Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Anticongelante mudou de cor

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Anticongelante mudou de cor

    Boas pessoal preciso de uma ajuda.

    O punto 55 da Maria à coisa de 2 anos e meio e 12 mil Km mudei lhe a junta da cabeça, na altura aquecia por todo o lado e cuspia a agua fora.
    O trabalho foi feito como manda a lei, e até agora nunca tivemos problemas de aquecimento nem consumo de anticongelante.
    Na altura como o circuito estava muito sujo, dei lhe uma 8 lavadelas sendo que numa das ultimas coloquei o limpa radiadores Liqui Moly, e no fim foi colocado o anticongelante, na semana seguinte foi vendo o liquido e parecia tudo ok, verdinho e sem sujidade.
    Como o vaso é agarrado ao radiador e está todo amarelado sendo impossível ver o que está lá dentro (só sacando um pouco fora), sempre pensei que tudo continuava bem.

    Acontece que ontem depois de ir ver o nível, como faço a medição da altura do liquido com uma fita métrica para saber onde está, ao limpar a mesma vi que o guardanapo ficava amarelo, achei estranho e saquei um pouco do liquido fora e saio isto:





    De referir que o carro sempre andou com um anticongelante 50% -35º que na realidade é +-42% -28º medido com a maquina que tenho, de referir que nunca foi atestado com agua (sou apenas eu que lhe faço a mecânica).
    Por curiosidade medi a protecção deste liquido castanho e o mesmo apresentava -24º (quase os 40%).

    Agora estou na duvida o que será?
    Será a junta novamente (misturar óleo)? o liquido perdeu propriedades (ferrugem)? Ou será restos de sujidade que foram se soltando durante este tempo todo?

    Hoje já saquei todo o liquido fora, depois lavei o radiador (saiu durante bastante tempo agua castanha/amarela o que me deixou preocupado, a ver com uma luz também se nota que as paredes do reservatório estão bastante sujas ainda).
    De seguida coloquei apenas agua dei uma pequena volta e saquei a agua fora de novo (saio limpa), agora vou colocar o anticongelante novamente.
    Editado pela última vez por DragonH; 15 November 2015, 18:45.

    #2
    Qual foi a marca de antigelo!?

    A mudança da cor por vezes advém da qualidade do anticongelante e outras vezes das pequenas partículas que o mesmo faz soltar e que foram acumuladas com o uso de água da torneira durante muito tempo.

    Comentário


      #3
      Podes ter limpo o sistema bem, mas as impurezas só com o tempo é que depois vão saindo com o funcionamento do sistema de refrigeração, logo na muda de junta, aconselha - se ao fim de uns bons km's voltar a mudar óleo\filtro de óleo e o anticongelante para que aquilo que ainda não tinha saído, sair defensivamente...

      Comentário


        #4
        Isso vai passando com as sucessivas mudas de anti congelante não te preocupes. Se tiveres euros para gastar troca os dois radiadores e as tubagens

        Comentário


          #5
          O anticongelante é este:


          Compro a bom preço numa casa de peças aqui ao pé de casa, também têm óleos desta marca.
          Por acaso ontem voltei a comprar um novo garrafão que vou usar hoje. Também já pensei na falta de qualidade do produto, mas como mede 40% de anticongelante e na empresa temos uma L200 com o mesmo anticongelante posto quando levou radiador novo que já fez 30 mil Km num ano e ainda está verde no reservatório.

          A que referir que o carro já levou os dois radiadores, e nunca andou com agua apenas, teve foi o problema de andar com a junta da cabeça queimada durante muito tempo (eu diria uns 2 pelo menos) que sujou tudo. O carro anda muito pouco, a Maria trabalha a +-8km de casa.
          Editado pela última vez por DragonH; 15 November 2015, 15:59.

          Comentário


            #6
            Isso é muito provavelmente forrugem que anda pelos tubos e radiadores e vai se misturando com o anticongelante

            Comentário


              #7
              O anticongelante parece-me ter alguma qualidade, eu, começaria por usar água destilada e um radiador flush e só depois colocaria o antigelo.

              Comentário


                #8
                Já coloquei o anticongelante, depois de circular com o carro fiz a medição da percentagem e está a -24º (novamente), o que é um valor aceitável.
                Agora vai andar uns tempo e volto a sacar fora se não estiver sujo volto a colocar anticongelante novo (igual), se não tenho de fazer mais umas lavagens e ver o que dá até possivelmente trocar de anticongelante, pode não ter nada a ver mas acho que perdi um pouco a confiança neste produto, ainda por cima no garrafão não estão presentes normas nenhumas.
                Editado pela última vez por DragonH; 15 November 2015, 18:46.

                Comentário


                  #9
                  O IADA tem as normas da FIat, se te interessar saber.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por blu Ver Post
                    O IADA tem as normas da FIat, se te interessar saber.
                    Ok, obrigado.
                    Por acaso já vi que o IADA é mais rico em normas que o krafft.
                    O que coloquei no site deles de normas aparece apenas isto: BS 6580, ASTM-D-3306, JIS K 2234
                    Editado pela última vez por DragonH; 15 November 2015, 19:53.

                    Comentário


                      #11
                      Aparenta ser ferrugem. Os tubos estão estaladiços?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                        Aparenta ser ferrugem. Os tubos estão estaladiços?
                        Os tubos já tiveram melhores dias, estão a ficar ressequidos (20 anos), mas não estão estaladiços (sei o que referes, quando apertados sentes-se a ferrugem a partir dentro do tubo).

                        Também me parece sujidade (ferrugem), mas acho estranho.

                        Na altura aquilo estava mesmo muito sujo, fiz bastantes lavagens e quando apliquei o Liqui moly a partir dai na semana seguinte não notei alteração de cor no liquido, mas é certo que possivelmente com o tempo foi soltando, e pelo que analiso agora confiei de mais na capacidade do produto de limpeza do radiador e deveria de ter feito mais alguma limpeza passado por exemplo 1 mês.

                        Se não foi isso, possivelmente é o anticongelante que não presta.
                        Editado pela última vez por DragonH; 16 November 2015, 10:14.

                        Comentário


                          #13
                          Se tens ferrugem, podes lavar 30x que o produto vai durar menos tempo.. mas tão pouco tempo é que não esperava.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                            Se tens ferrugem, podes lavar 30x que o produto vai durar menos tempo.. mas tão pouco tempo é que não esperava.
                            A questão é que eu sempre pensei que não tinha ferrugem, tinha era a borra das mistura do óleo com anticongelante. É que até quando consumia liquido que para o fim não era pouco (ultimo mês antes da troca da junta) sempre lhe coloquei anticongelante.

                            Agora não sei, se calhar uma coisa (borra) leva a outra (ferrugem).

                            A verdade é que também estava habituado ao liquido da wurth que sempre limpou tudo mas era muito caro, quando passei para o LM (mais barato) confiei que fizesse o mesmo serviço, mas se calhar também me enganei neste ponto.
                            Editado pela última vez por DragonH; 16 November 2015, 10:48.

                            Comentário


                              #15
                              Subjectivo... depende do progresso da ferrugem.

                              O melhor que encontrei é 500ml e custa um café...

                              Comentário


                                #16
                                Passado 15 dias fiz uma "biopsia" ao anticongelante, ainda está verde.
                                As paredes do reservatório estão é bastante enclaustradas.

                                Quanto ao garrafão que mostrei na imagem (do liquido amarelo), hoje peguei nele e estava com sedimentos acastanhados no fundo, tudo indica que é mesmo ferrugem.
                                Editado pela última vez por DragonH; 29 November 2015, 10:15.

                                Comentário


                                  #17
                                  Junta te ao clube...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                    O anticongelante é este:


                                    Compro a bom preço numa casa de peças aqui ao pé de casa, também têm óleos desta marca.
                                    Por acaso ontem voltei a comprar um novo garrafão que vou usar hoje. Também já pensei na falta de qualidade do produto, mas como mede 40% de anticongelante e na empresa temos uma L200 com o mesmo anticongelante posto quando levou radiador novo que já fez 30 mil Km num ano e ainda está verde no reservatório.

                                    A que referir que o carro já levou os dois radiadores, e nunca andou com agua apenas, teve foi o problema de andar com a junta da cabeça queimada durante muito tempo (eu diria uns 2 pelo menos) que sujou tudo. O carro anda muito pouco, a Maria trabalha a +-8km de casa.
                                    Isso nao tem qualidade.

                                    La por ter proteccao anticongelante nao quer dizer que tenha anticorrosao como se ve.

                                    Compra algo de jeito.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                      Isso nao tem qualidade.

                                      La por ter proteccao anticongelante nao quer dizer que tenha anticorrosao como se ve.

                                      Compra algo de jeito.
                                      Também já pensei nisso, mas não tenho forma de confirmar.
                                      O único teste que existe (que saiba) é ver o nível de protecção anticongelante e por ai concluir a percentagem de glicol, teste que faço com a maquina que comprei.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Para que testar?

                                        Tens o paraflu (oem) ou g13 em varias lojas barato.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                          Para que testar?

                                          Tens o paraflu (oem) ou g13 em varias lojas barato.
                                          Isso não é o testar que refiro, a palavra certa que devia ter usado era analisar.

                                          Ainda tenho algum produto deste ali, vou analisar se tiver de lavar o circuito de novo, provavelmente vai levar um AIDA 50% ou kraft 50%.
                                          O paraflu está fora de hipótese, não vale o preço. Estamos a falar de um Punto mk1 55...

                                          Comentário


                                            #22
                                            O meu megane III foi esta semana mudar a distribuição e também mudou o liquido de arrefecimento.

                                            O que estava já era amarelo, actualmente está verde.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por pedrommfsilva Ver Post
                                              O meu megane III foi esta semana mudar a distribuição e também mudou o liquido de arrefecimento.

                                              O que estava já era amarelo, actualmente está verde.
                                              Amarelo pode ser a cor do anticongelante que estava colocado.
                                              Não confundas com o que coloquei nas fotos era verde e ficou uma laranjada de ferrugem.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                                Isso não é o testar que refiro, a palavra certa que devia ter usado era analisar.

                                                Ainda tenho algum produto deste ali, vou analisar se tiver de lavar o circuito de novo, provavelmente vai levar um AIDA 50% ou kraft 50%.
                                                O paraflu está fora de hipótese, não vale o preço. Estamos a falar de um Punto mk1 55...
                                                Arranjas esse AIDA 50% ou KRAFT 50% a que preços e onde?

                                                Não tens preferência por MOTUL INUGEL 50% (seja amarelo seja rosa)?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                                  Arranjas esse AIDA 50% ou KRAFT 50% a que preços e onde?

                                                  Não tens preferência por MOTUL INUGEL 50% (seja amarelo seja rosa)?
                                                  Motul pela informação que tenho é um falso 50%, na realidade é um 40% (-25º).
                                                  Editado pela última vez por DragonH; 30 November 2015, 14:07.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Isso é o menos se oferecer boa proteccao anticorrosiva, como oferece.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                      Isso é o menos se oferecer boa proteccao anticorrosiva, como oferece.
                                                      Sim é verdade.
                                                      Mas não será o próprio glicol que oferece a protecção anticongelante que também faz de anticorrosivo?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não.

                                                        O etilenoglicol e propilenoglicol apenas baixam o ponto de congelação quando combinados com agua.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                          Não.

                                                          O etilenoglicol e propilenoglicol apenas baixam o ponto de congelação quando combinados com agua.
                                                          E como fazemos para saber se os anticorrosivo estão presentes? Existe algum aparelho para medir isso?
                                                          Editado pela última vez por DragonH; 30 November 2015, 17:42.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                                            E como fazemos para saber se os anticorrosivo estão presentes? Existe algum aparelho para medir isso?
                                                            Para isso há as normas. Se conseguires tirar uma foto à etiqueta para ler normas, posso ajudar.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X