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    Repro ford escort sw 97

    Boas, desde já aviso que todos os comentários são bem vindos,excepto coisas como: compra outro carro, essa ***da é velha não vale a pena, vais gastar dinheiro e o carro não vale isso.


    Tenho uma Ford escort sw de 97 , 90 cavalos 1600 gasolina. É de um dono apenas (eu) e não tem podres nem problemas nenhuns mecânicos. Já tem centralina e é de injeção directa. Queria uma opinião: sinto que ela tem perdido um pouco de potência. Tenho a certeza ,parece que perdeu força,mas não tem problemas nenhuns. Queria saber se vale a pena (quando digo valer a pena é senão danifica componentes ou consomelogo um aumento brutal de gasolina. ) aumentar uns quantos cavalos, ou se é mesmo possível fazer neste motor? Não pretendo fazer aí arranques ou andar a 200km.
    Quero é mais força numa ultra passagem sem ter de reduzir ou uma subida sem que precise que ele venha já embalado para não ter de reduzir. Não tenciono mudar de carro e sei que ele é velho

    Agradeço opiniões e sugestões


    Regards, Kuri

    #2
    Nesse motor a repro pouco mais vai buscar.
    Talvez seja melhor saberes porque perder potência e tentares recuperar a potência perdida.
    Verifica as velas, (podes colocar umas talvez melhores) e o filtro de ar, (podes meter um melhor também).

    Comentário


      #3
      Daí não será problema. Velas dá ngk e filtro caixa kn. Em quinta nos 80 numa subida mal se aguenta para ganhar velocidade

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        #4
        Pouco ou nada vais ganhar c uma repro.

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          #5
          Injecção directa, ou injecção multiponto?

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            #6
            Repro nao vais ganhar nada ... dinheiro deitado ao lixo.

            Experimenta meter o filtro de ar de origem .

            Comentário


              #7
              Detalhes de injeção, não sou muito entendido no ponto. Na entendo muito. Filtro de ar é igual. Seja qual for ele. Não tenciono meter 50 cavalos, uns 20 já se iria notar diferenca de certeza, uma coisa são 680 pra 700 outra é de 90 pra cento e tal. Num motor mais forte não se notava pouca diferença mas num motor mais fraco têm que se notar.

              1600 gasolina motor ztec 16v 90 cv

              Comentário


                #8
                Eu já tive um XR2i (1.6 de 100 e poucos cavalos) que levou um filtro KN, uma cam da Kent e o volante do motor sofreu uma pequena dieta

                Que diferença

                Comentário


                  #9
                  Quantos km tem o motor?

                  Reprogramação não compensa, nesse motor não consegues retirar muito dessa forma. O que deves é tentar perceber se existe forma de lhe devolver a boa forma incial... e isso faz-se com uma avaliação global, desde o depósito do combustivel às rodas.

                  Jantes empenadas, rolamentos gripados (mesmo sem ruido), filtros meio obstruidos, bomba da gasolina com débito insuficiente, injectores sujos, velas erradas, cabos de vela velhos, bobine em mau estado, bateria fraca ou alternador... até a correia fora do ponto. A sonda lambda muitas vezes é descurada e pode estar relacionada com performace baixa. A MAF (caudalímetro) toda a gente sabe que tem esses efeitos.

                  Pior que isso será se a compressão estiver em baixo.

                  Portanto é melhor avaliar se existe um problema que esteja a roubar alguns dos 90 cv. Depois sim deves partir para uma forma de ganhar alguns...

                  Comentário


                    #10
                    Tem 144 mil feitos ontem. O carro responde bem numa forma geral, mas em quinta com algum peso... morre, não tem força a não ser já embalada, se pisar o acelerador a fundo, pior é, então aí começa logo a perder velocidade. Cabos das velas estão bons, jantes boas rodas boas. Correia certa, bateria e alternador novos.
                    A única coisa que sei que pode não estar no seu melhor é os injectores, maf e sensor lambda porque são ainda originais. Em relação à compressão ou débito, não sei, tal como a compressão.

                    Comentário


                      #11
                      Se quando metes o acelerador a fundo perde velocidade há ai algum problema

                      Comentário


                        #12
                        Assumindo que dá para fazer repro nesse motor, a verdade é que nao vais ganhar quase nada.

                        O que tu queres mais que nada é binário, mas num 1.6 atmosférico nao vais ganhar quase nada de jeito. Só mudando admissao (nem que seja começando por um filtro), escape, velas,etc. E provavelmente depois de gastares umas centenazitas de euros o carro vai estar pouco diferente.

                        Sinceramente, dado que mudar de carro nao é opçao, esquece. Mais vale deixares como está.

                        A nao ser que haja uma avaria e o carro esteja pior que origem. Mas isso tu saberás melhor que nós como está

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Kuri619 Ver Post
                          Tem 144 mil feitos ontem. O carro responde bem numa forma geral, mas em quinta com algum peso... morre, não tem força a não ser já embalada, se pisar o acelerador a fundo, pior é, então aí começa logo a perder velocidade. Cabos das velas estão bons, jantes boas rodas boas. Correia certa, bateria e alternador novos.
                          A única coisa que sei que pode não estar no seu melhor é os injectores, maf e sensor lambda porque são ainda originais. Em relação à compressão ou débito, não sei, tal como a compressão.

                          Tens aí algum problema.

                          Não tem muitos km mas as sondas lambda muitas vezes berram pela idade. Convinha ver como estão os valores...

                          Essa MAF se calhar dá para limpar com um spray próprio (limpa contactos).

                          Os injectores, eu metia um bom limpa injectores (Liquimoly; Wynns) no depósito e dava-lhe um esticão.

                          O filtro da gasolina?? Se estiver entupido lá se vai o débito.

                          Comentário


                            #14
                            Fui agora ao mecanico e pedi lhe pra fazer a compressao. Disse que agora nao podia , ficou pra sexta feira. pediu me pra abrir o carro e ligar o carro. Lá manda umas quantas pedaladas e vira se pra mim e diz :

                            O que é que o senhor quer que faça aqui? Isto tem 18 anos e esta com um trabalhar espectacular , ta certo , sem ruidos e/ou vibracoes. Responde bem , nao engasga. Aconselhou me foi maf e limpa injectores. Deu me uma olhada no carro e diz que ta tudo bem . E ainda me diz : Voçe o que tem de fazer é trabalhar mais com a caixa. puxe mais por ela , nao pode esperar ir a 60/80 em quinta e é so meter pe a fundo e ta a andar . DIsse que a quinta era em 100 onde atingo 3000 e tal rotacoes. E verdade que nunca meto a quinta a mais de 80km/h , é muito raro , so mesmo quando ando nas parvidades. Talvez seja paranoia minha e deva de abusar mais dela lol . OU abrir o debido e largar €€€ na gasolina.

                            Mas ele diz que tem toda a certeza que ta tudo bem com o carro ( e ele é dos melhores aqui dos arredores e de confiança) DIsse pra nao gastar dinheiro com o carro que ta bom , mas tira se a duvida sexta feira.

                            Bem pelos comentarios todos entao.. posso deduzir que repro nao estao muito virados... fica pra outra altura parece lol . Nem que fossem 15 ou 20cv e nao danificasse o motor, já ficava feliz.
                            Editado pela última vez por Kuri619; 21 September 2015, 17:57.

                            Comentário


                              #15
                              A questão é que não ganhas garantidamente 15 ou 20 cv como já te explicaram...

                              Mas agora dizes que metes a 5ª no máximo a 80... Ora não sei qual a rotação a que isso equivale... talvez 2400 pelo que disseste. Parece-me claramente insuficiente se for numa subida e quiseres andar rápido. Ou seja, antes de mais tens de alterar o teu modo de conduzir. Não há reprogramação que resolva essa parte

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                                #16
                                Originalmente Colocado por Kuri619 Ver Post
                                Fui agora ao mecanico e pedi lhe pra fazer a compressao. Disse que agora nao podia , ficou pra sexta feira. pediu me pra abrir o carro e ligar o carro. Lá manda umas quantas pedaladas e vira se pra mim e diz :

                                O que é que o senhor quer que faça aqui? Isto tem 18 anos e esta com um trabalhar espectacular , ta certo , sem ruidos e/ou vibracoes. Responde bem , nao engasga. Aconselhou me foi maf e limpa injectores. Deu me uma olhada no carro e diz que ta tudo bem . E ainda me diz : Voçe o que tem de fazer é trabalhar mais com a caixa. puxe mais por ela , nao pode esperar ir a 60/80 em quinta e é so meter pe a fundo e ta a andar . DIsse que a quinta era em 100 onde atingo 3000 e tal rotacoes. E verdade que nunca meto a quinta a mais de 80km/h , é muito raro , so mesmo quando ando nas parvidades. Talvez seja paranoia minha e deva de abusar mais dela lol . OU abrir o debido e largar €€€ na gasolina.

                                Mas ele diz que tem toda a certeza que ta tudo bem com o carro ( e ele é dos melhores aqui dos arredores e de confiança) DIsse pra nao gastar dinheiro com o carro que ta bom , mas tira se a duvida sexta feira.

                                Bem pelos comentarios todos entao.. posso deduzir que repro nao estao muito virados... fica pra outra altura parece lol . Nem que fossem 15 ou 20cv e nao danificasse o motor, já ficava feliz.
                                No fundo as coisas resumem-se a isso, podes ter algo que te roube alguma potencia original, mas alem disso acho que nao dá para fazer muito podes por umas velas de iridum e um filtro kn que melhora um pouco em baixas de resto só mesmo abrindo o motor e trabalhando ou trocar alguns componentes o que vai dar uma conta avultada e os resultados certamente que nao vao compensar pois é um motor sem turbo, se fosse um motor com turbo era outra coisa...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Kuri619 Ver Post
                                  Fui agora ao mecanico e pedi lhe pra fazer a compressao. Disse que agora nao podia , ficou pra sexta feira. pediu me pra abrir o carro e ligar o carro. Lá manda umas quantas pedaladas e vira se pra mim e diz :

                                  O que é que o senhor quer que faça aqui? Isto tem 18 anos e esta com um trabalhar espectacular , ta certo , sem ruidos e/ou vibracoes. Responde bem , nao engasga. Aconselhou me foi maf e limpa injectores. Deu me uma olhada no carro e diz que ta tudo bem . E ainda me diz : Voçe o que tem de fazer é trabalhar mais com a caixa. puxe mais por ela , nao pode esperar ir a 60/80 em quinta e é so meter pe a fundo e ta a andar . DIsse que a quinta era em 100 onde atingo 3000 e tal rotacoes. E verdade que nunca meto a quinta a mais de 80km/h , é muito raro , so mesmo quando ando nas parvidades. Talvez seja paranoia minha e deva de abusar mais dela lol . OU abrir o debido e largar €€€ na gasolina.

                                  Mas ele diz que tem toda a certeza que ta tudo bem com o carro ( e ele é dos melhores aqui dos arredores e de confiança) DIsse pra nao gastar dinheiro com o carro que ta bom , mas tira se a duvida sexta feira.

                                  Bem pelos comentarios todos entao.. posso deduzir que repro nao estao muito virados... fica pra outra altura parece lol . Nem que fossem 15 ou 20cv e nao danificasse o motor, já ficava feliz.
                                  pelo teu relato o problema não está no carro, mas no teu estilo de conduzir, saber usar a caixa e apertar com dito sem medos e saber em velocidade ir engrenada e a que velocidade, realmente dás a entender que puxas pouco por ele e andas a pastar com velocidades reduzidas e mudanças altas e depois queres rendimento, ele perde o embalo e morre, esse carro com 90cv tem mais que força para andar ai sem problemas, simplesmente tu é que tens de mudar de habitos de condução...

                                  repro como disseram nesse carro não vais ganhar nada, algo mais é um desperdicio de dinheiro para um carro desses...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Convém não esquecer que estamos a falar dum carro com apenas 130nm de binário e com cerca de 1300kg, não há milagres, até podia ter 150cv…não ia muito mais longe nas recuperações de velocidade dessa forma.
                                    Já vi carros com maior binário, em 5ª a 80km/h, carregados e a subir a não terem sequer recuperação, quanto mais rápida ou lenta.

                                    repro nisso é deitar literalmente dinheiro fora, o que precisas é binario e não cavalos, e binario com a repro nesse motor é 0.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Preciso de crescer as unhas por assim dizer lol. Tambem me aconselharam a abrir a valvula de debito mas ela ja consegue ser bebeda , entao assim a minha carteira afundava x) . Velocidade de ponta tem ela , isso tenho que lhe dar o merito, ate me admira dar o que dá. E já fiz muita caca nela sejamos sinceros , andar a cortar em 1 e em marcha atras nao é coisa que se faça mas enfim Deixei me disso.

                                      O melhor que posso fazer e mesmo velas 4 polos , gasolina 98 e unhas. Deixo aqui 3 fotos de como ela esta agora : http://tinypic.com/view.php?pic=zknwpg&s=8#.VgBTvt9VhBc ///// http://tinypic.com/view.php?pic=352j...8#.VgBT9t9VhBc /////// http://tinypic.com/view.php?pic=2yoe...8#.VgBULd9VhBc

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Kuri619 Ver Post
                                        E já fiz muita caca nela sejamos sinceros , andar a cortar em 1 e em marcha atras nao é coisa que se faça mas enfim Deixei me disso.
                                        Quando voltares á oficina, pergunta ao mecânico se ele retifica a cabeça.

                                        A do carro não precisa, mas a tua...

                                        Agora a sério, isso está bom, tem é limitações.
                                        Podes puxar mais nas rotações mas depois também puxas mais da carteira para abastecer.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Essa 4a dá 160, pelo menos faz a experiência e puxa 4a aos 140 e dps mete 5a e pisa a fundo, vais ver q ela responde ;)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                            Quando voltares á oficina, pergunta ao mecânico se ele retifica a cabeça.

                                            A do carro não precisa, mas a tua...

                                            Agora a sério, isso está bom, tem é limitações.
                                            Podes puxar mais nas rotações mas depois também puxas mais da carteira para abastecer.

                                            Nao penses mal de mim, podia te contar mil e uma coisas que já fiz com a carrinha em que tu me tiravas a custodia dela por assim dizer LOL , tenho carta a pouco tempo. eventualmente vou exprimentando cenas que a prejudicam é verdade, mas felizmente acho que tive que perceber a mal que isso um dia acaba. Calei-me , chorei o dinheiro que perdi, e agora ando mais calmo. No final de tudo , nunca me desiludio, nunca falhou, nunca deu problemas a dar a chave. SO eu é que faço ****, de resto, esta ali um carro de guerra.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Kevincego Ver Post
                                              Essa 4a dá 160, pelo menos faz a experiência e puxa 4a aos 140 e dps mete 5a e pisa a fundo, vais ver q ela responde ;)

                                              Infelizmente , sei quanto é que ela dá em todas as mudanças .... ya .. muita treta feita. ACREDITEM OU NAO, deu 200KM , tenho a foto desfocada mas tbm nao irei mostrar. E nao foi numa descida. Foi numa recta. Mais demorada, mas chegou la!. Mas eu nao curto de velocidade de ponta, mas sim de arranque e resposta numa ultrapassagem.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Kevincego Ver Post
                                                Essa 4a dá 160, pelo menos faz a experiência e puxa 4a aos 140 e dps mete 5a e pisa a fundo, vais ver q ela responde ;)
                                                Tive um mondeo 1.6 de 90 cv, de 1992 ( ou de 1993, já não me lembro, matricula acabava em CE), a quarta cortava a quase 180 km/h.
                                                Em AE, colado atrás de um BMW, deu 220.
                                                Em 2003 meti-o na traseira de um camião, no IP3, Viseu.
                                                Teve de levar a frente quase toda, mas ainda sobreviveu mais uns tempos.
                                                Editado pela última vez por MigMondeo; 21 September 2015, 22:43.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Kuri619 Ver Post
                                                  Infelizmente , sei quanto é que ela dá em todas as mudanças .... ya .. muita treta feita. ACREDITEM OU NAO, deu 200KM , tenho a foto desfocada mas tbm nao irei mostrar. E nao foi numa descida. Foi numa recta. Mais demorada, mas chegou la!. Mas eu nao curto de velocidade de ponta, mas sim de arranque e resposta numa ultrapassagem.

                                                  Depois de fazer a troca da correia de distribuição ao mondeo 1.6 que tive ele ficou muito pior que antes.
                                                  Puxava mal e a baixas rotações se carregasse a fundo "morria".
                                                  Depois de muito reclamar, foram verificar e tinham deixado o motor atrasado.
                                                  Fizeste alguma manutenção recentemente, antes de sentires a perda de potência?

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                                                    #26
                                                    Cometi um grande erro a ir a uma oficina DE ********** LITERALMENTE. Paguei por uma revisao normal. o carro em 18 anos nunca teve problemas a dar a chave. Era so pra meterem velas novas filtros e etc. atrasados meteram umas velas maiores do que as que eu tinha la... começou a trabalhar a 2 tempos ou sei la o que , foi-se abaixo e depois nao ligava nem com as velhas nem novas e eles va a forcar a ignicao a ver se dava ate que tive que lhes chamar nomes pra pararem. No dia seguinte disseram me que o motor de arranque tinha colado e nao sei que. Nao sei o que fizeram mais sem a minha presenca mas tenho a certeza que nunca mais saiu a mesma. lembro me que COLAVA ao banco em primeira mesmo sendo carrinha de poucos cv e pesada. Mas ja nao tenho o mesmo sentimento de antes.

                                                    A minha tem 7000 RPMS corta as 6500, qual é a margem maxima segura sem danificar que a posso puxar? 5000? nao tem o campo vermelho.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ora bem o 1.6 zetec 16v...

                                                      Tens injeçao indirecta multiponto .

                                                      Velas FOMOCO ou Motorcraft super sao as que esse motor gosta

                                                      Melhor desempenho ? Tenta melhorar a admissao de ar e por uma borboleta maior ! Aproveita e limpa toda a admissao !

                                                      Fazer uma linha de escape menos restrita e uma panela final em condiçoes .

                                                      Mais ?

                                                      Motor 2.0 zetec ou metes esse 1.6 a turbo e pronto .

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Kuri619 Ver Post
                                                        Preciso de crescer as unhas por assim dizer lol. Tambem me aconselharam a abrir a valvula de debito mas ela ja consegue ser bebeda , entao assim a minha carteira afundava x) . Velocidade de ponta tem ela , isso tenho que lhe dar o merito, ate me admira dar o que dá. E já fiz muita caca nela sejamos sinceros , andar a cortar em 1 e em marcha atras nao é coisa que se faça mas enfim Deixei me disso.

                                                        O melhor que posso fazer e mesmo velas 4 polos , gasolina 98 e unhas. Deixo aqui 3 fotos de como ela esta agora : http://tinypic.com/view.php?pic=zknwpg&s=8#.VgBTvt9VhBc ///// http://tinypic.com/view.php?pic=352j...8#.VgBT9t9VhBc /////// http://tinypic.com/view.php?pic=2yoe...8#.VgBULd9VhBc
                                                        Gasolina 98??? Porque raio haverias de fazer isso? Zero vantagens... só te sai mais caro na carteira

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                                                          #29
                                                          Coloca velas motorcraft, boas e baratas.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                            Ora bem o 1.6 zetec 16v...

                                                            Tens injeçao indirecta multiponto .

                                                            Velas FOMOCO ou Motorcraft super sao as que esse motor gosta

                                                            Melhor desempenho ? Tenta melhorar a admissao de ar e por uma borboleta maior ! Aproveita e limpa toda a admissao !

                                                            Fazer uma linha de escape menos restrita e uma panela final em condiçoes .

                                                            Mais ?

                                                            Motor 2.0 zetec ou metes esse 1.6 a turbo e pronto .
                                                            Desculpa a ignorância, mas onde faço isso dá borboleta? E e como invisto na admissão e compro o que? Quero que seja legal. Tenho um homem muito bom mesmo com sistemas de escape. Digo lhe o que para fazer no meu escape?

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