Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Travão de mão automático: como desactivar sem bateria?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Travão de mão automático: como desactivar sem bateria?

    Hoje tive uma chatice com este equipamento extremamente inútil: Queria ajudar a vizinha que ficou sem bateria, liguei o jipe, vamos a puxar o Megane Sport Line 2011 dela para fora... e como destravar? Travão de mão eléctrico accionado. Procura-se no manual, nada. Liga-se para o marido dela "ah procura na mala...": nada. "Procura dentro da consola do meio.": nada. Liga-se à Renault: Não dá. Simplesmente não é possível!

    É incompreensível simplesmente. E se o carro tiver que ir para um reboque? Ou se precisar de ser removido pela autoridade? Ela tem o carro dentro da garagem e nem sequer o reboque entra...

    Já não bastava à Renault ser preciso desmontar sei lá o quê para trocar lâmpadas e agora isto do travão automático. Nem tenho ideia se esta estupidez acontece em outras marcas, mas que é um absurdo isso é.

    Lá deixei a senhora à espera do reboque, para ver se têm um booster para ao menos destravar o carro. Ui se aquilo fosse meu, era logo Olx com o raio do carro...

    Há maneira de resolver isto?

    Como é que os génios da CE regulam tanta coisa mas não a obrigatoriedade de haver um bloqueio manual de ser fácil trocar lâmpadas?!

    #2
    Na Espace que tive havia uma tampa entre os bancos da frente que dava acesso a um "mecanismo" manual precisamente para isso...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
      Na Espace que tive havia uma tampa entre os bancos da frente que dava acesso a um "mecanismo" manual precisamente para isso...
      Pois mas este não tem. Só se mentiram na Renault.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
        Pois mas este não tem. Só se mentiram na Renault.
        Não tem esse bem como não tem mais marcas.

        Eu continuo a preferir o travão manual.

        Conheço um caso em que o carro ficou sem bateria numa garagem de hotel e foi um bocado chato.. Arrastar o carro e forçar para dentro do reboque.

        Mas porque não ligarem cabos de outro carro?

        Nesse aspeto o meu carro ainda é pior... A bateria é debaixo do banco de traz (Pelo menos tenho ideia que sim) e para por o carro em ponto morto tenho que ter o carro ligado (Ou então simplesmente não sei como o fazer). Mal desligue o carro ele fica logo encravado...

        Comentário


          #5
          É uma anormalidade isso, é feito mesmo para deixar as pessoas dependentes das marcas. Incompreensivelmente não é regulado isto.

          O caso de hoje foi dentro de uma garagem.

          Curiosamente:

          http://www.clipquick.com/Files/Impre...78034C58EE.pdf

          Além disso, o sistema EPB deve poder serdesactivado em caso de avaria eléctrica oumecânica. Esta operação deve serfacilmente executada pelo condutor, aindaque não tenha que ser realizada a partir doseu assento e com o veículo em marcha.
          Editado pela última vez por PDCouto; 11 August 2015, 17:02.

          Comentário


            #6
            A mim sempre me fez confusão esse "extra"...

            Não só pelo facto aqui relatado como pelo depositar confiança em algo que simplesmente para um carro... Ora, milhares de pessoas deixam o carro sempre desengatado, apenas travado com o travão de mão (Manual ou eletrico).... Manual sempre ofereceu alguma segurança.... agora eletrico não oferece qualquer segurança.... basta a eletronica ter um "bit armado em parvo) que "byte" dar uma despesa avultada se o carro estiver numa rampa....

            Será que alguem já pensou nisso?

            Comentário


              #7
              Sei que a Peugeot tem um mecanismo manual de emergência (está no manual da 508), acho estranho a Renault não ter.

              Comentário


                #8
                O Megane II tinha uma patilha que dava para destravar (por baixo do apoio de braço ou no porta bagagens, creio). Mas isso era quando o sistema era baseado num pequeno motor que actuava tal como o braço do condutor num sistema mecânico.

                Neste, são dois motores que actuam nas rodas, pelo que só lá vai com CLIP.
                Editado pela última vez por LelodasTshirts; 11 August 2015, 18:12.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
                  Não tem esse bem como não tem mais marcas.

                  Eu continuo a preferir o travão manual.

                  Conheço um caso em que o carro ficou sem bateria numa garagem de hotel e foi um bocado chato.. Arrastar o carro e forçar para dentro do reboque.

                  Mas porque não ligarem cabos de outro carro?

                  Nesse aspeto o meu carro ainda é pior... A bateria é debaixo do banco de traz (Pelo menos tenho ideia que sim) e para por o carro em ponto morto tenho que ter o carro ligado (Ou então simplesmente não sei como o fazer). Mal desligue o carro ele fica logo encravado...
                  Um Prius? Se for tens um ponto no motor para fazer ligação de booster/cabo de outro carro...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                    Um Prius? Se for tens um ponto no motor para fazer ligação de booster/cabo de outro carro...
                    Não é prius mas vai dar ao mesmo, é um auris hsd.
                    Li algo sobre isso à tempos mas não fiquei muito à vontade. Se que se precisar não vou saber fazer ou vou ter receio.

                    Mas o não puder ter o carro em ponto morto sem estar ligado às vezes é chato, por exemplo quando me pedem para deixar desengatado e destravado.

                    E nas oficinas de pneus para alinhar tambem é um filme... Ate porque se chegar la com a bateria de tracão nas lonas e estiverem muito tempo com o carro em neutro, pode causar problemas (por exemplo o carro não arrancar) porque faz esforço na bateria auxiliar...

                    Comentário


                      #11
                      No Prius, na caixa de fusíveis do motor, tens um ponto de ligação ao borne positivo da bateria. É onde deves ligar outra bateria ou um booster, para colocares o carro em ponto morto. Foi assim que liguei o meu Prius qando fiquei sem bateria auxiliar. Está bem explicado no manual. Se quiseres, manda PM, que eu tiro umas fotos e envio-te.

                      No limite, podes fazer um reboque como aqueles da Polícia, em que metes umas rodas no garfo e, se for preciso, metes as outras no chão com uns patins.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                        Hoje tive uma chatice com este equipamento extremamente inútil: Queria ajudar a vizinha que ficou sem bateria, liguei o jipe, vamos a puxar o Megane Sport Line 2011 dela para fora... e como destravar? Travão de mão eléctrico accionado. Procura-se no manual, nada. Liga-se para o marido dela "ah procura na mala...": nada. "Procura dentro da consola do meio.": nada. Liga-se à Renault: Não dá. Simplesmente não é possível!

                        É incompreensível simplesmente. E se o carro tiver que ir para um reboque? Ou se precisar de ser removido pela autoridade? Ela tem o carro dentro da garagem e nem sequer o reboque entra...

                        Já não bastava à Renault ser preciso desmontar sei lá o quê para trocar lâmpadas e agora isto do travão automático. Nem tenho ideia se esta estupidez acontece em outras marcas, mas que é um absurdo isso é.

                        Lá deixei a senhora à espera do reboque, para ver se têm um booster para ao menos destravar o carro. Ui se aquilo fosse meu, era logo Olx com o raio do carro...

                        Há maneira de resolver isto?

                        Como é que os génios da CE regulam tanta coisa mas não a obrigatoriedade de haver um bloqueio manual de ser fácil trocar lâmpadas?!
                        Ficou sem bateria?

                        Comentário


                          #13
                          O Avensis tem um destravador manual com acesso pela mala traseira.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                            Ficou sem bateria?
                            Ficou, está escrito logo na primeira linha

                            Comentário


                              #15
                              Por acaso no novo A3 também é eléctrico e sei que em caso de falta de bateria fica bloqueado, mas também não sei se dá para desbloquear de outra forma. Tenho que ir ao stand e também googglear isso.

                              Pior que ficar travado, é bloquear as portas e um gajo fica preso lá dentro como me já aconteceu com o Tigra, a bateria deu o berro, o carro entrou numa espécie de curto circuito e bloqueou portas e vidros, tive que forçar a porta com outra pessoa para passar a chave para o lado de fora! Foi lindo! Se tivesse num sitio deserto sem tlm, nem sei o que fazia.

                              Comentário


                                #16
                                Na Scénic II, havia um dispositivo manual na mala que ''destravava'' o travão de mão eléctrico.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                  Ficou, está escrito logo na primeira linha
                                  Saltei a parte mais importante

                                  Não tinhas cabos ou booster?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Aqui fica a solução como manda o fabricante:

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                      Aqui fica a solução como manda o fabricante:

                                      Sério? é mais simples trocar a bateria, acho eu.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Sim mas se não tens cabos ou booster, este é o plano B. Umas tem uma tampa no puxador e metes a chave e acedes à bateria.

                                        Plano C é ligar os cabos a outros pontos onde possam receber + e - para pelo menos abrir o carro via comando.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Essa solução e emergência é cómica.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ja agora...

                                            Pode usar o travao electrico como auxiliar numa travagem de emergencia ?

                                            Ou arrebenta o sistema ?

                                            Comentário


                                              #23
                                              O travão de pé não chega...?

                                              Ao fazeres isso vais baralhar a leitura dada à centralina do ABS e o ESP pode entrar de forma errada.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                O travão de pé não chega...?

                                                Ao fazeres isso vais baralhar a leitura dada à centralina do ABS e o ESP pode entrar de forma errada.
                                                Pois, o travão eléctrico, mexe com isso tudo, além disso em caso de emergência as mãos devem estar no guiador, penso eu.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O travão de mão "normal" já me safou....

                                                  Agora com este, nunca ocasiao para testar

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Levantar o carro, retirar rodas e fazer o resto do procedimento?

                                                    Quem é que é o maluco que se vai meter debaixo de um carro sem preguiças e sem qualquer tipo de segurança?

                                                    É que nem se encontra grande informação sobre isto..... ridiculo!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por SB Ver Post
                                                      Ja agora...

                                                      Pode usar o travao electrico como auxiliar numa travagem de emergencia ?

                                                      Ou arrebenta o sistema ?
                                                      Provavelmente "a electronica" do carro não deixa ativar em andamento! Deve aparecer uma mensagem simpática no CB a dizer para 1º imobilizar o veiculo...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Quando comprei a minha carrinha queria colocar como extra os sensores de pressão dos pneus, mas como tinha de vir obrigatoriamente com o travão de mão eléctrico, desisti da ideia por esse motivo. Se calho de estacionar numa garagem de frente e fico sem bateria, tenho de passar pelo filme descrito... Ou arranjo boost, ou tenho de ter uns cabos de 5 metros...
                                                        Não faz sentido. O sistema de destravar manualmente, deveria ser obrigatório, para estas situações de emergência.
                                                        Presenciei uma situação caricata à uns meses atrás...
                                                        Era inverno e já de noite, e numa rua com muito pouco transito, diria que não deve passar um carro por hora sequer, numa zona estreita em que só passa um carro, estavam lá um veiculo parado com dois indivíduos no exterior, o que não permitia a passagem de ninguém. Fiquei de pé atrás e parei a uns metros. Ao fim de uns segundos um deles vem na minha direcção e aí pensei, não vem ai coisa boa. Abri o vidro e o tipo pediu imensa desculpa e disse que o carro estava sem bateria e travado, não conseguia destravar pois o travão de mão era eléctrico, caso contrario já o teria empurrado mais para a frente, para permitir a passagem de outros carros. Lá tive de fazer marcha a trás e arranjar alternativa.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
                                                          A mim sempre me fez confusão esse "extra"...

                                                          Não só pelo facto aqui relatado como pelo depositar confiança em algo que simplesmente para um carro... Ora, milhares de pessoas deixam o carro sempre desengatado, apenas travado com o travão de mão (Manual ou eletrico).... Manual sempre ofereceu alguma segurança.... agora eletrico não oferece qualquer segurança.... basta a eletronica ter um "bit armado em parvo) que "byte" dar uma despesa avultada se o carro estiver numa rampa....

                                                          Será que alguem já pensou nisso?
                                                          Por isso é que tenho dois hábitos: deixar sempre o carro engatado e dar à chave sempre com o pé na embraiagem.

                                                          Originalmente Colocado por SB Ver Post
                                                          Ja agora...

                                                          Pode usar o travao electrico como auxiliar numa travagem de emergencia ?

                                                          Ou arrebenta o sistema ?
                                                          Como é que o travão de mão pode ser útil numa travagem de emergência? O travão de pé costuma ter força mais que suficiente para parar as rodas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                                            Essa solução e emergência é cómica.
                                                            Ou seja, alguém que não tem cabos de bateria, vai ter um macaco hidráulico, preguiças e chave para remover as rodas.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X