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Tópico dos maus habitos ao volante que podem causar avarias/desgaste de componentes

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    Tópico dos maus habitos ao volante que podem causar avarias/desgaste de componentes

    Boas,

    Crio este tópico para o pessoal partilhar pequenas coisas que fazemos que podem causar desgaste prematuro de algumas peças, para o pessoal partilhar as suas experiências, as vezes quando descobrimos já é tarde demais e já temos o problema.

    Deixo aqui alguns que fui aprendendo ao longo do tempo, algumas sofri as consequências, algumas são senso comum outras nem por isso.


    - Meter primeira mudança ou marcha atrás sem o carro totalmente parado pode danificar a caixa.

    - Usar a embraiagem para parar o carro em subidas causa desgaste prematuro.

    - Nunca ter o pé em cima do pedal da embraiagem quando não em uso senão pode causar que patine e desgaste mais rápido.

    - Pé no travão no transito após travagens, ou seja com os discos quentes, pode empenar discos de travão, usem o travão de mão.

    - Passar com o carro por lombas, buracos e tampas de esgoto, etc na maior causa desgaste prematuro da suspensão.

    - Más estradas a elevada velocidade aumentam o risco de barulhos parasitas a médio prazo.

    - Elevada exposição do carro ao sol também tem tendência para ganhar mais barulhos parasitas.

    - Deve-se evitar arrancar em segunda, desgaste elevado da embraiagem.

    - Deve-se evitar elevadas RPM com o carro a frio.

    - Tirar lixo da pintura sem lavar, por exemplo têm algo na pintura e não vos apetece lavar o carro todo, passam um pano humido.... isto causa riscos na pintura e fica basso nessa localização.

    - Usar lavagens automáticas por norma risca a pintura do carro.

    - Deve-se lubrificar as calhas dos vidros com spray de silicone de modo a aumentar a duração do mecanismo e do motor eléctrico.

    - Não se deve usar quando o vidro está muito frio o aquecimento para o desembaciar, risco de fissuras no vidros, o mesmo se aplica a aplicar liquido de limpeza, apesar de no nosso país não ser muito problemático.

    - Em autoestradas não ir colado ao carro da frente... e camiões ainda pior, para além da falta de segurança, existe risco de pedras projectadas, causa danos na pintura bem como pode partir vidros.

    - Se uma bateria estiver totalmente descarregada, existe um pequeno risco de queimar o alternador por excesso de esforço para a carregar, o alternador não foi concebido para carregar totalmente a bateria, em caso de descarga deve ser usado carregador fixo de baterias. Não sei se se aplica a todos os carros dado que os mais recentes devem ter algum mecanismo para controlar o excesso de esforço...

    - Deve-se evitar virar a direcção do carro com o carro totalmente parado, causa um enorme esforço a todos os componentes da direcção causando problemas e folgas a longo prazo.

    - Não se deve aplicar agua da torneira no reservatório de limpa vidros, caso façam isto mais tarde ou mais cedo vai entupir.


    Se já existir apaguem sff, e se alguma estiver errada indiquem... Espero que seja útil para pessoal com o primeiro carro, e não só, pessoal como eu que passa a vida a fazer asneiras por desconhecimento.

    Cumps
    Editado pela última vez por mok; 06 July 2016, 00:20.

    #2
    Usar o óleo ideal. A fricção a frio é tremenda com o óleo errado

    Comentário


      #3
      Bom tópico!

      Deixo aqui o meu contributo:
      - Evitar conduzir com a mão na manete das mudanças

      Comentário


        #4
        Circular com pressão errada nos pneumáticos, não deve ter mais nem menos do que aquela que é a preconizada pelo fabricante para determinada medida de jante/pneu.

        Comentário


          #5
          Obrigar o carro a subir numa mudança muito alta quando a rotação desce. Ou seja, prego a fundo e o carro a pastelar.

          Comentário


            #6
            Eu vejo aqui alguma bullshit e mitos mas outras que são bastantes úteis. Essa da mão na manete é uma que me refiro ser mito. Entre outras no primeiro post que é mais mito que outra coisa.

            No final, bom tópico

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
              Essa da mão na manete é uma que me refiro ser mito.
              Discordo.
              Ao levares lá a mão transmite mais vibração ao mecanismo e provoca mais folgas.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                Eu vejo aqui alguma bullshit e mitos mas outras que são bastantes úteis. Essa da mão na manete é uma que me refiro ser mito. Entre outras no primeiro post que é mais mito que outra coisa.

                No final, bom tópico
                Não é mito não, tb já ouvi falar disso mas esqueci-me de mencionar.

                Comentário


                  #9
                  Há provas disso? Ou não passa do "diz que disse"?

                  Com essa há o ter o pé em cima da embraiagem referido lá em cima, uma coisa é em cima, outra é a carregar (todos sabemos que há quem esteja parado com primeira engatada).

                  E aquela do pé no travão com os discos quentes, como é que a pastilha em contacto com disco quente irá gerar força ou arrefecimento para causar um empeno de algo metálico?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                    Há provas disso? Ou não passa do "diz que disse"?

                    Com essa há o ter o pé em cima da embraiagem referido lá em cima, uma coisa é em cima, outra é a carregar (todos sabemos que há quem esteja parado com primeira engatada).

                    E aquela do pé no travão com os discos quentes, como é que a pastilha em contacto com disco quente irá gerar força ou arrefecimento para causar um empeno de algo metálico?
                    Quando referias mitos até pensei que fossem outras coisas, estes... são temas mais que conhecidos, não sou cientista portanto não o vou provar como é obvio.

                    No primeiro caso se conseguires ter o pé em cima e não pressionar nada não tem problema nenhum, mas ao andar em cima vais pressionar uns mms de certeza, sob pressão a embraiagem vai rodar pois não está tão bem presa como deveria. Se for uma estrada irregular então.....

                    No segundo discos empenados é um termo dado que não reflecte a verdade, os discos na verdade não empenam mas ganham depositos irregulares de pastilha que causa a tal vibração, estando a pastilha e discos a temperaturas elevadas esta passa para o disco criando um ciclo vicioso em que vai acabar sempre por ter mais residuos em alguns locais que noutros. Quando falo em residuos não falo em pó, falo numa reacção quimica que os restos da pastilha reagem a elevadas temperaturas com o metal do disco criando uma especie de metal muito mais duro, causando as tais vibrações que chamam de empeno..

                    Comentário


                      #11
                      Então os discos não empenam com as temperaturas elevadas? O metal não empena?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                        Então os discos não empenam com as temperaturas elevadas? O metal não empena?
                        Basicamente isso é o que as pessoas chamam "empenado" mas não é empenado. Quando se fala em "empenado" que na realidade não empenado umas das causas é a que mencionei.

                        Uma vez "empenado" só vai ao sitio rectificando ou trocando discos e pastilhas

                        http://www.stoptech.com/technical-su...nd-other-myths

                        In fact every case of "warped brake disc" that I have investigated, whether on a racing car or a street car, has turned out to be friction pad material transferred unevenly to the surface of the disc. This uneven deposition results in thickness variation (TV) or run-out due to hot spotting that occurred at elevated temperatures.
                        Editado pela última vez por mok; 06 July 2016, 13:35.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                          Então os discos não empenam com as temperaturas elevadas? O metal não empena?
                          Claro que empena. Basta teres os discos muito quentes e passar sobre uma poça de água fria que eles vão empenar. Isso não invalida que haja outro fenómeno diferente (com os mesmos sintomas) que é o depósito do abrasivo no disco.

                          Comentário


                            #14
                            Era isso que estava a querer dizer ClioII. Até porque já empenei uns discos assim e não foi cá de detritos. Estavam mesmo tortos.

                            Comentário


                              #15
                              Sim tambem já me aconteceu.. viagem a descer uns bons KM e do nada água com fartura no chao... discos de trás com os porcos... os da frente não tiveram esse azar, felizmente.

                              Comentário


                                #16
                                mas se forem ao mecanico e tiverem um problema ou outro, os sintomas são os mesmos, etc a reposta vai ser empenado... diria que lavar o carro com eles quentes tb n deve ser boa ideia embora aí tenham mais tempo para arrefecer que em andamento.

                                Comentário


                                  #17
                                  Na lavagem se for à pressão por norma a água que inicias a lavagem é quente, é mais dificil acontecer mas até pode ajudar ao empeno.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                    Eu vejo aqui alguma bullshit e mitos mas outras que são bastantes úteis. Essa da mão na manete é uma que me refiro ser mito. Entre outras no primeiro post que é mais mito que outra coisa.

                                    No final, bom tópico
                                    Não creio que seja mito, no manual da carrinha do meu pai tem lá isso como sendo algo a evitar.

                                    Bom tópico mok.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Fazer o 69 enquanto se conduz é um mau hábito que causa sujidade e desgaste no forro do tejadilho com os pés da maria a roçar lá.

                                      Por isso só se deve fazer em caso de extrema necessidade e de preferência quando a maria tiver os pés lavados.

                                      Além disso é um hábito perigoso. Se a maria soltar um gás dos fortes pode-se perder os sentidos durantes alguns segundos e originar um despiste.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                        Fazer o 69 enquanto se conduz é um mau hábito que causa sujidade e desgaste no forro do tejadilho com os pés da maria a roçar lá.

                                        Por isso só se deve fazer em caso de extrema necessidade e de preferência quando a maria tiver os pés lavados.

                                        Além disso é um hábito perigoso. Se a maria soltar um gás dos fortes pode-se perder os sentidos durantes alguns segundos e originar um despiste.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                          - Pé no travão no transito após travagens, ou seja com os discos quentes, pode empenar discos de travão, usem o travão de mão.



                                          O travão de mão, será para ser usado, somente e depois da viatura estar imobilizada.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                            Eu vejo aqui alguma bullshit e mitos mas outras que são bastantes úteis. Essa da mão na manete é uma que me refiro ser mito. Entre outras no primeiro post que é mais mito que outra coisa.

                                            No final, bom tópico
                                            É logo o primeiro ponto abordado:

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Dogzilla Ver Post
                                              É logo o primeiro ponto abordado:

                                              bom video, todos os 5 temas se não estou em erro foram falados neste tópico, excepto o usar o ponto morto qdo o carro esta parado.

                                              já me tinha questionado várias vezes sobre qual seria melhor deixar em primeira e pressionar a embraiagem ou meter em ponto morto e levantar a embraiagem, aí esta a resposta

                                              Comentário


                                                #24
                                                Ligar o motor de arranque sempre com o carro desengatado e com o pé na embraiagem.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Dogzilla, não consigo ver o video agora, mas a seu tempo verei para ver os factos que se provam, ou não, ai.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                                    Ligar o motor de arranque sempre com o carro desengatado e com o pé na embraiagem.
                                                    ligar o carro e não o motor de arranque, com o pé na embraiagem... isso do desengatado não faz sentido nem bem

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                                      Ligar o motor de arranque sempre com o carro desengatado e com o pé na embraiagem.
                                                      O que deve fazer mal é em ponto morto sem embraiagem pressionada, de resto tanto faz, diria eu, pois a embraiagem estando desengatada pouco importa em que mudanca estás.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Também acho que o importante é estar com a embraiagem pressionada.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Já vi o video e no ponto do colocar a mão em cima da manete, vi também um bom comment por lá:

                                                          Your info about resting your hand on a floor gearshift is not correct for 99.9% of all front wheel drive vehicles. The gear lever in such vehicles is connected to rods which pull and push the selector inside the box, but does not actually enter the transfer case.



                                                          Isto parece-se muito com aqueles que dizem para puxar o travão de mão com o botão pressionado para não desgastar os dentes

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                                            Há provas disso? Ou não passa do "diz que disse"?

                                                            Com essa há o ter o pé em cima da embraiagem referido lá em cima, uma coisa é em cima, outra é a carregar (todos sabemos que há quem esteja parado com primeira engatada).

                                                            E aquela do pé no travão com os discos quentes, como é que a pastilha em contacto com disco quente irá gerar força ou arrefecimento para causar um empeno de algo metálico?
                                                            Mesmo que só pressiones uns mm's estás ali a criar folga e a curto médio prazo dás logo conta da embraiagem a patinar.

                                                            Eu estraguei uma embraiagem à conta dessa história do pé em cima do pedal, portanto mito não é.

                                                            Comentário

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