Anúncio

Collapse
No announcement yet.

307SW - Barulho estranho

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    307SW - Barulho estranho

    Boas pessoal.

    Cá por casa comprou-se uma 307SW de 11/2005 num concessionário Seat. Apenas 97.000km, a carrinha pareceu impecável nos primeiros km até que nos deparámos com os seguintes problemas:

    - A carrinha, ao fazer uma curva, devido ao estado dos pneus traseiros perdeu tracção. Activou o ESP e voltou à normalidade, mas a carrinha foi abrandando até que parou. A partir daí não se mexeu, a carrinha bloqueou. Não conseguiamos arrancar de maneira nenhuma, estava de tal forma agarrada que tentar arrancar era derreter embraiagem. O CB acusou problema no sistema de travagem. Ao sair da viatura, trancando e voltando a entrar, voltou tudo ao normal. Até hoje ainda não percebi o que se terá passado. Contactou-se o stand que vendeu a carrinha, e no dia a seguir foi para lá.
    Conclusão: foi reprogramada. Aparentemente estava muito sensível a travagens e perdas de tracção e este bloqueio deveu-se a ter entrado em safe mode que, de acordo com os mecânicos da Seat, só costuma acontecer quando se dá um toque com o carro. Já alguma vez ouviram falar de algo semelhante?

    - Piscas: ao fazer pisca para a direita, o pisca piscava rapidamente 2 ou 3 vezes e normalizava logo a seguir. Reparei que o pisca traseiro estava fraco e mudei a lâmpada. Aparentemente ficou ok mas voltou a acontecer isto mesmo com a lâmpada nova. CB acusou "pisca(s) com defeito"

    Resumindo: após a reprogramação que fizeram à carrinha, nunca mais bloqueou nem o pisca teve problemas. Continua é com uma luz muito fraquinha... mal se vêm de dia! Mas só os traseiros...

    Deparei-me com outras coisas que me fizeram alguma comichão, nomeadamente:

    - Regulação de faróis em altura não funciona. Será por serem Xénon e terem regulação automática?
    - Eu não oiço os piscas! Isso mete-me uma confusão enorme. Só quando tenho o rádio mesmo baixinho é que consigo ouvir... é normal nos 307 ou alguma anomalia?
    - Não consigo regular a temperatura para o lado do pendura na sofagem. Fica sempre ar frio... mas do condutor funciona bem. Ha algum tipo de reset que possa fazer?
    - Não consigo accionar o super trancamento. No manual diz como se faz mas não acontece nada... a carrinha tranca-se normalmente simplesmente.
    - No fundo do pedal do acelerador tenho um "click" que faz que consiga ir um bocadinho de nada mais abaixo. Qual é a função? É normal?
    - O quadrante de vez enquando passa-se. Quando meto a chave na ignição por vezes o ponteiro das rpm sobe e desce logo e ha vezes em que marca 0kms mas volta logo ao normal. Com o carro a trabalhar não há qualquer problema, a n ser o ponteiro da velocidade saltar dos 0 para os 10 e só a partir daí ser progressivo. Isto tudo é defeito ou feitio?
    - Barulho muito estranho. Comecei a notar um assobio junto da panela de escape que é muito estranho. Parecem grilos. Poderá ser algo grave? Por vezes é mais audível do que outras. Fiz um vídeo para se ter uma ideia melhor: https://youtu.be/GUdCw_I9o2I

    Peço desculpa pela dimensão do tópico. Mas são coisas que me têm feito alguma comichão e como ainda não conheço bem a carrinha e já ouvi dizer que os problemas electrónicos nestes carros são aos pontapés, estou muito preocupado...

    Outro facto a frisar: Isto tudo aconteceu num espaço de 5000km's que foram feito desde que temos a carrinha.

    Um abraço e obrigado pela vossa atenção.

    #2
    o click do pedal é para quando utilizas o cruise control ou limitador aumentares a velocidade sem os desligares.

    Xenon? Não me parece, tem lava faróis?

    Ao resto dos problemas é melhor ires à garantia.

    Comentário


      #3
      Pisca com esse defeito de piscar assim e luz fraca é falta de massa. Verifica o conector, especialmente o fio terra se não estará derretido e com mau contacto.
      Se tiver xenon não dá para regular altura, é automático consoante o peso que leva.
      Era suposto ouvires o pisca, a não ser que leves o som aos berros.
      Regulaçao de sofagem: é AC auto? Se for o frio e quente é regulado por pequenos motores que dão defeito, é de barata resolução.
      Quadrante: Feitio
      Supertrancamento: tem Alarme?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
        o click do pedal é para quando utilizas o cruise control ou limitador aumentares a velocidade sem os desligares.

        Xenon? Não me parece, tem lava faróis?

        Ao resto dos problemas é melhor ires à garantia.
        Antes demais obrigado pela resposta. Desconhecia essa função do click.
        Não tem lava faróis... mas tem os médios muito branquinhos e com uma luz intensa.
        Se o resto for simples de se resolver, não vale a pena...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por shadowlord2 Ver Post
          Pisca com esse defeito de piscar assim e luz fraca é falta de massa. Verifica o conector, especialmente o fio terra se não estará derretido e com mau contacto.
          Se tiver xenon não dá para regular altura, é automático consoante o peso que leva.
          Era suposto ouvires o pisca, a não ser que leves o som aos berros.
          Regulaçao de sofagem: é AC auto? Se for o frio e quente é regulado por pequenos motores que dão defeito, é de barata resolução.
          Quadrante: Feitio
          Supertrancamento: tem Alarme?
          Obrigado pela resposta! Irei verificar o fio assim que tiver oportunidade.
          Em relação aos Xénon, eu sei que é de regulação automática. O que é estranho é o carro vir com o regulador manual de origem se trás os Xénon também de origem... será caso se queira meter outro tipo de lâmpada?
          Oiço o pisca apenas com a música baixinha... mas quando não se mete o cinto e se deixa passar algum tempo aquilo apita até algo alto. Dai perguntar se é normal visto que estes beeps de não se meter o cinto são bem perceptíveis e o som vem do mesmo sitio, até porque corta o som completamente do pisca quando está a apitar
          É AC auto sim. Fico satisfeito por saber isso. Pensei que fosse um sistema sofisticado e estava com medo dos valores...
          Em relação ao supertrancamento: não, não tem alarme... mas alguma destas carrinhas trás alarme de origem? É que se não estou em erro o manual da carrinha em nada refere "alarme"

          Comentário


            #6
            Os 307 pré-restyling eram conhecidos por terem assim várias "nunces" eléctricas. A mudança deu-se em 2005. Qual é a versão da tua?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
              Os 307 pré-restyling eram conhecidos por terem assim várias "nunces" eléctricas. A mudança deu-se em 2005. Qual é a versão da tua?
              Esta já é uma T6, com a frente "boca de tubarão"
              Por acaso eu sabia disso antes de comprar a carrinha, e o facto de ler que as mais modernas usam um sistema electrónico muito mais evoluido colocou fora de hipótese uma pré-restyling.

              Comentário


                #8
                a viatura não tem xenon de origem.
                não tens alarme não tens supertrancamento.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por JGon Ver Post
                  Boas pessoal.

                  Cá por casa comprou-se uma 307SW de 11/2005 num concessionário Seat. Apenas 97.000km, a carrinha pareceu impecável nos primeiros km até que nos deparámos com os seguintes problemas:

                  - A carrinha, ao fazer uma curva, devido ao estado dos pneus traseiros perdeu tracção. Activou o ESP e voltou à normalidade, mas a carrinha foi abrandando até que parou. A partir daí não se mexeu, a carrinha bloqueou. Não conseguiamos arrancar de maneira nenhuma, estava de tal forma agarrada que tentar arrancar era derreter embraiagem. O CB acusou problema no sistema de travagem. Ao sair da viatura, trancando e voltando a entrar, voltou tudo ao normal. Até hoje ainda não percebi o que se terá passado. Contactou-se o stand que vendeu a carrinha, e no dia a seguir foi para lá.
                  Conclusão: foi reprogramada. Aparentemente estava muito sensível a travagens e perdas de tracção e este bloqueio deveu-se a ter entrado em safe mode que, de acordo com os mecânicos da Seat, só costuma acontecer quando se dá um toque com o carro. Já alguma vez ouviram falar de algo semelhante?

                  - Piscas: ao fazer pisca para a direita, o pisca piscava rapidamente 2 ou 3 vezes e normalizava logo a seguir. Reparei que o pisca traseiro estava fraco e mudei a lâmpada. Aparentemente ficou ok mas voltou a acontecer isto mesmo com a lâmpada nova. CB acusou "pisca(s) com defeito"

                  Resumindo: após a reprogramação que fizeram à carrinha, nunca mais bloqueou nem o pisca teve problemas. Continua é com uma luz muito fraquinha... mal se vêm de dia! Mas só os traseiros...
                  Falta de massa nesse farol. Feitio..
                  Deparei-me com outras coisas que me fizeram alguma comichão, nomeadamente:

                  - Regulação de faróis em altura não funciona. Será por serem Xénon e terem regulação automática?
                  Se tem Xénon, regula automaticamente. Ou devia..
                  - Eu não oiço os piscas! Isso mete-me uma confusão enorme. Só quando tenho o rádio mesmo baixinho é que consigo ouvir... é normal nos 307 ou alguma anomalia?
                  Faz pouco barulho.
                  - Não consigo regular a temperatura para o lado do pendura na sofagem. Fica sempre ar frio... mas do condutor funciona bem. Ha algum tipo de reset que possa fazer?
                  Problema mais do que conhecido e existe um kit de reparação original Peugeot. Tenho um vídeo de como resolver isso.
                  - Não consigo accionar o super trancamento. No manual diz como se faz mas não acontece nada... a carrinha tranca-se normalmente simplesmente.
                  Tem alarme de origem?
                  - No fundo do pedal do acelerador tenho um "click" que faz que consiga ir um bocadinho de nada mais abaixo. Qual é a função? É normal?
                  Sim o click é o "overboost"
                  - O quadrante de vez enquando passa-se. Quando meto a chave na ignição por vezes o ponteiro das rpm sobe e desce logo e ha vezes em que marca 0kms mas volta logo ao normal. Com o carro a trabalhar não há qualquer problema, a n ser o ponteiro da velocidade saltar dos 0 para os 10 e só a partir daí ser progressivo. Isto tudo é defeito ou feitio?
                  Normal.
                  - Barulho muito estranho. Comecei a notar um assobio junto da panela de escape que é muito estranho. Parecem grilos. Poderá ser algo grave? Por vezes é mais audível do que outras. Fiz um vídeo para se ter uma ideia melhor: https://youtu.be/GUdCw_I9o2I
                  Não oiço anomalias
                  Peço desculpa pela dimensão do tópico. Mas são coisas que me têm feito alguma comichão e como ainda não conheço bem a carrinha e já ouvi dizer que os problemas electrónicos nestes carros são aos pontapés, estou muito preocupado...

                  Outro facto a frisar: Isto tudo aconteceu num espaço de 5000km's que foram feito desde que temos a carrinha.

                  Um abraço e obrigado pela vossa atenção.
                  Respondido a negrito.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                    Respondido a negrito.
                    Muito obrigado pela resposta.

                    O click é o overboost? Em que é que consiste? Tem a ver com o boost do turbo? Ou seja, a potência máxima que o motor consegue fornecer é só no click?
                    Não ouve anomalias? Então esse assobio que se ouve no vídeo é algo normal?
                    Já agora esse kit peugeot é caro? Um abraço e obrigado mais uma vez
                    E não, a carrinha não tem alarme de origem. E os faróis aparentemente são Xénon. Mas a regulação manual está lá...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JGon Ver Post
                      Muito obrigado pela resposta.

                      O click é o overboost? Em que é que consiste? Tem a ver com o boost do turbo? Ou seja, a potência máxima que o motor consegue fornecer é só no click?
                      Não ouve anomalias? Então esse assobio que se ouve no vídeo é algo normal?
                      Já agora esse kit peugeot é caro? Um abraço e obrigado mais uma vez
                      E não, a carrinha não tem alarme de origem. E os faróis aparentemente são Xénon. Mas a regulação manual está lá...
                      Provavelmente o xénon foi adaptado mais tarde. O comando de regulação dos faróis de halogéneo anteriores lá ficou.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por JGon Ver Post
                        Muito obrigado pela resposta.

                        O click é o overboost? Em que é que consiste? Tem a ver com o boost do turbo? Ou seja, a potência máxima que o motor consegue fornecer é só no click?
                        Não ouve anomalias? Então esse assobio que se ouve no vídeo é algo normal?
                        Já agora esse kit peugeot é caro? Um abraço e obrigado mais uma vez
                        E não, a carrinha não tem alarme de origem. E os faróis aparentemente são Xénon. Mas a regulação manual está lá...
                        O kit não chega a 15€..
                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                        Provavelmente o xénon foi adaptado mais tarde. O comando de regulação dos faróis de halogéneo anteriores lá ficou.
                        Bingo.

                        Comentário


                          #13
                          Hoje à noite tiro uma foto aos faróis com os médios ligados para clarificar se são de facto Xénon.
                          Em relação ao click do acelerador, ainda fiquei em dúvida de qual a função. Se é de facto overboost, tenho que acelerar até ao click para o "activar"? Tive a ver outro tópico aqui no fórum e a conclusão foi que o click nada tem a ver com o overboost... gostava que me conseguissem esclarecer sobre isto. Um abraço e obrigado

                          Comentário


                            #14
                            Não faz overboost com o click. Serve apenas para o cc e limitador.

                            Comentário


                              #15
                              Imagina que tens o limitador a 90kmh, mas de repente precisas de acelerar, para inibir esse limitador basta pressionar o acelerador ao fundo activando esse tal botão. Automaticamente o limitador deixa de fazer efeito

                              Comentário


                                #16
                                Obrigado pelas respostas. Estou esclarecido em relação ao click

                                Tirei a pouco uma foto ao farol quando peguei nela. Agora já estou em dúvida... de perto dá uma impressão diferente e parecem lâmpadas de halogéneo.

                                Aos entendidos, esclareçam-me por favor:

                                Comentário


                                  #17
                                  se tiver xenon só ilegal.
                                  com olho de boi colocas algumas lampadas que parecem xenon.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ou seja, parece mas não são, certo? outra foto:

                                    Comentário


                                      #19
                                      Vê se a lâmpada montada é H7..

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu tinha isso no meu 407. De frente parecia xenon depois em iluminação nada a ver...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Lá está... de frente parece Xénon. Mas como nunca conduzi nenhum carro com lâmpadas Xénon não consegui chegar a nenhuma conclusão definitiva. Mas depois de ver na net o que ilumina uma e outra realmente é uma diferença abismal...
                                          Então tenho um problema na regulagem de altura dos faróis... boa...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Mas em relação ao assobio: ninguém tem ideia do que poderá ser?

                                            Obrigado

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JGon Ver Post
                                              Mas em relação ao assobio: ninguém tem ideia do que poderá ser?

                                              Obrigado
                                              Qual é o motor?

                                              Comentário


                                                #24
                                                O motor é o 1.6 hdi 110cv

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JGon Ver Post
                                                  Lá está... de frente parece Xénon. Mas como nunca conduzi nenhum carro com lâmpadas Xénon não consegui chegar a nenhuma conclusão definitiva. Mas depois de ver na net o que ilumina uma e outra realmente é uma diferença abismal...
                                                  Então tenho um problema na regulagem de altura dos faróis... boa...
                                                  Se for efectivamente xenon nem sequer tens botão para regular a altura... se lá estiver o botãozinho é porque ou não é xenon ou é xenon aftermarket.
                                                  (E teria lava-faróis)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JGon Ver Post
                                                    O motor é o 1.6 hdi 110cv
                                                    o barulho é sempre ou a frio ou a quente ?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por JGon Ver Post
                                                      O motor é o 1.6 hdi 110cv
                                                      Apesar de o video ser na zona do escape, poderá é ser o volante do motor(bimassa), esperimenta se com o pedal da embraiagem em baixo o barulho reduz.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Boas. Desculpem a demora. O barulho é a frio e a quente. Mas por vezes é mais notória do que outras. Por vezes parece que até deixa de fazer. Se fosse o volante motor era uma maravilha, visto que é caríssimo e é comum dar problemas nestas motorizações e a garantia do stand onde se comprou a carrinha cobre isso.
                                                        Mas penso que não seja esse o problema porque o trabalhar da carrinha não é nenhuma casa de doidos em termos de "tac-tacs" no motor e ao arrancar a carrinha vibra muito mas parece ser só a embraiagem a arrepelar. (Deve ter levado um abrasamento do ex-dono em alguma situação...)
                                                        Editado pela última vez por JGon; 25 July 2016, 03:40.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          ......

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X