não existe um prazo nem um x km's definido, o seu tempo de vida vai depender do tipo de uso que o carro tiver ao longo dos anos , o que quando começam a apresentar sintomas é que devem ser substituídos ou recondicionados conforme a situação...
entre 150.000 e 200.000 deve ser necessário trocar... mas mesmo com 100.000 se calhar se trocares vais notar diferença... é uma questão de sentires o carro muito abanao.
Os meu foram à vida com 120mil, segundo alguns mecânicos, inclusive na marca, diziam que estavam bons, mas eu como conduzo este carro desde novo sei bem ver as diferenças, optei por substituir, conclusão. Como da noite para o dia.
É um problema saber quando os amortecedores estão em bom estado ou não quando não estão a babar óleo, só desmontando e testando um a um, mas ninguém vai fazer isso, como já referido, só mesmo conhecendo bem o carro desde novo.
Os meu foram à vida com 120mil, segundo alguns mecânicos, inclusive na marca, diziam que estavam bons, mas eu como conduzo este carro desde novo sei bem ver as diferenças, optei por substituir, conclusão. Como da noite para o dia.
Fabricantes recomendam a cada 80000kms.. mas é sempre variável...
O meu voto também vai para esse valor, claro está que com esses km os amortecedores ainda têm alguma vida e exercem parte da sua função.
Geralmente (isso quando mudam) as pessoas só mandam trocar quando não existe amortecedor, é a ideia que tenho.
O que se costuma dizer para fazer e que é completamente errado (a não ser que os amortecedores já não tenham vida):
Procedimento não recomendável: Testar com a mão
Testar um amortecedor por esticamento e compressão não é possível, pois as forças e as velocidades necessárias para este teste de segurança não podem ser atingidas manualmente. Este procedimento consegue apenas revelar amortecedores completamente inoperacionais.
O meu voto também vai para esse valor, claro está que com esses km os amortecedores ainda têm alguma vida e exercem parte da sua função.
Geralmente (isso quando mudam) as pessoas só mandam trocar quando não existe amortecedor, é a ideia que tenho.
O que se costuma dizer para fazer e que é completamente errado (a não ser que os amortecedores já não tenham vida):
Muita gente não troca pois n tem o carro desde de novo, eu por exemplo nao faço ideia se os meus estão bons ou maus...
O elemento chave de um amortecedor é o óleo, logo aí não é preciso ser um engenheiro para chegar à conclusão de que este, quando é sujeito a altas temperaturas e pressões durante um X tempo, perde as suas caracteristicas e qualidades dinâmicas como qualquer óleo.
Os amortecedores de traz do meu carro ja tem 216000km e 12 anos e ainda passam na inspecção e não sei se será ou não boa ideia de os trocar ou sera que podem ainda durar mais tempo dado que os percursos q faço são autoestrada na sua maioria?
Os amortecedores de traz do meu carro ja tem 216000km e 12 anos e ainda passam na inspecção e não sei se será ou não boa ideia de os trocar ou sera que podem ainda durar mais tempo dado que os percursos q faço são autoestrada na sua maioria?
Eu trico os meus qd atengem os 35% da sua capacidade, pois o carro já baloiça imenso e numa travagem de emergência é acidente garantido. No IPO só se estiver a 20% se n estou em erro é q chumba
Já agora para uma Space star 1.9 DI-D 102cv de 2004 qual a referência dos amortecedores de marca Kyb que devo comprar?Pois verifiquei que tambem existe o modelo de amortecedor para estradas degradadas.
Já agora para uma Space star 1.9 DI-D 102cv de 2004 qual a referência dos amortecedores de marca Kyb que devo comprar?Pois verifiquei que tambem existe o modelo de amortecedor para estradas degradadas.
WTF?, existem referências de amortecedores para estradas degradadas? também quero.
WTF?, existem referências de amortecedores para estradas degradadas? também quero.
Existem. Geralmente destinados a mercados do 3º mundo Áfricas etc...
Em relação à duração dum amortecedor, normalmente os centros de inspecção detectam um amortecedor em mau estado pelo que não há grande motivo de preocupação.
Um sinal típico é o carro entrar em subvibração e patinar ao curvar a mais alta velocidade. Eu noto bem qd estão nas lonas mas há quem não tenha noção disso pq se habituam-se às reacções dos carros e não percebem que o amortecedor já deu o berro.
Muitos mudam pneus pq pensam que o carro patina por causa do piso do pneu...
Dizes bem, os centros de inspecção detectam um amortecedor ou mais em mau estado, mas só quando existe um desiquílibrio entre alguns deles, se estiverem todos nas lonas por igual, ficas aprovado.
Existem. Geralmente destinados a mercados do 3º mundo Áfricas etc...
Em relação à duração dum amortecedor, normalmente os centros de inspecção detectam um amortecedor em mau estado pelo que não há grande motivo de preocupação.
Um sinal típico é o carro entrar em subvibração e patinar ao curvar a mais alta velocidade. Eu noto bem qd estão nas lonas mas há quem não tenha noção disso pq se habituam-se às reacções dos carros e não percebem que o amortecedor já deu o berro.
Muitos mudam pneus pq pensam que o carro patina por causa do piso do pneu...
E como sabe se são os da frente ou os de traz q estão nas lonas? Qual a percentagem apartir da qual tem-se q trocar de amortecedor para eu depois perguntar ao sujeito da inspecção o resultado obtido. Alem do amortecedor é preciso trocar mais alguma coisa?
Editado pela última vez por gmrg; 18 July 2016, 09:36.
Eu trico os meus qd atengem os 35% da sua capacidade, pois o carro já baloiça imenso e numa travagem de emergência é acidente garantido. No IPO só se estiver a 20% se n estou em erro é q chumba
Não te guies pelas percentagens da IPO! Já me aconteceu de amortecedores novos não chegarem a 70% por isso para mim vale +/- 0 o que mostra no IPO...
Eu também não guio pela IPO, nos meus percursos diários consigo notar quando já estão a perder eficácia, em mau piso e com curvas é onde faz a diferença.
Quando vejo que está na altura troco independentemente do resultado desses testes, pois num dos carros troquei os 4 com cerca de 240K kms e na IPO ainda estavam bons.
Eu também não guio pela IPO, nos meus percursos diários consigo notar quando já estão a perder eficácia, em mau piso e com curvas é onde faz a diferença.
Quando vejo que está na altura troco independentemente do resultado desses testes, pois num dos carros troquei os 4 com cerca de 240K kms e na IPO ainda estavam bons.
O meu ainda so tem 216000km feitos a traz e portanto ainda os posso ter por mais um cadito. Notaste muita diferença após a troca? So trocaste os amortecedores ou tb foram mais peças?
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