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Clio II 1.4 16v a trabalhar a 3 cilindros!

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    Clio II 1.4 16v a trabalhar a 3 cilindros!

    Boas pessoal. A minha mae ligou-me hoje porque o Clio dela anda a trabalhar a 3 cilindros e vim ver o que podia fazer. Tentei todos os diagonosticos basicos. Aqui fica o que se passa e o que fiz:

    O cilindro mais à direita não funciona. As bobines são individuais, e não existem cabos de vela. A bobine entra direto na vela, ou seja, ha 4. Quando retiro a bobine da vela com o carro a trabalhar, nos outros cilindros ouve-se uma mudança no som, e se tirar dois, vai abaixo, se tirar o deste cilindro, nao altera nada, continua igual. Se encostar ao motor, faz faisca na mesma.

    O que fiz?

    Troquei as bobines de todas as maneiras possiveis. Troquei as velas de cilindro de todas as combinaçoes possiveis também. Tudo na mesma. Meto a vela e bobine do quarto cilindro nos outros, elas funcionam, meto vela e bobine de cilindro que funciona no 4 cilindro, nao funciona, ou seja, penso que não seja nem bobine nem vela, também meti spray para contactos no conector que liga à bobine, mas parece em bom estado.

    Dito isto, não sei mais o que pode ser. Os cabos que ligam às bobines vem de um tudo ou seja não consigo segui-los até à peça de onde vem.

    O que pode ser? O carro tem 260 mil kilometros, ano 2000, gasolina.

    Obrigado!

    #2
    Bobine do cilindro número 4 morreu. Assim o motor não altera o som quando desligas ela porque está avariada.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
      Bobine do cilindro número 4 morreu. Assim o motor não altera o som quando desligas ela porque está avariada.
      Não pode ser isso. Eu meti a bobine do 3 no 4 e a do 4 no 3, e no 3 funciona e a do 3 no 4 não funciona...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ricardo178 Ver Post
        Boas pessoal. A minha mae ligou-me hoje porque o Clio dela anda a trabalhar a 3 cilindros e vim ver o que podia fazer. Tentei todos os diagonosticos basicos. Aqui fica o que se passa e o que fiz:

        O cilindro mais à direita não funciona. As bobines são individuais, e não existem cabos de vela. A bobine entra direto na vela, ou seja, ha 4. Quando retiro a bobine da vela com o carro a trabalhar, nos outros cilindros ouve-se uma mudança no som, e se tirar dois, vai abaixo, se tirar o deste cilindro, nao altera nada, continua igual. Se encostar ao motor, faz faisca na mesma.

        O que fiz?

        Troquei as bobines de todas as maneiras possiveis. Troquei as velas de cilindro de todas as combinaçoes possiveis também. Tudo na mesma. Meto a vela e bobine do quarto cilindro nos outros, elas funcionam, meto vela e bobine de cilindro que funciona no 4 cilindro, nao funciona, ou seja, penso que não seja nem bobine nem vela, também meti spray para contactos no conector que liga à bobine, mas parece em bom estado.

        Dito isto, não sei mais o que pode ser. Os cabos que ligam às bobines vem de um tudo ou seja não consigo segui-los até à peça de onde vem.

        O que pode ser? O carro tem 260 mil kilometros, ano 2000, gasolina.

        Obrigado!
        Boas

        Com o que fizeste, confirmaste que o problema é do cilindro nº 4 e descartas-te apenas duas possibilidades, bobine e vela. Pelo que me parece que fizeste, e da forma como descreveste, podemos dizer que não estão danificadas, e não estão a causar esse problema.
        Mas para sistematizares melhor um diagnostico deste tipo, um cilindro para poder colaborar com potencia não precisa apenas de faisca. Para além da faisca, é preciso existir combustível e compressão. Para além, disso, a quantidade de combustível não pode estar muito desfasada da quantidade de ar (a mais ou a menos). Também é preciso que a faísca ocorra na altura certa.

        Simplificando, se verificares as situações anteriores, chegas com sucesso à causa da falha desse cilindro.

        É possível verificar maior parte das situações anteriores, usando algumas técnicas que não exigem grande equipamento, ou nenhum, para além de ferramentas manuais. Se quiseres enverdar por esse processo, indica que te posso ajudar.

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          #5
          Então podemos estar perante um injector pifado. Agora só com um diagnóstico electrónico para facilitar. Também pode ser a vela pifada.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
            Boas

            Com o que fizeste, confirmaste que o problema é do cilindro nº 4 e descartas-te apenas duas possibilidades, bobine e vela. Pelo que me parece que fizeste, e da forma como descreveste, podemos dizer que não estão danificadas, e não estão a causar esse problema.
            Mas para sistematizares melhor um diagnostico deste tipo, um cilindro para poder colaborar com potencia não precisa apenas de faisca. Para além da faisca, é preciso existir combustível e compressão. Para além, disso, a quantidade de combustível não pode estar muito desfasada da quantidade de ar (a mais ou a menos). Também é preciso que a faísca ocorra na altura certa.

            Simplificando, se verificares as situações anteriores, chegas com sucesso à causa da falha desse cilindro.

            É possível verificar maior parte das situações anteriores, usando algumas técnicas que não exigem grande equipamento, ou nenhum, para além de ferramentas manuais. Se quiseres enverdar por esse processo, indica que te posso ajudar.
            Se me poderes indicar como fazer esses testes agradecia.

            P.S. Também exprimentei mudar as velas dos outros cilindros para aquele e nada.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ricardo178 Ver Post
              Se me poderes indicar como fazer esses testes agradecia.

              P.S. Também exprimentei mudar as velas dos outros cilindros para aquele e nada.
              Para testar o injector desse cilindro:

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