Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro desliga-se, problema?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carro desliga-se, problema?

    Boas,

    Tenho um Peugeot 106 (Fase 2) de 96 1.1 60cv, e nestas ultimas 2/3 semanas aconteceram-me pelo menos 3 situações que me deixaram um tanto ou quanto preocupado.

    Uma delas, já tinha acontecido mas foi apenas uma vez que me recorde e pensei ter sido azelhice minha. A parar numa cedencia num cruzamento, o carro simplesmente foi abaixo sem fazer qualquer som estranho, ou comportamento. Só me apercebi quando quis acelerar e estava desligado. Esta situação já tinha acontecido antes mas, como disse, pensei q tivesse sido por azelhice.

    A outra situação aconteceu ao estacionar o carro, parado, ao ralenti, senti que o barulho do motor estava estranho e quando reparei, as RPM's estava aprox. a 500. O motor respondia ao acelerar, as rotações subiam, mas ao tirar o pé voltavam as 500. Desliguei o carro, fui trabalhar, e a noite quando o voltei a ligar tudo estava OK.

    A terceira aconteceu num semárofo vermelho, parei o carro, e deixei de ouvir o motor. Olhei para as RPM's e o ponteiro quase no 0. Carreguei no acelerador e lá volltou à vida nas 1000.

    Estas 3 situações aconteceram num espaço de 2, 3 semanas no máximo. De resto porta-se bem tirando a idade.

    Há alguma sugestão? Tenho receio que seja algo relativamente simpl€s de resolver que se deixar andar se possa tornar num problema de maior.

    Obrigado desde já!

    Saudações

    #2
    começa por limpar a borboleta

    Comentário


      #3
      Verifica também os bornes da bateria. Já me aconteceu, num carro a gasolina, desligar-se em andamento devido a mau contacto dos bornes da bateria.

      Comentário


        #4
        isso é a borboleta que tem carvão a mais...e não estabiliza...

        Comentário


          #5
          Esses carros têm sensor de rotação (da cambota)?

          Isso acontecia-me num GV de 99 e era desse sensor.

          Comentário


            #6
            Hoje tive mais uma experiencia de "desligamento" e reparei num pormenor que não me tinha apercebido... acelerei para subir uma rua, com o bocadinho mais de "força" e "espontaneidade", ele respondeu, ao chegar ao cimo da rua, aproximei-me de uma lomba, e ao travar, pisei a embreagem para engatar uma 2ª (de forma subir a lomba mais devagar) e ele morreu.
            Dá-me a sensação que, se lhe cortar a acelaração de forma mais repentina, e não estou a falar de travagens a fundo nem pouco mais ou menos, a tendência é ele "morrer".
            Dei à chave, pegou, arrancou e continuei o caminho tranquilo!

            Comentário


              #7
              Pode ser a tal borboleta suja.

              Comentário


                #8
                Vou trazer o tópico ao cimo. Já foi vista a borboleta de admissão e, tá limpa. Pra mim está nova, estava a espera de ver algo preto ou sujo e não... portanto presumo que se possa excluir essa hipótese! Qual a próxima possibilidade?

                Comentário


                  #9
                  pode ser o motor passo a passo :

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                    pode ser o motor passo a passo :

                    E esse motor serve para?

                    Um pormenor que reparei é que quando fico com perda de rotações o facto de ligar e desligar as luzes faz com que o relento suba ou decha... não existe nenhum padrão na anomalia...

                    Comentário


                      #11
                      Viva,

                      O motor de passo controla o ralenti. Já tive um problema nesse motor e os sintomas eram parecidos. Mas no meu caso, ele não pegava mesmo e tinha que acelerar muito para mantê-lo ligado.

                      Comentário


                        #12
                        Vi algures aqui non fórum um user com um problema semelhante ou igual... e no caso dele trocar o passo a passo nada resolveu (aparentemente).
                        Um pormenor que reparei há coisa de 2/3 dias é que, quando o carro fica nesse estado de RPM's baixas as luzes ligadas e desligadas influencia o aumento das RPM's. Testei ao chegar a casa e o cenário basicamente era:
                        Carro estacionado RPM's a cerca de 400/500, médios ligados.
                        Com luzes de nevoeiro ligadas desce mais
                        Se desligar as luzes fica nas 700/800
                        Se ligar de novo as luzes volta a descer
                        Se desligar o carro e voltar a ligar, fica tudo estável.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por pedr091 Ver Post
                          Vi algures aqui non fórum um user com um problema semelhante ou igual... e no caso dele trocar o passo a passo nada resolveu (aparentemente).
                          Um pormenor que reparei há coisa de 2/3 dias é que, quando o carro fica nesse estado de RPM's baixas as luzes ligadas e desligadas influencia o aumento das RPM's. Testei ao chegar a casa e o cenário basicamente era:
                          Carro estacionado RPM's a cerca de 400/500, médios ligados.
                          Com luzes de nevoeiro ligadas desce mais
                          Se desligar as luzes fica nas 700/800
                          Se ligar de novo as luzes volta a descer
                          Se desligar o carro e voltar a ligar, fica tudo estável.

                          o alternador para fornecer mais energia quando ligas as luzes precisa de mais força (energia mecanica ) fornecida pelo motor ( pela correia) > por isso baixa a rotaçao do motor e dà para notar muito pq o ralenti jà estava fraco

                          entao a primeira coisa é resolver o problema de ralenti

                          Comentário


                            #14
                            deixa aqui a referencia VIN/VIS do carro , para eu ver qual motor é

                            Comentário


                              #15
                              Na volta é o sensor map..

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                deixa aqui a referencia VIN/VIS do carro , para eu ver qual motor é
                                Essa referencia é a que vem descrita como "Número do quadro" no livrete/registo do carro?


                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                Na volta é o sensor map..
                                Isso é, segundo o velho amigo Google, um sensor que controla/mede a pressão do ar? Na injecção de combustivel?

                                Comentário


                                  #17
                                  [QUOTE=pedr091;1068979470]Essa referencia é a que vem descrita como "Número do quadro" no livrete/registo do carro?


                                  sim

                                  Comentário


                                    #18
                                    [quote=antonio850;1068979636]
                                    Originalmente Colocado por pedr091 Ver Post
                                    essa referencia é a que vem descrita como "número do quadro" no livrete/registo do carro?


                                    Sim
                                    vf31chdze51634430

                                    Comentário


                                      #19
                                      està aqui como foi montado o teu carro com as referencias das peças :





















                                      o problema pode vir do sensor N° 8 foto 1
                                      do moteur passo a passo N° 9 foto 3

                                      o teu motor é : TU1M+

                                      vou tentar pesquisar amanha melhor
                                      Ficheiros anexados

                                      Comentário


                                        #20
                                        @ANTONIO850, portanto ou o motor regulador do ralenti (é o motor passo a passo) ou o sensor de temperatura da água (termostáto?)?

                                        Uma coisa que já testei esta ultima vez que aconteceu, e vou tentar repetir de forma a tentar confirmar é: se desligar e voltar a ligar o carro, o ralenti fica estável. Isto aliado ao facto de não seguir um padrão leva-me a crer, na minha ignorancia, que pode ser um problema eletrónico e não mecanico
                                        Editado pela última vez por pedr091; 30 March 2016, 18:29.

                                        Comentário


                                          #21
                                          olà , queria saber , essa perda de rotaçoes é quando o carro està quente , quando jà fez ums kms , é isso ?

                                          a frio pega sempre à primeira ?
                                          Editado pela última vez por ANTONIO850; 31 March 2016, 01:46.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Já limpaste o MAP!?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                              olà , queria saber , essa perda de rotaçoes é quando o carro està quente , quando jà fez ums kms , é isso ?

                                              a frio pega sempre à primeira ?
                                              Boas,
                                              Esta perda de rotações acontece-me maioritariamente a chegar ao trabalho. O percurso tem cerca de 5/6km.

                                              Já me aconteceu, há uns dias fazer um percurso maior e ele apresentar a perda de rotações. Estacionei o carro, fui fazer o que tinha a fazer (cerca de 30min). Quando voltei e liguei o carro mantinha as rotações baixas, mas após começar a andar ficou estável.

                                              Não segue um padrão de acontecimentos. Por vezes consigo ir para o trabalho e/ou regressar sem que aconteça nada... há outros dias em que acontece. A chegar ao trabalho apanho 3 rotundas com intervalo de cerca de 200/300mts cada uma. Já me aconteceu começar a "birra" na segunda rotunda, entrar no estacionamento, e ele manter as rotações baixas ao ralenti e mesmo depois de parado deixa-lo a trabalhar uns minutos e não estabilizar. Como há dias em que vou de casa para o trabalho e corre tudo normal. Há dias em que só na entrada do estacionamento é que acontece. Poderá ser influência de temperaturas?

                                              Há uns dias fiz um vídeo quando o estacionei e as rotações estão em baixo. Sempre que o ponteiro sobe sou eu que dou acelerador, e aparentemente, a resposta ao mesmo não tem nada a apontar.
                                              Não deve ser muito elucidativo, mas deixo-o aqui:
                                              https://youtu.be/9ttQd6p5ClQ

                                              A frio ele pega sempre bem, por vezes o que acontece é ele em primeira ter pouca força. Para arrancar ele "engasga-se". Mas isto é mto raro... mais do que a perda de rotações. A frio apenas se desligou 2 ou 3 vezes de uma forma aleatória nas mesmas situações que já foram referidas (redução de velocidade em situações de paragem).


                                              Originalmente Colocado por blu Ver Post
                                              Já limpaste o MAP!?
                                              Boas blu, já ouvi falar no MAP algures aí mais acima, já tentei pesquisar um pouco sobre o tema. Consegues esclarecer-me melhor?
                                              Editado pela última vez por pedr091; 31 March 2016, 13:38.

                                              Comentário


                                                #24
                                                olà , o teu carro nao tem MAP , pela referencia q tu destes e q coloquei no site da Peugeot

                                                pelo q dizes poderà ser o sensor lambda ( 1 ) foto n° 9 , quando oscilla a rotaçao a sonda se estiver com problema , pode mandar o calculador introduzir mais gasolina q aquela q precisa o carro , entao pelo escape sai cheiro de gasolina

                                                pelo q sei este sensor dura ums 100 000 kms

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ola!

                                                  Vou tentar fazer esse teste à sonda lambda!
                                                  Já agora, caso se verifique, basta trocar a sonda? Ou há peças "acessórias" que devem ser trocadas aquando da troca da sonda?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por pedr091 Ver Post
                                                    Ola!

                                                    Vou tentar fazer esse teste à sonda lambda!
                                                    Já agora, caso se verifique, basta trocar a sonda? Ou há peças "acessórias" que devem ser trocadas aquando da troca da sonda?
                                                    Trocar peças sem ter a certeza que estão KO... haja carteira!

                                                    A sonda é só trocar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por pedr091 Ver Post
                                                      Ola!

                                                      Vou tentar fazer esse teste à sonda lambda!
                                                      Já agora, caso se verifique, basta trocar a sonda? Ou há peças "acessórias" que devem ser trocadas aquando da troca da sonda?
                                                      Esse teste à sonda lambda que aparece no video, é mesmo muito rudimentar, e apenas em poucas situações permite identificar problemas com esse circuito. Não permite de forma alguma verificar a amplitude do sinal, a frequência ou a rapidez das transições. Para além disso o tipo de equipamento usado necessita de ter uma impedância elevada para não interferir na medição. Caso isto não se verifique, e se a leitura estiver sempre perto de 0 volt, nem sequer é possível saber se o problema está no sinal que é sempre 0 volt ou se será o multímetro a interferir e a baixar esse sinal...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                                        Esse teste à sonda lambda que aparece no video, é mesmo muito rudimentar, e apenas em poucas situações permite identificar problemas com esse circuito. Não permite de forma alguma verificar a amplitude do sinal, a frequência ou a rapidez das transições. Para além disso o tipo de equipamento usado necessita de ter uma impedância elevada para não interferir na medição. Caso isto não se verifique, e se a leitura estiver sempre perto de 0 volt, nem sequer é possível saber se o problema está no sinal que é sempre 0 volt ou se será o multímetro a interferir e a baixar esse sinal...
                                                        tendo em conta os kms q tem o carro , tb nao é um luxo trocar , o q pensas ? ( é aconselhado trocar depois de 100 000 KMS ) ( é uma simples pergunta pq eu nunca troquei nenhuma)

                                                        se eu entendi bem , ele so' tem problema depois de andar com o carro um pouco , portante mais ou menos quente e sempre pega bem

                                                        eu iria mais para aquilo q controla a injeçao a quente , entao mais a sonda lambda ( devido tb aos kms ) e depois o sensor de temperatura N° 8 foto 1

                                                        o q podes tentar fazer , é desligar a sando lambda , é o q eu faria , nao arriscas nada , o carro é bem simples , e ver qual é o comportamento do carro

                                                        outra coisa , caso for a sonda lambda , existe sondas universais q sao muito mais baratas , basta cortar a ficha da antiga sonda e ligar na sonda universal

                                                        ( nunca fiz mas sei q fazem isso e é MUITO mais barato ) pesquisa os videos no youtube

                                                        boa sorte e coloca aqui os resultados

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                                          tendo em conta os kms q tem o carro , tb nao é um luxo trocar , o q pensas ? ( é aconselhado trocar depois de 100 000 KMS ) ( é uma simples pergunta pq eu nunca troquei nenhuma)

                                                          se eu entendi bem , ele so' tem problema depois de andar com o carro um pouco , portante mais ou menos quente e sempre pega bem

                                                          eu iria mais para aquilo q controla a injeçao a quente , entao mais a sonda lambda ( devido tb aos kms ) e depois o sensor de temperatura N° 8 foto 1

                                                          o q podes tentar fazer , é desligar a sando lambda , é o q eu faria , nao arriscas nada , o carro é bem simples , e ver qual é o comportamento do carro

                                                          outra coisa , caso for a sonda lambda , existe sondas universais q sao muito mais baratas , basta cortar a ficha da antiga sonda e ligar na sonda universal

                                                          ( nunca fiz mas sei q fazem isso e é MUITO mais barato ) pesquisa os videos no youtube

                                                          boa sorte e coloca aqui os resultados
                                                          Quanto ao trocar a sonda lambda, unicamente pelos quilómetros e idade do carro, faz o seu sentido se for encarado como uma manutenção preventiva. Se o objetivo for apenas resolver este problema gastando o mínimo de dinheiro, a meu ver, não será a melhor opção.

                                                          Regra geral, os fabricantes de sonda lambda indicam um valor de 160 000 km como vida útil do sensor, mas é apenas indicativo, tanto é indicativo que nem costuma fazer parte da manutenção programada do fabricante. Normalmente troca-se quando se deteta que um sensor destes está danificado, ou quando pelo menos se desconfia disso.

                                                          Sendo este um sistema denominado Alpha-N, seja a frio ou a quente, as principais variáveis para a quantidade de injecção são o sensor TPS e a velocidade do motor. Para o mapa de injeção também entra a temperatura como um fator. O facto de, aparentemente, pegar sempre bem, pode levar a desconfiar do circuito da sonda lambda como a causa provável, sim, mas necessita de ser validada. Uma fuga de vácuo, em certas circunstâncias, pode causar sintomas semelhantes neste sistema. Entre outros...

                                                          Relativamente à questão de usar sondas universais, tenho 3 pontos a referir relativamente a isso:
                                                          * Não são 100% universais, mesmo apenas limitando ao universo dos sensores de zirconia. Há certas aplicações, que são excessões sim, mas em que os universais simplesmente não funcionam corretamente. Neste caso em concreto acredito que funcione sem problema.
                                                          * A integridade da fiação dificilmente fica com a mesma robustez que um chicote original. É preciso lembrar que as sondas ficam ao longo do escape, ou no coletor de escape, que são locais suscetiveis a temperaturas muito elevadas. Existem muitos casos de fiações que ficaram totalmente comprometidas quando se tentou usar um sensor universal. Não é só o problema da emenda em si, mas também o problema do tamanho da fiação não ficar exatamente igual à que o fabricante idealizou, podendo muito facilmente encostar e roçar em sitios em que a fiação original normalmente não iria ter problemas.
                                                          * Em ultimo, gostava de referir que normalmente, a saber procurar antes de comprar, apesar de um universal ser genericamente mais barato, a diferença não costuma ser substancial.
                                                          Editado pela última vez por steevegt; 03 April 2016, 01:42.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Tens de limpar a borboleta, o motor do relantim e o sensor da posição da borboleta.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X