Há pouco peguei no carro e comecei a estranhar porque estava a levar imenso tempo a aquecer. O ponteiro da temperatura até começar a mexer, levou mais de 5 minutos. E até o carro atingir os 90º (visto pelo digital), levou uns 20 minutos, coisa que costuma levar uns 5 ou 10 minutos no máximo.
Entretanto comecei a pensar que poderia ser o termostato, fui para um local inclinado para ver se a temperatura descia muito. A subir para lá, começou-me a cheirar a liquido de refrigeração mas entretanto passou. Na descida, de cerca de 2km, baixou até os 86º. Não foi muito, mas também confesso que não sei até que temperatura costuma ir naquele local.
Entretanto mesmo a chegar a casa, começa-me a aquecer, começou a escalar de repente e já ia nos 100º. Parei, abri o capot e era liquido espalhado por todo o lado numa zona e a pingar por baixo. O vaso estava vazio. Portanto presumo que o aquecimento tenha sido devido a isso. Felizmente que foi ao pé de casa.
Andei a ver e o tubo que liga ao radiador tem uma fuga que a olho nu nem é visível mas a trabalhar nota-se o liquido a sair por lá e se carregar com o dedo também se nota bem que o tubo naquele local está muito mais "frágil".
É normal nestas situações de fuga, o carro levar mais tempo a aquecer? Estou com receio que não seja apenas o tubo mas alguma outra coisa (o termostato por exemplo) que eventualmente tenha funcionado mal, criado pressão a mais e rebentado com o tubo.
Entretanto comecei a pensar que poderia ser o termostato, fui para um local inclinado para ver se a temperatura descia muito. A subir para lá, começou-me a cheirar a liquido de refrigeração mas entretanto passou. Na descida, de cerca de 2km, baixou até os 86º. Não foi muito, mas também confesso que não sei até que temperatura costuma ir naquele local.
Entretanto mesmo a chegar a casa, começa-me a aquecer, começou a escalar de repente e já ia nos 100º. Parei, abri o capot e era liquido espalhado por todo o lado numa zona e a pingar por baixo. O vaso estava vazio. Portanto presumo que o aquecimento tenha sido devido a isso. Felizmente que foi ao pé de casa.
Andei a ver e o tubo que liga ao radiador tem uma fuga que a olho nu nem é visível mas a trabalhar nota-se o liquido a sair por lá e se carregar com o dedo também se nota bem que o tubo naquele local está muito mais "frágil".
É normal nestas situações de fuga, o carro levar mais tempo a aquecer? Estou com receio que não seja apenas o tubo mas alguma outra coisa (o termostato por exemplo) que eventualmente tenha funcionado mal, criado pressão a mais e rebentado com o tubo.
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