Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ford Puma 1.4 - Problema falta de potência.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ford Puma 1.4 - Problema falta de potência.

    Bom dia pessoal, vinha pedir uma ajudinha para tentar diagnosticar um problema que noto no meu carro.

    Mas começando pelo inicio, o carro em causa é um Ford Puma de 2000, 1.4 a gasolina de 90cv. Conta presentemente com cerca de 194k
    Comprei-o em 2006 mas em 2007 devido aos Km que fazia comprei outro a gasóleo tendo passado o Puma para o meu pai.
    Ultimamente com a vida mais estabilizada o bichinho para Puma voltou e como agora faço menos km´s voltei a ficar com ele.
    Foi à revisão em junho e à data além do habitual (filtros e óleo) a parte da suspensão foi revista e amortecedores e sinoblocos trocados.
    Nessa altura queixei-me ao mecânico também do problema em que vinha pedir a vossa ajuda.

    O problema que noto é falta potência no carro quando acelero. Tentando especificar, quando vou por exemplo a 120 na AE e quero aumentar a velocidade muitas vezes e sem razão aparente o carro não desenvolve por mais que o pedal do acelerador esteja no fundo. Fica como que preso durante 3,4,5 segundos, mantendo a velocidade caso o terreno seja plano ou perdendo mesmo caso seja a subir e de repente “dispara”, dando mesmo um pequeno “coice” vindo a potencia toda de uma vez.
    Como referi acima falei disto ao mecânico e ele precedeu à limpeza dos injetores, mas pelos visto o problema mantem-se intermitentemente, há viagens em que verifico o problema e outras em que não.

    Que acham que poderá ser? Gostava de ir com uma ou duas ideias definidas para falar com ele antes de ele começar a “pescar” e eu a pagar….

    Obrigado a todos.

    #2
    Originalmente Colocado por Ptuga Ver Post
    Bom dia pessoal, vinha pedir uma ajudinha para tentar diagnosticar um problema que noto no meu carro.

    Mas começando pelo inicio, o carro em causa é um Ford Puma de 2000, 1.4 a gasolina de 90cv. Conta presentemente com cerca de 194k
    Comprei-o em 2006 mas em 2007 devido aos Km que fazia comprei outro a gasóleo tendo passado o Puma para o meu pai.
    Ultimamente com a vida mais estabilizada o bichinho para Puma voltou e como agora faço menos km´s voltei a ficar com ele.
    Foi à revisão em junho e à data além do habitual (filtros e óleo) a parte da suspensão foi revista e amortecedores e sinoblocos trocados.
    Nessa altura queixei-me ao mecânico também do problema em que vinha pedir a vossa ajuda.

    O problema que noto é falta potência no carro quando acelero. Tentando especificar, quando vou por exemplo a 120 na AE e quero aumentar a velocidade muitas vezes e sem razão aparente o carro não desenvolve por mais que o pedal do acelerador esteja no fundo. Fica como que preso durante 3,4,5 segundos, mantendo a velocidade caso o terreno seja plano ou perdendo mesmo caso seja a subir e de repente “dispara”, dando mesmo um pequeno “coice” vindo a potencia toda de uma vez.
    Como referi acima falei disto ao mecânico e ele precedeu à limpeza dos injetores, mas pelos visto o problema mantem-se intermitentemente, há viagens em que verifico o problema e outras em que não.

    Que acham que poderá ser? Gostava de ir com uma ou duas ideias definidas para falar com ele antes de ele começar a “pescar” e eu a pagar….

    Obrigado a todos.


    Quando é que o carro trocou pela ultima vez, as velas?

    E já agora, o carro anda com óleo indicado?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por nto Ver Post
      Quando é que o carro trocou pela ultima vez, as velas?

      E já agora, o carro anda com óleo indicado?
      Boas Nto…
      Sendo eu uma pessoa que muito pouco entende da poda, tenho de assumir que o óleo é o correto. Que segundo a nossa amiga internet será um sintético 5w30.
      Agora as velas…pois n sei. Mas a titulo de aprendizagem as velas não influem apenas na parte da ignição e arranque? É que ele pega bem e certinho.

      Obrigado

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Ptuga Ver Post
        Boas Nto…
        Sendo eu uma pessoa que muito pouco entende da poda, tenho de assumir que o óleo é o correto. Que segundo a nossa amiga internet será um sintético 5w30.
        Agora as velas…pois n sei. Mas a titulo de aprendizagem as velas não influem apenas na parte da ignição e arranque? É que ele pega bem e certinho.

        Obrigado

        Se as velas não estiverem a funcionar convenientemente, poderá influenciar na queima adequada...

        Quanto ao óleo, de facto é um 5W30 que respeite a norma indicada pela FORD.

        No entanto o carro poderá é de precisar "esticar as pernas"... isto é, se durante uns bons tempos só andou a dar umas voltinhas.

        E como está o filtro de ar, quando foi trocado da última vez/quilometragem?

        E o óleo.. há quanto tempo foi trocado e quilometragem já percorreu?
        Editado pela última vez por nto; 12 August 2015, 10:06.

        Comentário


          #5
          repetido
          Editado pela última vez por nto; 12 August 2015, 09:51. Razão: Post repetido

          Comentário


            #6
            Entradas de ar indesejadas na admissão podem causar problemas desses. Ver se o colector de admissão está bem apertado no sítio.

            Comentário


              #7
              Obrigado a todos pelas dicas…vou verificar as velas e verificar o coletor de admissão (onde quer que ele esteja) ;) . Quanto ao filtro de ar e óleo fez a revisão à pouco pelo que quero querer que não fui enganado, mas vou confirmar.

              O engraçado é que não é sempre que faz, ontem fui a Lisboa, fiz 130km de AE e foi uma miséria, hoje de manhã voltei tranquilo da vida, sem problema algum. Estiquei-lhe as pernas algumas vezes durante alguns kms a velocidades bem a acima do limite máximo permitido.

              Estive também a pesquisar e li que poderá ser um problema na sonda lambda que poderá ter problemas? Faz algum sentido o que estou a dizer..

              Comentário


                #8
                Velas da motorcraft (originas).

                Comentário


                  #9
                  Eu acredito mais num sensor que não está a contribuir para o débito de combustível correcto. Sensor que lê o caudal de ar (seja map ou maf, não sei como é calculado no Puma) ou sensor O2 são os principais suspeitos.

                  Terá de ser feita uma leitura aos sensores, depois de ler erros claro.

                  ... ah, e desvia o tapete do pedal do acelerador

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                    Eu acredito mais num sensor que não está a contribuir para o débito de combustível correcto. Sensor que lê o caudal de ar (seja map ou maf, não sei como é calculado no Puma) ou sensor O2 são os principais suspeitos.

                    Terá de ser feita uma leitura aos sensores, depois de ler erros claro.

                    ... ah, e desvia o tapete do pedal do acelerador
                    É isto.

                    Comentário


                      #11
                      Em tempos aconteceu isso num Vectra que os meus pais tinham.
                      Eram precisamente esses os sintomas, fosse em 5a ou em 2a, pedal a fundo e nada. Depois acordava, "hei sou um carro, tenho que andar" e lá ia.
                      Chegou-se a conclusão que era a bobine de ignição. Uma peça para as 4 velas e simples de trocar.
                      Problema resolvido. Poderá ser o caso.

                      Comentário


                        #12
                        Mais uma vez obrigado a todos….
                        Vou começar pelo mais básico e depois passar para o mais complicado ($$$)
                        Primeiro vou espreitar o tapete debaixo do acelerador ;)
                        Depois mandar verificar velas (n devem ser verificadas há um tempo e se estiverem manhosas trocam-se) e aperto do coletor de admissão.
                        Depois se se verificar que não é nada disto mais simples terá de se passar por ver bobine de ignição, MAF.

                        Fiquei na dúvida, quando se fala de MAF e Sensor de O2, são coisas distintas certo? O Puma tem MAF, segundo o catalogo da FORD, tem também de ter sensor de O2, correto?

                        Comentário


                          #13
                          A MAF está na admissão de ar, o sensor de O2 (sonda lambda) está no escape.

                          Comentário


                            #14
                            Obrigado a todos pela pequena aula de mecânica.
                            Está marcado, segunda vai à maquina ver se acusa alguma coisa, depois digo se se chegou a alguma conclusão.

                            Comentário


                              #15
                              Como referido as sondas (MAF/MAP) ou Lambda (02), também poderão influír nisso.

                              Comentário


                                #16
                                Não conhecendo o motor em questão, este usa acelerador electrónico?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                  Não conhecendo o motor em questão, este usa acelerador electrónico?
                                  Eu falei ontem com o mecânico foi também uma das hipóteses que ele referiu, além do que foi aqui já falado. Ele disse-me que já é eletrónico. Pelo que entendi tem dois sensores que comunicam entre si, um no pedal e outro no motor. mais uma hipótese para juntar às outras.

                                  Comentário


                                    #18
                                    É fazer uma leitura aos sensores e ver qual deles é que falha. Fácil. Começa por ver se o pedal está OK. Se ele não tiver(afinal é o comando), o resto falha.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sim o objetivo é começar pelo mais simples e menos dispendioso, experimentar, até porque a avaria é intermitente, e depois avançar para as coisas mais "chatas".
                                      Obrigado, vou dando noticias.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Boas pessoal...
                                        Para n deixar isto sem um diagnostico. Foi ontem ligado à máquina (pelos vistos estes carros já se ligam à máquina) e deu avaria no sensor de árvores de cames (mais uma peça que eu desconhecia existir. )
                                        Menos mal..não é muito cara.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Faz sentido. Avaria intermitente ou permanente?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Intermitente... havia dias em que fazia e muito, outros tudo ok.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Parece que é do calor então. Se tiver mesmo KO, nem hesites então.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Sim vai ser substituído e vou aproveitar para ver as velas. Se já não estiverem com bom aspeto vão ser mudadas também.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Para finalizar...levou o sensor de árvores de cames e também velas novas.
                                                  Nota-se a diferença!!!

                                                  Obrigado a todos

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X