Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Substituição do oleo e filtro Citroen C3 1.4 HDI (68CV)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Substituição do oleo e filtro Citroen C3 1.4 HDI (68CV)

    Boas!

    Agora vou fazer a substituição do oleo e filtro, para tirar o oleo comprei esta bomba. Gostava da vossa opinião acerca de uso de bombas para tirar o oleo pelo motor e dicas para o fazer desta forma.

    s-l500.jpg

    Outra ajuda que estou a precisar é saber qual o tamanho da chave correcta para retirar o filtro do meu carro, e dicas sobre a substituição do filtro...
    Onde compro esta ferramenta a bom preco?

    Este é o video que vou usar para ajudar:
    https://www.youtube.com/watch?v=3uXFEKtVfvQ

    O meu carro é um Citroen C3 1.4 HDI (68CV)

    #2
    Por partes

    É muito mais fácil e rápido remover o óleo pelo parafuso do cárter do que com essa bomba de óleo. Basta colocar um alguidar por baixo e desapertar o parafuso que o óleo sai.

    Para aceder ao filtro precisas de uma chave de caixa de 27mm (e roquete já agora)



    Compras a bom preço no LIDL... quando há, fora isso só nas lojas habituais, ou então sites de classificados.

    É uma operação básica de fazer, e pela tua conversa não tens experiência nenhuma.

    Comentário


      #3
      Boa noite,

      Não tenho experiência, mas estas coisas mais básicas quero começar a fazer, assim sei o que coloco no carro e poupo um dinheirinho. Eu sei que posso tirar o oleo pelo carter, mas nao tenho mts formas de subir o carro e pareceu-me mais fácil fazer assim. O mecânico que me fez a ultima revisão fazia assim, não sei se é a melhor forma, mas parece ser mas fácil. Agradeço opiniões, vantagens e desvantagens....
      Li que se tirar oleo com a bomba deve ser com o carro quente, é assim e pq?

      Vou tentar arranjar um roquete a bom preço, com uma extensão para ser mais fácil chegar ao filtro.
      Obrigado pela ajuda e pela confirmação do tamanho da chave!

      Comentário


        #4
        Filtro de óleo: chave 27mm
        Filtro habitáculo: torx 20 ou 25

        O óleo troca a quente. Sai melhor e a sujidade está maioritariamente em suspensão o que ajuda a manter o motor limpo.

        Comentário


          #5
          da ultima vez eu tirei um filtro do óleo de 27mm MAHLE e meti um de 30mm MANN portanto deve haver as duas medidas, mas n foi nesse carro

          Comentário


            #6
            Bom dia,

            O C3 da minha esposa é igual ao teu, é 1.4 HDI de Novembro de 2009, sendo um dos últimos antes da série anterior à atual. Penso que seja tudo igual ao teu, eu uso umas rampas para elevar ligeiramente o carro, e retiro o óleo pelo carter, que não é nada complicado.
            Primeiro que tudo retira o resguardo inferior, são 6 parafusos de pressão (girar 90º e retirar), 2 à esquerda, 2 à direita e 2 à retaguarda. Tens depois 3 à frente, aqui para se retirar é usar uma chave de caixa de 10 mm (podes usar uma de bocas mas considero a de caixa mais pratica). Após isto tiras o resguardo e tens o carter à vista, precisas de uma chave de caixa de 21 mm para retirar o bujão.
            Como já te disseram o filtro de óleo é uma 27 mm, eu comprei a minha na Feu Vert por cerca de 3-4 €, costumo tirar o tubo de entrada do ar no filtro de ar e o de saída para o turbo, para ter melhor acesso ao filtro de óleo e conseguir tira-lo sem dificuldade e sem sujar. Não te esqueças de retirar o velho oring e colocar o novo que vem com o novo filtro, e com o dedo passa um pouco de óleo à volta do novo oring.
            O filtro de habitáculo e de ar são facílimos de mudar nesse carro, o de mais difícil acesso é mesmo o de gasóleo.
            Boa sorte.
            Editado pela última vez por fluis2; 22 July 2016, 11:16.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por fluis2 Ver Post
              Bom dia,

              O C3 da minha esposa é igual ao teu, é 1.4 HDI de Novembro de 2009, sendo um dos últimos antes da série anterior à atual. Penso que seja tudo igual ao teu, eu uso umas rampas para elevar ligeiramente o carro, e retiro o óleo pelo carter, que não é nada complicado.
              Primeiro que tudo retira o resguardo inferior, são 6 parafusos de pressão (girar 90º e retirar), 2 à esquerda, 2 à direita e 2 à retaguarda. Tens depois 3 à frente, aqui para se retirar é usar uma chave de caixa de 10 mm (podes usar uma de bocas mas considero a de caixa mais pratica). Após isto tiras o resguardo e tens o carter à vista, precisas de uma chave de caixa de 21 mm para retirar o bujão.
              Como já te disseram o filtro de óleo é uma 27 mm, eu comprei a minha na Feu Vert por cerca de 3-4 €, costumo tirar o tubo de entrada do ar no filtro de ar e o de saída para o turbo, para ter melhor acesso ao filtro de óleo e conseguir tira-lo sem dificuldade e sem sujar. Não te esqueças de retirar o velho oring e colocar o novo que vem com o novo filtro, e com o dedo passa um pouco de óleo à volta do novo oring.
              O filtro de habitáculo e de ar são facílimos de mudar nesse carro, o de mais difícil acesso é mesmo o de gasóleo.
              Boa sorte.
              Boa noite,

              Obrigado a todos pela ajuda, ja tenho encomendado o oleo para o carro, escolhi o Óleo do motor Castrol Edge TITANIUM 5w40 - 5 Litros. Espero ter feito uma boa escolha. Desta vez vou tirar o oleo pelo motor, no futuro vou pensar arranjar umas rampas e retirar o óleo pelo cárter.

              O filtro do ar e habitáculo ja substitui, realmente é mt fácil, nem acredito que já paguei para me fazerem isso...

              Já tenho outros trabalhos planeados, depois de substituir o oleo e filtro partilho a experiencia e volto a pedir a opinião nas proximas manutenções.

              Mais uma vez obrigado a todos...

              Comentário


                #8
                Bom dia a todos!

                Partilho a minha experiência na troca de filtro de óleo e óleo do meu citroen C3. Tenho a dizer que foi muito fácil, se soubesse no passado o que sei hoje nunca tinha pago a ninguém para fazer este tipo de trabalho. Junto fotos do trabalho;)

                IMG_6328.JPGIMG_6329.JPGIMG_6330.JPGIMG_6331.JPG

                Comentário


                  #9
                  Agora é entregar o óleo velho num dos pontos SIGOU.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                    Agora é entregar o óleo velho num dos pontos SIGOU.
                    Obrigado pela informação, confesso que nao sabia o que ia fazer ao óleo velho...
                    Tenho de pagar alguma coisa para deixar num desses pontos?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por dman77 Ver Post
                      Obrigado pela informação, confesso que nao sabia o que ia fazer ao óleo velho...
                      Tenho de pagar alguma coisa para deixar num desses pontos?

                      É gratuito.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                        É gratuito.
                        Obrigado pela informação.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por mok Ver Post
                          da ultima vez eu tirei um filtro do óleo de 27mm MAHLE e meti um de 30mm MANN portanto deve haver as duas medidas, mas n foi nesse carro



                          No caso e sendo o filtro de copo.. continuará a ser a mesma medida, mesmo após troca.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por dman77 Ver Post
                            Bom dia a todos!

                            Partilho a minha experiência na troca de filtro de óleo e óleo do meu citroen C3. Tenho a dizer que foi muito fácil, se soubesse no passado o que sei hoje nunca tinha pago a ninguém para fazer este tipo de trabalho. Junto fotos do trabalho;)
                            conseguistes fazer o q querias , é otimo

                            o importante quando vamos ao mecanico , é q sendo o trabalho dele , ele tem um conhecimento maior , pode detectar algo q estaja mal e prevenir o dono do carro ( exemplo : detectar corte num pneu , tubos dos travões com fissuras, etc ) , mesmo q não tenha nada a ver com aquilo q lhe foi mandado fazer
                            e isso é MUITO importante pq aquilo q saiu barato pode sair caro ( exemplo : carro imobilizado em auto estrada , acidente )

                            melhor ainda quando é um mecanico especializado no tipo ou marca de carro q levamos là
                            ( exemplo : algo q costuma se desapertar > ele aperta , tubo q costuma roçar pq mal concebido > basta muita vez colocar uma braçadeira de plàstico q quase nada custa , alteração para melhorar ...)

                            fazer : sim mas com conhecimento : melhor

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                              conseguistes fazer o q querias , é otimo

                              o importante quando vamos ao mecanico , é q sendo o trabalho dele , ele tem um conhecimento maior , pode detectar algo q estaja mal e prevenir o dono do carro ( exemplo : detectar corte num pneu , tubos dos travões com fissuras, etc ) , mesmo q não tenha nada a ver com aquilo q lhe foi mandado fazer
                              e isso é MUITO importante pq aquilo q saiu barato pode sair caro ( exemplo : carro imobilizado em auto estrada , acidente )

                              melhor ainda quando é um mecanico especializado no tipo ou marca de carro q levamos là
                              ( exemplo : algo q costuma se desapertar > ele aperta , tubo q costuma roçar pq mal concebido > basta muita vez colocar uma braçadeira de plàstico q quase nada custa , alteração para melhorar ...)

                              fazer : sim mas com conhecimento : melhor
                              Concordo com o que disse e claro que vou recorrer ao meu mecânica mas para coisas que obriguem a conhecimentos. Nessa altura poderá ver todos esses pormenores, mas tenho em intenção aprender e saber um pouco da manutenção do meu carro, ser eu a fazer tb dá outras garantias...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                conseguistes fazer o q querias , é otimo

                                o importante quando vamos ao mecanico , é q sendo o trabalho dele , ele tem um conhecimento maior , pode detectar algo q estaja mal e prevenir o dono do carro ( exemplo : detectar corte num pneu , tubos dos travões com fissuras, etc ) , mesmo q não tenha nada a ver com aquilo q lhe foi mandado fazer
                                e isso é MUITO importante pq aquilo q saiu barato pode sair caro ( exemplo : carro imobilizado em auto estrada , acidente )

                                melhor ainda quando é um mecanico especializado no tipo ou marca de carro q levamos là
                                ( exemplo : algo q costuma se desapertar > ele aperta , tubo q costuma roçar pq mal concebido > basta muita vez colocar uma braçadeira de plàstico q quase nada custa , alteração para melhorar ...)

                                fazer : sim mas com conhecimento : melhor
                                E quantos fazem isso?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                  E quantos fazem isso?
                                  os mecanicos q gostam do trabalho q fazem e q são pagos pelo bom trabalho

                                  ( não é preferivel pagar mais pelo um bom trabalho onde limparam todas as peças , trocaram as porcas , parafusos necessàrios ? )

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por dman77 Ver Post
                                    Bom dia a todos!

                                    Partilho a minha experiência na troca de filtro de óleo e óleo do meu citroen C3. Tenho a dizer que foi muito fácil, se soubesse no passado o que sei hoje nunca tinha pago a ninguém para fazer este tipo de trabalho. Junto fotos do trabalho;)
                                    Boas,

                                    Esclarece-me só uma dúvida, esse filtro no outro topo tinha um espigão, certo? O qual colocaste para baixo, já que no copo existe uma ranhura onde deve entrar o dito espigão. Como na foto não é visível, fico na dúvida se o filtro era o certo (pelas dimensões parece o certo).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                      os mecanicos q gostam do trabalho q fazem e q são pagos pelo bom trabalho

                                      ( não é preferivel pagar mais pelo um bom trabalho onde limparam todas as peças , trocaram as porcas , parafusos necessàrios ? )
                                      nunca vi um mecanico desses....

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por fluis2 Ver Post
                                        Boas,

                                        Esclarece-me só uma dúvida, esse filtro no outro topo tinha um espigão, certo? O qual colocaste para baixo, já que no copo existe uma ranhura onde deve entrar o dito espigão. Como na foto não é visível, fico na dúvida se o filtro era o certo (pelas dimensões parece o certo).
                                        Bom dia!

                                        Sim tinha do género um espigão de encaixe que fica para baixo e garante a posição correcta do filtro...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                          nunca vi um mecanico desses....
                                          Confesso q as experiências q tive com mecânicos tb nunca vi nenhum assim...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por dman77 Ver Post
                                            Confesso q as experiências q tive com mecânicos tb nunca vi nenhum assim...
                                            conheci um mecanico nos anos 90 q SO' trabalhava nos BMW
                                            com quem là ia não estava com conversas de chacha : dizia isto està bem , isto não presta podes tirar ( exemplo o reservatorio do oleo suplementar q colocaram para novamente encher o carter quando havia falta de oleo ( pq os BMW consumiam oleo normalmente ) , coisa q foi feita unicamente para aqueles q nunca olhavam para o nivel e dai rebentavam com motores )
                                            aconselhava os escapes / a suspensão , ficava a rir quando via uma parvoice no carro
                                            um amigo q tinha um E21 modificado ( de injeção para 2 WEBER duplo ) , ia se mijando quando foram testar o carro pq o mecanico foi piloto de rally
                                            um dia q eu estava na oficina , uma senhora entrou pq o RENAULT dela avariou mesmo ali na frente ( ele là foi pq era simpàtico mas a dizer pq o carro teve q avariar logo ali )

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X