Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Panela de escape - comprar ou não comprar?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Panela de escape - comprar ou não comprar?

    Boas,

    Sou dono de um Alfa Romeo 147 1.6TS, o qual tem neste momento 12 anos.
    Desde que comprei o carro em 2011, sempre detestei a ridiculamente grande panela que a Alfa montou neste carro. Não sei como passou no crivo dos designers...

    Assim, como nunca gostei deste pormenor, até cheguei a pintar a panela com tinta preta de alta temperatura e colocar uma ponteira oval em inox. Disfarçou um pouco, mas mesmo assim não estou 100% satisfeito.

    Estive a pesquisar e encontrei uma panela que, pelo que verifiquei, é completamente compatível com carro. Eis a panela:


    E eis que a minha grande dúvida surge. Será que aquando da inspecção em Agosto, o inspector poderá implicar com o facto da panela não ser original e poluir mais do que homologado? Pois esta panela é mais pequena em termos de altura, o que é exactamente o que pretendo, para que não veja panela sempre que olhe para a traseira do carro...
    Outro pormenor que me leva a questionar isto é que vejo muitos carros por aí que poluem muito mais que o meu, alguns talvez sem panela de escape, e mesmo assim passam na inspecção (pelo menos acredito que passem).

    Qual é a vossa opinião em relação a isto?

    #2
    Só existe reprovação no IPO por falta de catalizador, ou a carcaça dele.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
      Só existe reprovação no IPO por falta de catalizador, ou a carcaça dele.
      Então estou à vontade para trocar a panela.
      Que irá fazer mais um pouco de barulho, estou ciente disso, mas assim fico mais descansado.

      Obrigado PEDROM.

      Comentário


        #4
        Bem, se essa panela só deixar passar um pouco mais do ruído do motor tudo bem, agora se é para fazer um grande cagaçal, aí já não sei, pelo sim pelo não depois de montar a nova, guarda a original mesmo que não tenhas problemas no IPO.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
          Só existe reprovação no IPO por falta de catalizador, ou a carcaça dele.
          Pedrom quando referes carcaça significa a protecção do catalizador?!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por VDMR2 Ver Post
            Pedrom quando referes carcaça significa a protecção do catalizador?!
            Significa que há artistas que lhes tiram,(partem) o miolo cerâmico, e passam um tubo por dentro para ficar com saída directa, e não reprovarem no IPO no exame visual.

            Comentário


              #7
              se a panela é feia, mas durou 12 anos é porque é boa

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                se a panela é feia, mas durou 12 anos é porque é boa
                Tal e qual, 12 anos e ainda boa num gasosas só mesmo sendo de qualidade

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Peperapido Ver Post
                  Tal e qual, 12 anos e ainda boa num gasosas só mesmo sendo de qualidade
                  A panela traseira do meu W202 com 22 anos está pelo menos com um aspecto exterior óptimo, já não se fazem carros assim.

                  Comentário


                    #10
                    A panela em si está óptima, é apenas uma questão estética, nada mais.
                    Estou a pensar é se os consumos irão subir, pois como ando trajectos curtos 5km x 4 ao dia, o carro mal aquece. Aliás, a média diária anda em 8lt/100km.

                    Enviado do meu 8079 através de Tapatalk

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ttrodrigues Ver Post
                      A panela em si está óptima, é apenas uma questão estética, nada mais.
                      Estou a pensar é se os consumos irão subir, pois como ando trajectos curtos 5km x 4 ao dia, o carro mal aquece. Aliás, a média diária anda em 8lt/100km.

                      Enviado do meu 8079 através de Tapatalk
                      se é só pela questão estética, vais a uma casa de escapes e metes uma ponteira que melhore a estética e problema resolvido, pois os consumos sim vão ser penalizados, e ainda por cima pouco uso ou nenhum dás ao carro pelo que dás a entender, nem compensa o investimento numa panela destas...

                      Comentário


                        #12
                        Tomara eu que os problemas dos meus carros se resumissem à estética das panelas, mas cada um é que sabe das suas prioridades.
                        Quanto à média diária, nunca ouvi falar em tal, eu faço contas à média quando vou atestar à bomba e divido pelos kilometros percorridos desde o atesto anterior, e ponho as minhas dúvidas que esse motor a fazer esses trajectos diários tenha esse consumo, mas isso sou eu, que tenho um motor que a fazer trajectos parecidos, está a gastar o dobro do que falas.

                        Comentário


                          #13
                          Vou tentar responder a ambos.

                          O uso do carro é realmente de 20km diários, entre casa e trabalho, mas depois faltam as voltinhas habituais, e ao ano faço 10000/11000km.
                          Penso que seja normal para um carro a gasolina a média que indiquei, pois apesar de a viagem ser curta e com colinas, aproveito essas mesmas descidas e declives para tentar poupar um pouco. Uma coisa é certa, se tiver de ir a local a menos de 3km de casa e que não tenha de levar carga vou a pé. Pode não parecer mas poupa-se muito assim.

                          Tal como disse inicialmente, é tudo uma questão estética (e já tem ponteira oval em inox e panela pintada de preto), pois está tudo bem com o carro. Aliás, há pouco tempo fiz uma revisão como deveriam ser todas realizadas, e corrigi alguns pequenos problemas que o carro tinha do antigo dono. Não foi barato, pois estava habituado a pagar 150/200€, mas pelo menos tenho a consciência de que está bom e em condições.

                          Enviado do meu 8079 através de Tapatalk

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X