Bom dia,
Inscrevi-me no fórum com o propósito de ajudar um amigo que adquiriu recentemente um Micro Car MC1, mais conhecido como "mata-velhos" ou "papa reformas".
Como os donos destes carros são, na sua maioria, pessoas idosas, há pouca ou mesmo nenhuma informação sobre eles pela internet fora.
Pois bem, depois deste pequeno intróito, o problema que me traz aqui.
Como sabem estes motores são extremamente frágeis, usando materiais de qualidade reduzida, muitos plásticos, montagem manhosa, etc.
Se conduzidos com calma e em percursos curtos lá vão andando, o problema é quando têm uma utilização mais intensiva como é o caso do meu amigo que como não pode tirar carta usa e abusa do bicho.
Usa-o para percursos de 20-30 km e é aqui que reside o problema, o motor aquece e deita a água fora pelo tubo de respiro do radiador.
Já foi rectificada a colaça, já levou reparação nos injetores, martelos, válvulas, motor de arranque, juntas novas, etc etc. Basicamente já levou tudo e mais alguma coisa.
Pelo que vi do motor, parece-me que o radiador é claramente sobdimensionado para o motor. Verificamos que o radiador já não é o original e provavelmente o que lá está será mais estreito que o original.
O que acontece, como já referi, é que basta andar 10 km com este calor que a água sai toda do radiador e o motor começa a aquecer.
Pensamos numa possível solução, adaptar um vaso de expansão, permitindo ao circuito ter mais água disponível.
Deixo o esquema :
Original:
Com a adaptação do vaso:
Já sugeriram outras soluções como a colocação de uma ventoinha eléctrica mas não me parece viável nem sequer que isso vá resolver o problema.
Prós e contras da solução projetada?
Outras dicas?
Obrigado
Inscrevi-me no fórum com o propósito de ajudar um amigo que adquiriu recentemente um Micro Car MC1, mais conhecido como "mata-velhos" ou "papa reformas".
Como os donos destes carros são, na sua maioria, pessoas idosas, há pouca ou mesmo nenhuma informação sobre eles pela internet fora.
Pois bem, depois deste pequeno intróito, o problema que me traz aqui.
Como sabem estes motores são extremamente frágeis, usando materiais de qualidade reduzida, muitos plásticos, montagem manhosa, etc.
Se conduzidos com calma e em percursos curtos lá vão andando, o problema é quando têm uma utilização mais intensiva como é o caso do meu amigo que como não pode tirar carta usa e abusa do bicho.
Usa-o para percursos de 20-30 km e é aqui que reside o problema, o motor aquece e deita a água fora pelo tubo de respiro do radiador.
Já foi rectificada a colaça, já levou reparação nos injetores, martelos, válvulas, motor de arranque, juntas novas, etc etc. Basicamente já levou tudo e mais alguma coisa.
Pelo que vi do motor, parece-me que o radiador é claramente sobdimensionado para o motor. Verificamos que o radiador já não é o original e provavelmente o que lá está será mais estreito que o original.
O que acontece, como já referi, é que basta andar 10 km com este calor que a água sai toda do radiador e o motor começa a aquecer.
Pensamos numa possível solução, adaptar um vaso de expansão, permitindo ao circuito ter mais água disponível.
Deixo o esquema :
Original:
Com a adaptação do vaso:
Já sugeriram outras soluções como a colocação de uma ventoinha eléctrica mas não me parece viável nem sequer que isso vá resolver o problema.
Prós e contras da solução projetada?
Outras dicas?
Obrigado
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