Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Inspecção periódica e caixa DSG

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Inspecção periódica e caixa DSG

    Olá

    O meu carro é um VW Golf 2.0 de 2012 com caixa DSG 6.


    Estou para fazer, em breve, a inspecção periódica do carro. Como este tem DSG tenho receio que não saibam lidar com a caixa nos testes.

    Por exemplo, segundo sei, na posição N a caixa não é lubrificada e alguns testes são realizados em ponto morto nos carros manuais (em roletes girando a alta velocidade).

    Como devo proceder aquando da inspecção? Estão os centros de inspecção tecnicamente preparados (e sensibilizados) para lidar com este tipo de caixa?

    Obrigado.
    Editado pela última vez por AntonioRibeiro; 13 March 2016, 20:35.

    #2
    Ninguém com com carro com DSG que tenha ido à inspecção?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por AntonioRibeiro Ver Post
      Ninguém com com carro com DSG que tenha ido à inspecção?
      Enquanto não aparece ninguém com respostas espreita este tópico pode ser q ajude alguma coisa

      http://forum.autohoje.com/forum-gera...-e-fiavel.html

      Comentário


        #4
        Eu tenho uma experiência análoga: tenho um Prius, que tem que ser posto em modo de manutenção para fazer o teste dos gases, pois o carro, quando está parado tem o motor a gasolina parado. Já fiz duas IPO com o carro e, no primeiro centro (quando o carro fez 4 anos), ninguém sabia fazer o teste (felizmente, tinha-me precavido e pus eu o carro em modo de manutenção). Na segunda IPO, o inspetor que tinha o meu carro ia chamar um que sabia, mas como eu não estava com paciência para "novelas", pus eu o carro em modo de manutenção. O meu carro também tem preceitos quanto à utilização da caixa: se ficar tempo excessivo em 'N', pode danificar a bateria de tração, pelo que só pode ficar em 'N' pontualmente, por exemplo para rebocar o carro ou na lavagem automática.

        Portanto, da minha experiência, vai tu precavido para ver se ninguém segue algum procedimento que possa eventualmente ser contrário às recomendações da VW para a utilização da DSG. Para ficares mais descansado, podes sempre passar numa oficina da VW e perguntar se há algum cuidado especial a ter quando levares o carro à IPO e se recomendam algum centro em particular.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por AntonioRibeiro Ver Post
          Por exemplo, segundo sei, na posição N a caixa não é lubrificada
          De certeza?! De qualquer maneira se estiver em N acho que as embraiagens são "desacopladas" e não existe fricção por isso a lubrificação não é importante nesta altura não será?

          Verifica o manual se tem alguma indicação para esta situação (inspeção) caso não tenha como disseram entra em contacto com a VW e confirma que é seguro.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por AntonioRibeiro Ver Post
            Olá

            O meu carro é um VW Golf 2.0 de 2012 com caixa DSG 6.


            Estou para fazer, em breve, a inspecção periódica do carro. Como este tem DSG tenho receio que não saibam lidar com a caixa nos testes.

            Por exemplo, segundo sei, na posição N a caixa não é lubrificada e alguns testes são realizados em ponto morto nos carros manuais (em roletes girando a alta velocidade).

            Como devo proceder aquando da inspecção? Estão os centros de inspecção tecnicamente preparados (e sensibilizados) para lidar com este tipo de caixa?

            Obrigado.
            A caixa DSG existe há quantos anos ?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
              Eu tenho uma experiência análoga: tenho um Prius, que tem que ser posto em modo de manutenção para fazer o teste dos gases, pois o carro, quando está parado tem o motor a gasolina parado. Já fiz duas IPO com o carro e, no primeiro centro (quando o carro fez 4 anos), ninguém sabia fazer o teste (felizmente, tinha-me precavido e pus eu o carro em modo de manutenção). Na segunda IPO, o inspetor que tinha o meu carro ia chamar um que sabia, mas como eu não estava com paciência para "novelas", pus eu o carro em modo de manutenção. O meu carro também tem preceitos quanto à utilização da caixa: se ficar tempo excessivo em 'N', pode danificar a bateria de tração, pelo que só pode ficar em 'N' pontualmente, por exemplo para rebocar o carro ou na lavagem automática.

              Portanto, da minha experiência, vai tu precavido para ver se ninguém segue algum procedimento que possa eventualmente ser contrário às recomendações da VW para a utilização da DSG. Para ficares mais descansado, podes sempre passar numa oficina da VW e perguntar se há algum cuidado especial a ter quando levares o carro à IPO e se recomendam algum centro em particular.
              Imagina um reboque da PSP a puxar o Prius que estava mal estacionado

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por joann Ver Post
                Imagina um reboque da PSP a puxar o Prius que estava mal estacionado
                Pra esses casos metem-lhes as rodinhas extra e não vai a rolar pneu ;)

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por AntonioRibeiro Ver Post
                  .
                  Estou para fazer, em breve, a inspecção periódica do carro. Como este tem DSG tenho receio que não saibam lidar com a caixa nos testes
                  essa caixa de velocidades é extremamente rara e no mundo inteiro existem nem uma mão cheia delas e nenhuma dessas poucas...ainda fez inspecção porque só em portugal é que não existe isenção para esses carros não terem de fazer inspecção. Ouvi dizer que uma delas explodiu em pleno procedimento porque esteve mais de 15 seg em N.
                  Por exemplo, segundo sei, na posição N a caixa não é lubrificada e alguns testes são realizados em ponto morto nos carros manuais (em roletes girando a alta velocidade).
                  os rolos giram as uma velocidade entre os 6 e 7 km/h
                  se isto para ti é alta velocidade.....
                  o procedimento é feito na sua maioria em andamento extremamente lentomas o teste de suspensão e travões são sempre em N e o na placa de folgas também.
                  os procedimentos feitos no inicio....identificação, luzes e afins é que são sempre feitos com o carro em P ou mesmo até, desligado.
                  Como devo proceder aquando da inspecção? Estão os centros de inspecção tecnicamente preparados (e sensibilizados) para lidar com este tipo de caixa?
                  creio que não existe nenhum inspector acreditado em PT com credencial especifica que o permita fazer inspecções a um carro com dsg.
                  Obrigado.
                  a azul.....

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
                    a azul.....




                    Continuando e já que o user não respondeu, dei-me ao trabalho de pesquisar e soube que as caixas DSG existem desde 2003...e nós estamos em 2016

                    Ou seja desde 2007 que os centros IPO recebem carros com caixa DSG, por isso acredito que já saibam como actuar

                    Comentário


                      #11
                      está enganado caro user joann, a dele é única e requer atendimento diferenciado que não está ao alcance de todos

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por joann Ver Post
                        Imagina um reboque da PSP a puxar o Prius que estava mal estacionado
                        Não consegue, porque ele está em "P". Só se fosse a arrastar os pneus. Têm que colocar as "rodinhas", como referiu o user 3pelos. É como se fosse outro carro FWD, mas que tenha sido deixado travado e engatado em 1ª/MA.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                          Não consegue, porque ele está em "P". Só se fosse a arrastar os pneus. Têm que colocar as "rodinhas", como referiu o user 3pelos. É como se fosse outro carro FWD, mas que tenha sido deixado travado e engatado em 1ª/MA.
                          Pois, então já percebo porque é que o prius rebocado pela EMEL ia a chiar os pneus...

                          Comentário


                            #14
                            Então mas a VW não era perita em estudar a inspecção dos carros?

                            Verifica lá se não tens lá um botão a dizer "defeat devise"



                            (não me levem a mal... mas não resisti)

                            Comentário


                              #15
                              Fica aqui uma ajuda:

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
                                está enganado caro user joann, a dele é única e requer atendimento diferenciado que não está ao alcance de todos
                                ???????
                                Editado pela última vez por AntonioRibeiro; 18 March 2016, 19:04.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
                                  a azul.....
                                  ???????
                                  Editado pela última vez por AntonioRibeiro; 18 March 2016, 19:04.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Vamos lá ver.

                                    Só coloquei aqui este post porque conheço alguém que saíu da inspecção com a caixa DSG fod***.
                                    Pode ter sido caso único, talvez... Pode ter tido azar com o 'inspector'. Alguma coisa foi feita para sair de lá com ela estragada.

                                    Edit: Queixou-se de má prática do centro de inspecções, mas sempre negaram. Teve que arcar com as despesas
                                    Editado pela última vez por AntonioRibeiro; 18 March 2016, 19:19.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por AntonioRibeiro Ver Post
                                      Vamos lá ver.

                                      Só coloquei aqui este post porque conheço alguém que saíu da inspecção com a caixa DSG fod***.
                                      Pode ter sido caso único, talvez... Pode ter tido azar com o 'inspector'. Alguma coisa foi feita para sair de lá com ela estragada.

                                      Edit: Queixou-se de má prática do centro de inspecções, mas sempre negaram. Teve que arcar com as despesas
                                      Saiu com uma caixa estragada ou ela já ia bem escafiada antes do teste ?

                                      É que o teste de travagem é feito entre os 5 e os 7 km/h por isso ou a caixa dele era de cristal ou já estava assassinada

                                      Eu volto a repetir caso não tenhas lido bem: o teste de travagem nos rolos é feito entre os 5 e os 7 km/h...e se leste o meu post desde 2007 que os centros de IPO lidam com caixas DSG...2007 !

                                      Desgraçada da caixa automática do teu amigo que não resistiu a um teste de 20 ou 30 segundos a uma velocidade tão baixa.

                                      No ano passado levei uma Passat 2009 com caixa DSG e o teste de inspecção foi feito como em qualquer carro automático...quando estava nos rolos de travagem estava em "N".

                                      Comentário


                                        #20
                                        Tenho que falar melhor com este meu amigo. Foi ele que incutiu este receio.

                                        De facto, embora tenha tido alguns carros, nunca os levei a um centro de inspeções, pois troquei-os antes dos 4 anos. De facto, rolar a 7 km/h não causa nenhum dano na travagem, feita em N (pensava que era a bastante mais). Como me informei há pouco, a posição N não é sensível a estragos. Poderão ser as outras menos a N. O que é aconselhado é não fazer passagens estre as várias posições em andamento.

                                        Obrigado pelos vossos esclarecimentos.
                                        Editado pela última vez por AntonioRibeiro; 18 March 2016, 20:38.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Falei com o dono do carro (passat de 2010).

                                          Trata-se de um carro usado. Quando a comprou, em 2011, tinha cerca de 70000 km . Fez a tal inspecção em 2014 e teria que fazer outra este ano, se não tivesse trocado o carro há pouco tempo.

                                          Segundo estes dados dá para pensar na saúde desta caixa... Contudo ele continua a afirmar que foi o tal inspector que teve a culpa.

                                          O que lhe sucedeu foi que a caixa respondia mal ao acelerador, com rotação muito irregular, perda de potência e tinha indicação de avaria no CB. Custou-lhe os olhos da cara, segundo me afirmou, mas não me disse quanto. 'Já não interessa, pois é passado. Quero esquecer a porcaria daquela carrinha' - rematou.
                                          Editado pela última vez por AntonioRibeiro; 20 March 2016, 23:06.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Se calhar foi do gasóleo low-cost.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Tenho dois carros com dsg, um de 2006 e outro de 2008, e nunca houve qualquer problema com inspeções, a não ser que se lembrem de meter a caixa em P antes de colocar os rolos em andamento, não acontece nada!

                                              Da da minha experiência em inspeções, a única vez que não gostei, foi com o panda cross, que meteram as rodas dianteiras nos rolos, e quando colocaram em andamento, ele salta fora, que as rodas traseiras começaram a puxar... A partir daí, para o sistema 4*4 não apanhar mais esticões, lembrava sempre o inspector de colocar os rolamentos debaixo das rodas traseiras, para girarem livremente quando rodassem as da frente!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por pato Ver Post
                                                Da da minha experiência em inspeções, a única vez que não gostei, foi com o panda cross, que meteram as rodas dianteiras nos rolos, e quando colocaram em andamento, ele salta fora, que as rodas traseiras começaram a puxar...
                                                Já me fizeram isso com um Land Rover Discovery! Ver aquelas 2 toneladas + IVA a saltar dos rolos é qualquer coisa

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por joann Ver Post




                                                  Continuando e já que o user não respondeu, dei-me ao trabalho de pesquisar e soube que as caixas DSG existem desde 2003...e nós estamos em 2016

                                                  Ou seja desde 2007 que os centros IPO recebem carros com caixa DSG, por isso acredito que já saibam como actuar
                                                  E caixas automáticas existem há décadas....

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                                                    Já me fizeram isso com um Land Rover Discovery! Ver aquelas 2 toneladas + IVA a saltar dos rolos é qualquer coisa
                                                    Os Discovery precisam de rolos ?!

                                                    Não me parece...já os Range Rover precisam quase todos...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Tem tração às 4 rodas permanente... (discovery II TD5 1999)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Sinceramente, nem todos somos entendidos em mecânica. O user que criou o tópico teve uma dúvida e colocou-a. Sempre ouvi dizer que não há perguntas parvas, mas sim respostas parvas e alguns dos posts aqui refletem isso mesmo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                                                          Tem tração às 4 rodas permanente... (discovery II TD5 1999)
                                                          O Discovery II TD5 não precisa de rolos apesar de ter tracção às quatro permanente...o Rav4 também tem tracção permanente e não leva rolos...já o Freelander por exemplo precisa de rolos...

                                                          Não é só o facto de terem tracção permanente que faz com que precisem ou não de rolos, tem a ver com o tipo de diferencial, de caixa de transferências e de bloqueios.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Inspecção periódica e caixa DSG

                                                            Nos anos anteriores precisou sempre e naquele ano saltou porque estava à rasquinha para ir à casinha?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X