Boas,
Crio este tópico para o pessoal partilhar pequenas coisas que fazemos que podem causar desgaste prematuro de algumas peças, para o pessoal partilhar as suas experiências, as vezes quando descobrimos já é tarde demais e já temos o problema.
Deixo aqui alguns que fui aprendendo ao longo do tempo, algumas sofri as consequências, algumas são senso comum outras nem por isso.
- Meter primeira mudança ou marcha atrás sem o carro totalmente parado pode danificar a caixa.
- Usar a embraiagem para parar o carro em subidas causa desgaste prematuro.
- Nunca ter o pé em cima do pedal da embraiagem quando não em uso senão pode causar que patine e desgaste mais rápido.
- Pé no travão no transito após travagens, ou seja com os discos quentes, pode empenar discos de travão, usem o travão de mão.
- Passar com o carro por lombas, buracos e tampas de esgoto, etc na maior causa desgaste prematuro da suspensão.
- Más estradas a elevada velocidade aumentam o risco de barulhos parasitas a médio prazo.
- Elevada exposição do carro ao sol também tem tendência para ganhar mais barulhos parasitas.
- Deve-se evitar arrancar em segunda, desgaste elevado da embraiagem.
- Deve-se evitar elevadas RPM com o carro a frio.
- Tirar lixo da pintura sem lavar, por exemplo têm algo na pintura e não vos apetece lavar o carro todo, passam um pano humido.... isto causa riscos na pintura e fica basso nessa localização.
- Usar lavagens automáticas por norma risca a pintura do carro.
- Deve-se lubrificar as calhas dos vidros com spray de silicone de modo a aumentar a duração do mecanismo e do motor eléctrico.
- Não se deve usar quando o vidro está muito frio o aquecimento para o desembaciar, risco de fissuras no vidros, o mesmo se aplica a aplicar liquido de limpeza, apesar de no nosso país não ser muito problemático.
- Em autoestradas não ir colado ao carro da frente... e camiões ainda pior, para além da falta de segurança, existe risco de pedras projectadas, causa danos na pintura bem como pode partir vidros.
- Se uma bateria estiver totalmente descarregada, existe um pequeno risco de queimar o alternador por excesso de esforço para a carregar, o alternador não foi concebido para carregar totalmente a bateria, em caso de descarga deve ser usado carregador fixo de baterias. Não sei se se aplica a todos os carros dado que os mais recentes devem ter algum mecanismo para controlar o excesso de esforço...
- Deve-se evitar virar a direcção do carro com o carro totalmente parado, causa um enorme esforço a todos os componentes da direcção causando problemas e folgas a longo prazo.
- Não se deve aplicar agua da torneira no reservatório de limpa vidros, caso façam isto mais tarde ou mais cedo vai entupir.
Se já existir apaguem sff, e se alguma estiver errada indiquem... Espero que seja útil para pessoal com o primeiro carro, e não só, pessoal como eu que passa a vida a fazer asneiras por desconhecimento.
Cumps
Crio este tópico para o pessoal partilhar pequenas coisas que fazemos que podem causar desgaste prematuro de algumas peças, para o pessoal partilhar as suas experiências, as vezes quando descobrimos já é tarde demais e já temos o problema.
Deixo aqui alguns que fui aprendendo ao longo do tempo, algumas sofri as consequências, algumas são senso comum outras nem por isso.
- Meter primeira mudança ou marcha atrás sem o carro totalmente parado pode danificar a caixa.
- Usar a embraiagem para parar o carro em subidas causa desgaste prematuro.
- Nunca ter o pé em cima do pedal da embraiagem quando não em uso senão pode causar que patine e desgaste mais rápido.
- Pé no travão no transito após travagens, ou seja com os discos quentes, pode empenar discos de travão, usem o travão de mão.
- Passar com o carro por lombas, buracos e tampas de esgoto, etc na maior causa desgaste prematuro da suspensão.
- Más estradas a elevada velocidade aumentam o risco de barulhos parasitas a médio prazo.
- Elevada exposição do carro ao sol também tem tendência para ganhar mais barulhos parasitas.
- Deve-se evitar arrancar em segunda, desgaste elevado da embraiagem.
- Deve-se evitar elevadas RPM com o carro a frio.
- Tirar lixo da pintura sem lavar, por exemplo têm algo na pintura e não vos apetece lavar o carro todo, passam um pano humido.... isto causa riscos na pintura e fica basso nessa localização.
- Usar lavagens automáticas por norma risca a pintura do carro.
- Deve-se lubrificar as calhas dos vidros com spray de silicone de modo a aumentar a duração do mecanismo e do motor eléctrico.
- Não se deve usar quando o vidro está muito frio o aquecimento para o desembaciar, risco de fissuras no vidros, o mesmo se aplica a aplicar liquido de limpeza, apesar de no nosso país não ser muito problemático.
- Em autoestradas não ir colado ao carro da frente... e camiões ainda pior, para além da falta de segurança, existe risco de pedras projectadas, causa danos na pintura bem como pode partir vidros.
- Se uma bateria estiver totalmente descarregada, existe um pequeno risco de queimar o alternador por excesso de esforço para a carregar, o alternador não foi concebido para carregar totalmente a bateria, em caso de descarga deve ser usado carregador fixo de baterias. Não sei se se aplica a todos os carros dado que os mais recentes devem ter algum mecanismo para controlar o excesso de esforço...
- Deve-se evitar virar a direcção do carro com o carro totalmente parado, causa um enorme esforço a todos os componentes da direcção causando problemas e folgas a longo prazo.
- Não se deve aplicar agua da torneira no reservatório de limpa vidros, caso façam isto mais tarde ou mais cedo vai entupir.
Se já existir apaguem sff, e se alguma estiver errada indiquem... Espero que seja útil para pessoal com o primeiro carro, e não só, pessoal como eu que passa a vida a fazer asneiras por desconhecimento.
Cumps
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