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Bobines de ignição

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    Bobines de ignição

    Olá e-amigos.
    Chegou o momento que eu nunca quis que chegasse. O jazz começou aos 321.000km a fazer soluços a baixas rotações, parece que o motor para e volta a disparar logo em força. Torna-se muito incómodo conduzir assim em cidade. Em altas RPM está tudo normal.

    Histórico rápido:

    - Troquei o filtro de combustível á coisa de 1 mês.
    - O Filtro de ar é novo
    - A revisão está em dia e não há problemas no alternador nem bateria.
    - Pensando que fosse a EGR a causar os soluços anulei-a com uma junta cega, e pouco se alterou. Testei a bobine e descarbonizei-a e funciona bem.
    - As velas têm 11.000km (troca-se a cada 45.000)

    O que me leva a crer o pior, as bobinas de ignição! Que no jazz são 8 e custam (com sorte) cerca de 50 a 60 euros cada uma. Existe forma de as testar para saber se está tudo ok e possivelmente detectar se é apenas uma ou duas avariada?

    Outra questão, num site de peças online encontro bobines de uma marca que não conheço: Stark professional line que vende as peça a quase metade do preço das outras marcas, mas nao encontro nenhum feedback na net. Contactei o suporte do dito site para pedir informações sobre o fabricante, ao que me responderam que eles trabalham diretamente com o fabricante sem passar por fornecedores e dai o preço ser mais barato. Fiquei a saber o mesmo.....

    Alguem pode ajudar ou dar umas dicas?
    Para quem não sabe fala-se disto:



    O carro é um Honda Jazz do ano 2002 1.2 gasolina, motor L12A1.

    #2
    Isso é twin spark?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por SS1128 Ver Post
      Isso é twin spark?
      Sim é (i-dsi)

      Comentário


        #4
        O motor desse honda ja foi aberto alguma vez?

        Comentário


          #5
          Se essas bobines tiverem pelo menos 2 anos de garantia.... siga! Ainda por cima são 8 bobines

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por gmrg Ver Post
            O motor desse honda ja foi aberto alguma vez?
            Nunca.

            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
            Se essas bobines tiverem pelo menos 2 anos de garantia.... siga! Ainda por cima são 8 bobines
            Eles dão 3 anos de garantia, e se não acontecerem grandes imprevistos na minha vida, 2 anos é mais ou menos o prazo em que estou a pensar trocar de carro.
            Noutras condições não hesitaria em colocar tudo oem denso ou ngk como as originais, mas 800 euros em bobines para um carro a fazer 15 anos e mais de 300k a gasolina é um valor que não estou com vontade de ver ir embora da minha carteira.

            Comentário


              #7
              E por quanto ficam essas oito (8) Spark?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                E por quanto ficam essas oito (8) Spark?
                Cerca de 190euros as 8
                As originais ficam em cerca de 800 euros
                e as FACET em cerca de 400

                Existe tambem japanparts a 320 euros as 8

                Comentário


                  #9
                  Essa marca é do dito site e a única peça que comprei dessa marca foram as molas pneumaticas da porta da bagageira para um punto e a minha opinião é que o material é fraco.

                  Comentário


                    #10
                    Requer ferramenta especializada, mas há quem teste assim.

                    Vou acompanhar este tópico porque também pretendo encontrar uma forma simples, barata e eficaz de testar este tipo de bobinas de ignição, evitando fazer aquilo que parece ser a norma em Portugal, nomeadamente tirar velho e meter novo, desperdiçando muitas vezes material em bom estado de funcionamento.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                      ...
                      O que me leva a crer o pior, as bobinas de ignição! Que no jazz são 8 e custam (com sorte) cerca de 50 a 60 euros cada uma. Existe forma de as testar para saber se está tudo ok e possivelmente detectar se é apenas uma ou duas avariada?
                      ...
                      Boas.

                      Existem várias forma de testar bobines de ignição, umas mais sofisticadas e conclusivas que outras, mas há várias forma de ter indicações sobre se uma bobine está, ou não, danificada. Alguns métodos são mesmo perto de 100% conclusivos, ou mesmo 100%.
                      Regra geral apenas se muda a bobine que está avariada, e nunca todas. 8 então, acho que não faz muito sentido pensar nisso...

                      Existem alguns casos em que o fabricante recomenda a troca de pares de bobines, no caso em que a ligação entre elas é feita em série. Neste tipo de ligação, uma bobine danificada pode colocar a outra bobine sobre muito stress, e causar danos sobre esta. Sobre esta razão, o fabricante aconselha a troca das duas. Mas como disse é um exceção e sugestão, que pode ou não ser considerada, e não se aplica no teu caso.

                      Neste caso, se tiveres acesso a uma ferramenta de comunicação, a primeira coisa que procuraria era por um misfire especifico de um cilindro.
                      Podes confirmar isto com a presença de um código em memória (p030x) em que o x é o cilindro afetado.
                      Se puderes aceder a PID's em tempo real, na ferramenta de comunicação, procura pelos PID's que indiquem a contagem de misfire de cada cilindro. Deverás ter um valor por cada cilindro que se aumenta com o as falhas que forem detetadas de cada cilindro. Se tiveres algum cilindro com uma contagem claramente superior aos outros, ai sim, a bobine de ignição desse cilindro será uma possibilidade, fazendo sentido fazer mais testes sobre esta. Se por outro lado, o numero de misfire for igual para todos, ou nulo, uma bobine não será (em principio) a causa dos sintomas que apresentas.
                      Pode dar-se o caso em que tenhas 2 cilindros com uma contagem de misfire elevada, ou com dois códigos em memória, mas seria uma coincidência os dois serem causados por um problemas de bobines que se danificaram ao mesmo tempo.

                      Se chegares efetivamente à conclusão de que é apenas um cilindro que está a falhar (e souberes qual claro) o que podes fazer é trocar as bobines e velas desse cilindro, por um outro que aparentemente esteja bom. Se o cilindro em misfire mudar, então sabes que o teu problema ou é das bobines ou é das velas. Se não mudar o problema será outro...
                      Se quiseres diferenciar a causa entre bobines e velas, podes manter as velas e voltar a trocar as bobines. Se o misifire voltar a mudar de cilindro, são as bobines, se não são as velas... É bastante simples...

                      Neste caso, como tens duas bobines e velas por cilindro, pode não ser muito fácil conseguires, com métodos de aplicar em casa, descartar entre uma ou outra. Mas pelo menos acho que te consegues sentir melhor se apenas tiveres que mudar duas bobines, ou duas velas, em vez de 8.

                      Como sempre existem variáveis, que não estou a considerar, e que podem levar a não conseguir detetar se o problema é uma bobine ou não, mesmo sendo esta a causa do problema.
                      Para estas situações é que existem métodos mais avançados, que permitem observar as características dinámicas de uma bobine. Estes métodos estão normalmente apenas disponíveis para profissionais especialistas da área, pois já exigem equipamento e conceitos não acessíveis a qualquer um.

                      Efetuar uma medição de resistencia sobre a bobine, com um multímetro, não será grande ajuda neste caso, e explico porque.
                      Basicamente uma bobine de ignição é composta por duas "bobines" ou indutores, uma primária e uma secundária.
                      No teu tipo de bobine, a bobine primária não é acessível, pelo facto de que o transistor, ou seja, o driver que fecha o circuito da bobine primária, estar localizado dentro da própria bobine. Genérica isto pode ser visto pelo facto de teres mais do que dois pinos de entrada (3). Isto significa que na pinagem da bobine não tens acesso aos terminais da bobine primária, logo não podes testar a resistência desta.
                      A bobine secundária, por outro lado, tem um diodo em série, o que impossibilita mais uma vez a leitura direta da resistência desta. Neste caso até o podes fazer, a leitura da resistência, mas se não te foi possível detetar, ou descartar, as bobines com o método anterior dificilmente vais conseguir detetar alguma coisa por aqui.

                      Mesmo que fosse acessível e possível efetuar a medição da resistência dos dois indutores dentro da bobine (primário e secundário), é preciso perceber bem as limitações deste teste. É um teste que apenas permite validar que uma bobine está em falha, em certas circunstâncias, mas nunca permite assegurar que uma bobine está funcional, daí a sua limitação.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Globetrotter Ver Post
                        Requer ferramenta especializada, mas há quem teste assim.

                        Vou acompanhar este tópico porque também pretendo encontrar uma forma simples, barata e eficaz de testar este tipo de bobinas de ignição, evitando fazer aquilo que parece ser a norma em Portugal, nomeadamente tirar velho e meter novo, desperdiçando muitas vezes material em bom estado de funcionamento.

                        Esse tipo de equipamento, usado no video que indicas, já um acrescento incrível ao uma simples leitura de resistência, que cá para mim é o máximo que algum mecânico por estes lados se aventura em fazer.

                        Mesmo assim tem as suas limitações, não é aplicável a todo o tipo de bobines,e também não é de todo considerado o estado da arte do teste de uma bobine de ignição.
                        Mesmo assim já é uma ferramenta interessante para quem, dentro das suas limitações, pretenda evoluir um pouco nas suas competências de diagnóstico.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                          Boas.

                          Existem várias forma de testar bobines de ignição, umas mais sofisticadas e conclusivas que outras, mas há várias forma de ter indicações sobre se uma bobine está, ou não, danificada. Alguns métodos são mesmo perto de 100% conclusivos, ou mesmo 100%.
                          Regra geral apenas se muda a bobine que está avariada, e nunca todas. 8 então, acho que não faz muito sentido pensar nisso...

                          Existem alguns casos em que o fabricante recomenda a troca de pares de bobines, no caso em que a ligação entre elas é feita em série. Neste tipo de ligação, uma bobine danificada pode colocar a outra bobine sobre muito stress, e causar danos sobre esta. Sobre esta razão, o fabricante aconselha a troca das duas. Mas como disse é um exceção e sugestão, que pode ou não ser considerada, e não se aplica no teu caso.

                          Neste caso, se tiveres acesso a uma ferramenta de comunicação, a primeira coisa que procuraria era por um misfire especifico de um cilindro.
                          Podes confirmar isto com a presença de um código em memória (p030x) em que o x é o cilindro afetado.
                          Se puderes aceder a PID's em tempo real, na ferramenta de comunicação, procura pelos PID's que indiquem a contagem de misfire de cada cilindro. Deverás ter um valor por cada cilindro que se aumenta com o as falhas que forem detetadas de cada cilindro. Se tiveres algum cilindro com uma contagem claramente superior aos outros, ai sim, a bobine de ignição desse cilindro será uma possibilidade, fazendo sentido fazer mais testes sobre esta. Se por outro lado, o numero de misfire for igual para todos, ou nulo, uma bobine não será (em principio) a causa dos sintomas que apresentas.
                          Pode dar-se o caso em que tenhas 2 cilindros com uma contagem de misfire elevada, ou com dois códigos em memória, mas seria uma coincidência os dois serem causados por um problemas de bobines que se danificaram ao mesmo tempo.

                          Se chegares efetivamente à conclusão de que é apenas um cilindro que está a falhar (e souberes qual claro) o que podes fazer é trocar as bobines e velas desse cilindro, por um outro que aparentemente esteja bom. Se o cilindro em misfire mudar, então sabes que o teu problema ou é das bobines ou é das velas. Se não mudar o problema será outro...
                          Se quiseres diferenciar a causa entre bobines e velas, podes manter as velas e voltar a trocar as bobines. Se o misifire voltar a mudar de cilindro, são as bobines, se não são as velas... É bastante simples...

                          Neste caso, como tens duas bobines e velas por cilindro, pode não ser muito fácil conseguires, com métodos de aplicar em casa, descartar entre uma ou outra. Mas pelo menos acho que te consegues sentir melhor se apenas tiveres que mudar duas bobines, ou duas velas, em vez de 8.

                          Como sempre existem variáveis, que não estou a considerar, e que podem levar a não conseguir detetar se o problema é uma bobine ou não, mesmo sendo esta a causa do problema.
                          Para estas situações é que existem métodos mais avançados, que permitem observar as características dinámicas de uma bobine. Estes métodos estão normalmente apenas disponíveis para profissionais especialistas da área, pois já exigem equipamento e conceitos não acessíveis a qualquer um.

                          Efetuar uma medição de resistencia sobre a bobine, com um multímetro, não será grande ajuda neste caso, e explico porque.
                          Basicamente uma bobine de ignição é composta por duas "bobines" ou indutores, uma primária e uma secundária.
                          No teu tipo de bobine, a bobine primária não é acessível, pelo facto de que o transistor, ou seja, o driver que fecha o circuito da bobine primária, estar localizado dentro da própria bobine. Genérica isto pode ser visto pelo facto de teres mais do que dois pinos de entrada (3). Isto significa que na pinagem da bobine não tens acesso aos terminais da bobine primária, logo não podes testar a resistência desta.
                          A bobine secundária, por outro lado, tem um diodo em série, o que impossibilita mais uma vez a leitura direta da resistência desta. Neste caso até o podes fazer, a leitura da resistência, mas se não te foi possível detetar, ou descartar, as bobines com o método anterior dificilmente vais conseguir detetar alguma coisa por aqui.

                          Mesmo que fosse acessível e possível efetuar a medição da resistência dos dois indutores dentro da bobine (primário e secundário), é preciso perceber bem as limitações deste teste. É um teste que apenas permite validar que uma bobine está em falha, em certas circunstâncias, mas nunca permite assegurar que uma bobine está funcional, daí a sua limitação.
                          a não ser das velas/bobines, poderá ser módulo de ignição?

                          Comentário


                            #14
                            Estás numa situação que eu não gostaria de estar.

                            Experimenta ir a centros de abate, há um na zona de Sintra que trago o que quero, pago e caso não seja de la o problema posso ir devolver.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por RS200 Ver Post
                              a não ser das velas/bobines, poderá ser módulo de ignição?
                              Neste sistema não há um modulo de ignição em particular. Pode-se associar essa função ao computador da gestão do motor.

                              Se existir um cilindro em particular a apresentar falhas, e se as bobines forem descartadas como a causa (de uma forma ou de outra), claro que o computador pode ser o culpado desse misfire.
                              É o computador, fechando e abrindo o circuito do transistor (dentro da bobine neste sistema), que ativa as bobines de ignição. Se tal não for feito, ou feito fora de tempo, temos um misfire por problemas de ignição, causado pelo computador.

                              Para além desta causa, existem outras claro, que podem originar um misfire num cilindro em particular.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                                Estás numa situação que eu não gostaria de estar.

                                Experimenta ir a centros de abate, há um na zona de Sintra que trago o que quero, pago e caso não seja de la o problema posso ir devolver.
                                Não é algo que aconselho de todo, a não ser que se exista alguma indicação clara de qual o problema. Existem dezenas (ou centenas) de componentes num motor moderno, se vais por tentativas, mesmo que a custo zero, pode demorar algum tempo até acertares.

                                Ainda para mais, pelo facto de ser material usado, existe sempre uma boa possibilidade de trazeres um componente com defeito, o que te pode demover da causa real, ou pelo menos fazer desconfiar de tudo o que testas dessa forma. Já por vezes surge essa duvida em material novo...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                  Neste sistema não há um modulo de ignição em particular. Pode-se associar essa função ao computador da gestão do motor.

                                  Se existir um cilindro em particular a apresentar falhas, e se as bobines forem descartadas como a causa (de uma forma ou de outra), claro que o computador pode ser o culpado desse misfire.
                                  É o computador, fechando e abrindo o circuito do transistor (dentro da bobine neste sistema), que ativa as bobines de ignição. Se tal não for feito, ou feito fora de tempo, temos um misfire por problemas de ignição, causado pelo computador.

                                  Para além desta causa, existem outras claro, que podem originar um misfire num cilindro em particular.
                                  agradeço a explicação.
                                  Pensava que existia uma peça destas algures...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por RS200 Ver Post
                                    agradeço a explicação.
                                    Pensava que existia uma peça destas algures...


                                    Em sistemas relativamente recentes penso que já não há disso...
                                    Isso, basicamente, continha o transistor que referi em cima, que fecha o circuito de alta corrente para a bobine. Também por vezes era chamado de amplificador de ignição.
                                    Alguns módulos de ignição são eletrónicos, e acumulam mais algumas funções, mas penso que todos os fabricantes já ha algum tempo que optaram por colocar tudo dentro do computador.
                                    Quanto muito, em sistemas recentes, o transistor pode é ficar dentro do computador, ou dentro da bobine, como o caso deste Honda.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                      Não é algo que aconselho de todo, a não ser que se exista alguma indicação clara de qual o problema. Existem dezenas (ou centenas) de componentes num motor moderno, se vais por tentativas, mesmo que a custo zero, pode demorar algum tempo até acertares.

                                      Ainda para mais, pelo facto de ser material usado, existe sempre uma boa possibilidade de trazeres um componente com defeito, o que te pode demover da causa real, ou pelo menos fazer desconfiar de tudo o que testas dessa forma. Já por vezes surge essa duvida em material novo...
                                      Sim, tem essas desvantagens.

                                      Fiz isso para despistar um problema de sonda lambda e sensor maf. Por acaso correu bem.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                        Olá e-amigos.
                                        Chegou o momento que eu nunca quis que chegasse. O jazz começou aos 321.000km a fazer soluços a baixas rotações, parece que o motor para e volta a disparar logo em força. Torna-se muito incómodo conduzir assim em cidade. Em altas RPM está tudo normal.

                                        Histórico rápido:

                                        - Troquei o filtro de combustível á coisa de 1 mês.
                                        - O Filtro de ar é novo
                                        - A revisão está em dia e não há problemas no alternador nem bateria.
                                        - Pensando que fosse a EGR a causar os soluços anulei-a com uma junta cega, e pouco se alterou. Testei a bobine e descarbonizei-a e funciona bem.
                                        - As velas têm 11.000km (troca-se a cada 45.000)

                                        O que me leva a crer o pior, as bobinas de ignição! Que no jazz são 8 e custam (com sorte) cerca de 50 a 60 euros cada uma. Existe forma de as testar para saber se está tudo ok e possivelmente detectar se é apenas uma ou duas avariada?

                                        Outra questão, num site de peças online encontro bobines de uma marca que não conheço: Stark professional line que vende as peça a quase metade do preço das outras marcas, mas nao encontro nenhum feedback na net. Contactei o suporte do dito site para pedir informações sobre o fabricante, ao que me responderam que eles trabalham diretamente com o fabricante sem passar por fornecedores e dai o preço ser mais barato. Fiquei a saber o mesmo.....

                                        Alguem pode ajudar ou dar umas dicas?
                                        Para quem não sabe fala-se disto:



                                        O carro é um Honda Jazz do ano 2002 1.2 gasolina, motor L12A1.
                                        no youtube procura por Como substituir a bobinas de ignição no HONDA JAZZ 2 [TUTORIAL]
                                        as bobines aplicadas são Stark.

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                                          #21
                                          Boas pessoal, obrigado a todos pela incansável ajuda. Tenho estado muito atento ao tópico, obrigado steevegt pela paciência a escreveres estes "testamentos" que são uma grande ajuda e tiraram algumas duvidas que tinha.

                                          Ora bem, os soluços já duravam á uns dias mas hoje acendeu-me a luz do motor.
                                          Estava eu todo contente a pensar "Finalmente o gajo detectou o problema na ignição e gravou-me o erro", mas no fim.......




                                          .. era apenas o resultado de eu ter anulado a EGR com a junta cega na quinta feira.

                                          Resultado, apaguei o erro e estou na mesma.


                                          RS200, o video que falaste é precisamente de um dos sites que vende a dita marca de peças, e do qual não consigo infelizmente encontar nenhum feedback.
                                          Editado pela última vez por blakke; 27 August 2016, 19:59.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                            Boas pessoal, obrigado a todos pela incansável ajuda. Tenho estado muito atento ao tópico, obrigado steevegt pela paciência a escreveres estes "testamentos" que são uma grande ajuda e tiraram algumas duvidas que tinha.

                                            Ora bem, os soluços já duravam á uns dias mas hoje acendeu-me a luz do motor.
                                            Estava eu todo contente a pensar "Finalmente o gajo detectou o problema na ignição e gravou-me o erro", mas no fim.......




                                            .. era apenas o resultado de eu ter anulado a EGR com a junta cega na quinta feira.

                                            Resultado, apaguei o erro e estou na mesma.


                                            RS200, o video que falaste é precisamente de um dos sites que vende a dita marca de peças, e do qual não consigo infelizmente encontar nenhum feedback.
                                            Acho que Stark é a marca da casa deles. Não encontrei também algum feedback sobre a qualidade. Bom é NGK ... mas €€€...

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                              Boas pessoal, obrigado a todos pela incansável ajuda. Tenho estado muito atento ao tópico, obrigado steevegt pela paciência a escreveres estes "testamentos" que são uma grande ajuda e tiraram algumas duvidas que tinha.

                                              Ora bem, os soluços já duravam á uns dias mas hoje acendeu-me a luz do motor.
                                              Estava eu todo contente a pensar "Finalmente o gajo detectou o problema na ignição e gravou-me o erro", mas no fim.......




                                              .. era apenas o resultado de eu ter anulado a EGR com a junta cega na quinta feira.

                                              Resultado, apaguei o erro e estou na mesma.


                                              RS200, o video que falaste é precisamente de um dos sites que vende a dita marca de peças, e do qual não consigo infelizmente encontar nenhum feedback.

                                              Com essa ferramenta consegues fazer a leitura de PID's em tempo real? Sim sim, pode valer a pena verificar se tens algum cilindro com uma contagem de misfire superior aos outros.

                                              Podes também tentar verifica se o sistema está a entrar em closed loop.
                                              Deves ter um PID com essa informação. O caso contrário é open loop. O nome do PID costuma ser simplesmente loop status.

                                              Um sistema a funcionar dentro da normalidade, inicia em open loop, e apos alguns segundos (nesse sistema não esperava mais de 2/3 min no máximo) passa para closed loop.
                                              Se não o fizer (entrar em closed loop) esperaria um código em memória com essa informação.
                                              Visto que tens essa situação da EGR, ele pode não o fazer propositadamente, e estar sempre em modo default, nunca entrando em closed loop. Não sei se surgiu ao mesmo tempo, mas essa junta cega pode ser uma possível justificação para os soluços. Porque razão o fizeste?

                                              Se o sistema entrar em closed loop, a próxima coisa a verificar são os fuel trims. Costumam ter as siglas SFT e LFT.

                                              Ha muitas mais variáveis aqui, do que antes, quando antes apenas estávamos a falar das bobines.

                                              Aqui não ha testamento que valha, que há mesmo muitas situações que podem acontecer. Dessa forma, se tiveres mais informação podes colocar aqui, que dentro do possível posso tentar responder e ajudar.

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                                Com essa ferramenta consegues fazer a leitura de PID's em tempo real? Sim sim, pode valer a pena verificar se tens algum cilindro com uma contagem de misfire superior aos outros.

                                                Podes também tentar verifica se o sistema está a entrar em closed loop.
                                                Deves ter um PID com essa informação. O caso contrário é open loop. O nome do PID costuma ser simplesmente loop status.

                                                Um sistema a funcionar dentro da normalidade, inicia em open loop, e apos alguns segundos (nesse sistema não esperava mais de 2/3 min no máximo) passa para closed loop.
                                                Se não o fizer (entrar em closed loop) esperaria um código em memória com essa informação.
                                                Visto que tens essa situação da EGR, ele pode não o fazer propositadamente, e estar sempre em modo default, nunca entrando em closed loop. Não sei se surgiu ao mesmo tempo, mas essa junta cega pode ser uma possível justificação para os soluços. Porque razão o fizeste?

                                                Se o sistema entrar em closed loop, a próxima coisa a verificar são os fuel trims. Costumam ter as siglas SFT e LFT.

                                                Ha muitas mais variáveis aqui, do que antes, quando antes apenas estávamos a falar das bobines.

                                                Aqui não ha testamento que valha, que há mesmo muitas situações que podem acontecer. Dessa forma, se tiveres mais informação podes colocar aqui, que dentro do possível posso tentar responder e ajudar.

                                                É uma ferramente que foi oferecida e é uma "chinesice" tão limitada quanto aqueles adaptadores bluethoot ELM 327 com o torque app. Não exprimentei se consigo sacar essa informação. A junta cega foi para despistar se a causa dos soluços seria a EGR com defeito. Os soluços começaram bem antes de ter metido a junta cega. Amanha volto a colocar a normal para não voltar a ter este erro.

                                                Outra coisa é que os soluços são esporádicos e sempre em aceleração entre as 1000 a 1500 rpm.

                                                Quanto a passar de open loop para closed loop, só vendo amanhã de manhã com o carro frio. Acho que passa aos 45ºC. Mas não tive qualquer erro registado sobre isso.
                                                Editado pela última vez por blakke; 27 August 2016, 21:20.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Vê se isolas o cilindro com falha. Depois é ir trocando as bobines de outro cilindro até achares a bobine/vela em falta.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por RS200 Ver Post
                                                    no youtube procura por Como substituir a bobinas de ignição no HONDA JAZZ 2 [TUTORIAL]
                                                    as bobines aplicadas são Stark.
                                                    Está um vídeo interessante, mas incompleto.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                      Vê se isolas o cilindro com falha. Depois é ir trocando as bobines de outro cilindro até achares a bobine/vela em falta.
                                                      Aqui surge uma questão. Queria ver se conseguia ver com a bobine de fora e a vela montada a cor da faísca. Ver se é amarelada ou tenha alguma diferença em relação ás outras bobines. Mas sendo twin spark não posso fazer isso certo?

                                                      Havendo outra vela dentro do cilindro vai fazer a explosão e sair pelo orificio da vela em falta Ou será que desligando as duas e deixar um cilindro sem vela é prejudicial? Talvez o catalisador não goste..

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                                        Aqui surge uma questão. Queria ver se conseguia ver com a bobine de fora e a vela montada a cor da faísca. Ver se é amarelada ou tenha alguma diferença em relação ás outras bobines. Mas sendo twin spark não posso fazer isso certo?

                                                        Havendo outra vela dentro do cilindro vai fazer a explosão e sair pelo orificio da vela em falta Ou será que desligando as duas e deixar um cilindro sem vela é prejudicial? Talvez o catalisador não goste..
                                                        Já fiz isso em motores que tinham problemas para descobrir onde estava a falhar.

                                                        Se o fizeres apenas para despistar avarias penso que não faça mal.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Podes pensar em descarbonização da cabeça... é algo comum esses motores começarem a fechar e abrir mal as válvulas.

                                                          Nada que um concessionário Honda não esteja já habituado.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                                            É uma ferramente que foi oferecida e é uma "chinesice" tão limitada quanto aqueles adaptadores bluethoot ELM 327 com o torque app. Não exprimentei se consigo sacar essa informação. A junta cega foi para despistar se a causa dos soluços seria a EGR com defeito. Os soluços começaram bem antes de ter metido a junta cega. Amanha volto a colocar a normal para não voltar a ter este erro.

                                                            Outra coisa é que os soluços são esporádicos e sempre em aceleração entre as 1000 a 1500 rpm.

                                                            Quanto a passar de open loop para closed loop, só vendo amanhã de manhã com o carro frio. Acho que passa aos 45ºC. Mas não tive qualquer erro registado sobre isso.
                                                            O que indicas assemelha-se mais ao que é chamado de hesitação... Significa que ao relantim não sentes o motor a falhar certo?

                                                            Qualquer sistema inicia em open loop, e passa para closed loop depois. Não é dependente da temperatura inicial do motor, mas sim da atividade observada da sonda lambda. Em sistemas de sonda lambda com circuito de aquecimento, como este, desde que a funcionar corretamente, isso é muito rápido mesmo. Poucos segundos...

                                                            Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                                            Aqui surge uma questão. Queria ver se conseguia ver com a bobine de fora e a vela montada a cor da faísca. Ver se é amarelada ou tenha alguma diferença em relação ás outras bobines. Mas sendo twin spark não posso fazer isso certo?

                                                            Havendo outra vela dentro do cilindro vai fazer a explosão e sair pelo orificio da vela em falta Ou será que desligando as duas e deixar um cilindro sem vela é prejudicial? Talvez o catalisador não goste..
                                                            Isso é possível de se fazer, com o chamado inline spark tester. Permite observar a faísca, com a vela montada e com o sistema em funcionamento.
                                                            Não me parece que possa ser muito útil neste caso, mas se não tiveres mais nada por onde pegar, acho que podes experimentar.
                                                            Este tipo de teste normalmente é feito para perceber se eventualmente se está a perder ignição, ou, em alguns casos de algumas destas ferramentas, permitem ter uma noção de qual a voltagem minima que a bobine consegue produzir. Dinamicamente apenas permite ver se estamos a ter faísca ou não, e se eventualmente a perdemos entretanto.
                                                            Se apenas tens sintomas em aceleração, não acredito que devas conseguir obter grande informação por aqui, mas, é um teste que podes fazer claro...

                                                            Desligares as bobines pode efetivamente causar danos no catalisador, que não é um componente muito barato...

                                                            Podes de facto ter um cilindro a falhar quando em carga, e isso ser causado por uma bobine, sim, mas também pode ser outra coisa a causar essa hesitação.
                                                            Podes ter uma sonda lambda lenta, um sensor map obstruido, etc... Basicamente podes ter um desfasamento do racio ar/combustível, que cause sintomas.

                                                            Consegue-se validar se terás hipoteticamente um problema deste género, observando se o motor entra em closed loop, e analisando os fuel trims.
                                                            Aqui é que as coisas começam a ficar menos claras, e com mais variáveis, pois na prática, uma bobine pode ser a causa de um desvio dos fuel trims.
                                                            Refiro aqui uma bobine simplesmente pelo facto de tu teres referido a bobine, pois até agora não me parece que tenhas qualquer informação que te leve a pensar que tenhas uma bobine danificada. Mas também não ha nada que a descarte.

                                                            Originalmente Colocado por testenick Ver Post
                                                            Podes pensar em descarbonização da cabeça... é algo comum esses motores começarem a fechar e abrir mal as válvulas.

                                                            Nada que um concessionário Honda não esteja já habituado.
                                                            Se efetivamente é um problema comum, faz algum sentido pensar nele. Para além disso os sintomas enquadram-se.

                                                            Isto pode ser validado com um teste de compressão, ou um teste de fuga de cilindros...
                                                            Editado pela última vez por steevegt; 27 August 2016, 23:10.

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