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[Duvida] FAP Ford FOcus

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    [Duvida] FAP Ford FOcus

    Boas.

    Tenho um Focus de 2008 (109cv) com FAP novo instalado em agosto, há 10000km. Costumo fazer regenerações regulares (1 a 2x por mês) na AE a 130km/h em 4ª com cruise control ligado durante 30 a 40 minutos. Ando muito em circuito urbano e por isso vou á AE fazer essas regenerações, tal como me foi aconselhado na Ford após esclarecer algumas dúvidas antes de instalar o filtro novo. Acontece que agora, passados 10000km o filtro entupiu, ou seja, aparece-me a mensagem de "motor avariado" com o carro estrangulado, levei a um mecânico da esquina com computador para me diagnosticar a avaria e no computador dele diz "filtro de partículas obstruido". Liguei para uma empresa desses serviços onde removem o filtro e a pessoa disse-me que me podia empurrar o produto deles, mas como o meu carro tinha um filtro novo, para eu usufruir dele e falar com a Ford. Disse-me também que independentemente de ser circuito urbano ou extra-urbano que não é normal o carro fazer isto agora só com 10000km feitos após a instalação do filtro novo. Disseram que se tivesse já uns 50000, que sim, aí poderia ser normal (na ford aquando da instalaçaõ do filtro novo disseram que após 60000km eu tinha de o levar lá para uma revisão ao FAP) . O carro foi comprado usado e a garantia terminou no mês passado, foi a garantia do carro (de outro stand que não a Ford onde o levo) que pagou o filtro novo. Garantiram-me por boca que o carro tinha um filtro novo (isto garantido na ford e não no stand). No mecânico onde fui ontem diagnosticar a avaria, dissearm-me que tinham duvidas de ter levado um filtro novo, mas após analisarem melhor disseram que algumas peças tinham aparencia de novo, daí deduzirem que sim, talvez tenha levado um filtro novo. Acham isto normal estar a acontecer ao meu carro agora? Na empresa de onde removem os FAP dizem que 70% dos carros que lá vão são ford.

    Cumprimentos

    #2
    Tens sorte, porque o filtro da ford não é daqueles que contamina o oleo com regeneracoes interrompidas. Como está o nível de eolys?

    É perfeitamente normal o FAP dar problemas com o tipo de condução que fazes. Pequenos percursos e FAP não são compatíveis, vais sempre ter problemas e regeneracoes interrompidas. Tive o mesmo problema com um mazda3 que tinha o mesmo motor.

    Eu resolvi bem o problema, comprei carro a gasolina.

    Comentário


      #3
      depois ainda tens um se não quem te garante que fazes alguma regeneração a ir a AE, ele só faz as regenerações de x centenas de kms em x centenas de km's, logo ele pode muito bem estar a tentar regenerar em percursos curtos o que levou o entupimento do mesmo, mas mesmo assim a peça se foi nova, tem 2 anos de garantia, logo tens de ir a quem o montou e reclamar...

      na pior das hipóteses podes ter sido enganado, o filtro ter levado uma lavagem e uma regeneração forçada e aguentou mais 10k km's e voltou ao mesmo, visto que tinhas a garantia a acabar, vou mais para esta hipótese, e agora aguenta-te tu com a despesa...

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        #4
        Vou dar uma dica: vejam o estado das velas de incandescência..

        Edit: Passou por aqui um Ford Focus 1.6tdci de 2008 com a tal mensagem de motor avariado. Era só as velas de incandescência mortas e originava essa mensagem. Mudei as velas e fui passear para o Estoril em terceira e quarta. O Filtro de partículas é o de origem..

        Vê lá se era mesmo preciso o fap e no fim era umas velas de 50€..
        Editado pela última vez por eblase; 19 March 2016, 14:17. Razão: contar a história toda

        Comentário


          #5
          Obrigado pelas dicas... Tanto aqui como fora, disseram-me N coisas entre amigos e conhecidos... Que podem ser as velas, que pode ser outro qualquer problema, que pode ser da EGR... Aconselharam-me tb a trocar por um carro a gasolina, mas apesar de eu andar muito em circuito urbano, faço também muita estrada (20000km) num ano.. morando e trabalhando na mesma localidade. Aconselharam-me a anular o FAP (mas tenho medo das IPO). Enfim.. pus o carro na Ford onde mudaram o FAP e lá também disseram que é estranho um carro com um filtro mudado há 10000km fazer isto, que talvez o problema seja de outra coisa. É deixar agora ver o que é e ligarem-me... Espero que n seja nada de grave ou caro xD

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            #6
            Também tenho Ford e também já tive problemas de FAP.
            Em primeiro lugar, vais à auto estrada quando ele começa a regenerar ou fazes isso periodicamente na esperança que regenere?
            É que podes ir hoje à auto estrada na esperança que ele regenere e ele só o fazer no dia seguinte a caminho do trabalho no meio da cidade, ou seja, vai entupir certamente.
            A ideia de ter de fazer AE em alta rotação (130kms/h em 4ª) é errada, podes fazer essa velocidade na ultima relação de caixa que é mais que suficiente (informação enviada pela FORD e remetida por um engenheiro da marca), pois as respostas vagas do concessionário eram contraditórias e não me convenciam, optei por pedir esclarecimentos à FORD.
            Alerto para a possibilidade de o óleo poder ser contaminado pelas regenerações, no meu caso estava a acontecer, pois no meu modelo só passou a ser equipado com o 5º injector em 2012 ou 2013, resolvendo o problema do óleo.

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              #7
              eu costumo fazer com regularidade, mas por acaso n é quando o carro começa a regenerar... como é que fico a saber se está a regenerar dentro do cockpit? Só saindo e vendo se a ventoinha trabalha, porque lá dentro n ouço nada...

              Comentário


                #8
                Já agora... se ele começar a regenerar na hora de almoço o que faço? Não posso faltar ao trabalho para o ir regenerar o filtro do carro...

                Comentário


                  #9
                  Consegues saber quando começa a regenerar de diversas formas, a mais óbvia e fácil é através do consumo do CB.
                  Se estiveres parado, com o carro a trabalhar e com o motor quente, se o consumo estiver acima dos 0.5L/h, está a regenerar, saliento que o consumo andará acima de 1L/h, ou se em andamento, quando desacelerares com o carro engatado, o consumo não descer para 0L/100, está a regenerar.
                  Em relação à possibilidade de começar a regenerar numa altura em que não tenhas disponibilidade para ir dar uma volta, o que deves fazer e ficar parado com o motor a trabalhar e esperar que seja o carro a abortar a regeneração e não seres tu a desligar o carro, o que poderá levar cerca de 5 minutos, mais coisa menos coisa, mas ficas de sobreaviso que a regeneração voltará a reiniciar logo que possível.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por deadcobain Ver Post
                    Já agora... se ele começar a regenerar na hora de almoço o que faço? Não posso faltar ao trabalho para o ir regenerar o filtro do carro...
                    Tens bom remédio...se começar a regenerar na hora de almoço...olha não almoças....
                    Agora a sério a regeneração a ocorrer em condições retira-te 15min do teu tempo.
                    Terás alturas em que não darás pela regeneração, outras em que interrompes o ciclo e outras em estrada aberta em que consegues regenerar.
                    Se a coisa se complicar muito podes sempre fazer uma regeneração forçada com o carro ligado à máquina ou uma limpeza do filtro numa oficina especializada.
                    Se se tornar muito repetitivo e desgastante, fazes como tantos outros proprietários de Ford com motor tdci...anulas o filtro.

                    Comentário


                      #11
                      As inspeções vão andar em cima do pessoal...esperem pela conta...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por zebandido Ver Post
                        As inspeções vão andar em cima do pessoal...esperem pela conta...
                        É como nas motas sentados e à espera! Não é a solução...é uma solução. Os limites dos diesel em emissões estão bastante mais dilatados que nos carros a gasolina.
                        Mas é como o video do puto:

                        Editado pela última vez por midnightblack; 22 March 2016, 15:43.

                        Comentário


                          #13
                          Nos focus até é facil.

                          As RPM sobem até quase às 1000 ao relantim e o consumo instantâneo fica nos cerca de 0.8/0.9.

                          Comentário


                            #14
                            Quem tem diesel que me explique lá uma coisa afinal.

                            Então um gajo compra um diesel para poupar nos consumos e depois 2 vezes por mês tem que ir fazer 50km á auto-estrada em 4ª ?

                            Comentário


                              #15
                              Quem supostamente tem diesel é porque faz mais km que quem tem gasolina.

                              Depende obviamente dos trajectos de cada um optar por um carro com ou sem FAP.

                              No meu caso nunca tive que ir esticar o carro em 4ª para uma auto-estrada. Basta fazer os percursos que faço normalmente, com viagens esporádicas a outra ponta do país e o FAP faz as regenerações normais.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por allskin Ver Post
                                Nos focus até é facil.

                                As RPM sobem até quase às 1000 ao relantim e o consumo instantâneo fica nos cerca de 0.8/0.9.
                                Isso era no 1.6; no 1.5, o ralenti nem ás 900rpm chega, e o consumo não passa dos 0.5.

                                Comentário


                                  #17
                                  Pois eu estava a falar do caso inicial, focus de 2008. Como tive um de 2010, o processo é igual

                                  No meu civic a coisa também está mais disfarçada... só chego lá porque começo a ver o consumo da "trip A" a subir sem motivo aparente.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu no 1.5, só mesmo pala ventoinha. Até o som do motor, não altera.....

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                      Quem tem diesel que me explique lá uma coisa afinal.

                                      Então um gajo compra um diesel para poupar nos consumos e depois 2 vezes por mês tem que ir fazer 50km á auto-estrada em 4ª ?
                                      Isso afeta mais algumas marcas que outras, e apenas quem faz trajetos muito curtos em cidade.

                                      Eu conheço 'n' carros a diesel com FAP, muitos deles com trajetos maioritariamente citadinos, que nunca deram problemas de FAP.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Há que esticar uma terceira ou quarta(depende se tem 5 ou 6) uns 20kms e a coisa resolve-se.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                          Quem tem diesel que me explique lá uma coisa afinal.

                                          Então um gajo compra um diesel para poupar nos consumos e depois 2 vezes por mês tem que ir fazer 50km á auto-estrada em 4ª ?
                                          moda, incapacidade de usar calculadora, acreditar mais na publicidade, no vendedor e no amigo que em qualquer informação tecnica que lhes apareça à frente, etc etc

                                          A verdade é que, nos carros com este motor em particular (1.6tdci/hdi +- de 2006 a 2010), os que "só" fazem AE e estão carregados de kms, estão optimos. Os que andam menos e até vão à AE de vez em quando, dão raia a torto e a direito.

                                          Uma coisa que muita gente não faz é ver o nivel do eolys, mas "ver com as mãos" mesmo. É MUITO frequente o indicador de nível não corresponder à realidade, e há muita gente a trocar ou anular o FAP à conta disso porque nem as oficinas se dão ao trabalho de ver. Os que tenho apanhado indicam todos que o nível está +- a meio, quando na realidade está vazio. é desmontar e ver, ou recarregar até não poder mais.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por deadcobain Ver Post
                                            Boas.

                                            Tenho um Focus de 2008 (109cv) com FAP novo instalado em agosto, há 10000km. Costumo fazer regenerações regulares (1 a 2x por mês) na AE a 130km/h em 4ª com cruise control ligado durante 30 a 40 minutos. Ando muito em circuito urbano e por isso vou á AE fazer essas regenerações, tal como me foi aconselhado na Ford após esclarecer algumas dúvidas antes de instalar o filtro novo. Acontece que agora, passados 10000km o filtro entupiu, ou seja, aparece-me a mensagem de "motor avariado" com o carro estrangulado, levei a um mecânico da esquina com computador para me diagnosticar a avaria e no computador dele diz "filtro de partículas obstruido". Liguei para uma empresa desses serviços onde removem o filtro e a pessoa disse-me que me podia empurrar o produto deles, mas como o meu carro tinha um filtro novo, para eu usufruir dele e falar com a Ford. Disse-me também que independentemente de ser circuito urbano ou extra-urbano que não é normal o carro fazer isto agora só com 10000km feitos após a instalação do filtro novo. Disseram que se tivesse já uns 50000, que sim, aí poderia ser normal (na ford aquando da instalaçaõ do filtro novo disseram que após 60000km eu tinha de o levar lá para uma revisão ao FAP) . O carro foi comprado usado e a garantia terminou no mês passado, foi a garantia do carro (de outro stand que não a Ford onde o levo) que pagou o filtro novo. Garantiram-me por boca que o carro tinha um filtro novo (isto garantido na ford e não no stand). No mecânico onde fui ontem diagnosticar a avaria, dissearm-me que tinham duvidas de ter levado um filtro novo, mas após analisarem melhor disseram que algumas peças tinham aparencia de novo, daí deduzirem que sim, talvez tenha levado um filtro novo. Acham isto normal estar a acontecer ao meu carro agora? Na empresa de onde removem os FAP dizem que 70% dos carros que lá vão são ford.

                                            Cumprimentos


                                            Se levou um FAP novo, então o dito ainda está em garantia, apesar da garantia da viatura em si, já ter terminado.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                              Quem tem diesel que me explique lá uma coisa afinal.

                                              Então um gajo compra um diesel para poupar nos consumos e depois 2 vezes por mês tem que ir fazer 50km á auto-estrada em 4ª ?
                                              Essa é fácil. Porque a maior parte dos compradores de carros a diesel não faz a mais pequena ideia de como aquilo funciona. Vão nas cantigas dos stands e pumba. Já está.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por deadcobain Ver Post
                                                Já agora... se ele começar a regenerar na hora de almoço o que faço? Não posso faltar ao trabalho para o ir regenerar o filtro do carro...
                                                Hahaha desculpa rir mas troquei por gasolina por esse motivo .
                                                Nunca te esqueças ele regenera quando quer não quando tu queres.
                                                Não sei se ligará os desembaciadores dos vidros como nos Peugeot.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Bom dia,

                                                  Vim desenterrar este post, não sei se existe algum outro, mas gostaria de perguntar a quem possui o Motor 1,5 D se me consegue indicar quais os sintomas que se nota mais quando o filtro está a regenerar?

                                                  Cumprimentos,

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Penso que a resposta será algo nos termos deste post mais acima:

                                                    Originalmente Colocado por TREPADOR Ver Post
                                                    Consegues saber quando começa a regenerar de diversas formas, a mais óbvia e fácil é através do consumo do CB.
                                                    Se estiveres parado, com o carro a trabalhar e com o motor quente, se o consumo estiver acima dos 0.5L/h, está a regenerar, saliento que o consumo andará acima de 1L/h, ou se em andamento, quando desacelerares com o carro engatado, o consumo não descer para 0L/100, está a regenerar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                                                      Penso que a resposta será algo nos termos deste post mais acima:
                                                      Ok Obrigado, nestes casos o que faço? esticar o carro acima das 3 mil rotações durante um período de tempo ou esperar que ele faça a regeneração por si?

                                                      Outra coisa que noto nele em trajectos curtos e que a ventoinha dispara me ... algumas das vezes só noto que a ventoinha está a funcionar quando paro o carro ... ou seja parado deixo ele regenerar por si? em andamento se disparar a ventoinha estico a mudança?

                                                      Agradeço algumas opiniões sff.

                                                      Cumprimentos,
                                                      Editado pela última vez por Berto86; 30 May 2019, 15:45.

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                                                        #28
                                                        No meu carro actual, o meu 1o diesel com FAP, noto regenerações a cada 300 kms. O trabalhar do motor é diferente, o relanti fica mas 1000 rpms, o S&S não tranalha etc.
                                                        Por vezes estacionou e sei que a regeneração ficou a meio. A ventoinha fica a trabalhar durante uns bons minutos. O que faço é tentar terminar o processo na próxima vez que usar o carro. Moro a cerca de 15kms do meu local de trabalho, uns 20 km se for por AE. Nessas situações aproveito e vou pela AE. Tem terminado sempre as regenerações. Vou normalmente, em 5a a 120 kms/h e na casa das 2200 rpms.

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                                                          #29
                                                          Neste momento o meu Stop & Go deixou de funcionar ... disseram me na Ford que é por a bateria ter atingido os 75% de capacidade e que por motivos de segurança desliga o Stop & Go.... e que no casa da ventoinha é um modo do carro compensar a temperatura que é perfeitamente normal.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Berto86 Ver Post
                                                            Neste momento o meu Stop & Go deixou de funcionar ... disseram me na Ford que é por a bateria ter atingido os 75% de capacidade e que por motivos de segurança desliga o Stop & Go.... e que no casa da ventoinha é um modo do carro compensar a temperatura que é perfeitamente normal.

                                                            Isso da bateria, também o pode ser...

                                                            Agora a questão da ventoinha depois de desligar o carro, é que não me parecerá de todo (no caso da Ford)... aí sim, será certamente o FAP.

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