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    Ajuda Renault Clio 1.2 RN

    Ora boas, pessoal. Confesso que já coloquei esta questão noutro sítio, no entanto as respostas que obtive não foram 100% conclusivas, para além de ainda não ter tido possibilidade de ir com o carro à oficina. Então cá vai:

    Tenho um Renault Clio 1.2 RN de 1997 há 5 anos, o primeiro e único carro que tive. Carro este que tem sido impecável.
    Só que desde há uns tempos começou a dar-me problemas no mínimo estranhos. E quanto mais tempo passa, mais problemas surgem, como é evidente. O carro apresenta os seguintes sintomas, que acontecem de vez em quando e de forma completamente aleatória (por outras palavras, tanto pode acontecer 1 vez por mês como em vários dias por semana, assim como podem ocorrer 1 ou vários dos sintomas que vou descrever):

    - Ao ligar a ignição, não faz o reconhecimento da chave, a luz do tejadilho fica mais fraca, o carro não pega (por vezes nem de empurrão), e ao accionar qualquer interruptor (seja os 4 piscas, sofagem, limpa para-brisas, vidros... enfim, qualquer coisa), faz uma espécie de zumbido e ao mesmo tempo o ponteiro das rotações vai ao máximo. Zumbido esse que parece vir do lado dos fusíveis, mas já os verifiquei e parecem todos operacionais.

    - Após andar alguns km, o carro começa a engasgar e a perder força quando preciso de acelerar mais um pouco, principalmente se for a baixas rotações. Tenho de desacelerar e voltar a acelerar (às vezes mais que uma vez) para isso parar.

    - Ainda em pleno andamento, a electricidade vai e vem. Quando vai abaixo, toda a instalação eléctrica falha. Fico sem iluminação, sofagem, rádio... nada. Às vezes até o motor pára, tendo de o pôr novamente a trabalhar. E isto se a coisa correr bem, porque quando corre mal, fico encostado à borda da estrada, e o carro só pega quando a electricidade "decidir" voltar a estar a 100%. Ao fim e ao cabo ocorrem os sintomas descritos no 1º ponto.

    - Ao fazer marcha-atrás, quanto mais o volante fica virado, mais barulho faz. Barulho esse que dá a sensação que é alguma coisa a roçar algures no eixo dianteiro.

    Bem sei que tudo isto é muito estranho e de alguma forma inexplicável. Mas ainda assim quais são as possíveis causas destes problemas? E já agora podem dizer-me mais ou menos os custos para o conserto, só para ter uma ideia?

    PS: A direcção está alinhada, os bornes da bateria e a própria bateria estão bons, assim como a nível de fusível e relé parece estar tudo ok.
    Editado pela última vez por Olives; 16 November 2015, 02:10.

    #2
    Parece ser um caso de falta de massa, convém ver os apertos dessa fiagem. O carro foi mexido?

    Quanto a barulhos na direcção pode ser uma junta homocinética

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      #3
      Não, está todo de origem (por enquanto ).

      Então e quanto à perda de potência e aos "engasgos" que faz, que é como se estivesse a ficar sem gasolina? Algum entupimento na bomba?
      E o maior "ruído" no escape que faz? A lógica seria a panela rota, mas isso produzia sempre mais barulho, em vez de ser só depois de andar uns km.

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        #4
        Ora muito bem. Após este tempo todo, o carro lá decidiu "morrer" de vez.
        Após algumas semanas sem ocorrerem sintomas no que a instalação eléctrica diz respeito, voltei a ficar parado a meio do caminho nesta segunda-feira quando regressava do trabalho. Depois de 5 minutos de insistência, lá consegui pôr o carro a trabalhar e chegar a casa. Uma vez em casa, o carro lá decidiu ficar sem electricidade outra vez quando o meti na garagem.
        No dia seguinte de manhã, o carro lá pegou à 3ª tentativa. Ainda consegui tirá-lo da garagem na boa, mas depois quando vou para arrancar para o trabalho, foi-se abaixo e nunca mais pegou. Perante a hora ficou ali encostado e lá tive de me desenrascar com a minha XF-17, mas isto foi só um pequeno aparte .
        Depois à tarde chamou-se o reboque para transportar o carro para a oficina, onde o mecânico andou às aranhas. Mas após algumas horas lá descobriu o "rato": Era mesmo falta de massa, mais especificamente na carroçaria. O cabo da massa era rígido e com os anos foi-se partindo devido às vibrações do motor. Como consequência, mal faltasse o contacto lá me acontecia aqueles "bruxedos" todos.
        Resumindo e concluindo: levou um cabo de massa novo e maleável, um kit de distribuição (ainda era de origem, pois o carro tem poucos km, porém tem idade), um reservatório para radiador e tubagem (partiram-se quando o mecânico estava a desmontar as peças ). Ainda só andei com o carro na sexta-feira, é certo, mas até ver comportou-se lindamente. Agora vamos lá ver com o tempo...

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