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Motor gripado...o que é?

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    Motor gripado...o que é?

    Boas,

    Ontem estava a fazer uma limpeza aos interiorer da "lata de sardinhas" e a dar uma lavadela por fora e depois lembrei-me de verificar os níveis de água do limpa vidros e restantes. E vi que o motor está babado de óleo..... eu já nao tenho dado muita atenção ao carro, pois em breve deverá ir para abater ou algo semelhante ( ainda estou a decidir o que irei fazer, pois nao considero correcto vende-lo no estado em que está e com o historial que tem.. ). No entanto terá de durar até fevereiro do próximo ano.
    Continuando... o motor está com um aspecto babado do meio para baixo e nos tubos do AC ( que já nai funciona, faz muito tempo) e toda essa zona.

    Comentei a sitação do óleo com alguns conhecidos, e já obtive o comentário: " deves ter o motor gripado !!!" .


    Mas afinal o que é um motor "gripado"?? QUais são os sintomas??etc,etc..???

    Durante esta semana vou ao mecÂnico ver o que ele diz sobre o babar.

    #2
    Era só o que faltava, motor gripado!

    Desde que não babe muito e passa na inspecção, não vem daí mal ao carro.

    cumps

    Comentário


      #3
      Motor gripado não tem sintomas, é que se diz de um motor que está simplesmente estragado, já entregou a alma ao criador. Nada tem a ver com babas de oleo.

      Comentário


        #4
        Gripado? Um motor gripado é aquele que fica sem óleo ou aquece demais e fica com os cilindros colados. Se tivesses o motor gripado o carro não andava, sequer.

        Comentário


          #5
          Não estará a babar pela tampa das valvulas. Sendo isso significa que precisa de uma junta nova, que normalmente é barata e rápida e mudar.

          Comentário


            #6
            Junta da tampa das valvular, barata e fácil de mudar.
            Se fôr da junta da cabeça já dá bastante mais trabalho... a junta nem é cara mas ás vezes há que desmontar bastantes coisas para lá chegar. E aproveita-se para fazer outras coisas, como rodar valvulas, tirar folgas, distribuição, etc.
            Isto de chamar de motor gripado a um motor babado... ainda queria ver o que diriam do mesmo se esteve mesmo gripado.

            Abraço

            Comentário


              #7
              Motor gripado,é um motor que colou,agarrou. Eu penso que a palavra gripado vem do inglês Grip, que sigifica agarrar assim trocando por miudos,e adaptou-se para motor gripado...Quando era puto pensava que os motores se constipavam e tal...

              Comentário


                #8
                Quando se ouve passar um motor com um ruído anormal, por exemplo a correia do alternador a patinar, há quem diga que tem o motor gripado.
                É um mito.
                O motor gripado (agarrado) não trabalha.
                Um mito como o das correias de transmissão que não existem e das correias de distribuição que chiam porque devem estar largas.
                Mas há dois casos em que chiam, descubram lá quais são...

                Comentário


                  #9
                  pá motor gripado é mesmo kuando akilo fica tudo fudid..

                  e ficas a pé..

                  :D:D:D

                  Comentário


                    #10
                    As peças do motor perdem a sua forma original e/ou fundem-se umas com as outras, invabilizando o correcto funcionamento do motor. Isto deve-se a um sobreaquecimento do motor causado por uma utilização excessiva ou uma insuficiência de lubrificação. O facto de ele simplesmente babar óleo não quer necessáriamente dizer que esteja gripado, mas muito provavelmente vai ficar.
                    Atenção que eu não sou engenheiro nem nada parecido, o que quer dizer que a explicação pode não ser muito científica e/ou ter algumas incorrecções ou omissões.

                    Comentário


                      #11
                      Um motor gripado diz-se quando algum dos constituintes do motor apresenta desgastes fora do normal, podendo mesmo fundir materiais, que tem como consequencia o "colar" do motor. Dois materiais gripam quando a lubrificaçao é deficiente por exemplo, deixa de haver cunha hidraulica e os materiais em movimento contactam, com o atrito aquecem e podem gripar. Material gripado consegue distinguir-se quando apresenta muitos "riscos" caracteristicos de degaste. Sintomas são basicamente ficar a pé! O motor babado n tem nd haver com gripanço, desde que os niveis de oleo sejam mantidos.

                      Comentário


                        #12
                        Bem...... visto não haver mais nada a dizer.....só queria dizer o seguinte:D

                        É engraçado ouvir dizer baboseiras desse genero a algumas pessoas, mas o mais desconcertante é eles afirmarem com toda a certeza que estão certos.

                        Tipo um gajo que conheço e que depois de ter ido dar uma volta comigo e ter conduzido um accord type r (que não é meu) afirmar com toda a certeza que o carro é uma maquina (nisso concordo plenamente) e que anda pa caraças por causa do turbo.
                        Bem eu corrigi-o dizendo que não tem turbo, é um carro atmosférico com 2150cc e 16 valvulas. Mas o gajo não acreditou, insistiu que o carro tinha turbo e disse que eu n percebia nada de carros:D
                        Dassse, esquece....:D

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por xicos perto

                          Bem...... visto não haver mais nada a dizer.....só queria dizer o seguinte:D

                          É engraçado ouvir dizer baboseiras desse genero a algumas pessoas, mas o mais desconcertante é eles afirmarem com toda a certeza que estão certos.

                          Tipo um gajo que conheço e que depois de ter ido dar uma volta comigo e ter conduzido um accord type r (que não é meu) afirmar com toda a certeza que o carro é uma maquina (nisso concordo plenamente) e que anda pa caraças por causa do turbo.
                          Bem eu corrigi-o dizendo que não tem turbo, é um carro atmosférico com 2150cc e 16 valvulas. Mas o gajo não acreditou, insistiu que o carro tinha turbo e disse que eu n percebia nada de carros:D
                          Dassse, esquece....:D

                          Eh pah

                          Esse gajo tem de ser promovido a Eng[}][}]

                          Comentário


                            #14
                            Epá se está gripado, dá-lhe aspirina!
                            Um comprimido no depósito e deixa logo de babar.

                            Comentário


                              #15
                              É deixar correr a babuje, que óleo por fora do motor, bem untadinho até conserva. Logo que não faça falta lá dentro...
                              Já fechava... num bem o aluquete????[8][:X][:0][^][^][^]

                              Comentário


                                #16
                                Citroen Pluriel

                                Encontrei este tópico sobre motores gripados para colocar uma questão relativa a uma situação qua aconteceu a uma pessoa conhecida.

                                Resumindo:

                                Foi levantar um Pluriel novo ao stand.

                                Chegou a casa e achou que cheirava a queimado.

                                Verificou o nível de óleo e não tinha nenhum.

                                Ligou para o stand e alguém lhe disse para colocar óleo e levar lá o carro.

                                Assim fez e o carro deu o berro ainda a caminho.

                                Ponto de situação:

                                O carro está reparado e querem que ela pague 8000€ de reparação. Dizem que o carro gripou por excesso de óleo.

                                O carro tem 20 km.

                                Ora, eu sempre pensei que um motor gripasse por falta de óleo, não por excesso.

                                Comentário


                                  #17
                                  De facto um motor pode estragar-se por ter óleo a mais.

                                  8000 euros pelo motor ???

                                  Isso é um C3 ou um C6 ?

                                  Em todo o caso não faz sentido cobrarem-lhe, porque em 20 kms um motor não perde o óleo a menos que tivesse um belo buraco !

                                  Comentário


                                    #18
                                    na minha humilde opinião, um motor não pode gripar com excesso de óleo, o que acontece é que dá cabo dos segmentos rapidamente e o óleo começa a queimar e é necessário fazer uma reparação do motor, mas nunca acontece por exemplo partir uma biela ou fazer um buraco no bloco!

                                    isso são eles a quererem atribuir culpas...é que muito pior fez os 20 kms sem óleo do que nemq ue fosse 1000 com excesso de óleo

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                                      Encontrei este tópico sobre motores gripados para colocar uma questão relativa a uma situação qua aconteceu a uma pessoa conhecida.

                                      Resumindo:

                                      Foi levantar um Pluriel novo ao stand.

                                      Chegou a casa e achou que cheirava a queimado.

                                      Verificou o nível de óleo e não tinha nenhum.

                                      Ligou para o stand e alguém lhe disse para colocar óleo e levar lá o carro.

                                      Assim fez e o carro deu o berro ainda a caminho.

                                      Ponto de situação:

                                      O carro está reparado e querem que ela pague 8000€ de reparação. Dizem que o carro gripou por excesso de óleo.

                                      O carro tem 20 km.

                                      Ora, eu sempre pensei que um motor gripasse por falta de óleo, não por excesso.

                                      garantia????

                                      Comentário


                                        #20
                                        O stand está a fugir com a responsabilidade à garantia dizendo que como ela colocou óleo, o carro ficou com excesso de óleo e por isso é que gripou. Ou seja, está a atribuir a culpa à pessoa minha conhecida.

                                        Convém referir que isto não se passou em Portugal.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                                          O stand está a fugir com a responsabilidade à garantia dizendo que como ela colocou óleo, o carro ficou com excesso de óleo e por isso é que gripou. Ou seja, está a atribuir a culpa à pessoa minha conhecida.

                                          Convém referir que isto não se passou em Portugal.
                                          1.um motor não gripa por excesso de oleo

                                          2.mesmo que fosse por excesso de oleo nunca daria problemas em menos de alguns valentes Km... ou no maximo pingava do motor e do escape...


                                          (além de que o p´roprio stand lhe disse para colocar oleo...)

                                          Comentário


                                            #22
                                            ela cometeu um grande erro que foi meter óleo e ir lá, mas de qualquer das formas, isso não faz sentido...

                                            ela que diga que o carro lhe foi entregue sem óleo nenhum, que teve que meter 4 litros de óleo, mas que o mal já estava feito

                                            é que o excesso de óleo só iria causar uma avaria grave se ela tivesse ido em ritmo de corrida nesses poucos kms que fez até ao stand depois de meter óleo

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                                              Encontrei este tópico sobre motores gripados para colocar uma questão relativa a uma situação qua aconteceu a uma pessoa conhecida.

                                              Resumindo:

                                              Foi levantar um Pluriel novo ao stand.

                                              Chegou a casa e achou que cheirava a queimado.

                                              Verificou o nível de óleo e não tinha nenhum.

                                              Ligou para o stand e alguém lhe disse para colocar óleo e levar lá o carro.

                                              Assim fez e o carro deu o berro ainda a caminho.

                                              Ponto de situação:

                                              O carro está reparado e querem que ela pague 8000€ de reparação. Dizem que o carro gripou por excesso de óleo.

                                              O carro tem 20 km.

                                              Ora, eu sempre pensei que um motor gripasse por falta de óleo, não por excesso.
                                              Porra, que raio de história...

                                              A única contra-indicação que me deram para o excesso de óleo foi danificar o catalizador.
                                              Agora, se ela atestou o carter com o dobro do óleo, é natural que danifique mais qualquer coisa.

                                              De qualquer forma, a versão da Citroen é no minimo estranha...8000€ de reparação?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post
                                                Porra, que raio de história...

                                                A única contra-indicação que me deram para o excesso de óleo foi danificar o catalizador.
                                                Agora, se ela atestou o carter com o dobro do óleo, é natural que danifique mais qualquer coisa.

                                                De qualquer forma, a versão da Citroen é no minimo estranha...8000€ de reparação?
                                                se tiveram de trocar peças de motor(o que é provável) é possivel

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                                                  se tiveram de trocar peças de motor(o que é provável) é possivel
                                                  Sim, mas um motor novo e inteiro não custa mais que 5000€.
                                                  8000€ deve ser quase o preço base do carro todo...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post
                                                    Sim, mas um motor novo e inteiro não custa mais que 5000€.
                                                    8000€ deve ser quase o preço base do carro todo...
                                                    tb acho, além disso a garantia serve para alguma coisa....

                                                    se eles fizeram m€rda qd entregaram o carro....que é que eles querem agora?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post
                                                      Sim, mas um motor novo e inteiro não custa mais que 5000€.
                                                      8000€ deve ser quase o preço base do carro todo...
                                                      pois é, o motor não deverá passar desse valor... e a mão de obra e horas passadas na oficina?também são pagos

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                                                        #28
                                                        com a fricção, as peças colam, é o que sei ...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por xicos Ver Post
                                                          Bem...... visto não haver mais nada a dizer.....só queria dizer o seguinte:D

                                                          É engraçado ouvir dizer baboseiras desse genero a algumas pessoas, mas o mais desconcertante é eles afirmarem com toda a certeza que estão certos.

                                                          Tipo um gajo que conheço e que depois de ter ido dar uma volta comigo e ter conduzido um accord type r (que não é meu) afirmar com toda a certeza que o carro é uma maquina (nisso concordo plenamente) e que anda pa caraças por causa do turbo.
                                                          Bem eu corrigi-o dizendo que não tem turbo, é um carro atmosférico com 2150cc e 16 valvulas. Mas o gajo não acreditou, insistiu que o carro tinha turbo e disse que eu n percebia nada de carros:D
                                                          Dassse, esquece....:D
                                                          Gosto é daquelas pessoas que têm um Golf IV 1,6 e dizem que já partiram o Turbo 2 vezes.. 8)

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ankjay-corsab Ver Post
                                                            Gosto é daquelas pessoas que têm um Golf IV 1,6 e dizem que já partiram o Turbo 2 vezes.. 8)
                                                            nunca ouvi tal perola

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