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Afinação válvulas Citroen Saxo 1.5D TUD5

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    Afinação válvulas Citroen Saxo 1.5D TUD5

    É necessário fazer afinação das válvulas no Saxo 1.5D TUD5?

    Se sim, de quantos em quantos kms?

    É feito com um apalpa-folgas normal ou é com algum método/ferramenta diferente?

    #2
    Eu tive um que fez nas minhas mãos 450.000 kms e nunca afinei nada. Trabalhava como um relógio suiço.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
      É necessário fazer afinação das válvulas no Saxo 1.5D TUD5?

      Se sim, de quantos em quantos kms?

      É feito com um apalpa-folgas normal ou é com algum método/ferramenta diferente?
      o ano do carro e kms ?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
        o ano do carro e kms ?
        98 220k

        Comentário


          #5
          o motor faz mais barulho q o normal ? bate ?
          ( para isso é preciso conhecer o barulho original )

          mas podes controlar sim , não vai fazer mal nenhum , pelo contràrio

          podes controlar com isto


          para tirar/por as pastilhas existe um aparelho

          , tb podes fazer algo q fàça alavanca mas não é fàçil

          a vantagem neste motor é q não precisas de desmontar as arvores ( se é assim q se chama em pt )
          Editado pela última vez por ANTONIO850; 21 August 2016, 17:06.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
            o motor faz mais barulho q o normal ? bate ?
            ( para isso é preciso conhecer o barulho original )

            mas podes controlar sim , não vai fazer mal nenhum , pelo contràrio

            podes controlar com isto


            para tirar/por as pastilhas existe um aparelho

            , tb podes fazer algo q fàça alavanca mas não é fàçil

            a vantagem neste motor é q não precisas de desmontar as arvores ( se é assim q se chama em pt )
            Com o motor quente:

            Ao relantim o barulho parece normal

            Acelerando até 3000/4000 rpm parece que o barulho não é normal e que há esse "bater"

            Como é isso das pastilhas? Já procurei videos no youtube e não me aparece nada. Consegues encontrar algum video ou desenhos/esquemas com isso?

            Comentário


              #7
              Leva pastilhas. Cada pastilha original ronda os 10~12€ e algumas medidas estão fora de fabrico. Da concorrência ronda os 3€ a pastilha.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                Leva pastilhas. Cada pastilha original ronda os 10~12€ e algumas medidas estão fora de fabrico. Da concorrência ronda os 3€ a pastilha.

                Não tou a conseguir perceber. O ANTONIO850 falou nas pastilhas mas também no apalpa-folgas.

                Mete-se pastilhas novas e tá feito? Tem também que se ajustar com o apalpa-folgas?

                Tem que se ter o aparelho para tirar as pastilhas fora?

                Há vídeos e fotos/esquemas de como se faz isso?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                  Não tou a conseguir perceber. O ANTONIO850 falou nas pastilhas mas também no apalpa-folgas.

                  Mete-se pastilhas novas e tá feito? Tem também que se ajustar com o apalpa-folgas?

                  Tem que se ter o aparelho para tirar as pastilhas fora?

                  Há vídeos e fotos/esquemas de como se faz isso?
                  1º medir a folga existente
                  2º fazer contas e ver se precisa de pastilhas da medida superior
                  3º encomendar pastilhas
                  4º substituir pastilhas

                  para substituir há ferramentas próprias mas também podes fazer uma alavanca para comprimir a mola e sacar a pastilha velha. Isto para não retirar a árvore de cames e com isso a distribuição..

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                    1º medir a folga existente
                    2º fazer contas e ver se precisa de pastilhas da medida superior
                    3º encomendar pastilhas
                    4º substituir pastilhas

                    para substituir há ferramentas próprias mas também podes fazer uma alavanca para comprimir a mola e sacar a pastilha velha. Isto para não retirar a árvore de cames e com isso a distribuição..
                    Tira-se a tampa das válvulas e apenas com o apalpa folgas mede-se a folga?

                    Encontrei os seguintes valores:

                    admissão: 0,07-0,23 ou (noutra fonte) 0,15+-0,08mm

                    escape: 0,22-0,38 ou 0,30+-0,08mm

                    0,15-0,08=0,07 e se for 0,15+0,08=0,23 (os resultados são os valores da outra fonte)

                    Quando for verificar a actual folga, a partir de que valor é que deixa de estar normal?

                    E se for afinar para ficar "como novo" qual a folga que deve ser colocada?

                    Neste caso há afinação manual ou se tiver folga a mais só lá vai com pastilha nova?

                    Comentário


                      #11
                      encontrei o seguinte :

                      admissão : 0,15 +/- 0,075

                      escape : 0,30 +/- 0,075



                      vermelho :admissão
                      amarelo : escape

                      na foto , foi colocado papel para tapar furos pq quando cai uma pastilha , é engraçado

                      se conheceres alguem q trabalhe numa sucata podes recuperar as pastilhas antes de fazer o trabalho , podes ter sorte , senão vais ter q encomendar/comprar

                      Comentário


                        #12

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                          encontrei o seguinte :

                          admissão : 0,15 +/- 0,075

                          escape : 0,30 +/- 0,075

                          vermelho :admissão
                          amarelo : escape

                          na foto , foi colocado papel para tapar furos pq quando cai uma pastilha , é engraçado

                          se conheceres alguem q trabalhe numa sucata podes recuperar as pastilhas antes de fazer o trabalho , podes ter sorte , senão vais ter q encomendar/comprar
                          Como é o processo passo por passo?

                          Tira-se a tampa das válvulas e depois? Primeiro vai-se com o apalpa folgas medir as folgas?

                          Ou mexe-se logo nas pastilhas?

                          Ir à sucata fazer o quê? Buscar umas pastilhas usadas dum motor igual? Se forem usadas podem não estar boas.

                          Cada válvula leva uma pastilha?

                          Quando a folga está fora dos valores normais então a única solução é uma pastilha nova? Não há afinação "manual"?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                            Como é o processo passo por passo?

                            Tira-se a tampa das válvulas e depois? Primeiro vai-se com o apalpa folgas medir as folgas?

                            Ou mexe-se logo nas pastilhas?

                            Ir à sucata fazer o quê? Buscar umas pastilhas usadas dum motor igual? Se forem usadas podem não estar boas.

                            Cada válvula leva uma pastilha?

                            Quando a folga está fora dos valores normais então a única solução é uma pastilha nova? Não há afinação "manual"?
                            Quem faz a afinação é a nova pastilha, mediante cálculos efetuados.
                            Tens de ter os valores de origem/base de comparação.
                            Sim cada válvula leva uma pastilha.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por blu Ver Post
                              Quem faz a afinação é a nova pastilha, mediante cálculos efetuados.
                              Tens de ter os valores de origem/base de comparação.
                              Sim cada válvula leva uma pastilha.
                              Estando na dúvida se a folga das válvulas está correcta ou não, posso fazer alguma verificação?

                              Por exemplo, tiro a tampa das válvulas e posso fazer alguma verificação com apalpa-folgas?

                              Tiro a pastilha fora e a olho nu consegue-se ver alguma coisa? Tem que se usar um paquímetro e medir a espessura das pastilhas?

                              Ou qual é o procedimento correcto?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                Como é o processo passo por passo?

                                Tira-se a tampa das válvulas e depois? Primeiro vai-se com o apalpa folgas medir as folgas?

                                Ou mexe-se logo nas pastilhas?

                                Ir à sucata fazer o quê? Buscar umas pastilhas usadas dum motor igual? Se forem usadas podem não estar boas.

                                Cada válvula leva uma pastilha?

                                Quando a folga está fora dos valores normais então a única solução é uma pastilha nova? Não há afinação "manual"?
                                engatas a 4° , levantas o carro do lado direito
                                andas com a roda ( à mão ) , para fazer andar o motor ( podes tirar as velas para eliminar a compressão mas é mais um trabalho )
                                medes a folga de todas as valvulas e anotas

                                se arranjares pastilhas de outro motor , não hà problema , é aço especial , se là meteres uma carica da sagres , vai durar menos tempo

                                podes fazer afinação manual se conseguires retirar espessura da pastilha e q ficarà do lado oposto à came ,
                                hà quem o fàça , mas como disse eblase encontrão-se por 3 euros , so' q em Portugal , eu não sei , pergunta a ele

                                se podes imobilizar o carro , tudo bem

                                se não podes imobilizar o carro > primeiro passo : medir as folgas > andas com o carro até arranjares as pastilhas

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                  Estando na dúvida se a folga das válvulas está correcta ou não, posso fazer alguma verificação?
                                  Podes verificar as folgas e aponta-las, apontas folgas da admissão e escape e verifica a tolerância.


                                  Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                  Por exemplo, tiro a tampa das válvulas e posso fazer alguma verificação com apalpa-folgas?
                                  Sim com o apalpa folgas medes as folgas e verificas se está dentro da tolerância.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                    engatas a 4° , levantas o carro do lado direito
                                    andas com a roda ( à mão ) , para fazer andar o motor ( podes tirar as velas para eliminar a compressão mas é mais um trabalho )
                                    medes a folga de todas as valvulas e anotas

                                    se arranjares pastilhas de outro motor , não hà problema , é aço especial , se là meteres uma carica da sagres , vai durar menos tempo

                                    podes fazer afinação manual se conseguires retirar espessura da pastilha e q ficarà do lado oposto à came ,
                                    hà quem o fàça , mas como disse eblase encontrão-se por 3 euros , so' q em Portugal , eu não sei , pergunta a ele

                                    se podes imobilizar o carro , tudo bem

                                    se não podes imobilizar o carro > primeiro passo : medir as folgas > andas com o carro até arranjares as pastilhas
                                    Pelo que já percebi (posso estar errado) a folga é apenas ajustada à custa da espessura da pastilha.

                                    Falas que pode-se fazer afinação manual retirando espessura à pastilha.

                                    Então sempre que é preciso corrigir vai ter que se colocar uma pastilha mais fina?

                                    No caso por exemplo da admissão onde os valores são 0,07-0,23 (ou então 0,15 +- 0,08mm)

                                    Se medir a folga e tiver com 0,07 ou 0,23 ou qualquer valor no meio desses dois então está bom?

                                    Caso esteja fora desse intervalo, então o que se deve fazer? Ver qual a espessura da actual pastilha e fazer umas contas para ver qual a espessura necessária da nova pastilha?

                                    E qual o valor ideal que se deve obter com a nova pastilha? 0,07? 0,23? Ou o valor intermédio 0,15?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                      Estando na dúvida se a folga das válvulas está correcta ou não, posso fazer alguma verificação?

                                      Por exemplo, tiro a tampa das válvulas e posso fazer alguma verificação com apalpa-folgas?

                                      Tiro a pastilha fora e a olho nu consegue-se ver alguma coisa? Tem que se usar um paquímetro e medir a espessura das pastilhas?

                                      Ou qual é o procedimento correcto?
                                      O procedimento correto é depois de saberes as folgas que tens na admissão e escape, aparecer alguém que te dê as medidas do motor do teu carro no que às pastilhas diz respeito e assim já tens base de comparação para aferires as tolerâncias.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Men tu não percebes patavo disso portanto não te metas em aventuras se não os gastos são maiores e dá mer....

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                          Pelo que já percebi (posso estar errado) a folga é apenas ajustada à custa da espessura da pastilha.

                                          sim

                                          Falas que pode-se fazer afinação manual retirando espessura à pastilha.

                                          sim mas não é fàçil , o aço é duro

                                          Então sempre que é preciso corrigir vai ter que se colocar uma pastilha mais fina?

                                          vais ter q colocar uma pastilha q està na tolerancia


                                          No caso por exemplo da admissão onde os valores são 0,07-0,23 (ou então 0,15 +- 0,08mm)

                                          0,15 +/- 0,075 > de 0,15-0,075 atè 0,15+0,075


                                          Se medir a folga e tiver com 0,07 ou 0,23 ou qualquer valor no meio desses dois então está bom?

                                          sim

                                          Caso esteja fora desse intervalo, então o que se deve fazer? Ver qual a espessura da actual pastilha e fazer umas contas para ver qual a espessura necessária da nova pastilha?

                                          sim

                                          E qual o valor ideal que se deve obter com a nova pastilha? 0,07? 0,23? Ou o valor intermédio 0,15?
                                          0,15

                                          por isso ,, se conseguires pastilhas mesmo de um motor velho > no problemo , dà jeito

                                          depois de saberes os valores das folgas e veres quais são as espessuras das pastilhas q estão no teu motor , podes mudar as pastilhas de uma valvula para outra

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por DMartins Ver Post
                                            Men tu não percebes patavo disso portanto não te metas em aventuras se não os gastos são maiores e dá mer....
                                            não é dificil , basta ter uma mão direita e outra esquerda

                                            quando se teem 2 mãos esquerdas , isso pode dar problemas

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                              0,15

                                              por isso ,, se conseguires pastilhas mesmo de um motor velho > no problemo , dà jeito

                                              depois de saberes os valores das folgas e veres quais são as espessuras das pastilhas q estão no teu motor , podes mudar as pastilhas de uma valvula para outra
                                              Muito obrigado por todas as respostas

                                              Comentário


                                                #24
                                                https://www.youtube.com/watch?v=q4RZdoww3l4

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por blu Ver Post
                                                  Obrigado. Deu para ver vários pormenores importantes que ainda não sabia.

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                                                    #26
                                                    Vou rodando o motor em sentido horário para posicionar cada válvula no seu ponto certo antes de medir a folga.

                                                    Mas como é que se sabe a posição exacta em que deve estar para que a medida seja bem verificada?

                                                    Se as folgas são décimas/centésimas de milímetro então tem mesmo que ficar na posição correcta.

                                                    Comentário


                                                      #27

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por blu Ver Post
                                                        Basta aquela parte saliente estar para cima que a parte debaixo é toda redonda e vai resultar em leituras sempre iguais?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                                          Basta aquela parte saliente estar para cima que a parte debaixo é toda redonda e vai resultar em leituras sempre iguais?
                                                          Sim, todas as peças são iguais, logo,aferimentos com os mesmo parâmetros.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por blu Ver Post
                                                            Sim, todas as peças são iguais, logo,aferimentos com os mesmo parâmetros.
                                                            Ok mais uma vez obrigado.

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