% do turbo, devias ter comprado no minimo um 1600 para o otavia, e mesmo assim se calhar era curto, o octavia é um carro grande e ate um pouco pesado, eu nunca compraria um carro desses com um motor tao pequeno, isso ou muito me engano ou nao vai durar muito
                                              e os numeros para o euromilhões sff!!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                                                Como aqueles que põem escapes tuning em carros a gasóleo. Aí é que soam bem!

                                                No Golf V 1.4 TSI também se nota um pouco esse lag, e não é o turbo.
                                                É mesmo um lagzito que há entre calcar o acelerador e o motor perceber que é para acelerar. Mas estamos a falar de uns 0.2 segundos se tanto...

                                                No TT 2.0 TFSI (DSG) já não noto. Não sei se o acelerador é diferente.


                                                Eu no 2.0 TSI nao noto(ava), até que conduzi um Golf GTI mk2 16V e ai notei bem o lag que afinal existe mesmo no 2.0 TSI... Acho que até acelerava antes de eu por o pé!!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por f458 Ver Post
                                                  No skoda é normal sentires lag porque tem uma celindrada muito curta para o carro, e a potencia vem quase a 80% do turbo, devias ter comprado no minimo um 1600 para o otavia, e mesmo assim se calhar era curto, o octavia é um carro grande e ate um pouco pesado, eu nunca compraria um carro desses com um motor tao pequeno, isso ou muito me engano ou nao vai durar muito
                                                  Bom, o assunto aqui saiu um pouco do tópico, mas não posso deixar de responder. Tenho direito ao contraditório

                                                  1.2 tem 2 motores: 86 e 105 cv. O meu é o 105.
                                                  1.4: 140 cv
                                                  1.6... nem sei e por aí fora

                                                  Falando do meu octavia(105 cv) a comparar com o clio, da mesma cilindrada, mas com 75 cv.
                                                  Clio 75 cv: A 120 km/h em 5ª vai nos 4000 rpm !
                                                  Octavia 105 cv: A 120 km/h em 5ª vai a 3000 rpm, se passar para 6ª, fica-se pelas 2500(não me recordo bem).

                                                  Portanto, logo aqui pode-se concluir que o 105 cv é menos rotativo, logo, menos desgaste, logo, dura mais.

                                                  Comprar no minimo 1600 cc ? Bom, então se optasse por gasóleo, não havia motor para ele porque o equivalente a gasóleo...seria um...2500 por aí...

                                                  Antes de conduzir o 1.2, estava com receio pelas mesmas razões que tu, carro maior, mais pesado(não é mto pesado)...um motor pequeno ele iria arrastar-se. Mas depois ficava intrigado com os 105 cv. Fiz o test-drive ao 1.6 TDI (105 cv) e ao 1.2 TSI (105 cv) e o TSI tem uma performance melhor. Á...e se comparar com o pobrezito do clio...que diferença.
                                                  Editado pela última vez por GPLduradouro; 24 July 2015, 09:31.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Qual a razão de não responder de imediato ?

                                                    Isto em carros com turbo tem a ver com a altura em que o turbo abre.

                                                    Andei num A3 SB TDI ultra 1.6 105hp, com 4 meses apenas, havia alturas em que a rotacao era baixa e a mudança era alta, bem que pisava a acelarador e nada, so quando o turbo abria é que sentia se o kick.


                                                    Mas devo dizer que gostei, apesar dos seus 105cv.

                                                    A 180km/ ia perto das 3000rpm.
                                                    Editado pela última vez por Robie; 24 July 2015, 09:47.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                                                      Como aqueles que põem escapes tuning em carros a gasóleo. Aí é que soam bem!
                                                      Por acaso nem estava a pensar nesses; era mesmo nos carros que agora até o som do escape se consegue mudar ao toque de um botão, o que eu acho ridículo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                                                        Por acaso nem estava a pensar nesses; era mesmo nos carros que agora até o som do escape se consegue mudar ao toque de um botão, o que eu acho ridículo.
                                                        Porquê ridículo? Isso é o futuro, principalmente nos carros elétricos a meu ver. Em vez de andarem silenciosos, dão-nos a hipótese de escolher um som a reproduzir quando aceleramos

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Quando "chegarem" em massa os turbos elétricos isso logo se resolve!

                                                          Até lá não há muito a fazer, exceto evitares andar abaixo das 2.000 rpm, mas isso nem sempre é possível...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por f458 Ver Post
                                                            No skoda é normal sentires lag porque tem uma celindrada muito curta para o carro, e a potencia vem quase a 80% do turbo, devias ter comprado no minimo um 1600 para o otavia, e mesmo assim se calhar era curto, o octavia é um carro grande e ate um pouco pesado, eu nunca compraria um carro desses com um motor tao pequeno, isso ou muito me engano ou nao vai durar muito
                                                            O Octavia pesa 1240 kg, não é de maneira nenhuma um carro pesado. Aliás, em termos de relação peso vs espaço/bagageira deve ser, de longe, o carro mais leve do mercado (tirando os Dacia, que utilizam todos a mesma plataforma de segmento B, independemente do modelo).
                                                            Editado pela última vez por cjr; 25 August 2015, 14:49.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X