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Clio 2 1998 1.4 75cv a gasolina NÃO PEGA A QUENTE

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    Clio 2 1998 1.4 75cv a gasolina NÃO PEGA A QUENTE

    Clio 2 1998 1.4 75cv a gasolina NÃO PEGA A QUENTE

    A frio pega normal. Com o motor quente não pega.

    Nota: a bateria é uma Varta Blue com características recomendadas para o motor em questão e tem apenas 1 ano

    Qual será a origem do problema e como o resolver?
    Editado pela última vez por RickyP; 10 August 2015, 19:19.

    #2
    Originalmente Colocado por RickyP Ver Post
    Clio 2 1998 1.4 75cv a gasolina NÃO PEGA A QUENTE

    A frio pega normal. Com o motor quente não pega.

    Nota: a bateria é uma Varta Blue com características recomendadas para o motor em questão e tem apenas 1 ano

    Qual será a origem do problema e como o resolver?


    Quando é que foi trocado o sensor do PMS (ponto morto superior), sabes?...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por nto Ver Post
      Quando é que foi trocado o sensor do PMS (ponto morto superior), sabes?...
      Acho que isso nunca foi trocado.

      Comentário


        #4
        Limpa o sensor pms que está junto ao sensor de temperatura. A peça faz uma espécie de arco e tem uma ficha de dois pinos. Também conhecido como gerador de impulsos.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
          Limpa o sensor pms que está junto ao sensor de temperatura. A peça faz uma espécie de arco e tem uma ficha de dois pinos. Também conhecido como gerador de impulsos.
          Limpo com que produto? WD40 é suficiente e adequado?

          Quando são as escovas do motor de arranque que estão gastas qual o sintoma?

          Qual é a explicação para pegar bem a frio e a quente já não pegar?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por RickyP Ver Post
            Limpo com que produto? WD40 é suficiente e adequado?

            Quando são as escovas do motor de arranque que estão gastas qual o sintoma?

            Qual é a explicação para pegar bem a frio e a quente já não pegar?
            O motor roda a quente? Ou só faz tac-tac-tac?

            WD40 serve para limpar a ponta do sensor.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
              O motor roda a quente? Ou só faz tac-tac-tac?

              WD40 serve para limpar a ponta do sensor.
              O motor roda a quente, faz o barulho normal, só fica a faltar pegar.

              Passado praí meia hora já pega normal (é o tempo de arrefecer um pouco).

              O principal suspeito continua a ser o sensor pms?

              Comentário


                #8
                Pode ser. Isso ou o sensor de temperatura.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                  Pode ser. Isso ou o sensor de temperatura.
                  Ok obrigado e tb obrigado ao NTO. Quando tiver novidades logo digo.

                  Entretanto encontrei este video onde o problema é solucionado através da troca do sensor.

                  https://www.youtube.com/watch?v=tcyMQm8UiS0

                  Fez o teste de arrefecer bruscamente o sensor com muita água gelada e o carro pegou logo. Depois meteu sensor novo.

                  Comentário


                    #10
                    Já tive um problema com os mesmos sintomas, ou seja, a frio tudo bem, a quente o carro parecia ter a bateria fraca, ou seja, o motor de arranque virava mas com dificuldade, se deixa-se arrefecer funcionava bem.Era o induzido do motor de arranque.

                    Comentário


                      #11
                      Problema resolvido.

                      Fica aqui o procedimento que utilizei e que resultou:

                      Desligar o positivo da bateria.

                      Retirar o tal sensor em arco removendo dois parafusos com chave 10mm.

                      Nem foi preciso remover nada tipo bateria ou outra coisa que estivesse a atrapalhar/impedir o acesso.

                      Além disso também não foi necessário desligar a ficha do sensor.

                      Aplicar WD40, deixar actuar uns minutos e limpar com guardanapo papel/pano.

                      Montar apertando pouco os parafusos para não moer roscas.

                      Ligar o positivo da bateria.

                      Nota: a simples limpeza pode não solucionar o problema e ser necessário substituir o sensor por um novo.

                      Por isso, para testar se ficou bom ou não, convém ir dar uma volta com o carro até aquecer bem e estacionar num local onde possa ficar, caso necessário, cerca de meia hora para arrefecer e conseguir voltar a pegar caso o problema persista. Se depois de estacionar ele pegar logo então ficou resolvido.

                      Obrigado

                      Comentário

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