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MINI R56 - Ventilação só funciona no máximo...

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    MINI R56 - Ventilação só funciona no máximo...

    Ora desde há uns dias para cá, que a ventilação do MINI só funciona (deita ar) na posição máxima.

    Pelo que já andei a ver, aparentemente problema estará não no motor da ventilação (já que funciona na posição de máximo), mas sim com a resistência que lhe está ligada...

    Alguém tem conhecimento de situação parecida e se o problema está mesmo na dita resistência?

    Desde já, o meu obrigado.

    #2
    sim é a resistência, a uns tempos passou alguém aqui no forum com o mesmo problema...

    Comentário


      #3
      Supostamente a resistência é algo do género a seguir, com a referência número: 64113422663





      Comentário


        #4
        Não poderá ser o fusível térmico?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por neumon Ver Post
          Não poderá ser o fusível térmico?


          Hum... quem sabe.

          Mas do que vi em fóruns estrangeiros, fazem menção à dita resistência.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por nto Ver Post
            Hum... quem sabe.

            Mas do que vi em fóruns estrangeiros, fazem menção à dita resistência.
            Avaria "banal" em muitas marcas... resistência.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
              Avaria "banal" em muitas marcas... resistência.


              Pois... na minha busca vi que é algo comum.

              Comentário


                #8
                A 4 velocidade funciona porque é directa para o motor, as outras passam pela ressitencia

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Marco Ver Post
                  A 4 velocidade funciona porque é directa para o motor, as outras passam pela ressitencia

                  Obrigado pela deixa.

                  Só vem mesmo confirmar então o que se suspeita.

                  Já tirei a mesma e não dá para ver a referência, visto que a dita fica na 3º linha... que no caso da minha já não se vê.

                  Mas aqui fica a dita:





                  Comentário


                    #10
                    Bem... entretanto levou outra resistência.

                    A referência como indicado acima da dita peça é: 64 113 422 663

                    O certo é que a peça nova, só "durou" 15 dias... a dita também avariou.
                    Já se viu os fusíveis todos e está tudo em ordem.

                    No mínimo estranho.

                    Comentário


                      #11
                      Então o motor está a pedir mais do que o esperado ou a peça nova veio com defeito.

                      O filtro de habitáculo está assim?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                        Então o motor está a pedir mais do que o esperado ou a peça nova veio com defeito.

                        O filtro de habitáculo está assim?



                        Ao referires que motor está a pedir mais que o esperado, é o motor da ventoinha, certo?

                        Pois, também não afasto a possibilidade de defeito da peça...

                        Já agora, para encontrar a dita, não é fácil e preços também não são amigos.

                        Supostamente o filtro de habitáculo foi trocado há coisa de perto ano e meio na MINI.

                        Mas tenho de espreitar.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                          Ao referires que motor está a pedir mais que o esperado, é o motor da ventoinha, certo?

                          Pois, também não afasto a possibilidade de defeito da peça...

                          Já agora, para encontrar a dita, não é fácil e preços também não são amigos.

                          Supostamente o filtro de habitáculo foi trocado há coisa de perto ano e meio na MINI.

                          Mas tenho de espreitar.
                          Sim o motor da ventoinha. Vou procurar pela peça ou se teve alterações.

                          "Supostamente" foi trocado? Gosto disso.

                          Comentário


                            #14
                            Já agora e para quem possa interessar, fica explicado a localização e troca:





                            I lost all fan speeds except flat out on my R56 Dooper (with manual heating controls).

                            I suspected this was a failure of the low speed motor resistor(s) and set about finding where it was. This jobs turned out to be very simple so thought I would add this guide for anyone with the same problem.

                            1. You might want to disconnect the battery but I didn't bother!
                            2. Remove the two T20 torx screws from the side of the centre console in the passenger footwell and remove the panel.
                            3. See picture below and identify the white electrical connector (indicated by dodgy arrow!).

                            4. The resistor pack can be removed while connected to the loom which makes it a bit easier. Mine pulled out quite easily but note that some models seem to have a different pack that twists out, but from the same location.
                            5. Here is the resistor pack removed.

                            6. If you have a multimeter and know what to do to check the circuit is in the background photo. Basically all pins should read a few ohms to each other and if any are open circuit then one of the resistors is goosed. Pin 1 is marked on the connector.
                            7. Replace the resistor pack if confirmed faulty using part 64113422663 which I paid just over £25 for.
                            8. Refit in reverse order and test (reconnect battery if you bothered). Refit side panel, job done, about 30 minutes first time but 5 minutes if I had to do it again.



                            in: http://www.totalmini.com/forum/18-20...er-blower.html

                            Comentário


                              #15
                              Pelo que pude apurar na origem, a peça 64113422663 foi substituída pela 64113457445 em 2013 mas requer DIY. Terás que continuar a usar a primeira se não quiseres sujar as mãos.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                Pelo que pude apurar na origem, a peça 64113422663 foi substituída pela 64113457445 em 2013 mas requer DIY. Terás que continuar a usar a primeira se não quiseres sujar as mãos.



                                Hummm... de facto é bem mais agradável chegar e trocar uma pela outra.

                                Mas sabes porque foi efectuada essa troca?

                                Algum link que possa reencaminhar para esse DIY?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                  Hummm... de facto é bem mais agradável chegar e trocar uma pela outra.

                                  Mas sabes porque foi efectuada essa troca?

                                  Algum link que possa reencaminhar para esse DIY?
                                  A origem não disponibiliza DIY. Estou a tentar achar fotos reais das peças em questão para ver se é uma questão de comprimento ou da ficha.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                    A origem não disponibiliza DIY. Estou a tentar achar fotos reais das peças em questão para ver se é uma questão de comprimento ou da ficha.


                                    Ok, muitíssimo obrigado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                      Ok, muitíssimo obrigado.
                                      Se forem iguais exteriormente, pode-se dar o caso do esquema interno ser diferente. Não encontro é mais informação!

                                      Comentário


                                        #20
                                        encontrei q o motor de ventilação acumula muito po' de "carvão" , dizem q limparam e deu certo

                                        essa peça ,não dà para arranjar ?
                                        pergunta a um eletrotecnico o q é essa peça q se vé soldada

                                        jà arranjei destas '' resistencias " mas em Peugeot q levavam transistore fraco de fàbrica , e coloquei outros transistores

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                          encontrei q o motor de ventilação acumula muito po' de "carvão" , dizem q limparam e deu certo

                                          essa peça ,não dà para arranjar ?
                                          pergunta a um eletrotecnico o q é essa peça q se vé soldada

                                          jà arranjei destas '' resistencias " mas em Peugeot q levavam transistore fraco de fàbrica , e coloquei outros transistores
                                          Os PSA >2001 tinham este problema....... em 307 era mato por aqui.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                            Se forem iguais exteriormente, pode-se dar o caso do esquema interno ser diferente. Não encontro é mais informação!


                                            Pois, pode de facto acontecer isso. Mais vale não "inventar" então.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                              encontrei q o motor de ventilação acumula muito po' de "carvão" , dizem q limparam e deu certo

                                              essa peça ,não dà para arranjar ?
                                              pergunta a um eletrotecnico o q é essa peça q se vé soldada

                                              jà arranjei destas '' resistencias " mas em Peugeot q levavam transistore fraco de fàbrica , e coloquei outros transistores


                                              Terei que ver isso então do dito pó...

                                              Quanto à peça, já se esteve a ver em tempos e indicação dada, é que poderiam tentar colocar ooutra resistência, mas não garantiam que depois entrasse no devido local.

                                              Mas nada como voltar a questionar nesse sentido.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                Os PSA >2001 tinham este problema....... em 307 era mato por aqui.


                                                E parece que assim continha...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                  Terei que ver isso então do dito pó...

                                                  Quanto à peça, já se esteve a ver em tempos e indicação dada, é que poderiam tentar colocar ooutra resistência, mas não garantiam que depois entrasse no devido local.

                                                  Mas nada como voltar a questionar nesse sentido.
                                                  essa peça amarela é uma resistencia ? olha q tenho duvidas pq ela parece ter um sentido

                                                  vé isso com quem entenda de eletronica

                                                  muitas vezes podemos resolver com menos de 1 euro , espero ser o teu caso

                                                  o ruim : pelo q vi num forum , se tiveres problema no motor > precisas desmontar todo o painel ( como no 206 ) !

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                                    essa peça amarela é uma resistencia ? olha q tenho duvidas pq ela parece ter um sentido

                                                    vé isso com quem entenda de eletronica

                                                    muitas vezes podemos resolver com menos de 1 euro , espero ser o teu caso

                                                    o ruim : pelo q vi num forum , se tiveres problema no motor > precisas desmontar todo o painel ( como no 206 ) !



                                                    Tenho andando a ver de facto foruns com 206 e 307.

                                                    Aquele cilindro na ponta, aparentemente será um fusível de temperatura.


                                                    No caso:








                                                    O que encontrei, é que há quem o troque por um de temperatura superior...

                                                    Mas já agora e para facilitar uma futura troca:







                                                    Ou então, cortar e soldar...





                                                    in: http://www.resistancechauffageventil...thermique.html

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Se fôr mesmo o fusível térmico... já encontrei os ditos, por exemplo:






                                                      in: http://www.castroelectronica.pt/loja-virtual/trmicos-1


                                                      Mantendo os tais 183ºC ou até subindo um pouco o limite de temperatura.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                        Se fôr mesmo o fusível térmico... já encontrei os ditos, por exemplo:






                                                        in: http://www.castroelectronica.pt/loja-virtual/trmicos-1


                                                        Mantendo os tais 183ºC ou até subindo um pouco o limite de temperatura.
                                                        tiras a solda de um dos lados e testa , logo sabes

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por nto Ver Post

                                                          Mas já agora e para facilitar uma futura troca:




                                                          esta ideia penso q foi foi a partir disto :

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

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