Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Revisao a fazer em carro usado comprado recentemente (Clio 1.5 DCI)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Revisao a fazer em carro usado comprado recentemente (Clio 1.5 DCI)

    Boa noite , a semana passada adquiri um renualt clio 2 phase 2 1.5 dci 65cv comercial por um preço bastante aceitável , o carro está a funcionar bem mas quero fazer uma revisão visto que o carro foi vendido sem o histórico de manutenção nem sei quando vai mudar o oléo , so sei que antes de ser vendido levou uma egr nova .

    Tem 197100 km.

    Que material aconselham a mudar nesta revisao ?

    Estava a pensar em :

    Kit distribuição
    Oleo 5w40(elf ou bp visco 7000)
    Filtro oleo , ar , combustivel e ar do habitaculo
    Liquido radiador
    Oléo da caixa de velocidades e travões.


    Deixem as vossas opiniões , obrigado

    #2
    Originalmente Colocado por xiko7 Ver Post
    Boa noite , a semana passada adquiri um renualt clio 2 phase 2 1.5 dci 65cv comercial por um preço bastante aceitável , o carro está a funcionar bem mas quero fazer uma revisão visto que o carro foi vendido sem o histórico de manutenção nem sei quando vai mudar o oléo , so sei que antes de ser vendido levou uma egr nova .

    Tem 197100 km.

    Que material aconselham a mudar nesta revisao ?

    Estava a pensar em :

    Kit distribuição
    Oleo 5w40(elf ou bp visco 7000)
    Filtro oleo , ar , combustivel e ar do habitaculo
    Liquido radiador
    Oléo da caixa de velocidades e travões.


    Deixem as vossas opiniões , obrigado
    Bomba de água?
    Verificar discos e pastilhas
    Estado das escovas (vem aí as chuvas)
    Luzes
    Uma garrafinha de Liquimoly Diesel Spulung após a troca do filtro de gasóleo

    Comentário


      #3
      Recomendo seriamente a troca dos bronzes das bielas, um problema comum nos 1.5 DCI até 2007. Convém trocar também a junta do cárter, e dependendo do mecânico, os parafusos das bielas.

      A nível da revisão em si, está correcto.
      - Kit de distribuição original é GATES. Também ficas bem servido com INA, por ex. Mais a correia de acessórios.
      - Óleo ideal é o ELF 900 SXR 5W40 e fazer 15 ou 20 mil até nova troca.
      - Filtros tens várias marcas, FRAM, WIX, FILTRON, etc.
      - Líquido radiador rosa preferência Motul QTYPED.
      - Óleo da caixa recomendo o original ELF. Por uma questão muito simples, já mudei no meu, coloquei Motul 75W80, e a caixa ficou um pouco mais dura, principalmente nos primeiros milhares de KM.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por xiko7 Ver Post
        Boa noite , a semana passada adquiri um renualt clio 2 phase 2 1.5 dci 65cv comercial por um preço bastante aceitável , o carro está a funcionar bem mas quero fazer uma revisão visto que o carro foi vendido sem o histórico de manutenção nem sei quando vai mudar o oléo , so sei que antes de ser vendido levou uma egr nova .

        Tem 197100 km.

        Que material aconselham a mudar nesta revisao ?

        Estava a pensar em :

        Kit distribuição
        Oleo 5w40(elf ou bp visco 7000)
        Filtro oleo , ar , combustivel e ar do habitaculo
        Liquido radiador
        Oléo da caixa de velocidades e travões.


        Deixem as vossas opiniões , obrigado
        O mais prioritário é mudares o óleo e respectivo filtro. Pode tar lá uma surrapa qualquer só para a luz do óleo não acender e quanto mais tempo lá tiver pior.

        Pelo que sei a viscosidade deverá ser 5W40 mas, tão ou mais importante que isso, são as normas obrigatórias de cumprir. Procura no manual ou em fontes de confiança (tipo autodata) quais as normas a cumprir.

        Tenta verificar visualmente (olhando para a vareta, tirando a tampa do óleo e olhando para o interior dela, direccionando uma lanterna para o buraco onde se mete o óleo, etc) se o motor tem borra.

        Se tiver borra vais ter que mudar o óleo e filtro com mais frequência para ir limpando aquela porcaria. Há que utilize engine flush mas pode soltar a porcaria toda duma vez e fazer pior ainda pq entope o pescador e outras coisas.

        Kit distribuição+bomba agua é algo que, em principio, pode ser minimamente adiado (era muito azar partir nos primeiros 500 ou 1000kms...) mas é trocar isso assim q possivel (quanto mais cedo melhor).

        Filtro ar, combustivel e habitaculo são baratos e fáceis de mudar. Isso tb podes/deves fazer logo que houver oportunidade, por exemplo juntamente com a mudança de oleo e filtro.

        Liquido radiador: para começar tens que ter o nivel acima do minimo. Caso precises acrescentar adiciona agua destilada (nao ponhas agua da torneira). Olha para veres o estado do liquido e procura vestigios de ferrugem. Caso teja uma desgraça então podes ir fazendo limpeza e quando mudares o kit distribuição+bomba agua já podes meter liquido refrigeração (50% concentração) e fica logo o assunto arrumado.

        Vê este video https://www.youtube.com/watch?v=s--5ft5YiHg

        Tb podes mudar o termostato do liquido de refrigeração para não teres que mexer mais nessas coisas mais tarde.

        Verifica o nivel do oleo dos travoes (se abrires a tampa nao deixes cair lixo lá pra dentro e aproveita para ver o aspecto). Esse oleo é barato e sai barato a mao de obra por isso tb o deves mudar assim que puderes.

        Oleo da caixa de velocidades: se as mudanças entram bem então não há pressa. Normalmente só se muda quando as mudanças custam a entrar... Convém verificar o nivel caso não seja trocado.

        Se não tens nenhum local/oficina onde fazer esses serviços todos e morares perto do EBLASE contacta-o, pode ser que ele tenha disponibilidade para fazer isso.

        Além de fazer as coisas necessárias ele ainda verifica 300000000000000000 pontos e certamente fica melhor feito do que em muitos outros locais e além disso deverá ficar mais barato.

        Há quem faça centenas de kms para levar lá os carros.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
          Recomendo seriamente a troca dos bronzes das bielas, um problema comum nos 1.5 DCI até 2007. Convém trocar também a junta do cárter, e dependendo do mecânico, os parafusos das bielas.

          A nível da revisão em si, está correcto.
          - Kit de distribuição original é GATES. Também ficas bem servido com INA, por ex. Mais a correia de acessórios.
          - Óleo ideal é o ELF 900 SXR 5W40 e fazer 15 ou 20 mil até nova troca.
          - Filtros tens várias marcas, FRAM, WIX, FILTRON, etc.
          - Líquido radiador rosa preferência Motul QTYPED.
          - Óleo da caixa recomendo o original ELF. Por uma questão muito simples, já mudei no meu, coloquei Motul 75W80, e a caixa ficou um pouco mais dura, principalmente nos primeiros milhares de KM.
          Mudaste o oleo da caixa pq as mudanças tavam duras? Com esse motul ficou pior do q tava?

          Xegaste a meter ELF depois do motul para ver se voltava ao que era antes ou continuas com o motul?

          Caso vás mudar o óleo para ELF fica aqui a info: há duas referências do ELF 75W80 GL4 para a caixa velocidades.

          Podes ver pelos seguintes sites:

          http://lubricantes-online.com/epages...oducts/1158484

          http://lubricantes-online.com/epages...oducts/1158485

          Comentário


            #6
            Mudei o óleo devido à reparação da embraiagem, a caixa estava ok. O que notei logo que andei com o carro foi as mudanças um pouco mais duras, e no final do curso da manete, em vez de fazer batente, existia um pouco de força. Isto aconteceu mais nos primeiros milhares de KM e foi desaparecendo aos poucos.

            O carro é um Megane II, motor 1.5 DCI 80cv, caixa de 5v. O óleo utilizado Motul Motylgear 75W80 2.5L.

            Comentei isto com um conhecido que é mecânico e tem um carro igual e passou-se o mesmo com o mesmo óleo. A recomendação foi utilizar óleo ELF nestas caixas.

            Comentário

            AD fim dos posts Desktop

            Collapse

            Ad Fim dos Posts Mobile

            Collapse
            Working...
            X