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Carro desliga-se, anular imobilizador resolverá?

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    Carro desliga-se, anular imobilizador resolverá?

    Boas a todos,

    Num Suzuki GV de 1999 que se desliga (em andamento) sem se perceber o que origina o problema, está-se a considerar anular o imobilizador electronicamente na centralina.

    Isto faz sentido?
    Resolverá o problema ou o imobilizador prende-se apenas com a ignição?

    Ou seja, como não se consegue dar com a origem do problema, ia-se tentar resolver o efeito do problema.

    Isto é disparatado ou faz sentido?

    Obrigado desde já pela ajuda

    #2
    Tenho ideia que o imobilizador só é "usado" quando é para dar à chave e a partir não interfere.

    Comentário


      #3
      Pois, o meu medo é esse...

      E como impedir que a centralina "apague" o carro quando este está em andamento?

      Existe forma de?

      Comentário


        #4
        Esse Vitara 1.9TD tem centralina?

        Comentário


          #5
          É um GV de 99 (motor mazda).

          Tem uma denso.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por 00bjz00 Ver Post
            Boas a todos,

            Num Suzuki GV de 1999 que se desliga (em andamento) sem se perceber o que origina o problema, está-se a considerar anular o imobilizador electronicamente na centralina.

            Isto faz sentido?
            Resolverá o problema ou o imobilizador prende-se apenas com a ignição?

            Ou seja, como não se consegue dar com a origem do problema, ia-se tentar resolver o efeito do problema.

            Isto é disparatado ou faz sentido?

            Obrigado desde já pela ajuda
            Acho que o que deves fazer é procurar ajuda profissional que saiba identificar o problema.

            Regra geral o imobilizador é verificado uma vez pela gestão de motor, no inicio do ciclo de condução. Não parece ser o problema aqui.
            Mesmo assim, o protocolo de comunicação entre a gestão de motor e o imobilizador é algo que não está documentado pelos fabricantes, logo não se pode ter total certeza.

            A forma mais normal de obter indícios sobre se o problema será ou não o imobilizador, é procurando códigos em memória que apontem para isso, mas a meu ver não me parece de todo ser o caso.

            Comentário


              #7
              Será mais provável ser um sensor tipo da cambota do que o imobilizador.
              Quando vai abaixo depois pega normalmente? O trabalhar é certo ou nota-se falhar?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                Será mais provável ser um sensor tipo da cambota do que o imobilizador.
                Quando vai abaixo depois pega normalmente? O trabalhar é certo ou nota-se falhar?
                x2

                É a situação mais comum...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                  Tenho ideia que o imobilizador só é "usado" quando é para dar à chave e a partir não interfere.
                  Isso, e em caso de acidente forte impede de voltar a ligar o carro.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                    Acho que o que deves fazer é procurar ajuda profissional que saiba identificar o problema.

                    Regra geral o imobilizador é verificado uma vez pela gestão de motor, no inicio do ciclo de condução. Não parece ser o problema aqui.
                    Mesmo assim, o protocolo de comunicação entre a gestão de motor e o imobilizador é algo que não está documentado pelos fabricantes, logo não se pode ter total certeza.

                    A forma mais normal de obter indícios sobre se o problema será ou não o imobilizador, é procurando códigos em memória que apontem para isso, mas a meu ver não me parece de todo ser o caso.
                    Enviou-se a centralina para uma casa especialista para:

                    checar erros (na oficina não se consegue detectar erros)
                    anular imobilizador (fica já para futuro)
                    e reparar centralina (caso ela também seja a causa dos cortes de injecção)

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                      Será mais provável ser um sensor tipo da cambota do que o imobilizador.
                      Quando vai abaixo depois pega normalmente? O trabalhar é certo ou nota-se falhar?
                      sensor da cambota = sensor de rotação foi substituido à cerca de 3 ou 4 meses, e o carro continua a desligar-se

                      Comentário


                        #12
                        Pode ser a cablagem..

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                          Pode ser a cablagem..
                          as ligações à bomba injectora foram todas revistas e limpas...

                          Comentário


                            #14
                            O imobilizador é importante para a segurança contra roubo e acho uma asneira eliminá-lo...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por jakuzy Ver Post
                              O imobilizador é importante para a segurança contra roubo e acho uma asneira eliminá-lo...
                              É verdade, mas o carro dorme em garagem, e sendo de 1999 já não é propriamente o mais apetecível para roubos...

                              Comentário


                                #16
                                Já tive um problema parecido e, por incrível que pareça, o problema estava na chave.
                                Na altura gastei dinheiro a dar com um pau até se chegar a essa conclusão. Às vezes, são mesmo as coisas mais simples e óbvias.
                                Se tiveres, experimenta a chave suplente.
                                [emoji6]


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                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Bonsai Ver Post
                                  Já tive um problema parecido e, por incrível que pareça, o problema estava na chave.
                                  Na altura gastei dinheiro a dar com um pau até se chegar a essa conclusão. Às vezes, são mesmo as coisas mais simples e óbvias.
                                  Se tiveres, experimenta a chave suplente.
                                  [emoji6]


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                                  Boa dica, mas também já foi feito quando a dificuldade era ligar o carro...

                                  Estou com a sensação de que o problema deve ser mesmo na centralina, lá para 2ª ou 3ª os especialistas do assunto devem dizer alguma coisa...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Bom, a centralina clonada não resolveu o assunto.

                                    Agora vai-se verificar de novo a bomba injectora, pois desconfia-se de problemas na spill valve...

                                    Já estou num prcesso de compra de um outro 4x4,,, este suzuki vai ser vendido quer fique bom ou não...
                                    Editado pela última vez por 00bjz00; 02 June 2016, 16:17.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Esses mecânicos que desconfiam desconfiam, trocam o motor todo e fica sempre igual...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Resumo da coisa:

                                        Foi para a marca.

                                        Não dão com nada.

                                        A centralina fora do carro funciona.
                                        Inserida no carro não.

                                        Eu presumo que seja algum problema eléctrico que faz com que não chegue o necessário à mesma para que trabalhe correctamente.

                                        O problema é que na marca dizem-me que já não sabem o que verificar...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Boas,

                                          Para actualizar e fechar o tópico...

                                          Na marca o diagnóstico era... trocar canhão de ignição com as respectivas chaves + transponder + imobilizador e centralina.

                                          Na marca só a centralina custava 1800€ mais iva... impensável...

                                          Nas peças usadas constatou-se impossivel arranjar tudo de um mesmo carro...

                                          Em Espanha e Inglaterra não se conseguiu arranjar nada disto...

                                          Foi para uma daquelas empresas de "pagamos pelo seu carro avariado"...

                                          Tive pena... gostava muito do carro e achava-o muito competente.

                                          Comentário

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