Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Travão" de mão

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    "Travão" de mão

    O meu "Travão" de mão, sim "travão" com aspas porque não trava um mangalh* deixou de travar o carro quase por completo.

    Resumindo, é um jazz gd5 L12a1 de 2002.

    Os tambores estão bons e na tolerância de desgaste (181mm), os calços idem (3.2mm), o cabo do travão de mão está bom. O afinador do cabo está esticado ao máximo. O carro trava bem nas rodas de trás com o pedal, mas nada de jeito com o travão de mão.

    Lembro-me quando era novo era só puxar um bocado o travão fazia logo alto drift. Agora se deixar o carro numa descida e não o engatar ao fim do dia vou buscá-lo 300 metros mais abaixo.

    Ainda não perdi muito tempo com isto mas, alguma ideia?

    Obrigado
    Editado pela última vez por blakke; 31 March 2016, 18:46.

    #2
    Possivelmente os calços devem estar vidrados, a solução económica é desmontar limpar o "pó" e passar uma lixa nos calços e até mesmo uma mais fina nos tambores e ajustar (afinar) os calços e nao no cabo do travão de mão.
    Eu nos meus carros quando já existe desgaste nos tambores mando rectificar e colocar cintas com uma espessura indicada em relação ao que foi rectificado.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
      Possivelmente os calços devem estar vidrados, a solução económica é desmontar limpar o "pó" e passar uma lixa nos calços e até mesmo uma mais fina nos tambores e ajustar (afinar) os calços e nao no cabo do travão de mão.
      Eu nos meus carros quando já existe desgaste nos tambores mando rectificar e colocar cintas com uma espessura indicada em relação ao que foi rectificado.
      Os tambores apesar dos 220.000 km estão como novos. Podem ser retificados até 181mm mas ainda estão com a medida de origem, com tanta travagem admira-me mas parece que foram feitos para a vida do carro. Já os discos já vamos no terceiro par e foram todos comidos até ao limite.

      Comentário


        #4
        Isso não tem afinação na alavanca do travão ou nos calços? É só no cabo?

        Comentário


          #5
          Tenho ideia que afinam "por eles" mantendo o pé no pedal de travão e travando 3 ou 4 vezes seguidas com o de mão...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por blakke Ver Post
            O meu "Travão" de mão, sim "travão" com aspas porque não trava um mangalh* deixou de travar o carro quase por completo.

            Resumindo, é um jazz gd5 L12a1 de 2002.

            Os tambores estão bons e na tolerância de desgaste (181mm), os calços idem (3.2mm), o cabo do travão de mão está bom. O afinador do cabo está esticado ao máximo. O carro trava bem nas rodas de trás com o pedal, mas nada de jeito com o travão de mão.

            Lembro-me quando era novo era só puxar um bocado o travão fazia logo alto drift. Agora se deixar o carro numa descida e não o engatar ao fim do dia vou buscá-lo 300 metros mais abaixo.

            Ainda não perdi muito tempo com isto mas, alguma ideia?

            Obrigado
            Como fizeste esse teste?

            Eu sugeria desmontar o tambor e perceber o que está a falhar no mecanismo. Não há-de ser nada dificil de resolver.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por blakke Ver Post
              O carro trava bem nas rodas de trás com o pedal, mas nada de jeito com o travão de mão.
              Não querendo duvidar de ti, estou com o Kpt, tens a certeza? Olha que a força de travagem é quase só exercida à frente (penso que é cerca de 75%), de maneira que é difícil de perceber quando trava pouco atrás. Eleva as rodas da frente e vê se ele trava de facto melhor no pedal do que com o travão de mão.

              Comentário


                #8
                Não tens baba nos tambores? Tipo fuga de óleo dos travões pelos bombitos

                Comentário


                  #9
                  Esses Jazz tiveram problemas tal e qual como relatas (travão de mão deixava de travar) e isso até foi alvo de recall da marca. Vai lá ver isso ao mecânico.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                    Esses Jazz tiveram problemas tal e qual como relatas (travão de mão deixava de travar) e isso até foi alvo de recall da marca. Vai lá ver isso ao mecânico.
                    Também tenho essa ideia..

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                      Também tenho essa ideia..
                      foram mais problemas de travao de mao nos carros com discos atràs

                      tem um q quando voltou para o carro so' encontrou o lugar e estava gente a tirar fotos do carro dele 200 metros mais a baixo numa ribeira (modelo com discos atràs )

                      mas jà que blakke disse " Os tambores apesar dos 220.000 km estão como novos" ....

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                        Não tens baba nos tambores? Tipo fuga de óleo dos travões pelos bombitos
                        Verificado e nada, os bombitos estão bons e com o carro no ar e travão normal é impossivel mexer as rodas de trás.
                        Com o travão de mão basta um bocado mais de força e lá vai..

                        ClioII um dos recalls que fizeram em 2009 ao qual também fui chamado tinha a ver apenas com a alavanca do travão de mão que ao pressionar o botão não voltava a descer. Não será isso? Fora isso só recebi outras duas chamadas para recall, uma para o botão dos vidros elétricos e outra para o airbag do passageiro.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                          Verificado e nada, os bombitos estão bons e com o carro no ar e travão normal é impossivel mexer as rodas de trás.
                          Com o travão de mão basta um bocado mais de força e lá vai..

                          ClioII um dos recalls que fizeram em 2009 ao qual também fui chamado tinha a ver apenas com a alavanca do travão de mão que ao pressionar o botão não voltava a descer. Não será isso? Fora isso só recebi outras duas chamadas para recall, uma para o botão dos vidros elétricos e outra para o airbag do passageiro.
                          Como está o nível do óleo de travões?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
                            Como está o nível do óleo de travões?
                            Bom, mas o sistema hidraulico funciona bem, o que está a dar chatisses é o travão de mão.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                              Bom, mas o sistema hidraulico funciona bem, o que está a dar chatisses é o travão de mão.
                              Se o óleo tivesse abaixo do nível seria mesmo o desgaste dos calços (ou pastilhas é igual)

                              Comentário


                                #16
                                Não poderá ser o cabo que fique preso ou que esteja já meio lixado e fazes força a puxar,mas depois não faz a travagem completa!!
                                em todo o caso metes uma pedra atrás ou à frente da roda e tá feito

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
                                  Se o óleo tivesse abaixo do nível seria mesmo o desgaste dos calços (ou pastilhas é igual)
                                  Afectaria também o travão de pé e ele diz que esse está ok...

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X