Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Escândalo Volkswagen

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Escândalo Volkswagen

    Boas pessoal,

    No seguimento de uma notícia que acabei de ler sobre o assunto da Volkswagen ter manipulado os valores das emissões em vários dos seus carros, e sendo um propietário de um carro do grupo VW, neste caso um Seat Leon 1.6 TDI de 2011 (e estes motores pelos vistos estão afetados), achei que faria sentido criar um novo tópico para que as pessoas pudessem relatar se vão tentar resolver este assunto, como o farão e para partilhar quaisquer informações relevantes sobre este assunto.

    Sei que quem comprou um carro do grupo VW e se estiver ainda dentro dos 2 anos da garantia, pelos vistos, pode devolver o carro ao stand e este é obrigado a restituir o valor TOTAL que o cliente pagou pelo carro.

    Para o pessoal na mesma situação que eu, ou seja, comprei um carro usado e já não está dentro de garantia nenhuma, não sei ainda muito bem como isto se vai processar. Dizem que nos próximos dias a VW irá chamar vários milhões de viaturas suas para a oficina, afim de resolver esta situação. Estando nós em Portugal, duvido que alguém vá fazer o quer que seja e ainda vamos ter muitas dores de cabeça com esta brincadeira.
    De qualquer forma, nos próximos dias deverei ir à EMAC perguntar se vão fazer algo e como e depois também venho cá relatar o que me disserem/fizerem.

    Neste momento, quero proteger-me de uma subida do imposto automóvel, porque se o carro afinal tem emissões acima do indicado, o estado português estará mortinho por aumentar o imposto, mas apenas porque se preocupam muito com o meio ambiente, não é por outro motivo qualquer, como é óbvio. Claro que não me vejo na obrigação de pagar um possível aumento de imposto, porque nós, clientes, não temos culpa disto.
    Depois falta ainda ver se haverá problemas mecânicos/de software que possam advir desta situação. Em princípio, penso que não, mas se houver essa hipótese, o fabricante deverá ser responsabilizado também, claro.

    #2
    Originalmente Colocado por Areis30 Ver Post
    Boas pessoal,

    No seguimento de uma notícia que acabei de ler sobre o assunto da Volkswagen ter manipulado os valores das emissões em vários dos seus carros, e sendo um propietário de um carro do grupo VW, neste caso um Seat Leon 1.6 TDI de 2011 (e estes motores pelos vistos estão afetados), achei que faria sentido criar um novo tópico para que as pessoas pudessem relatar se vão tentar resolver este assunto, como o farão e para partilhar quaisquer informações relevantes sobre este assunto.

    Sei que quem comprou um carro do grupo VW e se estiver ainda dentro dos 2 anos da garantia, pelos vistos, pode devolver o carro ao stand e este é obrigado a restituir o valor TOTAL que o cliente pagou pelo carro.

    Para o pessoal na mesma situação que eu, ou seja, comprei um carro usado e já não está dentro de garantia nenhuma
    Acha mesmo que a SIVA vai mandar as concessões ou mesmo a Siva pagar algum valor quem tem carros VW em Portugal?

    Ainda acredita no Pai Natal?

    Usados e fora de garantia, espere mas sentado...

    Comentário


      #3
      areis é como vitor disse podes ir esperando sentado, que ainda vai rolar muita tinta nesta história, a info que existe ainda é escassa, e a que realmente interessa só os fabricantes teem acesso, agora que isto foi uma grande machadada no grupo alemão foi, e como é que eles vão descalçar a bota tambem quero ver...

      Comentário


        #4
        A procissão ainda vai no adro...

        Posso estar errado, mas palpita-me que a procissão ainda vai no adro. Se não estou em erro, as 4 marcas do grupo VAG, VW, Audi, Seat e Skoda já declararam que têm motores "martelados", mas a VAG fornece motores para outras marcas..., será que também iam martelados...?!, Será que outras grandes marcas ainda vão ficar também com a careca a descoberto?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Areis30 Ver Post
          Boas pessoal,

          No seguimento de uma notícia que acabei de ler sobre o assunto da Volkswagen ter manipulado os valores das emissões em vários dos seus carros, e sendo um propietário de um carro do grupo VW, neste caso um Seat Leon 1.6 TDI de 2011 (e estes motores pelos vistos estão afetados), achei que faria sentido criar um novo tópico para que as pessoas pudessem relatar se vão tentar resolver este assunto, como o farão e para partilhar quaisquer informações relevantes sobre este assunto.

          Sei que quem comprou um carro do grupo VW e se estiver ainda dentro dos 2 anos da garantia, pelos vistos, pode devolver o carro ao stand e este é obrigado a restituir o valor TOTAL que o cliente pagou pelo carro.

          Para o pessoal na mesma situação que eu, ou seja, comprei um carro usado e já não está dentro de garantia nenhuma, não sei ainda muito bem como isto se vai processar. Dizem que nos próximos dias a VW irá chamar vários milhões de viaturas suas para a oficina, afim de resolver esta situação. Estando nós em Portugal, duvido que alguém vá fazer o quer que seja e ainda vamos ter muitas dores de cabeça com esta brincadeira.
          De qualquer forma, nos próximos dias deverei ir à EMAC perguntar se vão fazer algo e como e depois também venho cá relatar o que me disserem/fizerem.

          Neste momento, quero proteger-me de uma subida do imposto automóvel, porque se o carro afinal tem emissões acima do indicado, o estado português estará mortinho por aumentar o imposto, mas apenas porque se preocupam muito com o meio ambiente, não é por outro motivo qualquer, como é óbvio. Claro que não me vejo na obrigação de pagar um possível aumento de imposto, porque nós, clientes, não temos culpa disto.
          Depois falta ainda ver se haverá problemas mecânicos/de software que possam advir desta situação. Em princípio, penso que não, mas se houver essa hipótese, o fabricante deverá ser responsabilizado também, claro.
          Mentira, se tiveres a sorte de conseguires que isso ande para a frente, recebes o valor comercial do carro.
          Foi isto que a DECO disse.

          Comentário


            #6
            Bem, se a Deco disse, já é outra coisa.

            Comentário


              #7
              Tenham calma e esqueçam lá esse sonho de ganhar um carro novo, já têm idade para saberem a verdade sobre o pai natal.
              O mais certo é a marca entretanto apresentar uma correcção na centralina e o problema ficar resolvido por ai, e se assim for não existe nada com base jurídica para reclamar.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                Mentira, se tiveres a sorte de conseguires que isso ande para a frente, recebes o valor comercial do carro.
                Foi isto que a DECO disse.
                Se conseguirem, dado que se for através de Tribunais vai demorar anos e anos!

                Não estou a ver a SIVA ou a VW a pagar algum. Deco diz sim o valor do carro, mas se fosse verdade que valor seria atribuído?

                Nos EUA é que as coisas mudam de figura, dado que os mecanismos são totalmente diferentes em relação a Europa (CE), já no Brasil também afectado segundo a imprensa Brasileira, não conheço bem o sistema deles, mas são mais duros que na CE.

                Em Portugal ainda vai ser o Zé a pagar, existe em Palmela uma unidade fabril da VW que nada convém que milhares funcionários vão para o desemprego (pelo menos faço votos para que isso jamais aconteça, já chega os 700 ou 800 mil existentes infelizmente)

                Mas acima de tudo, e dado o problema surgido com este Grupo da VW não vá ainda aparecer outras marcas com anomalias, então vamos ter um 2016 muito duro na Europa e não só!

                Comentário


                  #9
                  Tanta gente com o rabo entre as pernas.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                    Tanta gente com o rabo entre as pernas.
                    E deixa lá ver quem vai governar aqui o burgo, podemos estar à beira de uma crise ainda mais profunda.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Hazet Ver Post
                      E deixa lá ver quem vai governar aqui o burgo, podemos estar à beira de uma crise ainda mais profunda.
                      Os mesmo a governar ou outros, a roubalheira deve continuar..., infelizmente !!!, estou farto de pagar por uma dívida que não tenho, que não fui eu que a fiz. Estamos numa terra em que os ladrões governativos e todos os que com eles colaboram e ajudam na roubalheira, não são punidos, enchem os bolsos e vivem na boa. Agora sobre os carros do grupo VAG (Vw, Audi, Seat e Skoda), qualquer cliente lesado, pode alegar que foi enganado e tem direito a não pagar mais imposto anual (selo do carro, à antiga), mas vamos ver se é desse modo certo que as coisas vão ocorrer, ou se o inocente do proprietário vai ser o fud...iii...d...o no meio disto tudo...!!!

                      Comentário


                        #12
                        Uma alteração à centralina e o problema fica resolvido? Vão limitar um motor de 105 cv a 70 cv para cumprirem as emissões?!
                        Podem apagar o software que deteta se o carro está em estrada ou num ensaio de emissões, mas isso não vai resolver o problema das emissões, correto?

                        Eu não quero carro novo nenhum. Quero o carro que tenho agora e não quero é pagar por algo que não devo. Quando comprei o carro andei a ver o IA que teria de pagar e esse é que irei pagar, mais coisa menos coisa. Não vou agora pagar 250 euros (quando agora pago à volta de 140) porque alguns chicos espertos decidiram pôr os motores a emitir gases poluentes 3 ou 4 vezes acima do permitido para ganharem mais uns trocos...
                        E se tivêssemos um governo de jeito, seja ele qual venha a ser, iriam pedir à VW para pagar isso e não às pessoas que compraram os carros e foram enganados.

                        Quanto ao que diz a DECO sobre o valor a ser restituído ser o valor comercial, eu li algo diferente.

                        "Os consumidores podem recorrer a um de quatro mecanismos legais: a reparação, a substituição (por um veiculo igual, mas sem o problema detectado), a redução adequada do preço ou a resolução do contrato, com a consequente devolução do carro e o recebimento do valor pago na compra, sendo que a lei não é expressa quanto ao prazo para esta anulação do contrato." (http://rr.sapo.pt/noticia/35462/e_dono_de_um_veiculo_com_emissoes_manipuladas_saib a_como_reclamar"

                        Quem o diz é a a directora do Centro de Arbitragem do Sector Automóvel. Se percebe mais disto do que a DECO? Não sei, mas é o que foi dito e acho que faz mais sentido do que uma pessoa receber o valor comercial do carro.

                        @Vitor, não acredito no pai natal, não. O que acredito e, aliás, é um facto, é que se as pessoas ficarem de braços cruzados e pensarem "não vale a pena chatear-me porque não dá em nada isto" é que não acontece nada e aí a VW e a SIVA até agradece, porque é mais esse que metem ao bolso, porque o zé-povinho ficou, mais uma vez, de braços cruzados.
                        Se 10 000 clientes reclamarem, deverá ter mais peso do que se forem meia dúzia deles, correto? Aqui em Portugal, infelizmente, funciona assim. Só consideram haver problema quando são muitos clientes a apresentar queixa. Se forem só 2 ou 3, é porque esses 2 ou 3 clientes são malucos e não há qualquer problema....
                        Eu vou fazer a minha parte e vou primeiro averiguar se o meu motor é afetado. Se for, vou à EMAC perguntar como é e depois logo se vê. Em último caso, sou subscritor da DECO e eles também estão aí para ajudar.

                        Comentário


                          #13
                          Boas
                          É cedo para tirarmos conclusões inerentes a este problema da Volkswagen mas acho que tudo vai ficar resolvido com a substituição do M.C.E. ( E.C.U.) uma reprogramação poderá se uma das hipóteses sem retirar potencia aos Motores...

                          http://www.rtp.pt/noticias/economia/volkswagen-contabiliza-11-milhoes-de-carros-com-sistema-

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por veterano Ver Post
                            Boas
                            É cedo para tirarmos conclusões inerentes a este problema da Volkswagen mas acho que tudo vai ficar resolvido com a substituição do M.C.E. ( E.C.U.) uma reprogramação poderá se uma das hipóteses sem retirar potencia aos Motores...

                            http://www.rtp.pt/noticias/economia/volkswagen-contabiliza-11-milhoes-de-carros-com-sistema-
                            Amigo, se uma reprogramação fosse suficiente porque se deram ao trabalho de fazer esta fraude?

                            Comentário


                              #15
                              Pois a reprogramação serve somente para retirar o "virus"...
                              Ainda é muito cedo para falar em resolvido porque eu pelo menos ainda tenho muitas dúvidas:
                              - mantém a potência e garante emissões homologadas? O material aguenta? Quando partir quem paga?
                              - para garantir emissões perde potência? O pessoal comprou cavalos que agora desaparecem quem paga?
                              - Para garantir potência aumenta emissões? Não há multa? Passa no IPO? Paga mais IUC?

                              Comentário


                                #16
                                O pessoal aqui ainda não entendeu que não há reprogramação que resolva este problema por causa de dois problemas de nome NOX e CO2.

                                Para baixar os níveis de NOX o consumo tem que aumentar porque só aumentando a temperatura na câmara de combustão o NOX é eliminado, se aumentar o consumo o CO2 dispara e o valor de IUC também dispara.

                                Se tudo se resolvesse com uma reprogramação este assunto nem tinha existido.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Areis30 Ver Post
                                  Sei que quem comprou um carro do grupo VW e se estiver ainda dentro dos 2 anos da garantia, pelos vistos, pode devolver o carro ao stand e este é obrigado a restituir o valor TOTAL que o cliente pagou pelo carro.
                                  O valor total nunca o vais ver, tirem lá os cavalinhos da chuva. Vão-te entregar o valor comercial do carro e não digas que não vais daí.. senão era uma festa, ver a malta a entregar carros todos abandalhados e cheios de km's e bota pra cá os 30 ou 40 mil que dei por ele para comprar um novo..

                                  Comentário


                                    #18
                                    A inspecção valida o CO2 ou algo mais?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por cursedcar Ver Post
                                      A inspecção valida o CO2 ou algo mais?
                                      NOX e CO2, nos EUA o problema é mesmo o NOX que eles não perdoam.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                                        O valor total nunca o vais ver, tirem lá os cavalinhos da chuva. Vão-te entregar o valor comercial do carro e não digas que não vais daí.. senão era uma festa, ver a malta a entregar carros todos abandalhados e cheios de km's e bota pra cá os 30 ou 40 mil que dei por ele para comprar um novo..
                                        A concorrência agradece

                                        Comentário


                                          #21
                                          Acredito mais depressa que mudem os motores dos automóveis do que paguem valores comerciais ou façam outras alterações, sai-lhes mais barato, pode é não ser exequível do ponto do vista de recursos humanos.

                                          Pagar o valor comercial de um carro implica à marca ficar com ele, ficar com um carro que não pode circular na europa, nos estados unidos, etc, só lhes deixa com 2 opções em cima da mesa, vender os carros em segunda mão para outros países terceiro mundistas, o que implica uma logística também grande, e outra opção que é trocar os motores desses automóveis e vender no mercado de usados.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ainda vai sair um detune e uma linha de escape nova.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Uma coisa que me faz confusão é, quando o tal modulo avariava? Ou era infalível?
                                              Não passava na inspecção e depois como se descobria o problema, só na marca?
                                              E não teriam de ter conhecimento da fraude para resolver eventuais problemas?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por cursedcar Ver Post
                                                Uma coisa que me faz confusão é, quando o tal modulo avariava? Ou era infalível?
                                                Não passava na inspecção e depois como se descobria o problema, só na marca?
                                                E não teriam de ter conhecimento da fraude para resolver eventuais problemas?
                                                Os Nox não eram detectados, nem são detetados em inspeção. Se o módulo avariava levava com um novo com o mesmo programa.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  @ ravager

                                                  Que sentido é que isto faz? Então se estou a vender um carro que não cumpre com o que está previsto e a pessoa que o compra, comprou com base em determinados pontos, como potência, consumo, etc, etc... Mais tarde descobre-se que a marca deliberadamente manipulou valores e agora iam pagar apenas o valor comercial? Tu não lhes estás a vender o teu carro nem é uma retoma, trata-se de uma FRAUDE!!!!

                                                  Se fores a uma loja e comprares uma TV que suspostamente é de 50 polegadas e quando chegas a casa medes e só tem 40 polegadas, voltas à loja e exiges o valor comercial da mesma ou pedes a devolução do valor integral?

                                                  Para o pessoal que tem carros ainda dentro da garantia e mesmo que queira ir para tribunal para reaver o valor TOTAL do carro, meio caminho já está andado porque está mais que provado que houve fraude e a marca até já admitiu. Agora, se demora 2 ou 3 anos devido ao sistema português, isso já é outra questão.

                                                  Quanto à reprogramação, concordo plenamente com o que já aqui foi dito. Se uma reprogramação resovlesse, nem teria havido esta fraude para começar.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Que comparação da treta, estás aí a comparar a devolução de bens novos na caixa, com a devolução/retoma de bens usados (e alguns bem usados)

                                                    No teu exemplo, vai lá devolver a televisão já com bastantes marcas de uso a ver se a loja te dá o valor integral da mesma.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Areis30 Ver Post
                                                      @ ravager

                                                      Que sentido é que isto faz? Então se estou a vender um carro que não cumpre com o que está previsto e a pessoa que o compra, comprou com base em determinados pontos, como potência, consumo, etc, etc... Mais tarde descobre-se que a marca deliberadamente manipulou valores e agora iam pagar apenas o valor comercial? Tu não lhes estás a vender o teu carro nem é uma retoma, trata-se de uma FRAUDE!!!!

                                                      Se fores a uma loja e comprares uma TV que suspostamente é de 50 polegadas e quando chegas a casa medes e só tem 40 polegadas, voltas à loja e exiges o valor comercial da mesma ou pedes a devolução do valor integral?

                                                      Para o pessoal que tem carros ainda dentro da garantia e mesmo que queira ir para tribunal para reaver o valor TOTAL do carro, meio caminho já está andado porque está mais que provado que houve fraude e a marca até já admitiu. Agora, se demora 2 ou 3 anos devido ao sistema português, isso já é outra questão.

                                                      Quanto à reprogramação, concordo plenamente com o que já aqui foi dito. Se uma reprogramação resovlesse, nem teria havido esta fraude para começar.
                                                      Nem vás por ai, quantos carros não têm por exemplo a potencia declarada quando são submetidos a testes no banco de potencia?!?!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        ravager, tens a tua opinião e eu tenho a minha, mas já agora, conheces muita gente que tenha o equipamento necessário para fazer testes para ver as emissões do carro, em andamento (neste caso)? Obviamente, não tens hipótese de chegar a casa depois de comprar o carro, fazer os testes, enquanto o carro ainda é novo, e se não corresponder, devolver o carro, ou podes?
                                                        Quando os carros são chamados às oficinas devido a problemas de fabrico, eles também rejeitam os carros que estejam todos arranhados e amolgados e maltratados?
                                                        Neste caso, parece que já andavam a forjar dados desde 2008. Quem comprou um carro em 2008 tem menos direitos que uma pessoa que comprou um carro ontem?

                                                        E volto a dizer: não estou a comparar devolução/retoma nenhuma, porque se trata de fraude mais que comprovada por parte do fabricante e já mais do que admitido pelo fabricante. Este não é um caso normal e, obviamente, tem de ser tratado como um caso excecional.

                                                        Em relação à potência: concordo, mas uma diferença mínima de potência não tem grande efeito sobre as tuas finanças, como poderá ter este caso, que interfere com o imposto sobre o veículo. E já agora, neste caso, está em causa o incumprimento de uma norma relacionada com as emissões, daí também ser diferente do caso da potência declara poder não corresponder à realidade.
                                                        Editado pela última vez por Areis30; 05 October 2015, 12:05.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Areis30 Ver Post
                                                          ravager, tens a tua opinião e eu tenho a minha, mas já agora, conheces muita gente que tenha o equipamento necessário para fazer testes para ver as emissões do carro, em andamento (neste caso)? Obviamente, não tens hipótese de chegar a casa depois de comprar o carro, fazer os testes, enquanto o carro ainda é novo, e se não corresponder, devolver o carro, ou podes?
                                                          Quando os carros são chamados às oficinas devido a problemas de fabrico, eles também rejeitam os carros que estejam todos arranhados e amolgados e maltratados?
                                                          Neste caso, parece que já andavam a forjar dados desde 2008. Quem comprou um carro em 2008 tem menos direitos que uma pessoa que comprou um carro ontem?

                                                          E volto a dizer: não estou a comparar devolução/retoma nenhuma, porque se trata de fraude mais que comprovada por parte do fabricante e já mais do que admitido pelo fabricante. Este não é um caso normal e, obviamente, tem de ser tratado como um caso excecional.

                                                          Em relação à potência: concordo, mas uma diferença mínima de potência não tem grande efeito sobre as tuas finanças, como poderá ter este caso, que interfere com o imposto sobre o veículo. E já agora, neste caso, está em causa o incumprimento de uma normal relacionada com as emissões, daí também ser diferente do caso da potência declara poder não corresponder à realidade.
                                                          Em portugal a potencia não interfere nos impostos mas noutros países (Alemanha por exemplo) já interfere.
                                                          De qualquer das formas o imposto pago na compra e que está a ser pago agora (IUC) continua a ter por base os valores de emissões declarados na compra muito dificilmente vai mudar alguma coisa nesse aspecto.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Ora bem, o meu Pai tem um Golf VI 2.0 TDI de 2009 e o modelo dele foi afectado, segundo a própria VW.

                                                            O que foi dito é que será feito um recall ao carro no próximo mês, para corrigir a situação, mas que iria existir perda de potência...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X