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    Sensor MAP?

    Boas

    O meu carro de há uns tempos para cá, que acende a luz do motor, mas ora acende ora apaga, anda uns dias acesa, depois apaga, depois acende de novo, e sempre assim..

    Ligando a máquina deu erro de sensor de pressão do colector (manifold absolute pressure). Apaguei o erro, mas passado uns dias acendeu de novo.

    Comprado sensor novo (bosch), montado, erros apagados e siga. No entanto, passado uns kms a verdade é que volta ao mesmo, ora acende a luz do motor, ora apaga, ora acende de novo.. Ligando a máquina, acusa então exactamente o mesmo erro, mesmo o sensor sendo novo

    Tive a ver os cabos a volta e as ligações, não me parece haver fios cortados ou algo do género, não sei o que possa ser..

    Alguém tem ideias?

    Fiat Punto 1.2 16v 80 (Motor 188A5) 108k km 2002

    #2
    Tubo fissurado e deixa passar ar a mais.

    Comentário


      #3
      Qual tubo? O sensor encaixa directamente ao motor mesmo e não a nenhum tubo..

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Fevefr Ver Post
        Qual tubo? O sensor encaixa directamente ao motor mesmo e não a nenhum tubo..
        O homem quis dizer que entra mais ar do que o previsto e eventualmente , será por um tubo roto.

        Comentário


          #5
          E para achar há várias formas. Ou inspeccionas a admissão a pente fino ou usas um spray inflamável

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Fevefr Ver Post
            Boas

            O meu carro de há uns tempos para cá, que acende a luz do motor, mas ora acende ora apaga, anda uns dias acesa, depois apaga, depois acende de novo, e sempre assim..

            Ligando a máquina deu erro de sensor de pressão do colector (manifold absolute pressure). Apaguei o erro, mas passado uns dias acendeu de novo.

            Comprado sensor novo (bosch), montado, erros apagados e siga. No entanto, passado uns kms a verdade é que volta ao mesmo, ora acende a luz do motor, ora apaga, ora acende de novo.. Ligando a máquina, acusa então exactamente o mesmo erro, mesmo o sensor sendo novo

            Tive a ver os cabos a volta e as ligações, não me parece haver fios cortados ou algo do género, não sei o que possa ser..

            Alguém tem ideias?

            Fiat Punto 1.2 16v 80 (Motor 188A5) 108k km 2002
            Qual é o código? p0106?

            Substituir um sensor com base num código de avaria é simplesmente ignorar vários passos, importantes e totalmente necessários, para um diagnóstico conclusivo.

            Se foi em algum oficina que te fizeram isso, deves pedir o dinheiro de volta. Não faz sentido estar a pagar pseudo-diagnósticos e experiências de amadores.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
              E para achar há várias formas. Ou inspeccionas a admissão a pente fino ou usas um spray inflamável
              Se for este o caso existe um aumento da velocidade ao relantim. Isto acontece?

              Spray inflamável é a solução mais perigosa... Não aconselhava ninguém a tentar isso...

              Existem formas bem mais seguras para descobrir a origem deste tipo de entradas de ar paralelas.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                E para achar há várias formas. Ou inspeccionas a admissão a pente fino ou usas um spray inflamável
                Obrigado pela dica, a ver se dou uma vista de olhos para a admissão.

                Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                Qual é o código? p0106?

                Substituir um sensor com base num código de avaria é simplesmente ignorar vários passos, importantes e totalmente necessários, para um diagnóstico conclusivo.

                Se foi em algum oficina que te fizeram isso, deves pedir o dinheiro de volta. Não faz sentido estar a pagar pseudo-diagnósticos e experiências de amadores.
                O código é o P0105 (Manifold Absolute Pressure/Barometric Pressure Circuit)

                Verdade que pode ser errado substituir um sensor com base num código de avaria, no entanto os pequenos problemas do carro pareciam ser coerentes com problemas do sensor, ralenti por vezes algo instavél, por vezes vai abaixo.. apenas não noto problemas ao desenvolver

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                  Se for este o caso existe um aumento da velocidade ao relantim. Isto acontece?

                  Spray inflamável é a solução mais perigosa... Não aconselhava ninguém a tentar isso...

                  Existem formas bem mais seguras para descobrir a origem deste tipo de entradas de ar paralelas.
                  Aumento não, redução sim

                  Comentário


                    #10
                    Perguntas da praxe:
                    - velas?
                    - filtro de ar?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Fevefr Ver Post
                      Aumento não, redução sim
                      Não é um entrada de ar paralela então.

                      Existem mais códigos em memória?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                        Perguntas da praxe:
                        - velas?
                        - filtro de ar?
                        Velas com cerca de 10k kms, Filtro de ar idem, trocados há cerca de 1 ano

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Fevefr Ver Post

                          Verdade que pode ser errado substituir um sensor com base num código de avaria, no entanto os pequenos problemas do carro pareciam ser coerentes com problemas do sensor, ralenti por vezes algo instavél, por vezes vai abaixo.. apenas não noto problemas ao desenvolver

                          Coerentes com um MAP danificado e com mais uma dezenas de causas... Esses sintomas são tudo menos identificativos do que quer que seja.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                            Não é um entrada de ar paralela então.

                            Existem mais códigos em memória?
                            Quando liguei pela primeira vez, apareciam outros, não me recordo quais, mas depois de apagar e acender a luz do motor de novo apenas aparece o p0105.

                            Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                            Coerentes com um MAP danificado e com mais uma dezenas de causas... Esses sintomas são tudo menos identificativos do que quer que seja.
                            Pronto, dai eu estar a perguntar se alguém tem outras ideias do que possa ser, certo?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Fevefr Ver Post
                              Quando liguei pela primeira vez, apareciam outros, não me recordo quais, mas depois de apagar e acender a luz do motor de novo apenas aparece o p0105.

                              Pronto, dai eu estar a perguntar se alguém tem outras ideias do que possa ser, certo?
                              Hipóteses e possibilidades ainda são algumas. E de nada serve listá-las se não tiveres meios ou conhecimentos para as confirmar ou descartar. Pode eventualmente levar-te a substituir componentes sem teres confirmação de que estes estão danificados, simplesmente com o intuito de resolver...

                              Com base nos sintomas que apresentas e no único código que tens em memória, uma causa que me parece bastante provável e que facilmente podes descartar, é uma borboleta ou corpo do acelerador sujo. Tenta fazer a limpeza desta e verifica se resolve.

                              Mais que isto, não me parece que possas fazer muito sem ser procurar ajuda profissional.

                              Comentário


                                #16
                                Limpei uma recentemente e resolveu um poço e o ralenti. Também o de 80 cavalos.

                                Tinha era os tubos de admissão todos partidos..

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                  Hipóteses e possibilidades ainda são algumas. E de nada serve listá-las se não tiveres meios ou conhecimentos para as confirmar ou descartar. Pode eventualmente levar-te a substituir componentes sem teres confirmação de que estes estão danificados, simplesmente com o intuito de resolver...

                                  Com base nos sintomas que apresentas e no único código que tens em memória, uma causa que me parece bastante provável e que facilmente podes descartar, é uma borboleta ou corpo do acelerador sujo. Tenta fazer a limpeza desta e verifica se resolve.

                                  Mais que isto, não me parece que possas fazer muito sem ser procurar ajuda profissional.
                                  Vou então ver se consigo tirar o tubo para chegar a borboleta e fazer uma limpeza. Posso usar liquido dos travões ou apenas um pano húmido/seco?


                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                  Limpei uma recentemente e resolveu um poço e o ralenti. Também o de 80 cavalos.

                                  Tinha era os tubos de admissão todos partidos..
                                  Os tubos que falas são os do colector de admissão ou o tubo que vai da caixa de ar à borboleta?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Fevefr Ver Post
                                    Vou então ver se consigo tirar o tubo para chegar a borboleta e fazer uma limpeza. Posso usar liquido dos travões ou apenas um pano húmido/seco?
                                    Mais que isso, tem a atenção de desligar a ficha da borboleta enquanto procedes à limpeza. Não era a primeira vez que alguém se magoava a fazer esse serviço... Podes limpar com um pano húmido ou seco. Podes também usar "brake cleaner" mas tens que ter muito cuidado para não ser em excesso. Convém evaporar todo antes de voltares a por o motor a funcionar. Podes também humedecer um pano em "brake cleaner"...

                                    Existem líquidos mais dedicados a esse tipo de trabalhos que não são inflamáveis, que é o ideal neste caso. Alguns até servem para ser aplicados com o motor em funcionamento.

                                    Mas um pano serve perfeitamente...

                                    Comentário


                                      #19
                                      É tubo o que liga o filtro de ar, tubo respiro da tampa das valvulas à borboleta. Cada curva uma rachadela

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                        Mais que isso, tem a atenção de desligar a ficha da borboleta enquanto procedes à limpeza. Não era a primeira vez que alguém se magoava a fazer esse serviço... Podes limpar com um pano húmido ou seco. Podes também usar "brake cleaner" mas tens que ter muito cuidado para não ser em excesso. Convém evaporar todo antes de voltares a por o motor a funcionar. Podes também humedecer um pano em "brake cleaner"...

                                        Existem líquidos mais dedicados a esse tipo de trabalhos que não são inflamáveis, que é o ideal neste caso. Alguns até servem para ser aplicados com o motor em funcionamento.

                                        Mas um pano serve perfeitamente...
                                        Já te falei no Mistolin+escova de dentes velha? Com o motor desligado

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                          Mais que isso, tem a atenção de desligar a ficha da borboleta enquanto procedes à limpeza. Não era a primeira vez que alguém se magoava a fazer esse serviço... Podes limpar com um pano húmido ou seco. Podes também usar "brake cleaner" mas tens que ter muito cuidado para não ser em excesso. Convém evaporar todo antes de voltares a por o motor a funcionar. Podes também humedecer um pano em "brake cleaner"...

                                          Existem líquidos mais dedicados a esse tipo de trabalhos que não são inflamáveis, que é o ideal neste caso. Alguns até servem para ser aplicados com o motor em funcionamento.

                                          Mas um pano serve perfeitamente...
                                          Não aconselho a usar brake cleaner perto do motor.

                                          O wiring do sensor map foi visto?

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                            Não aconselho a usar brake cleaner perto do motor.

                                            O wiring do sensor map foi visto?
                                            A gasolina tudo ok. A Diesel é que nem perto.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                              Mais que isso, tem a atenção de desligar a ficha da borboleta enquanto procedes à limpeza. Não era a primeira vez que alguém se magoava a fazer esse serviço... Podes limpar com um pano húmido ou seco. Podes também usar "brake cleaner" mas tens que ter muito cuidado para não ser em excesso. Convém evaporar todo antes de voltares a por o motor a funcionar. Podes também humedecer um pano em "brake cleaner"...

                                              Existem líquidos mais dedicados a esse tipo de trabalhos que não são inflamáveis, que é o ideal neste caso. Alguns até servem para ser aplicados com o motor em funcionamento.

                                              Mas um pano serve perfeitamente...
                                              Obrigado pela ajuda.


                                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                              Já te falei no Mistolin+escova de dentes velha? Com o motor desligado
                                              Já tinha ouvido falar, sim, e faz milagres pelo que tenho visto

                                              Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                              Não aconselho a usar brake cleaner perto do motor.

                                              O wiring do sensor map foi visto?
                                              Dei uma vista de olhos nos fios e cabos que ligam o sensor e assim de vista nada me parece cortado ou partido, no entanto grande parte dos fios estão cobertos por uma protecção de plástico e não consigo ver todo o comprimento dos fios.. mas sim já tinha pensado nisso também obrigado pela dica

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Fevefr Ver Post
                                                Obrigado pela ajuda.




                                                Já tinha ouvido falar, sim, e faz milagres pelo que tenho visto



                                                Dei uma vista de olhos nos fios e cabos que ligam o sensor e assim de vista nada me parece cortado ou partido, no entanto grande parte dos fios estão cobertos por uma protecção de plástico e não consigo ver todo o comprimento dos fios.. mas sim já tinha pensado nisso também obrigado pela dica

                                                Esse caso como ficou resolvido?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O spray só é inflamável se acendermos o isqueiro ao mesmo tempo... caso contrário só fará aumentar as rpm do motor e permite detectar a fuga.

                                                  Não convém é começar a fumar ao mesmo tempo... mas a gente está ali para fumar ou para detectar fugas?

                                                  Comentário

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