Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problema Polo 1.2 2005

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problema Polo 1.2 2005

    Olá!

    O meu irmão que anda com problemas, teve o azar do Polo dele decidir, também, começar com problemas. Ofereci-me para o ajudar e arranjar uma solução o mais económica possível, vamos lá ver. É um Polo de finais de 2005 e tem poucos kms, nem chega aos 100 mil. Amanha já vou andar com o carro dele ficando o meu irmão com o meu Toyota, no entanto antecipo a descrição sintomas feita pelo mesmo: o carro começa a tremer ao ralenti, parecendo que está quase a ir baixo. Ele diz que acelerando passa.
    Há alguém que tenha ou conheça algum destes polos que tenha este problema e como o resolveu?

    Obrigado desde já
    Cumprimentos.

    #2
    tem poucos km ea manutenção está em dia? podem ser velas, por exemplo

    Comentário


      #3
      Oleo, filtros, velas e limpeza da borboleta de admissão para começar.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por kpt Ver Post
        Oleo, filtros, velas e limpeza da borboleta de admissão para começar.

        É isto. Velas para isso é a cada 60000Kms. Quantas bobines é que falta substituir?

        Comentário


          #5
          Velas, cabos de velas, bobinas, eventualmente injector. Não passa um cheiro a gasolina por queimar? Cuidado com o catalisador, pode-se lixar por isto!

          Comentário


            #6
            Se cheirar a gasolina, é os tubos que ligam as linhas que vem do depósito e liga à régua de injecção, é comum estragar-se com o tempo. 5€ de tubos e braçadeiras novas. Estou surpreendido com a qualidade da tubagem original e o número de casos com os mesmos sintomas

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
              Se cheirar a gasolina, é os tubos que ligam as linhas que vem do depósito e liga à régua de injecção, é comum estragar-se com o tempo. 5€ de tubos e braçadeiras novas. Estou surpreendido com a qualidade da tubagem original e o número de casos com os mesmos sintomas
              Nada me surpreende nos vags, querem é faturar.

              Comentário


                #8
                Obrigado pela ajuda desde já.

                Ainda não me cheirou a gasolina clioII. Os injetores ele já viu, não é daí. Velas também as levou.

                Bem, ao conduzir o carro fiquei admirado com os (maus) sintomas. Ao ralenti treme por todo o lado, até se vê o carro a andar para cima e para baixo. Tem sempre a luz do motor acesa. Por vezes pisca e entra em safe-mode ás 2000 rpm, tendo que desligar e voltar a ligar. Mas o ralenti está sempre estranho e até ás 1000 e muitas treme e faz um barulho estranho. Levou recentemente óleo e o respetivo filtro e levou velas, apesar de achar estranho só aparecer na descrição, 2 velas (??). Quando ele deixa puxar acima das 2000 verifico que puxa normalmente para este carro.

                Eblase, ele comprou o carro usado, mas desde que o tem não se lembra de ter substituído nenhuma bobine.

                Bem, confesso que ainda tenho de fazer o TPC (pesquisar), mas deixo desde já algumas questões para o caso de saberem responder.

                O problema estará nas bobines? Por acaso tinha ideia que nestes de 2005/ 2006, já não avariavam isto! Se sim, é possível ver qual delas está avariada (prefere-se trocar uma de cada vez devido aos problemas do meu irmão)

                Valerá a pena ligar a maquina? Ele foi a uma norauto ver este problema, ao que disseram que era das bobines ou é do escape; nós sabemos que os diagnosticos da norauto valem o que valem, mas suponho que eles tenham ligado a maquina.
                Editado pela última vez por ELVTMB; 05 February 2016, 07:14.

                Comentário


                  #9
                  Geralmente quando é o sistema de ignição dá erro de misfire.

                  Comentário


                    #10
                    É natural que o carro vibre bastante. Eles já vibram por natureza, os motores de 3 cilindros são dificeis de equilibrar, depois quando alguma coisa corre mal, velas, bobines, etc, parece que se vão desmontar.

                    Se meteram só 2 velas (espero que não) pode ser daí: a terceira berrou.

                    Houve uma série de carros com esse motor que tiveram problemas de distribuição. Acho que a corrente saltava um dente ou coisa parecida. Mas acho que isso aconteceu um pouco antes e depois corrigiram o problema. Não tenho a certeza dos anos.

                    Sendo um VAG se lerem com um software da marca ou compatível tem sempre muito para explorar.

                    Comentário


                      #11
                      Caso parecido num Ibiza 1.2 de uma amiga (de 2004, 1.2 manco de 65cv) e era bobines.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ELVTMB Ver Post
                        Valerá a pena ligar a maquina? Ele foi a uma norauto ver este problema, ao que disseram que era das bobines ou é do escape; nós sabemos que os diagnosticos da norauto valem o que valem, mas suponho que eles tenham ligado a maquina.
                        Diagnóstico não é a mesma coisa que "ligar à maquina". E "ligar à maquina" não significa que se faça um diagnóstico.

                        É o equivalente a um RaioX ao tórax.
                        Por um lado é preciso alguém que saiba interpretar, e bem... Por vezes uma mancha branca no RaioX não significa nada, por vezes identifica quase indubitavelmente qual o problema. Apenas alguém com conhecimento de causa é que consegue distinguir entre uma e outra.
                        Por outro lado o problema pode não se manifestar num RaioX ou não estar simplesmente no tórax, e não ajudar em nada um RaioX... Pode quanto muito, em certas circunstâncias, ajudar a perceber o que não é...

                        Existe a concepção errada de que actualmente o diagnóstico em carros modernos apenas é feito por um computador, ou uma máquina, e que o técnico é apenas um "operador" dessa maquina... Diagnóstico não é isso...

                        Comentário


                          #13
                          Bobines!troca logo as 3!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                            Diagnóstico não é a mesma coisa que "ligar à maquina". E "ligar à maquina" não significa que se faça um diagnóstico.

                            É o equivalente a um RaioX ao tórax.
                            Por um lado é preciso alguém que saiba interpretar, e bem... Por vezes uma mancha branca no RaioX não significa nada, por vezes identifica quase indubitavelmente qual o problema. Apenas alguém com conhecimento de causa é que consegue distinguir entre uma e outra.
                            Por outro lado o problema pode não se manifestar num RaioX ou não estar simplesmente no tórax, e não ajudar em nada um RaioX... Pode quanto muito, em certas circunstâncias, ajudar a perceber o que não é...

                            Existe a concepção errada de que actualmente o diagnóstico em carros modernos apenas é feito por um computador, ou uma máquina, e que o técnico é apenas um "operador" dessa maquina... Diagnóstico não é isso...
                            Certo. Neste caso, temos fortes indícios de que o problema esteja num componente de ignição, o que é relativamente fácil de montar e desmontar. Mas também pode ser outro problema, corrente de distribuição, sonda-lambda, etc. Daí que quero ter a certeza que é das bobines para não andarmos a trocar material em bom estado. Estou a tentar perceber como diagnosticar ou
                            testar as bobines. Quem souber diga por favor

                            Vocsa, não percebo é porque raio iam substituir duas velas e não as 3.
                            e sim o motor ás vezes parece um tractor, sobretudo nas 1ªs em baixas rotações em 1ª. Mas quando não está em safe-mode, puxando por ele responde normalmente para um utilitario 1.2, e não me parece fazer barulhos estranhos em altas. A rotações muito baixas tem sempre essas vibrações, e depois parece que chocalha e o motor ás vezes abana duma forma intermitente mas duma forma lenta, ao ponto de se notar, por vezes a ralenti o carro a subir e descer, mas suavemente. Acelerando nas rotações onde se revelam os sintomas manda fumo, mas não sei se é condensação, acelerando vigorosamente em altas não manda fumo.

                            Outra coisa que estou a tentar perceber é, tendo já disponível um ELM327, que cabos e software preciso para este carro.

                            Obrigado pessoal!!

                            Comentário


                              #15
                              Com o ELM327 podes comunicar com um telemóvel android e instalar a app "Torque". Isto por bluetooth

                              Tens acesso ao básico dos básicos. Se a centralina guardou um erro, ele deve aparecer.

                              Sobre a questão do diagnóstico, um grande Like para o texto do Steevgt. Tenho diversas histórias de "mecânicos" a apoiarem-se cegamente no que o pc lhes diz ou não diz. Algumas delas algo cómicas.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ELVTMB Ver Post
                                Certo. Neste caso, temos fortes indícios de que o problema esteja num componente de ignição, o que é relativamente fácil de montar e desmontar.
                                Sinceramente não tens indícios de nada... Não sabes se o problema é uma falha em um cilindro em particular ou não, se é um problema de mistura muito rica ou muito pobre, se é um problema de compressão, etc, etc, etc.

                                Mesmo que seja um problema de ignição, e que as bobines sejam fáceis de montar e desmontar, isso não ajuda em muito. A melhor forma de testar um bobine de ignição é com ela em funcionamento no próprio veículo. Com o mínimo de equipamento (multímetro), o máximo que podes fazer é medir a resistência estática da bobine secundária. A resistência da bobine primária pode ser que consigas medir, ou não, dependendo se nesse sistema o transístor se encontra dentro ou fora da bobine. Este tipo de medição é estática e vale ao que vale. Não tenho valores de referencia para te apresentar pois varia significativamente entre modelos diferentes. Se te quiseres aventurar nesta medição, posso tentar encontrar uns valores de referência para comparares.

                                Existem outras formas de verificar se uma bobine, produz algum arco ou não, sem utilizar um multímetro. Pelo menos por agora não te vou indicar como o fazer pois existem alguns riscos envolvidos.

                                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                Com o ELM327 podes comunicar com um telemóvel android e instalar a app "Torque". Isto por bluetooth

                                Tens acesso ao básico dos básicos. Se a centralina guardou um erro, ele deve aparecer.

                                Sobre a questão do diagnóstico, um grande Like para o texto do Steevgt. Tenho diversas histórias de "mecânicos" a apoiarem-se cegamente no que o pc lhes diz ou não diz. Algumas delas algo cómicas.
                                Obrigado pelo Like ;)

                                Comentário


                                  #17
                                  Vocsa, ok, vou pesquisar melhor, já vi que há um tópico sobre isso.

                                  steevegt, com o não ter indícios de nada não concordo, indícios não faltam, mas percebo o que dizes: não tenho é a certeza de nada!! Os indícios não apontam para uma única hipótese.

                                  Por isso mesmo, as tuas instruções para testar as bobines são fundamentais, muito obrigado! Podes indicar as outras formas, não te preocupes, estou a ver isto com alguém que não é propriamente leigo, já mudou variadas peças, incluindo ao "dificil" XM, inclusive material de ignição.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Germanyfan Ver Post
                                    Bobines!troca logo as 3!
                                    Boas, conheces algum, com exatamente estes sintomas?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Trocar 3 bobines como tentativa de resolução? Pelo menos lê o histórico de erros e vê se encontras algum misfire. Se for a resolver por tentativas pode vir a gastar uns bons trocos e não resolver nada.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ELVTMB Ver Post
                                        Por isso mesmo, as tuas instruções para testar as bobines são fundamentais, muito obrigado! Podes indicar as outras formas, não te preocupes, estou a ver isto com alguém que não é propriamente leigo, já mudou variadas peças, incluindo ao "dificil" XM, inclusive material de ignição.
                                        O problema de colocar aqui on-line métodos "alternativos" de testar bobines é que perigo que isso envolve. Mata facilmente uma pessoa.

                                        Acho que era isso que o Steevegt se referia.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Liga a máquina na feuvert é barato.
                                          Se for bobines aconselho trocar as três.
                                          É possível ser mas acho que aguentaram muito tempo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Para um carro moderno é completamente indispensável ter uma ferramenta de diagnóstico, mais tarde ou mais cedo vai compensar o gasto, neste caso VCDS.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                              O problema de colocar aqui on-line métodos "alternativos" de testar bobines é que perigo que isso envolve. Mata facilmente uma pessoa.

                                              Acho que era isso que o Steevegt se referia.
                                              Risco de morte, penso que será reduzido, mas atenção que não tenho certeza quanto a isso... Para quem tenha um pace maker aí acredito que o risco será elevado... Seja como for um choque de uma bobine de ignição é no mínimo doloroso...

                                              Queria-me referir aos riscos de danificar a bobine de ignição em si, ou danificar outros componentes ainda mais dispendiosos, como por exemplo o computador da gestão de motor...

                                              O que faz sentido aqui, antes de encontrar métodos para testar bobines, é primeiro perceber se o problema se encontra localizado num cilindro em particular... Se os problemas não forem causados pela falta de potência em específico em um ou dois cilindros, dificilmente o problema tem como causa uma, ou mais, bobines danificadas...

                                              Penso que já descrevi em outro post uma forma de verificar isto, mas vou descrever aqui outra vez uma forma resumida...
                                              Neste caso penso que tens um sistema COP, em que tens a facilidade de poder desligar as bobines de forma individual. Estou a assumir isto pela idade do carro, não confirmei... O processo passa por, com o carro a trabalhar, desligar uma bobine de cada vez e verificar se existe uma redução (ou não) audível da rotação do motor. Caso se verifique que em um cilindro praticamente não existe diferenças audíveis de rotação com a bobine ativa ou desligada, esse cilindro será um cilindro a explorar. Aí sim faz sentido olha para essa bobine em concreto, mas atenção que é apenas um componente dentro do sistema de ignição. Para além do sistema de ignição (que tem outros componentes, e outra variáveis envolvidas) existem ainda mais o sistema de injeção e um problema de compressão como as 3 principais causas para um cilindro específico apresentar pouca potência.

                                              Tenho que alertar que quando disse desligar a bobine, estou a referir-me a desligar a ficha de controlo e alimentação e não a separar, com o carro a trabalhar, a bobine da vela.
                                              Não se deve também efetuar este processo durante muito tempo, ou muitas vezes, pois existe o risco de "lavar" a parede dos cilindros...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                                Risco de morte, penso que será reduzido, mas atenção que não tenho certeza quanto a isso... Para quem tenha um pace maker aí acredito que o risco será elevado... Seja como for um choque de uma bobine de ignição é no mínimo doloroso...
                                                Tinha ideia que a tensão envolvida em bobines/velas representavam maior perigo.

                                                Sempre a aprender

                                                (De qualquer forma não vou testar... )

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O problema está numa das 3 bobines, o carro deve estar a trabalhar em 2 cilindros, consegue-se verificar logo pela falta de força e barulho do motor. As bobines originais sao made in italy Tenho uma uma na garagem a funcionar, se quiseres dou-te se for necessario. Eu troquei logo as 3 da marca beru, made in germany

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ELVTMB Ver Post
                                                    Boas, conheces algum, com exatamente estes sintomas?
                                                    Tive 2 polos 9n

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Se o carro for para trocar troca só uma!se for para mais tempo aconselho a trocar as 3!porque uma leva a avaria das outras!e convém não forçar o carro porque tanto treme que vai acabar por parar!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                                        Risco de morte, penso que será reduzido, mas atenção que não tenho certeza quanto a isso... Para quem tenha um pace maker aí acredito que o risco será elevado... Seja como for um choque de uma bobine de ignição é no mínimo doloroso...

                                                        Queria-me referir aos riscos de danificar a bobine de ignição em si, ou danificar outros componentes ainda mais dispendiosos, como por exemplo o computador da gestão de motor...

                                                        O que faz sentido aqui, antes de encontrar métodos para testar bobines, é primeiro perceber se o problema se encontra localizado num cilindro em particular... Se os problemas não forem causados pela falta de potência em específico em um ou dois cilindros, dificilmente o problema tem como causa uma, ou mais, bobines danificadas...

                                                        Penso que já descrevi em outro post uma forma de verificar isto, mas vou descrever aqui outra vez uma forma resumida...
                                                        Neste caso penso que tens um sistema COP, em que tens a facilidade de poder desligar as bobines de forma individual. Estou a assumir isto pela idade do carro, não confirmei... O processo passa por, com o carro a trabalhar, desligar uma bobine de cada vez e verificar se existe uma redução (ou não) audível da rotação do motor. Caso se verifique que em um cilindro praticamente não existe diferenças audíveis de rotação com a bobine ativa ou desligada, esse cilindro será um cilindro a explorar. Aí sim faz sentido olha para essa bobine em concreto, mas atenção que é apenas um componente dentro do sistema de ignição. Para além do sistema de ignição (que tem outros componentes, e outra variáveis envolvidas) existem ainda mais o sistema de injeção e um problema de compressão como as 3 principais causas para um cilindro específico apresentar pouca potência.

                                                        Tenho que alertar que quando disse desligar a bobine, estou a referir-me a desligar a ficha de controlo e alimentação e não a separar, com o carro a trabalhar, a bobine da vela.
                                                        Não se deve também efetuar este processo durante muito tempo, ou muitas vezes, pois existe o risco de "lavar" a parede dos cilindros...
                                                        Vamos começar por tentar usar um multímetro, passando a outros testes, se necessário, nomeadamente o que descreveste, embora seja arriscado no sentido de poder causar danos noutros componentes, certo?

                                                        Muito obrigado pelas explicações!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                                          O problema está numa das 3 bobines, o carro deve estar a trabalhar em 2 cilindros, consegue-se verificar logo pela falta de força e barulho do motor. As bobines originais sao made in italy Tenho uma uma na garagem a funcionar, se quiseres dou-te se for necessario. Eu troquei logo as 3 da marca beru, made in germany
                                                          Em medias e altas rotações, não tem falta de força. Com uma bobine avariada, tem sempre falta de força em todas as rotações?

                                                          E sim, ás vezes, o carro para alem dos tremeliques faz um trabalhar muito estranho no motor. Quando está assim, entra em safe-mode não passando das 2000 rpm. Desligando-se e voltando a ligar, por vezes melhora e deixa de estar em safe-mode. Tremer, treme sempre em baixas e falta de força noto sempre em baixas.

                                                          Aceito a oferta da bobine, agradecendo-te imenso desde já. És de onde? Por PM se quiseres



                                                          Em relação á ferramenta de diagnostico, vou pesquisar sobre isso. Se fosse investir nisso, tinha que dar também para a minha 320d.

                                                          Germanyfan, OK, vamos ver se é disso!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A spaceship deve ter lido este tópico e agora anda a falhar a bobine n1. Lá vou eu às compras..

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X