Anúncio

Collapse
No announcement yet.

FAP 508 1.6 e-hdi 112 cv

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    FAP 508 1.6 e-hdi 112 cv

    Olá a todos,

    A minha peugeot 508 e-hdi 1.6 112cv (2011) recentemente acendeu um aviso no cb de avaria no filtro anti particulas, tb acendeu a luz service no quadrante, passados alguns segundos desligou os avisos, na mesma viagem mais 10 km depois voltou a acontecer o mesmo, voultou a apagar e até hoje ( 2 dias depois )nao acendeu mais.

    O carro tem 112000KM, todas as revisoes feitas a tempoe horas na marca,até hoje nunca notei nada de regeneraçoes do fap, aliás tou muito satisfeito com o carro até agora, a unica avaria foram os tensores da correia de acessorios ( maldito start stop), agora começo a ficar preocupado..

    O carro faz trajectos pequenos durante a semana , a volta de 5 km de cada vez, e ao fim de semana alguma auto estrada, cerca de 30KM.
    Acham que devo ir a oficina? Espero que volte a acontecer?

    Atentamene
    PT

    #2
    se acende e apaga, então está tudo bem, quando acenderem e não apagarem ai sim é razão para te preocupares e então ires o mais rápido a uma oficina ver o que se passa, e viagens curtas é a morte do artista para carros desses com FAP, por isso muito cuidado, compras-te um diesel e fazes uma media de 220km mensais isso é muito pouco, devias ter equacionado gasolina e mais tarde GPL, mais tarde ou mais cedo a poupança no combustível vai-te começar a sair nas manutenções e reparações...

    220km era o devias fazer no mínimo por semana e não por mês...

    Comentário


      #3
      112000kms em 4 anos nao me parece assim tão pouco como falas...

      Nao sei se esse motor ainda leva o Eolys ou não..... só vendo o erro que fica lá registado.... se não tens cabo para ler os erros, dirige-te a uma oficina para verificar isso....

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
        112000kms em 4 anos nao me parece assim tão pouco como falas...

        Nao sei se esse motor ainda leva o Eolys ou não..... só vendo o erro que fica lá registado.... se não tens cabo para ler os erros, dirige-te a uma oficina para verificar isso....
        ocorreu-te que ele deve ter comprado a carrinha recentemente??? e não a comprou nova em 2011?... é que uma media de cerca 2200km anuais para uma viatura a diesel é obra...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
          se acende e apaga, então está tudo bem, quando acenderem e não apagarem ai sim é razão para te preocupares e então ires o mais rápido a uma oficina ver o que se passa, e viagens curtas é a morte do artista para carros desses com FAP, por isso muito cuidado, compras-te um diesel e fazes uma media de 220km mensais isso é muito pouco, devias ter equacionado gasolina e mais tarde GPL, mais tarde ou mais cedo a poupança no combustível vai-te começar a sair nas manutenções e reparações...

          220km era o devias fazer no mínimo por semana e não por mês...

          Olá,

          Obrigado pela resposta,

          Não faço 220 KM por mês ( era bom era) Talvez me tenha explicado mal, os km que indiquei sao percurso de cada vez, mas faitos varias vezes ao dia, este ano ja vai com mais de 20.000Km feitos.

          Abraço

          PT

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
            ocorreu-te que ele deve ter comprado a carrinha recentemente??? e não a comprou nova em 2011?... é que uma media de cerca 2200km anuais para uma viatura a diesel é obra...

            Pois, comprei a carrinha á um ano.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
              112000kms em 4 anos nao me parece assim tão pouco como falas...

              Nao sei se esse motor ainda leva o Eolys ou não..... só vendo o erro que fica lá registado.... se não tens cabo para ler os erros, dirige-te a uma oficina para verificar isso....

              Vou ver se este motor pode levar esse aditivo, isso é para misturar no gasoleo, certo?

              Abraço

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por pt508 Ver Post
                Vou ver se este motor pode levar esse aditivo, isso é para misturar no gasoleo, certo?

                Abraço
                sim, mas isso num diagnostico aparece o erro se for falta de liquido...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por pt508 Ver Post
                  Vou ver se este motor pode levar esse aditivo, isso é para misturar no gasoleo, certo?

                  Abraço
                  Nao... não é misturado em lado nenhum... é um deposito extra que normalmente está a meio do eixo traseiro....

                  Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                  ocorreu-te que ele deve ter comprado a carrinha recentemente??? e não a comprou nova em 2011?... é que uma media de cerca 2200km anuais para uma viatura a diesel é obra...
                  que tem ter sido comprada recentemente? o que interessa é os kms totais.... o resto é irrelevante para o caso neste momento.

                  Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                  sim, mas isso num diagnostico aparece o erro se for falta de liquido...
                  Sim?? Estás a confirmar que é para misturar no gasoleo?


                  Se se confirmar que esse carro leva Eolys, quase de certeza que é o aviso para reabastecer o deposito (salvo erro de 1,8litros)...

                  O preconizado pelas marcas que usam esse motor (DV6TED4) com FAP, têm que levar esse líquido a cada 60000kms e aos 120000kms normalmente levam um FAP novo... Não é 100% certo que isso vá acontecer a precisamente esses kms. Depende sempre dos circuitos e do nº de regenerações feitas/interrompidas.

                  Comentário


                    #10
                    Que óleo é que o motor usa?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                      Que óleo é que o motor usa?
                      5W30 ACEA C2.... se bem que há marcas que (erradamente) colocam 10W40....

                      Comentário


                        #12
                        Yup, ligando à máquina conseguem-te ver especificamente o que causou o erro, se só falta de líquido ou se filtro saturado (na marca, pelo menos, conseguem).
                        O facto de o erro apagar não significa que esteja novamente tudo bem

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por pt508 Ver Post
                          Olá a todos,

                          A minha peugeot 508 e-hdi 1.6 112cv (2011) recentemente acendeu um aviso no cb de avaria no filtro anti particulas, tb acendeu a luz service no quadrante, passados alguns segundos desligou os avisos, na mesma viagem mais 10 km depois voltou a acontecer o mesmo, voultou a apagar e até hoje ( 2 dias depois )nao acendeu mais.

                          O carro tem 112000KM, todas as revisoes feitas a tempoe horas na marca,até hoje nunca notei nada de regeneraçoes do fap, aliás tou muito satisfeito com o carro até agora, a unica avaria foram os tensores da correia de acessorios ( maldito start stop), agora começo a ficar preocupado..

                          O carro faz trajectos pequenos durante a semana , a volta de 5 km de cada vez, e ao fim de semana alguma auto estrada, cerca de 30KM.
                          Acham que devo ir a oficina? Espero que volte a acontecer?

                          Atentamene
                          PT
                          Manda ver as velas de incandescência.

                          Comentário


                            #14
                            A ser, terás o erro P2585 - Fuel Additive Control Module Warning Lamp Request

                            Esse erro não é só apagar. Tem que ser efectuado uma operação que diz que o deposito foi atestado, tudo isto atraves de máquina própria

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
                              5W30 ACEA C2.... se bem que há marcas que (erradamente) colocam 10W40....
                              Eu perguntei ao user que oleo é que o motor usa, o que deve usar eu sei qual é.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
                                A ser, terás o erro P2585 - Fuel Additive Control Module Warning Lamp Request

                                Esse erro não é só apagar. Tem que ser efectuado uma operação que diz que o deposito foi atestado, tudo isto atraves de máquina própria
                                Reset ao contador e Inicio de novo enchimento

                                Comentário


                                  #17
                                  [QUOTE=Illusion;1068753589]Que óleo é que o motor usa?[/QUOTE


                                  Na ultima revisão meteram total quartz 5w30

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                    Eu perguntei ao user que oleo é que o motor usa, o que deve usar eu sei qual é.
                                    Pela forma que a questão foi colocada não interpretei dessa forma. As minhas desculpas

                                    Comentário


                                      #19


                                      Dei isto na formação. Vou tentar achar o outro vídeo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        E aquele que deve ser o motor do user:

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
                                          Pela forma que a questão foi colocada não interpretei dessa forma. As minhas desculpas
                                          Sem problema.

                                          Comentário


                                            #22
                                            elblase, o sistema é semelhante... embora neste teu último video seja referente aos novos motores Blue HDI que já usam ADBlue em vez do Eolys

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                              E aquele que deve ser o motor do user:


                                              Penso que o meu modelo não leva adblue.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não encontrei o e-HDI mas o funcionamento é o mesmo. Tem o tanque de Eolys e injecta no tanque de combustível a quantidade necessária após cada atesto de gasóleo (seja 10/20 ou 30€). Depois é injectado normalmente.

                                                Se encontrar em PT, coloco aqui. Se quiserem, vejam no site da Tenneco/Walker que tem muita informação.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Olá mais uma vez,

                                                  Estou-me a lembrar que na ultima revisão o oleo do motor ficou cerca de 1 cm acima da marca do maximo, pose ter alguma coisa a ver?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por pt508 Ver Post
                                                    Olá mais uma vez,

                                                    Estou-me a lembrar que na ultima revisão o oleo do motor ficou cerca de 1 cm acima da marca do maximo, pose ter alguma coisa a ver?
                                                    não nem por isso, e ter ficado 1 cm acima do máximo, podia ter sido só naquele momento, de manhã cedo antes de pôr o carro a trabalhar é que deves com o carro num local o mais direito possível, ver o nível do óleo e ver que já deve estar nivelado pela escala da vareta... não é ver no final de já teres andado com ele a quente...

                                                    seja como for vai a oficina mandar fazer um diagnostico e ficas logo a saber pelos erros o que se passa... hoje em dia infelizmente é assim, há problemas, tens de ir a oficina para saber o que se passa, porque impera a electrónica no carro e não a mecânica... ou investes num equipamento OBD para teres em casa e fazes tu o diagnostico e vês o que é e vais a oficina depois...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Mais vale ir à marca ou a outro lado qualquer mandar fazer diagnóstico.
                                                      O erro desapareceu do CB mas pode ainda estar na centralina e assim ficas a saber se é realmente do FAP ou outra coisa qualquer.

                                                      Esse motor precisa de fazer muita AE para compensar o facto de fazeres muita cidade senão vais ter problemas. Tenho o mesmo motor e já interrompi pelo menos 3 regenerações (60k Km).
                                                      Ainda para mais, estás a entrar na quilometragem critica para a manutenção do FAP (120 a 220k Km não me recordo ao certo o que o manual indica mas será algo entre estes dois valores).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A luz de avaria pode estar relacionada com as interrupções das regeneração.
                                                        Após várias interrupções o carro vai acender a luz e forçar uma regeneração, que após concluída volta tudo ao normal.

                                                        A luz de manutenção pode estar relacionada com o mesmo problema, ou seja, se o teu carro fizer a injecção suplementar de combustível com vista à regeneração no interior das câmaras de combustão, as sucessivas interrupções vão contaminar o óleo do motor, o que justifica a mudança de óleo e filtro de forma prematura.

                                                        Se por outro lado o teu motor estiver equipado com o chamado 5º injector, essas injecções serão feitas no colector à saída dos cilindros, o que evita a contaminação do óleo, logo poderão ser coisas que não estão relacionadas.

                                                        Isto são suposições, nada como ler o erro como foi sugerido para apurar de facto o que originou os avisos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por pt508 Ver Post
                                                          Olá mais uma vez,

                                                          Estou-me a lembrar que na ultima revisão o oleo do motor ficou cerca de 1 cm acima da marca do maximo, pose ter alguma coisa a ver?
                                                          Óleo a mais pode provocar um excesso de queima de óleo, que inevitavelmente vai causar uma saturação excessiva do filtro de partículas.

                                                          Para além disso óleo em excesso, a partir de um certo nível, provoca uma lubrificação deficiente de todos os componentes lubrificados pelo circuito do óleo, incluindo bronzes, turbo, etc...

                                                          Para além disso (apesar de não ser diretamente relacionado) acho que devo informar que nos motores 1.6 HDI (mais especificamente motores DV6) existiram um conjunto de TSB especificamente dedicados a informar o procedimento correto, de forma detalhada, da mudança de óleo, de forma a não causar uma lubrificação deficiente. Uma das indicações especificava que não podem ser usados métodos de sucção neste motor para extração do óleo, assim como o nível do óleo (lido na vareta) deve-se manter entre 3/4 e o máximo. Isto deve ser medido após 60 segundos com o carro ao relantim e passado 5 minutos de espera. Especifica também que se esse procedimento não for levado à risca, basicamente o carro ficaria sem garantia.

                                                          Na integra o TSB pode ser consultado aqui: http://bigjohnd.org.uk/CCC/OilChange-DV6.pdf

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Pois, não percebo porque de metrem oleo a mais. Verifiquei o nivel do oleo logo depois da revisao, fiz 15 km até casa, o oleo ja estava preto, como se tivesse muito usado ( tb mudaram o filtro de oleo) lembrei-me logo que o oleo tinha sido sugado.
                                                            Quando mudo o oleo em casa ao meu golf, vou verificar o nivel e nota-se logo que é oleo novo, mesmo depois de alguns kms.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X