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Ligação de bateria com cabos

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    Ligação de bateria com cabos

    Peço desculpa se é um repost, mas nos tópicos sobre baterias não encontrei nenhum que clarificasse a minha dúvida.

    A questão é, quando uma bateria fica descarregada e se recorre a outro carro e a uns cabos para colocar em funcionamento o da bateria descarregada, qualquer carro serve? Isto é, tenho a ideia de que nestes casos não se pode utilizar um carro a gasolina para colocar em funcionamento um carro a gasóleo. Será assim?

    Já agora, o carro que se utiliza, tem de estar a funcionar, ou pode estar desligado?

    Desde já agradeço a ajuda.
    Cumprimentos,

    RSilva

    #2
    citação:Originalmente colocada por RSilva_TN

    Peço desculpa se é um repost, mas nos tópicos sobre baterias não encontrei nenhum que clarificasse a minha dúvida.

    A questão é, quando uma bateria fica descarregada e se recorre a outro carro e a uns cabos para colocar em funcionamento o da bateria descarregada, qualquer carro serve? Isto é, tenho a ideia de que nestes casos não se pode utilizar um carro a gasolina para colocar em funcionamento um carro a gasóleo. Será assim?
    não. isso é irrelevante.

    citação:
    Já agora, o carro que se utiliza, tem de estar a funcionar, ou pode estar desligado?

    Desde já agradeço a ajuda.
    Cumprimentos,

    RSilva
    ao ligar os cabos, o carro que vai receber a carga convem estar desligado (por causa de eventuais picos de tensão) e só depois de os cabos estarem colocados é que se deve "dar" à chave.

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por AF147

      citação:Originalmente colocada por RSilva_TN

      Peço desculpa se é um repost, mas nos tópicos sobre baterias não encontrei nenhum que clarificasse a minha dúvida.

      A questão é, quando uma bateria fica descarregada e se recorre a outro carro e a uns cabos para colocar em funcionamento o da bateria descarregada, qualquer carro serve? Isto é, tenho a ideia de que nestes casos não se pode utilizar um carro a gasolina para colocar em funcionamento um carro a gasóleo. Será assim?
      não. isso é irrelevante.

      citação:
      Já agora, o carro que se utiliza, tem de estar a funcionar, ou pode estar desligado?

      Desde já agradeço a ajuda.
      Cumprimentos,

      RSilva
      ao ligar os cabos, o carro que vai receber a carga convem estar desligado (por causa de eventuais picos de tensão) e só depois de os cabos estarem colocados é que se deve "dar" à chave.

      Em relação a 1ª situação não acho que seja irrelevante, bem se é a gasoleo ou gasolina ou até a gás, é irrelevante, o que se deve ter em atenção a a bateria, não se deve dar energia de um carro com uma bateria mais fraca a um com uma mto mais forte.

      Em relação á 2ª está correcto, o carro que vai fornecer a energia electrica deve estra sempre a funcionar e a uma rotação ligeiramente superior a do relenti (+/- 1500rpm).

      Comentário


        #4
        Os carros a gasóleo têm baterias de maior capacidade porque na altura do arranque o esforço exigido à bateria é muito maior.
        Convém assim que o carro que está dar corrente tenha capacidade para o fazer.

        Outra coisa a ter em atenção é o diâmetro dos cabos, se forem dois carroa gasóleo, a corrente a passar por eles atinge valores importantes.

        O negativo é o último a ser ligado e no carro que recebe não é ligado à bateria mas sim a um ponto de massa, se possível no motor.

        Comentário


          #5
          Normalmente o carro a gasóleo exige muito mais corrente no arranque do que um carro a gasolina. Vai daí, o circuito eléctrico de arranque (bateria, fios, etcc...) é muito mais reforçado do que num carro a gasolina.

          Moral da história: tentar fazer pegar um carro a gasóleo usando a bateria de um carro a gasolina pode dar asneira. O contrário é aceitável.

          Comentário


            #6
            Já foi quase tudo dito!

            Outra coisa a ter em conta é a sequência de ligação dos cabos e que deve ser sempre assim:

            1º - Ligar uma ponta ao positivo da bateria carregada
            2º - Ligar a outra extremidade do cabo que está ligado ao pólo do 1º passo ao positivo da bateria descarregada
            3º - Ligar uma ponta ao negativo da bateria carregada
            4º - Ligar a outra extremidade do cabo que está ligado ao pólo do 3º passo a um ponto de massa do carro com a bateria descarregada, de preferência no motor (por exemplo, um apoio do motor). [u]Nunca ligar ao negativo da bateria descarregada! Perigo de explosão!</u>

            Para desligar os cabos, proceder de forma inversa dos passos indicados em cima, ou seja, respeitar a sequência 4º -&gt; 3º -&gt; 2º -&gt; 1º

            Não esquecer que não convém nada (mesmo nada!) trocar a polaridade quando se liga os cabos às baterias... normalmente dá muito mau resultado!

            Comentário


              #7
              O problema que se põe entre carros a gasolina e gasóleo, tem a ver com a capacidade da bateria. O motor de arranque dos carros a gasóleo é consideravelmente mais potente e as baterias acompanham.
              Estamos a falar de uma situação ocasional e mesmo a bateria mais pequena (em bom estado) conseguirá fazer funcionar o motor de arranque do maior Diesel (não falemos de pesados).
              Os picos de tensão não têm qualquer significado, a resistência interna de uma bateria acido/chumbo é muito baixa e serve como um estabelizador de tensão natural (qualquer pico é absorvido).
              Quando se liga uma bateria carregada a outra descarregada existe uma transferência de carga e (baterias iguais no mesmo estado) após algum tempo cada uma delas vai ficar com metade da carga total (uma perde metade do que tinha, a outra ganha - menos perdas).
              O facto do motor estar ligado, é uma boa prática e tem a ver com o facto de ajudar a bateria que fornece o "sumo", o alternador mesmo com o motor ao ralenti consegue gerar uma quantidade de energia significativa que vai ser poupada à bateria. Mais sentido faz, quando a capacidade da bateria boa é menor (bateria de um carro a gasolina a alimentar um carro a Diesel).
              As baterias recentes normalmente quando "pifam", "pifam" de vez, se a descarga não foi provocada por um esquecimento de luzes ligadas ou semelhante, normalmente o melhor é usar o outro veículo para ir ao super-mercado mais próximo e adquirir uma bateria nova - quando a substituição é simples (10 minutos deve chegar para a maioria dos casos, mas nem sempre) e se tal for possível.

              Colocar um carro a Diesel em funcionamento pode ser problemático, pois os cabos de emergência tem muitas vezes crocodilos de má qualidade (inapropriados) sendo complicado estabelecer um contacto de baixa resistência (os crocolidos deve estar firmemente fixos, procurando maximizar a área de contacto e raspar um pouco essas zonas para minimizar resistências)...

              Comentário


                #8
                Desde que a amperagem das baterias não seja muito diferente não há problema.




                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por AF147

                  ao ligar os cabos, o carro que vai receber a carga convem estar desligado (por causa de eventuais picos de tensão) e só depois de os cabos estarem colocados é que se deve "dar" à chave.

                  Se o carro que vai receber a carga estivesse ligado talvez fosse sinal de que não necessitava de receber carga...

                  Comentário


                    #10
                    Ok, muito obrigado a todos.

                    Resumindo, temos:

                    1ª questão: Não há qualquer problema, desde que a amperagem das baterias não seja muito diferente.

                    2ª questão: Convém que o carro da bateria que vai fornecer a energia esteja a funcionar ao relenti, ou ligeiramente acelerado caso a diferença das amperagens das baterias seja razoável.

                    Outros cuidados a ter são a sequência da ligação dos cabos, o diâmetro dos cabos, os crocodilos dos cabos e o contacto com o bornes da bateria e massa.

                    É mais ou menos isto, certo?

                    Mais uma vez, obrigado.

                    RSilva

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por blindness2005

                      Já foi quase tudo dito!


                      4º - Ligar a outra extremidade do cabo que está ligado ao pólo do 3º passo a um ponto de massa do carro com a bateria descarregada, de preferência no motor (por exemplo, um apoio do motor). [u]Nunca ligar ao negativo da bateria descarregada! Perigo de explosão!</u>

                      Se o cabo for ligado a um ponto de massa do carro quase de certeza que não pega...

                      Eu sempre liguei os cabos aos 4 polos das duas baterias (respeitando a ordem de ligação) e nunca tive qualquer tipo de problema.

                      O perigo de explosão existe se a bateria tiver muita carga, mesmo assim existe um aviso que é saída de faíscas. Se isso acontecer em grande quantidade ao ligar o cabo ao último polo é sinal que o problema não é da bateria...

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por xicos perto

                        citação:Originalmente colocada por AF147

                        citação:Originalmente colocada por RSilva_TN

                        Peço desculpa se é um repost, mas nos tópicos sobre baterias não encontrei nenhum que clarificasse a minha dúvida.

                        A questão é, quando uma bateria fica descarregada e se recorre a outro carro e a uns cabos para colocar em funcionamento o da bateria descarregada, qualquer carro serve? Isto é, tenho a ideia de que nestes casos não se pode utilizar um carro a gasolina para colocar em funcionamento um carro a gasóleo. Será assim?
                        não. isso é irrelevante.

                        citação:
                        Já agora, o carro que se utiliza, tem de estar a funcionar, ou pode estar desligado?

                        Desde já agradeço a ajuda.
                        Cumprimentos,

                        RSilva
                        ao ligar os cabos, o carro que vai receber a carga convem estar desligado (por causa de eventuais picos de tensão) e só depois de os cabos estarem colocados é que se deve "dar" à chave.

                        Em relação a 1ª situação não acho que seja irrelevante, bem se é a gasoleo ou gasolina ou até a gás, é irrelevante, o que se deve ter em atenção a a bateria, não se deve dar energia de um carro com uma bateria mais fraca a um com uma mto mais forte.

                        Em relação á 2ª está correcto, o carro que vai fornecer a energia electrica deve estra sempre a funcionar e a uma rotação ligeiramente superior a do relenti (+/- 1500rpm).
                        O que é relevante é a capacidade dos cabos.
                        Convém acelerar gradualmente em vez de manter sempre a mesma rotação.

                        Comentário


                          #13
                          Agora fiquei em dúvida...

                          Não se deve ligar primeiro o negativo da bateria OK à massa do outro carro, para que qualquer acidente com o cabo (contacto acidental) seja conduzido à massa do carro ?
                          (isto em detrimento do arco eléctrcio que vai haver quando se ligar a segunda extremidade do cabo dos bornes positivos.)

                          se fosse agora ficava sem saber como fazer...

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por AM

                            citação:Originalmente colocada por AF147

                            ao ligar os cabos, o carro que vai receber a carga convem estar desligado (por causa de eventuais picos de tensão) e só depois de os cabos estarem colocados é que se deve "dar" à chave.

                            Se o carro que vai receber a carga estivesse ligado talvez fosse sinal de que não necessitava de receber carga...
                            quando tiver tempo faço-te um desenho.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por blindness2005


                              4º - Ligar a outra extremidade do cabo que está ligado ao pólo do 3º passo a um ponto de massa do carro com a bateria descarregada, de preferência no motor (por exemplo, um apoio do motor). [u]Nunca ligar ao negativo da bateria descarregada! Perigo de explosão!</u>
                              Já ouvi muitas recomendações neste sentido.
                              Por experiencia própria, nunca consegui colocar uma carro a funcionar respeitando esta ultima indicação.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por AM

                                citação:Originalmente colocada por AF147

                                ao ligar os cabos, o carro que vai receber a carga convem estar desligado (por causa de eventuais picos de tensão) e só depois de os cabos estarem colocados é que se deve "dar" à chave.

                                Se o carro que vai receber a carga estivesse ligado talvez fosse sinal de que não necessitava de receber carga...
                                Boa! Bem visto! :D [}]

                                Comentário


                                  #17
                                  A amperagem não me parece que tenha relevância seja para o que for neste caso, visto que é a medida de energia acumulado pela bateria.

                                  O que poderá ser mais importante é a potência de arranque de bateria. Se for uma bateria muito potente para um carro que precise de pouca potência de arranque poderá resultar em estragos.

                                  Se a bateria tiver pouca potência de arranque poderá nem conseguir meter o motor a trabalhar (mesmo que tenha muita amperagem).

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por AM

                                    Se o cabo for ligado a um ponto de massa do carro quase de certeza que não pega...
                                    Não é bem assim... se calhar em alguma tentativa tua tiveste azar e por outro motivo o carro não pegou. Eu, das 3 ou 4 vezes que recorri aos cabos de encosto (não sei ao certo) para colocar um carro a trabalhar (em carros diferentes), sempre fiz assim e sempre pegaram à 1ª.

                                    citação:Originalmente colocada por AM

                                    Eu sempre liguei os cabos aos 4 polos das duas baterias (respeitando a ordem de ligação) e nunca tive qualquer tipo de problema.
                                    Eu não sou muito entendido em electricidade, muito menos particularmente em baterias, mas sei que dá para fazer das duas formas e ambas funcionam. Apesar de não entender muito da "poda", o que me leva a dizer que se [u]deve</u> (deve é uma coisa, poder é outra) fazer como disse, é por duas razões:

                                    1 - É assim que os livros de instruções recomendam/avisam para proceder. Está lá escrito que é como se deve fazer. Já vi isto em mais do que um livro independentemente da marca do carro! Não bate certo aquilo que dizes de não pegar. Se já o fiz e pegou e se é recomendado assim por várias entidades, por alguma razão é! Segurança? Deve ser, mas não sei bem...

                                    2 - Já não é a 1ª pessoa que faz como tu dizes e se deu mal... explodiu-lhe a bateria à sua frente! [:0] Muitos dizem que pode ser problema na bateria. Acredito, porque, como já disse, não percebo muito disto! No entanto, acho muita coincidência na recomendação que é feita e é comum nos livros. Acho que há uma lógica nisto tudo e se é como eu digo que é recomendado, é assim que eu faço.

                                    Poder fazer como tu fazes, parece que podes... mas será seguro??? Eu não tenho a certeza! Quem souber mesmo explicar, que me explique, porque eu gostava de saber com exactidão e é sempre bom todos sabermos qual a mais segura forma de fazer as ligações!

                                    citação:Originalmente colocada por AM

                                    O perigo de explosão existe se a bateria tiver muita carga, mesmo assim existe um aviso que é saída de faíscas. Se isso acontecer em grande quantidade ao ligar o cabo ao último polo é sinal que o problema não é da bateria...
                                    Pronto! Lá está! Há muita gente que não sabe desses sintomas. Quem não sabe e faz da forma menos segura... arrisca-se! O perigo está lá e se não se procede da melhor forma, pode dar mau resultado.

                                    É a mesma coisa que trocar uma lâmpada. Tanto faz trocá-la com o interruptor dessa lâmpada ligado ou não. O que é certo é que se há algum "iluminado" que decida acender o interruptor a meio da substituição e, por azar, tocarmos sem querer no casquilho da lâmpada enquanto a enroscamos... ficamos agarrados, né?!

                                    Espero que me compreendas. Não te estou a tirar razão ou a querer ensinar-te (se calhar sabes mais do que eu), mas gostava de compreender mais com exactidão. Se estiver errado em alguma questão e quem souber da "poda", que me corrija. Gostava de esclarecer melhor esta dúvida

                                    Comentário


                                      #19
                                      AM

                                      Se não pega é porque o ponto escolhido está parcial ou totalmente isolado (óleo, juntas, maus apertos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por locomotiva

                                        citação:Originalmente colocada por blindness2005


                                        4º - Ligar a outra extremidade do cabo que está ligado ao pólo do 3º passo a um ponto de massa do carro com a bateria descarregada, de preferência no motor (por exemplo, um apoio do motor). [u]Nunca ligar ao negativo da bateria descarregada! Perigo de explosão!</u>
                                        Já ouvi muitas recomendações neste sentido.
                                        Por experiencia própria, nunca consegui colocar uma carro a funcionar respeitando esta ultima indicação.
                                        Pois... não és o único que já ouviu essa recomendação.

                                        Comigo e, por experiência própria, digo-te que funciona. Não sei explicar, mas fiz e faço como disse e o carro pegou sempre à 1ª. Por isso, não entendo. Foi como acabei de dizer ao user AM. Talvez algo tenha corrido mal e não terá a ver com a ligação da forma que falei. Não sei... [xx(]

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por LM

                                          AM

                                          Se não pega é porque o ponto escolhido está parcial ou totalmente isolado (óleo, juntas, maus apertos.
                                          Ia! Fizeste-me lembrar de um pormenor! Há pouco quando referi ao AM que pegou sempre à 1ª, estava a mentir! Sorry [xx(]! Pegou sempre à 1ª, excepto na última vez que recorri aos cabos. Depois das ligações todas feitas como referi e com o carro da bateria ok a funcionar, ao tenter colocar a funcionar o carro da bateria descarregada, reparei que continuava a não dar sinal (nem luzes, nada!) como se nada tivesse ligado! Pensei: "Ok! Tenho que dar um jeitinho no cabo que está ligado à massa, pois não deve estar a fazer bem o contacto". Assim pensei, assim fiz e funcionou! Por isso é que o AM não consegui. O cabo não estava a fazer bem contacto ou estava colocado num ponto isolado.

                                          Comentário


                                            #22
                                            A razão de ligar o último cabo (negativo) ao carro e não directamente na bateria é para evitar faíscas junto da bateria que quando em carga liberta gases inflamáveis.
                                            Uma bateria que não esteve a ser carregada num local arejado dificilmente faz explodir ou inflamar o que quer que seja, de qualquer modo o seguro morre.
                                            Ligando a um ponto do carro é preciso que seja longe da bateria e que não tenha óleo, combustível ou outra matéria inflamável...

                                            Comentário


                                              #23
                                              As baterias são mais perigosas do que parecem e não é invulgar explodirem. É um grande problema, não pela explosão em si, mas espalha o ácido por todo o compartimento do motor e corrói tudo o que é instalação eléctrica.

                                              Atingindo uma pessoa é perigoso para os olhos e para a roupa, na pele se for logo lavado com água não tem grande problema.

                                              Algumas falhas podem ocorrer por problemas externos, tais como :

                                              Sobrecarga - excesso de corrente elétrica enviada para a bateria :

                                              Quando em carga, a bateria recebe acima de 14,5 volts
                                              Quando a bateria continua sendo recarregada após ter atingido a carga ( 1.250 g/l )
                                              Carga rápida

                                              Subcarga - bateria descarregada :

                                              Quando em carga, recebe abaixo de 13,5 volts

                                              Bateria solta no suporte - provoca vários danos irreparáveis na parte interna / externa da bateria :

                                              Interna : desagregamento de massa
                                              Externa : caixa quebrada / furada

                                              Cabos ou conectores frouxos - produz mau contato e causam faíscas

                                              Mau contato : corta o fornecimento de energia para o veículo
                                              Faísca : em contato com gases podem ocasionar explosão

                                              Descargas excessivas - provocadas por adição de equipamentos elétricos em demasia, não dando chance ao alimentador de repor a carga na bateria.

                                              Fuga - gasto de energia quando o veículo está intencionalmente desligado. Além de descarregar a bateria, acelera o desgaste por descargas e recargas profundas.

                                              Curto-Circuito - provocado de maneira intencional nos pólos para verificação do estado da carga, deteriora rapidamente a bateria e pode causar explosão.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Thanks, LM!

                                                Está explicado! Venha o diabo e escolha a razão para uma bateria explodir!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por blindness2005

                                                  citação:Originalmente colocada por AM

                                                  citação:Originalmente colocada por AF147

                                                  ao ligar os cabos, o carro que vai receber a carga convem estar desligado (por causa de eventuais picos de tensão) e só depois de os cabos estarem colocados é que se deve "dar" à chave.

                                                  Se o carro que vai receber a carga estivesse ligado talvez fosse sinal de que não necessitava de receber carga...
                                                  Boa! Bem visto! :D [}]
                                                  Muito mal visto .... digo eu que não percebo nada de portugues.
                                                  Carro ligado não implica carro a trabalhar e pode estar ligado e não ter corrente ... penso eu de que.[:I][:I]

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por blindness2005

                                                    citação:Originalmente colocada por locomotiva

                                                    citação:Originalmente colocada por blindness2005


                                                    4º - Ligar a outra extremidade do cabo que está ligado ao pólo do 3º passo a um ponto de massa do carro com a bateria descarregada, de preferência no motor (por exemplo, um apoio do motor). [u]Nunca ligar ao negativo da bateria descarregada! Perigo de explosão!</u>
                                                    Já ouvi muitas recomendações neste sentido.
                                                    Por experiencia própria, nunca consegui colocar uma carro a funcionar respeitando esta ultima indicação.
                                                    Pois... não és o único que já ouviu essa recomendação.

                                                    Comigo e, por experiência própria, digo-te que funciona. Não sei explicar, mas fiz e faço como disse e o carro pegou sempre à 1ª. Por isso, não entendo. Foi como acabei de dizer ao user AM. Talvez algo tenha corrido mal e não terá a ver com a ligação da forma que falei. Não sei... [xx(]
                                                    Da próxima vez que tiver que utilizar os cabos por falta de bateria vou tentar novamente ligar o último cabo a um ponto de massa.

                                                    Eu nunca sei a ordem de ligação dos cabos e por isso recorro ao livro de instruções quando necessito de usar este processo. Na última vez que necessitei foi no mês passado e no livro estava escrito que o último cabo deveria ser ligado a um ponto de massa. Mas tenho quase a certeza que até hoje em todos os livros de instruções que consultei quando necessitei de fazer esta ligação não estava lá escrito para ligar o último crocodilo a um ponto de massa.

                                                    Estranhei, mas assim fiz e liguei ao guarda lamas lateral do carro. O carro não pegou... Como não pegou liguei à bateria e pegou logo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Deve-se ligar o ultimo cabo (massa) preto, o mais longe possivel da bateria, porque a mesma liberta hidrogenio devido à electrolise que esta a ocorrer no seu interior, o hidrogenio é altamente explosivo basta uma mistura com oxigenio superior a 3% para ocorrer uma explosão, à minima faisca, no entanto como as baterias normalmente estão em locais arejados geralmente corre bem.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por Blitz

                                                        citação:Originalmente colocada por blindness2005

                                                        citação:Originalmente colocada por AM

                                                        citação:Originalmente colocada por AF147

                                                        ao ligar os cabos, o carro que vai receber a carga convem estar desligado (por causa de eventuais picos de tensão) e só depois de os cabos estarem colocados é que se deve "dar" à chave.

                                                        Se o carro que vai receber a carga estivesse ligado talvez fosse sinal de que não necessitava de receber carga...
                                                        Boa! Bem visto! :D [}]
                                                        Muito mal visto .... digo eu que não percebo nada de portugues.
                                                        Carro ligado não implica carro a trabalhar e pode estar ligado e não ter corrente ... penso eu de que.[:I][:I]
                                                        Grande confusão, se o carro não tem bateria não está ligado ou foi colocado a trabalhar por meios externos ou antes da bateria pifar.
                                                        Se o motor está a trabalhar está a carregar a bateria ou tem um problema no circuito e mais tarde ou mais cedo vai parar e ficar assim.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Uma das coisas que pode descarregar a bateria é exactamente deixar o carro com a ignição ligada.( se estiverem as portas abertas descarrega mais depressa )

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Alex

                                                            citação:Originalmente colocada por Blitz

                                                            citação:Originalmente colocada por blindness2005

                                                            citação:Originalmente colocada por AM

                                                            citação:Originalmente colocada por AF147

                                                            ao ligar os cabos, o carro que vai receber a carga convem estar desligado (por causa de eventuais picos de tensão) e só depois de os cabos estarem colocados é que se deve "dar" à chave.

                                                            Se o carro que vai receber a carga estivesse ligado talvez fosse sinal de que não necessitava de receber carga...
                                                            Boa! Bem visto! :D [}]
                                                            Muito mal visto .... digo eu que não percebo nada de portugues.
                                                            Carro ligado não implica carro a trabalhar e pode estar ligado e não ter corrente ... penso eu de que.[:I][:I]
                                                            Grande confusão, se o carro não tem bateria não está ligado ou foi colocado a trabalhar por meios externos ou antes da bateria pifar.
                                                            Se o motor está a trabalhar está a carregar a bateria ou tem um problema no circuito e mais tarde ou mais cedo vai parar e ficar assim.
                                                            a bateria pode não ter carga para pôr o motor a trabalhar, mas o resto funcionar (radio, etc), a minha quando pifou foi assim, não tinha carga para meter o motor a trabalhar, mas o rádio, luzes interiores e dos paines ainda funcionavam, daí que tenha dito que o carro (não disse o motor) deve estar desligado.

                                                            Comentário

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