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Tubo de liquido de refrigeração com fuga. Carro pode levar mais tempo a aquecer?

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    Tubo de liquido de refrigeração com fuga. Carro pode levar mais tempo a aquecer?

    Há pouco peguei no carro e comecei a estranhar porque estava a levar imenso tempo a aquecer. O ponteiro da temperatura até começar a mexer, levou mais de 5 minutos. E até o carro atingir os 90º (visto pelo digital), levou uns 20 minutos, coisa que costuma levar uns 5 ou 10 minutos no máximo.

    Entretanto comecei a pensar que poderia ser o termostato, fui para um local inclinado para ver se a temperatura descia muito. A subir para lá, começou-me a cheirar a liquido de refrigeração mas entretanto passou. Na descida, de cerca de 2km, baixou até os 86º. Não foi muito, mas também confesso que não sei até que temperatura costuma ir naquele local.

    Entretanto mesmo a chegar a casa, começa-me a aquecer, começou a escalar de repente e já ia nos 100º. Parei, abri o capot e era liquido espalhado por todo o lado numa zona e a pingar por baixo. O vaso estava vazio. Portanto presumo que o aquecimento tenha sido devido a isso. Felizmente que foi ao pé de casa.

    Andei a ver e o tubo que liga ao radiador tem uma fuga que a olho nu nem é visível mas a trabalhar nota-se o liquido a sair por lá e se carregar com o dedo também se nota bem que o tubo naquele local está muito mais "frágil".

    É normal nestas situações de fuga, o carro levar mais tempo a aquecer? Estou com receio que não seja apenas o tubo mas alguma outra coisa (o termostato por exemplo) que eventualmente tenha funcionado mal, criado pressão a mais e rebentado com o tubo.

    #2
    Reparei agora que mal ligo o carro, passados 2 ou 3 minutos, começa a pingar nesse tubo. Isto com o carro muito frio ainda.

    A água não deveria lá chegar apenas a mais altas temperaturas, quando o termostato abre? O tubo é o que liga ao radiador na parte superior.

    Se sim, acho que posso concluir que de facto o termostato tá sempre aberto não? Não percebo é como é que a fuga apareceu ao mesmo tempo. Como é que um termostato pode induzir a uma fuga, pode aumentar a pressão de alguma forma?

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      #3
      Oficina com isso, para arranjar, e reza que a junta de cabeça do motor não tenha cedido.... são é mais uma bela despesa....

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        #4
        Se queima a Junta da Cabeça, prepara um bela quantia para o reparar.

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          #5
          À partida não deve ter queimado (mas deixa-me bater 3 vezes na madeira). Só passou dos 96º por breves instantes e estes blocos (série L) ao contrário dos série K, são resistentes.

          A marca só vende um conjunto de 3 tubos em forma de T por cerca de 100€! Ridículo, já que o tubo é destacável e só é preso por umas abraçadeiras. Um rapaz de uma loja foi bastante prestável e conseguiu encontrar um tubo praticamente igual de outro carro e baratissimo.

          Ainda andei pouco com o carro e até ver já não pinga. Inicialmente desceu um pouco o nível de água mas agora parece ter estabilizado mas também não purguei o sistema, fui só acrescentando um pouco de água, pelo que deve ser normal. Vou andar com ele assim uns dias para ver o nível e como se comporta a temperatura (especialmente ver se sobe mais rapido para eliminar a hipótese do termostato aberto) e se estiver tudo ok, vou então colocar um liquido como deve de ser.

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            #6
            só o que te parece que não foi nada de especial é o suficiente para dar cabo da junta de cabeça, basta que ela tenha cedido com o tempo abre o resto e tens de a substituir...
            está descançado que quando ela abrir logo descobres...

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              #7
              " foixi " 100 euros por uns tubos do radiador ?? com esse dinheiro quase que compro o motor completo para meu chaço , mas que carro tens ?

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                #8
                Um Rover 25 Diesel. Aquilo é conjunto, tipo um T. É mesmo um abuso.

                É a peça n.º 1, de 2000 para a frente.

                http://www.rimmerbros.co.uk/Item--i-GRID001090

                Pediram-me cá 80 e tal euros + IVA. O mais estúpido é que a parte que estava com fuga, só é presa com 2 abraçadeiras. Com paciência, lá encontrámos um tubinho para Opel (não de origem), que é praticamente igual, por 6€.
                Editado pela última vez por DoubleM101; 31 August 2015, 18:40.

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