Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Avaria astra h corta às 2000rpm

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Avaria astra h corta às 2000rpm

    Boa tarde

    Eu tenho um opel astra 1.7cdti de 2005 versão cosmo 100cv, e a 3 dias atrás o carro depois de aquecer , não passa das 2000 rpm (sente-se o carro a cortar às 2000rpm), acende a luz de oficina (carro com chave inglesa) e acende durante 2 segundos a luz do alternador.

    O alternador e a bateria já foram mudados, o carro foi ligado á maquina e aparecem 4 erros:
    -U2103-06
    -B3878-00
    -P1811-72
    -U2103-04

    Um dos erros é o sensor da cambota e o sensor foi mudado á cerca de 2 meses.

    Alguém me poderá ajudar a saber o que se passa?

    Obrigado
    Jorge Santos

    #2
    Originalmente Colocado por jsantos99 Ver Post
    Boa tarde

    Eu tenho um opel astra 1.7cdti de 2005 versão cosmo 100cv, e a 3 dias atrás o carro depois de aquecer , não passa das 2000 rpm (sente-se o carro a cortar às 2000rpm), acende a luz de oficina (carro com chave inglesa) e acende durante 2 segundos a luz do alternador.

    O alternador e a bateria já foram mudados, o carro foi ligado á maquina e aparecem 4 erros:
    -U2103-06
    -B3878-00
    -P1811-72
    -U2103-04

    Um dos erros é o sensor da cambota e o sensor foi mudado á cerca de 2 meses.

    Alguém me poderá ajudar a saber o que se passa?

    Obrigado
    Jorge Santos
    Boas,

    Em primeiro lugar nenhum dos códigos que indicas se referem de forma direta ou indireta a um problema no sensor da cambota ou no circuito deste.

    Os códigos do tipo U, são códigos de erro de comunicação, nomeadamente do barramento de alta velocidade. Isto pode justificar o acendimento da lâmpada do alternador, e em principio nada terá a ver com um problema no alternador em si.

    O código B3878 refere-se ao circuito de uma das lampada de travão.

    O código P1811, é o único relativo a um problema da gestão de motor, e refere-se a uma falha de alguma natureza nas dados recebidos do módulo de ABS/ESP. Muito provavelmente está diretamente relacionado com o problema de comunicação, registada pelos códigos do tipo U. Isto justifica os sintomas de não passar das 2000 rpm e o acendimento da luz de avaria. Deverá ser um comportamento programado para quando não é possível comunicar com este módulo.

    Ou seja, na prática tudo indica que deves ter um problema de comunicação no barramento de alta velocidade, que em concordância, é por onde comunicam o módulo da gestão de motor e o módulo de ABS/ESP.

    Boa sorte para encontrares um profissional em Portugal que sequer tenha a noção do que isso significa, quanto mais que te saiba diagnosticar de forma assertiva esse problema.

    Comentário


      #3
      Erros distintos.. cheira-me a falta de massa algures.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
        Erros distintos.. cheira-me a falta de massa algures.
        Nem todas as avarias elétricas se resumem a falta de massa... Não percebo como podes concluir isso.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por jsantos99 Ver Post
          Boa tarde

          Eu tenho um opel astra 1.7cdti de 2005 versão cosmo 100cv, e a 3 dias atrás o carro depois de aquecer , não passa das 2000 rpm (sente-se o carro a cortar às 2000rpm), acende a luz de oficina (carro com chave inglesa) e acende durante 2 segundos a luz do alternador.

          O alternador e a bateria já foram mudados, o carro foi ligado á maquina e aparecem 4 erros:
          -U2103-06
          -B3878-00
          -P1811-72
          -U2103-04

          Um dos erros é o sensor da cambota e o sensor foi mudado á cerca de 2 meses.

          Alguém me poderá ajudar a saber o que se passa?

          Obrigado
          Jorge Santos
          Acho piada a frase atendendo que o Astra é um dos modelos que não tem termómetro do liquido de refrigeração...

          Alias os carros sem termómetro deviam ser banidos , caracteristica dos Opel e alguns Renault agora com um led de temperatura fria

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
            Nem todas as avarias elétricas se resumem a falta de massa... Não percebo como podes concluir isso.
            Experiência... não vem em manuais

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Martins79 Ver Post
              Acho piada a frase atendendo que o Astra é um dos modelos que não tem termómetro do liquido de refrigeração...

              Alias os carros sem termómetro deviam ser banidos , caracteristica dos Opel e alguns Renault agora com um led de temperatura fria
              E o resto?

              Assim de repente, bmw (vários modelos), mercedes (vários modelos), honda jazz, toyota yaris, vw polo, tantos...


              Cump.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                Experiência... não vem em manuais
                Experiência sem fundamento não é conhecimento! É um palpite infundado...

                Naturalmente não deve vir em nenhum manual que valha a pena ler...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ice Ver Post
                  E o resto?

                  Assim de repente, bmw (vários modelos), mercedes (vários modelos), honda jazz, toyota yaris, vw polo, tantos...


                  Cump.
                  Pessoalmente acho uma má tendência, chamem-me antiquado mas se fosse comprar um carro o facto de não ter termometro poderia ser um factor em conta para não comprar... nem é só a questão do sobreaquecimento é o diagnostico de um termostato que fica sempre aberto e o motor não atinge a temperatura normal de funcionamento...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ice Ver Post
                    E o resto?

                    Assim de repente, bmw (vários modelos), mercedes (vários modelos), honda jazz, toyota yaris, vw polo, tantos...
                    Mitsubishi Colt...

                    Ah e Toyota Prius

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                      Experiência sem fundamento não é conhecimento! É um palpite infundado...

                      Naturalmente não deve vir em nenhum manual que valha a pena ler...
                      Sem ver os carros, é natural que tu e eu estejamos a dar palpites....

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                        Sem ver os carros, é natural que tu e eu estejamos a dar palpites....

                        Obviamente que sim, mas eu estava-me a referir ao nível de fundamentação do palpite que se dá.
                        Eu costumo dar os meu, com alguma fundamentação teórica, um pouco orientados à forma como abordaria este caso na prática, com base na informação que foi fornecida até ao momento, como se tivesse que efetivamente diagnosticar este problema. Sei que isso por vezes não ajuda o criador do tópico, mas eventualmente poderá ajudar alguém que leia este forum que esteja a procura de uma explicação para os problemas, em vez de simplesmente os tentar resolver.


                        Acho que percebi bem qual o teu raciocínio, quando deduziste, vendo um conjunto de códigos não relacionados (aparentemente), que isso "cheirava" a um problema de massa.
                        Acredito também que já tenhas encontrado algumas situações em que tal sucedeu, dai teres dito que se devia à "experiência" o teu palpite.


                        Apenas gostava que tivesses explorasses mais o assunto, de um ponto de vista argumentativo, dai ter dito que não percebia porque razão estavas a apontar para um problema de massa neste caso.


                        O teu raciocínio faria o seu sentido, se os códigos presentes estivessem relacionados com circuitos de atuadores ou sensores.
                        Isto pode efetivamente acontecer devido a uma massa elevada, pelo facto de que grupos destes componentes (atuadores e sensores) terem pontos de massa partilhados entre eles.
                        Caso se perca um destes pontos de massa, nos circuitos que são monitorizados por computador, esse problema de massa vai causar efetivamente códigos em memória relativos a esses mesmos circuitos.
                        Dai, um ponto de massa com problemas, ser a causa possível para uma bateria de códigos referentes a circuitos (de atuadores e sensores), que aparentemente nada têm em comum.


                        O mesmo também se pode passar com a alimentação destes componentes, e não apenas com a massa. Um relé danificado, por exemplo, pode igualmente causar uma bateria de códigos em memória, nos circuitos que este alimenta e que são monitorizados por computador.


                        Como já justifiquei na minha primeira resposta, nada aponta para um problema desta natureza. Os códigos aparentam sim, estar relacionados por outro motivo (exceto o B3878, que em principio deve ser só uma lâmpada fundida), e referem-se a um problema de comunicação no barramento de alta velocidade, e o P1811 refere-se em concreto a um problema de comunicação com o modulo de ABS/ESP. Este problema de comunicação, tal como já disse, pode também estar relacionado com a questão da acender a luz do alternador. Neste sistema o estado do alternador, que aparece no quadrante, é obtido através de comunicação com o modulo da gestão de motor. E a meu ver, com base nos sintomas e únicos códigos em memória, este problema de comunicação com o ABS/ESP será a justificação para os sintomas que são descritos.

                        Antes de mais é preciso ter em atenção que estou a assumir com base na informação existente, que os códigos referidos aparecem em simultâneo com os sintomas, e que nenhum deles será um código antigo que surgiu por outro motivo qualquer. Por exemplo tentativa de reparação ou diagnóstico anterior feito por alguém. Isto, pelo menos a meu ver, seria a primeira coisa a validar. Sem isto ser verdade, nada do que disse anteriormente faz sentido.


                        Aqui as causas, a se confirmar a hipótese de um problema de comunicação (passo imprescindível para se poder fazer um diagnostico assertivo), serão, a integridade da fiação do barramento ou um dos componentes ligado ao barramento (ECU, ABS/ESP, CIM, ...).
                        Para tentar enquadrar o teu palpite, eventualmente um problema de massa no módulo de ABS/ESP, poderá causar o P1811, mas não me parece que justifique os códigos U2103.
                        Editado pela última vez por steevegt; 17 August 2016, 23:49.

                        Comentário


                          #13
                          No caso de ser falta de massa, como é que se corrige?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                            No caso de ser falta de massa, como é que se corrige?
                            Uma falta de massa normalmente refere-se a uma ligação com corrosão, ou mesmo desligada de um ponto de massa. A correção passa por reparar fisicamente a ligação.

                            Por vezes, em certos componentes, é lhes fornecida a ligação à massa, não diretamente através de um ponto de massa do chassis, mas sim através de uma ligação a um módulo eletrónico. Dentro do módulo, existirá uma ligação interna para outra entrada do módulo, onde está sim será uma ligação ao chassis. Este é o motivo porque existem várias ligações de massa a um componente elétronico, pois nem todas servem para o mesmo propósito.
                            Neste caso, se se detetar um problema de massa neste componente, a correção pode passar por reparar a ligação de massa que entra no módulo, a ligação entre o componente e o modulo, ou então, o problema pode ser interno ao módulo elétronico e será necessária a reparação ou substituição desse modulo.
                            Editado pela última vez por steevegt; 18 August 2016, 00:31.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Martins79 Ver Post
                              Pessoalmente acho uma má tendência, chamem-me antiquado mas se fosse comprar um carro o facto de não ter termometro poderia ser um factor em conta para não comprar... nem é só a questão do sobreaquecimento é o diagnostico de um termostato que fica sempre aberto e o motor não atinge a temperatura normal de funcionamento...
                              Em 10 segundos tens a temperatura em números no display do CB, que aliás é bem mais precisa do que os indicadores do quadrante que te fazem tanta falta. Isto porque consegues diagnosticar um termóstato como queres com a precisão de um grau.
                              Clicar 6 segundos na tecla settings até ouvir um bip, se o rádio estiver ligado, e clicar penso que 5x na tecla BC.

                              Enviado do meu D2403 através de Tapatalk

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Martins79 Ver Post
                                Acho piada a frase atendendo que o Astra é um dos modelos que não tem termómetro do liquido de refrigeração...

                                Alias os carros sem termómetro deviam ser banidos , caracteristica dos Opel e alguns Renault agora com um led de temperatura fria
                                Termómetro tem, o que está em falta é o ponteiro no quadrante. Como já explicaram, no CB dá para ver a temperatura.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                  Termómetro tem, o que está em falta é o ponteiro no quadrante. Como já explicaram, no CB dá para ver a temperatura.
                                  Se realmente tem essa opção para ver no CB deveria ser directa e transparente para os utilizadores ou sem necessidade de torques e afins...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Martins79 Ver Post
                                    Se realmente tem essa opção para ver no CB deveria ser directa e transparente para os utilizadores ou sem necessidade de torques e afins...
                                    Mais fácil era mesmo o ponteiro no quadrante, que no astra j já vem. No k não faço ideia.

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X