Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sensor de torque da coluna - Direcção assistida elétrica

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sensor de torque da coluna - Direcção assistida elétrica

    Olá meus caros,

    O meu carro, um Grande Punto de 2010, tem mostrado com frequência um aviso no computador de bordo com a seguinte mensagem: "Mandar controlar direção assistida".

    Bem, isto já acontece há alguns meses embora o aviso aparecesse esporádicamente. Na altura até troquei a bateria pois já a sentia fraca e fiquei com a impressão que fosse esse o problema, porém, apesar do aviso no computador de bordo nunca senti nada estranho na direção, pelo que deixei 'andar' assim.
    Mas ultimamente, os avisos no CB começaram a ser mais frequentes, e agora sim, começo a sentir diferenças na direção.

    O aviso embora não aparecendo sempre, aparece frequentemente nos últimos tempos. Mal ligo o carro e mexo na direção, o aviso desaparece. Porém, já senti diferenças durante a condução e o aviso não aparece.

    Diferenças essas que são:
    - Direcção mais leve para um lado do que para o outro;
    - Direcção a fugir ás vezes para um lado;

    Nunca deixei de ter direcção assistida nem barulhos estranhos, pelo que com a pesquisa que fiz na Internet (em fóruns estrangeiros), me leve a suspeitar que o problema seja do chamado "sensor de torque da coluna", e que é um problema que acontece com frequência nos Puntos.

    Amanhã irei ao meu electricista de confiança, ligar o carro à máquina para ver se consegue descobrir se o problema é mesmo esse.

    Porém, se for mesmo este o problema, estou metido em "problemas" financeiros pois trata-se de material caro. Tanto o sensor, como o servo inteiro ...

    Sei que há também quem faça a reparação destes sistemas, mas pelo que vi na Internet, só o sensor de torque custa mais de 100€ (isto se for esse o problema do meu carro)

    Alguém aqui já teve este problema? Como conseguiu lidar?

    #2
    Há quem troque a peça toda, há quem volte a soldar fios e relés novos.. depende da carteira de cada um.

    Uma coisa é comum em todos eles: a bateria é o primeiro aviso..

    Comentário


      #3
      Já acompanhei uma situação num Grande Punto, pois são poucas as que acontecem neste modelo sendo frequentes no anterior e era o sensor de binário marado.
      Podes começar por verificar todas as fichas relacionadas com a direção e depois verificar se o sensor está calibrado.
      No caso que eu acompanhei, teve de levar um novo, por o velho estar avariado e teve essa reparação o preço final de 200€.
      Espero que te doa menos na carteira.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
        Há quem troque a peça toda, há quem volte a soldar fios e relés novos.. depende da carteira de cada um.

        Uma coisa é comum em todos eles: a bateria é o primeiro aviso..
        Eblase, obrigado pela resposta.

        A bateria foi trocada em Maio do ano passado, na altura em que isto começou a aparecer mas em que eu não sentia diferenças na direção, apenas aparecia o aviso no CB.
        A solução fiável será substituir a peça toda (servo)? Pelo que vi na net, isso custa um balúrdio

        Vi na net, quem faça apenas a substituição do sensor de torque, mas não sei.

        Qualquer das soluções que encontre, serão sempre dispendiosas infelizmente.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
          Olá meus caros,

          Diferenças essas que são:
          - Direcção mais leve para um lado do que para o outro;
          - Direcção a fugir ás vezes para um lado;

          Nunca deixei de ter direcção assistida nem barulhos estranhos, pelo que com a pesquisa que fiz na Internet (em fóruns estrangeiros), me leve a suspeitar que o problema seja do chamado "sensor de torque da coluna", e que é um problema que acontece com frequência nos Puntos.
          O sensor pode estar descalibrado e a sua calibração poderá acontecer ou não, mediante quem toma conta da reparação, existe quem considere muito trabalho tal operação e seguir imediatamente com a sua substituição.

          Não existe frequência de problemas relatados no Grande punto, somente no Punto 188.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por blu Ver Post
            Já acompanhei uma situação num Grande Punto, pois são poucas as que acontecem neste modelo sendo frequentes no anterior e era o sensor de binário marado.
            Podes começar por verificar todas as fichas relacionadas com a direção e depois verificar se o sensor está calibrado.
            No caso que eu acompanhei, teve de levar um novo, por o velho estar avariado e teve essa reparação o preço final de 200€.
            Espero que te doa menos na carteira.
            Originalmente Colocado por blu Ver Post
            O sensor pode estar descalibrado e a sua calibração poderá acontecer ou não, mediante quem toma conta da reparação, existe quem considere muito trabalho tal operação e seguir imediatamente com a sua substituição.

            Não existe frequência de problemas relatados no Grande punto, somente no Punto 188.
            Eu tenho visto casos em fóruns estrangeiros de pessoal que teve problema não só nos Puntos MK2, mas também há casos no 199 Grande Punto.

            Só é possível saber se está descalibrado ou avariado numa casa que efectue reparações neste tipo de equipamentos, correto?
            Alguém com conhecimento de uma casa que trabalhe com estes sistemas na zona de Braga?

            Contudo, irei ao meu electricista, ver se a suspeita confirma-se.

            Comentário


              #7
              Blu, quanto ao caso que acompanhaste de perto, a reparação foi feita numa casa especializada?


              Pelo que vejo na Internet, se o problema for mesmo este, o sensor de binário/torque será semelhante a isto:

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
                Blu, quanto ao caso que acompanhaste de perto, a reparação foi feita numa casa especializada?


                Pelo que vejo na Internet, se o problema for mesmo este, o sensor de binário/torque será semelhante a isto:

                Sim é semelhante a esse.
                Podes verificar duas opções, comparar uma coluna usada ou mandar controlar/substituir o sensor.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por blu Ver Post
                  Sim é semelhante a esse.
                  Podes verificar duas opções, comparar uma coluna usada ou mandar controlar/substituir o sensor.
                  Basicamente, resumindo e concluindo: Estou lixado

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
                    Eu tenho visto casos em fóruns estrangeiros de pessoal que teve problema não só nos Puntos MK2, mas também há casos no 199 Grande Punto.

                    Só é possível saber se está descalibrado ou avariado numa casa que efectue reparações neste tipo de equipamentos, correto?
                    Alguém com conhecimento de uma casa que trabalhe com estes sistemas na zona de Braga?

                    Contudo, irei ao meu electricista, ver se a suspeita confirma-se.
                    Não digo que não existam casos nos 199, mas, são em menor escala do que aqueles que aconteciam nos 188.
                    Passa num bom eletricista que ele afere a situação. conheço um , mas , fica na Póvoa de Varzim.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
                      Basicamente, resumindo e concluindo: Estou lixado
                      Resumidamente, estás!
                      No meu 188, fui eu que substitui a coluna completa por uma usada em bom estado e ficou impecável, tens mãos para a mecânica!?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por blu Ver Post
                        Não digo que não existam casos nos 199, mas, são em menor escala do que aqueles que aconteciam nos 188.
                        Passa num bom eletricista que ele afere a situação. conheço um , mas , fica na Póvoa de Varzim.
                        Originalmente Colocado por blu Ver Post
                        Resumidamente, estás!
                        No meu 188, fui eu que substitui a coluna completa por uma usada em bom estado e ficou impecável, tens mãos para a mecânica!?
                        Póvoa de Varzim em que local se não é indiscrição? Eu disse Braga porque é o distrito onde moro.

                        Mãos para mecânica tenho, agora para cenas eletrónicas, não!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
                          Póvoa de Varzim em que local se não é indiscrição? Eu disse Braga porque é o distrito onde moro.

                          Mãos para mecânica tenho, agora para cenas eletrónicas, não!
                          O eletricista fica na zona industrial de Amorim, perto do antigo restaurante "Corcuvado".
                          Como tens mãos para a mecânica , podes fazer a compra de uma usada e coloca-la no teu carro.

                          Comentário


                            #14
                            o que importa é vender cenas que avariem de vez em quando e depois que avarie e venham a marca que cobramos uns milhares de euros e toda a gente fica contente
                            mas a fiat nem é das piores, um desabafo...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por dm222 Ver Post
                              o que importa é vender cenas que avariem de vez em quando e depois que avarie e venham a marca que cobramos uns milhares de euros e toda a gente fica contente
                              mas a fiat nem é das piores, um desabafo...
                              Acho que não tens a noção de quanto ficaria uma peça destas na FIAT ...
                              Editado pela última vez por zecarlos405; 03 April 2016, 20:21.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por blu Ver Post
                                O eletricista fica na zona industrial de Amorim, perto do antigo restaurante "Corcuvado".
                                Como tens mãos para a mecânica , podes fazer a compra de uma usada e coloca-la no teu carro.
                                Conheço o local, e o antigo restaurante também.

                                O electricista que fala já fez intervenções deste tipo?
                                Obrigado.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
                                  Acho que não tens a noção de quanto ficaria uma peça destas na FIAT ...
                                  Não sei mas uma bomba da direcção na SEAT fica por 1400€... e avariam aos pontapés...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por dm222 Ver Post
                                    Não sei mas uma bomba da direcção na SEAT fica por 1400€... e avariam aos pontapés...
                                    Hidráulica?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
                                      Hidráulica?
                                      ya electro hidraulica com mao de obra pediram-me 1400€ ha um ano e agora axo k tenho de trocar a caixa tb...
                                      Editado pela última vez por dm222; 03 April 2016, 20:27.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por dm222 Ver Post
                                        ya electro hidraulica com mao de obra pediram-me 1400€ ha um ano
                                        1400€ ... Pouquinho dinheiro portanto
                                        Conseguiste solução sem ser na SEAT?

                                        Comentário


                                          #21
                                          sim, trocou-se a bomba fora numa bosch, e ficou boa (a bomba) mas agora ainda tenho direcção dura que acho que é da caixa.

                                          ve isto:

                                          http://www.autopecasonline24.pt/fiat...na-da-direccao

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por dm222 Ver Post
                                            sim, trocou-se a bomba fora numa bosch, e ficou boa (a bomba) mas agora ainda tenho direcção dura que acho que é da caixa.

                                            ve isto:

                                            http://www.autopecasonline24.pt/fiat...na-da-direccao
                                            Barato não é? Imaginemos quanto custará na FIAT.

                                            Espero que o problema seja 'apenas' o sensor e que consiga resolver o problema.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
                                              Conheço o local, e o antigo restaurante também.

                                              O electricista que fala já fez intervenções deste tipo?
                                              Obrigado.
                                              Vou-te enviar o face dele por pm.
                                              A ideia é colocares o teu problema e pedires valores de reparação.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Zecarlos405 acontece precisamente o mesmo no meu grande ponto, os primeiros avisos começaram á cerca de um ano, na altura mandei alinhar direcção porque falaram me que podia ser alinhamento, mas continuou igual, às vezes anda uma semana sem aparecer o sinal como aparece todos os dias depois, é realmente já senti diferença na direcção, o facto de ficar mais leve para um lado, também tenho que resolver isto.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Como já tinha dito, há que ver onde falta a corrente no circuito. O último que mexi era o +12v que alimentava a centralina da direcção. Não há necessidade de comprar um conjunto inteiro.

                                                  É o mesmo que ter um furo e comprar um carro novo..

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por blu Ver Post
                                                    Vou-te enviar o face dele por pm.
                                                    A ideia é colocares o teu problema e pedires valores de reparação.
                                                    Obrigado.
                                                    Enviei-lhe uma mensagem para o facebook dele, a ver se obtenho alguma resposta.

                                                    Bolas, o carro em quase 4 anos nunca me deu dores de cabeça (tirando um rolamento do cabeçote do amortecedor, que ficou barato) e tinha de dar raia na porcaria da direção assistida.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                      Como já tinha dito, há que ver onde falta a corrente no circuito. O último que mexi era o +12v que alimentava a centralina da direcção. Não há necessidade de comprar um conjunto inteiro.

                                                      É o mesmo que ter um furo e comprar um carro novo..
                                                      Portanto, o essencial é verificar primeiro o circuito eletrico do sistema, e só depois partir para os sensores?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por redbull3 Ver Post
                                                        Zecarlos405 acontece precisamente o mesmo no meu grande ponto, os primeiros avisos começaram á cerca de um ano, na altura mandei alinhar direcção porque falaram me que podia ser alinhamento, mas continuou igual, às vezes anda uma semana sem aparecer o sinal como aparece todos os dias depois, é realmente já senti diferença na direcção, o facto de ficar mais leve para um lado, também tenho que resolver isto.
                                                        Sim, um dos sintomas é a direção ficar mais leve para um lado, esse até é o sintoma menos chato.
                                                        Agora a direção ficar um pouco mais inclinada para um lado é que assusta e precisa de ser resolvido!

                                                        O meu carro alinhou a direção o ano passado, e neste ano quando troquei um rolamento do cabeçote do amortecedor, por isso, o problema não vem daí.

                                                        Ultimamente, o meu GP mostra o aviso quase sempre que o ligo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por blu Ver Post
                                                          Já acompanhei uma situação num Grande Punto, pois são poucas as que acontecem neste modelo sendo frequentes no anterior e era o sensor de binário marado.
                                                          Podes começar por verificar todas as fichas relacionadas com a direção e depois verificar se o sensor está calibrado.
                                                          No caso que eu acompanhei, teve de levar um novo, por o velho estar avariado e teve essa reparação o preço final de 200€.
                                                          Espero que te doa menos na carteira.
                                                          O essencial no inicio, está a negrito nesta minha citação e depois vais ao eletricista, pois creio que não tens conhecimento para avaliar os componentes da direção...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
                                                            Portanto, o essencial é verificar primeiro o circuito eletrico do sistema, e só depois partir para os sensores?

                                                            Se não forem devidamente alimentados, vai dar erros.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X