Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Caixa CVT

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Caixa CVT

    Olá boa noite

    Estou interessado em adquirir um Hyundai i20 ou um Honda Jazz, mas com caixa automática.
    Pelo que li, trata-se nos dois casos de transmissões CVT.

    Quais são as características desta transmissão? Permite boa condução sem muito consumo? Dá problemas? (Tenho ouvido falar/lido muito de experiências com a DSG e dos seus problemas, mas não desta).

    Obrigado.

    Vitor Riscado

    #2
    A grande característica desta caixa é não ter mudanças. Basicamente é o que tens nas motas como as PCX e as tradicionais scooters. Imagina um sistema de duas polias em que uma delas varia em diâmetro para ajustar a relação de transmissão de acordo com a velocidade do motor (RPM's).

    Em relação aos consumos, como esta caixa funciona sempre no ponto optimal do motor, terá melhores consumos que uma caixa automática tradicional.

    De salientar que algumas caixas CVT possuem na mesma os paddle shifters no volante para permitir que possas forçar o motor a manter-se numa determinada rotação que pode ser útil, por exemplo, quando estás a descer estradas íngremes ou a subi-las.

    Em relação a problemas, não te sei responder mas sendo um sistema fechado e selado, presumo que não tenhas problemas e que dure inclusive mais que uma transmissão tradicional.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por CHB Ver Post
      A grande característica desta caixa é não ter mudanças. Basicamente é o que tens nas motas como as PCX e as tradicionais scooters. Imagina um sistema de duas polias em que uma delas varia em diâmetro para ajustar a relação de transmissão de acordo com a velocidade do motor (RPM's).

      Em relação aos consumos, como esta caixa funciona sempre no ponto optimal do motor, terá melhores consumos que uma caixa automática tradicional.

      De salientar que algumas caixas CVT possuem na mesma os paddle shifters no volante para permitir que possas forçar o motor a manter-se numa determinada rotação que pode ser útil, por exemplo, quando estás a descer estradas íngremes ou a subi-las.

      Em relação a problemas, não te sei responder mas sendo um sistema fechado e selado, presumo que não tenhas problemas e que dure inclusive mais que uma transmissão tradicional.


      Obrigado pela informação

      Comentário


        #4
        Boa noite

        Já experimentei 2 caixas: a cvt e a dsg. Honda jazz cvt; VW passat dsg

        A cvt foi estranha. Logo que iniciei a marcha, a rotação foi ao redline. Fiquei um pouco aflito e a embraiagem parecia patinar bastante. A velocidade era relativamente baixa. Pensei cá para mim: isto deve consumir como o caraças!! Mas não. Larguei um pouco o pé do acelerador e a rotação baixou bruscamente sem baixar a velocidade que, mesmo assim ia aumentando lentamente. a 100 km/h ia a pouco mais de 1000 rpm e a 60 km/h cheguei a ir a mais de 5000 rpm! Estranha esta caixa. Contudo, não obstante era extremamente suave e não tinha coices nem esticões.

        A dsg era também muito suave, mas já se sentia a variação da rotação (ouvido) conforme metia as mudanças automaticamente. Se acelerasse mais a rotação subia também bruscamente e reduzia uma ou duas mudanças, para só mais tarde meter mudanças mais altas, sempre acelerando.

        Gostei das 2 caixas, embora a mais esquisita fosse a cvt. Mas com o hábito já tomava o jeito. Qual escolher? Não sei. Só com mais tempo de condução é que tinha dados para poder decidir. Contudo, a dsg parecia ser a mais 'consistente', 'mais' caixa.

        Vitor Riscado.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Riscado Ver Post
          Boa noite

          Já experimentei 2 caixas: a cvt e a dsg. Honda jazz cvt; VW passat dsg

          A cvt foi estranha. Logo que iniciei a marcha, a rotação foi ao redline. Fiquei um pouco aflito e a embraiagem parecia patinar bastante. A velocidade era relativamente baixa. Pensei cá para mim: isto deve consumir como o caraças!! Mas não. Larguei um pouco o pé do acelerador e a rotação baixou bruscamente sem baixar a velocidade que, mesmo assim ia aumentando lentamente. a 100 km/h ia a pouco mais de 1000 rpm e a 60 km/h cheguei a ir a mais de 5000 rpm! Estranha esta caixa. Contudo, não obstante era extremamente suave e não tinha coices nem esticões.

          A dsg era também muito suave, mas já se sentia a variação da rotação (ouvido) conforme metia as mudanças automaticamente. Se acelerasse mais a rotação subia também bruscamente e reduzia uma ou duas mudanças, para só mais tarde meter mudanças mais altas, sempre acelerando.

          Gostei das 2 caixas, embora a mais esquisita fosse a cvt. Mas com o hábito já tomava o jeito. Qual escolher? Não sei. Só com mais tempo de condução é que tinha dados para poder decidir. Contudo, a dsg parecia ser a mais 'consistente', 'mais' caixa.

          Vitor Riscado.
          Não gostas de caixa manual com alavanca de mudanças e pedal de embraiagem?

          Ou é por outros motivos que preferes a caixa automática?

          Para mim carro q é carro tem q ter alavanca de mudanças.

          No mínimo dos mínimos patilhas no volante e mesmo assim...

          Só acelerar/travar e virar o volante para mim não presta mas há gostos para tudo.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
            Não gostas de caixa manual com alavanca de mudanças e pedal de embraiagem?

            Ou é por outros motivos que preferes a caixa automática?

            Para mim carro q é carro tem q ter alavanca de mudanças.

            No mínimo dos mínimos patilhas no volante e mesmo assim...

            Só acelerar/travar e virar o volante para mim não presta mas há gostos para tudo.


            Olá


            Gosto muito da caixa manual para percursos irregulares/de montanha.
            Para percursos de cidade já estou cansado. E também para AE tanto faz, pois pouco se mexe na caixa.


            Como faço mais cidade e alguma AE, escolho a automática.


            Cumprimentos


            Vítor Riscado

            Comentário


              #7
              A minha experiência em 3 tipos de caixa automática de ligeiros de passageiros foram num Mercedes 220CDI Sport Coupe , num honda civic 1.3 i dsi i-vtec hybrid e na minha C4 Picasso !!! Tudo caixas Auto, todas elas diferentes apenas parecidas a da Mercedes e da Citroen.

              O Honda é tipo uma Scooter, já explicado anteriormente por um user ( CHB ), apenas acrescento, uma caixa para andar nas calmas, se lhe pisas o acelerador as rotações disparam para o maximo ( mas nada fora do normal) e desenvolve bem para um motor muito bom Japonês da Honda. Problemas na caixa, conclui o seguinte ( deixem-me experimentar melhor) desconfio que não existe, não sentes a passagem de mudanças porque não existe ( tal sistema de poli ) Manutenção não tem.

              O Mercedes, uma caixa programada em Normal (D) em desportiva (S) e sequencial ( dando toques na alavanca para a frente e para trás) tiras partido do tipo de condução que pretendes, no (S) só muda de mudança quando entra no red line e (D) a mais utilizada a a chamada caixa económica e com passagens muito mais rápidas e a rotações ditas suaves. ( manutenção, a cada 100mil/km )

              A do Citroen, sentes a passagem de mudanças como a do Mercedes, as opções são de colocar a caixa auto ou manual com sistema de patilhas no volante. No sistema auto, conforme o pisar do acelerador o sistema estuda o teu tipo de condução e vai mudando de mudanças. ( ex: se pisares o acelerador até ao fundo ele coloca as mudanças ás 4mil/rotações se pisares levemente coloca as mudanças ás 2.1mil/ rotações) ao descer ( montanha etc) se retirares o pé do acelerador o carro não muda de mudança.
              Manutenção, estou com 78mil/km e não tenho conhecimento quando será, será parecido ao do Mercedes.

              Caixas auto, são todas iguais ( Automáticas) mas todas diferentes.

              Em autocarros , esquece , teria muito de escrever ( Só um ex, por vezes a mesma marca e modelo, e nenhuma funciona igual)

              Comentário


                #8
                Qual a manutençao que precisa uma caixa cvt?
                Todos os anos?
                Ao fim de 6 anos?
                Ao fim de X kms?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                  Qual a manutençao que precisa uma caixa cvt?
                  Todos os anos?
                  Ao fim de 6 anos?
                  Ao fim de X kms?



                  Tenho ideia que anda em torno dos 60.000km...

                  Comentário


                    #10
                    Podes espreitar o tópico a seguir... apesar de o mesmo ser de 2015, recentemente se esteve a debater no mesmo.



                    https://forum.motorguia.net/forum-ge...nic-volvo.html

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X